Helicóptero SH-16 Seahawk passa por avaliação operacional

14
SH-16 em avaliação
SH-16 em avaliação

No dia 14 de agosto, a aeronave SH-16 (3036) do Comando do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), se deslocou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a fim de cumprir os testes exploratórios do equipamento de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE) e dos sistemas de Medidas de Ataque Eletrônico (MAE), referentes a sua avaliação operacional. As avaliações aconteceram entre os dias 15 e 19 de agosto e foram acompanhadas por representantes do Comando em Chefe da Esquadra, do Centro de Análises de Sistemas Navais, do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha e do EsqdHS-1.

Foram conduzidos testes exploratórios de forma inédita, utilizando o equipamento de geração de cenários de guerra eletrônica “Excalibur”, do Laboratório de Guerra Eletrônica, com toda a infraestrutura disponibilizada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaio em Voo (IPEV), ambos da Força Aérea Brasileira. A atividade permitiu testar, de forma flexível, as diversas funcionalidades do equipamento MAGE e dos sistemas de MAE da aeronave embarcados, sem a necessidade de voar dentro de um cenário real de emissores para teste do sistema.

Ressalta-se ainda que foi realizado o primeiro teste na América Latina com emprego de fibra óptica em transmissão de sinais radar para avaliação operacional da aeronave.

A realização dos testes em colaboração com o ITA e o IPEV incrementou a interoperabilidade entre as Forças e sua continuidade permitirá uma economia expressiva de recursos para a Marinha.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
XO

Excelente noticia… sou defensor da avaliacao operacional… somente assim conheceremos as possibilidades e limitacoes reais do heli e seus sistemas… e a partir dai, ser capaz de definir os procedimentos operativos adequados ao melhor emprego… BZ pra Aviacao Naval…

Antonio Carlos Jr Zamith

Obrigado a USN por de doado os mesmo. Ao contrario dos M-I35 russos com tecnologia fechada temos técnicos pra fazer a manutenção do que é ocidental.

Airacobra

Antonio Carlos Jr Zamith, boa tarde, não entendi bem o que você disse, o que a USN doou para a MB?

MigBarSan

Olá Sr. Antonio Carlos Jr Zamith, boa tarde.

Se o senhor se refere as aeronaves SH-16, até onde sei foram compradas na fábrica Sikorsky, “zero quilometro”, sim, compradas novas, via FMS se não me engano.

XO

As ANV, sobressalentes e tudo mais fazem parte de um Case do FMS… nao foi 0800… nem de perto… mas um otimo investimento pra MB e a ForAerNav…

Juarez

E isto ai, transparência comercial, apoio técnico,e principalmente entregando aquilo que vendeu no contrato
Estes são “usamericanu malvadu”.

G abraco

Carlos Crispim

É isso aí, Juarez, na hora do aperto, com pouca grana, temos os USA para ajudar via FMS – Foreign Military Sales, sempre nos ajudaram, o que temos de melhor é Made in Usa, pena que uns mentecaptos vivem falando mal, como se o outro lado ajudasse o Brasil da mesma forma. Nem falo dos comunistas ( engraçado que a China está toda prosa em receber o Temeroso, enquanto a Mandioca Sapiens deve estar se rasgando) mas o corsários que sempre se aproveitaram do Brasil, porém, todos os contratos têm sido lesa-pátria, são saqueadores contumazes, mas a galera gosta de… Read more »

Bardini

Off Topic: “Hyundai wins USD337 million frigate contract from Philippine Navy”
.
http://www.janes.com/article/63401/hyundai-wins-usd337-million-frigate-contract-from-philippine-navy
.
U$ 337 milhões por duas Incheon…

Ádson Caetano Araújo

Com alguma modificação, esta ai uma boa solução. Dez fragatas leves pelo preço de quatro Tamandarés.

Ádson Caetano Araújo

Isso seria o reinicio de uma marinha. Isso daria número para a Marinha, daria condição a Marinha mostra-se como marinha de guerra, pelo menos em nossas águas. Em um futuro que venham as escolta de 6000 ton e os subs.

Juarez

O valor citado pelo Bardini e para uma unidade, a Marinha Sul Coreana pagou US$ 600.000.000,00 por duas unidades.

G abraço

Juarez

Sept 29/10: Ships #2-3. A spokesman from the ROK’s Defence Acquisition Programme Administration (DAPA) tells Jane’s that Hyundai Heavy Industries (HHI) has been selected to construct the 2nd and 3rd Ulsan-I class FFX frigates. A contract to build the 2 ships, estimated to be valued at around $600 million, is scheduled to be signed by the end of 2010, with deliveries from 2014. Jane’s external link.

G abraço

Jagderband#44

Um digno substituto do Kaman SH-2 Seasprite. Estes americanus malvadus de olho azul sabem mesmo fazer ASuW, ASW e SAR.

Leonardo Andrade

Tive a sorte de encontrar esse helicóptero ontem e sua tripulação de uns 8 militares no aeroporto de Ribeirão Preto-SP a aeronave estava perto de onde desembarquei para fazer uma conexão demorada para Brasilia onde pude observar inúmeros testes e verificações feitas pelos mecânicos durante quase toda a manhã de terça feira até a sua decolagem minutos antes do meu voo as 10 horas.