PSV 4500

ClippingNEWS-PAO estaleiro vai produzir dois navios, que estão orçados em R$ 415,5 milhões
Dois novos contratos podem trazer alívio à indústria naval de Pernambuco. A produção de dois navios de apoio marítimo Platform Supply Vessel – PSV 4500, com financiamento de R$ 415,5 milhões aprovado pela última reunião do Fundo da Marinha Mercante, será executada pelo Vard Promar, em Suape.

No ano passado, o Vard Promar, braço do grupo italiano Fincantieri, perdeu dois contratos dos oito navios gaseiros encomendados pela Transpetro, um prejuízo de quase R$ 300 milhões. A situação desencadeou uma série de demissões na empresa. O Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal-PE) denuncia que, além das demissões, a empresa estaria também direcionando trabalhadores terceirizados para o desempenho de atividades-fim, causando acumúlo de funções. Além das demissões do Promar, o setor sofreu a perda de mais de três mil vagas no Estaleiro Atlântico Sul, também vítima de cortes da Transpetro. Diante do cenário de desemprego geral, “a notícia da aquisição de dois novos contratos é animadora”, classificou o presidente da entidade, Henrique Gomes.

Afora as encomendas da Transpetro, o Vard Promar também tem contratos para a produção de dois Pipe-Laving Support Vessel (PLSVs) com a Dofcon Navegação. Em meio à crise do setor naval, a empresa precisou encerrar as operações no estaleiro que mantinha em Niterói (RJ), em julho passado, concentrando todas as operações em Suape. Contudo, ao invés de gerar mais oportunidades no estaleiro local, a mudança teria reduzido as vagas de emprego para os pernambucanos, porque, segundo o Sindmetal, muitos profissionais cariocas migraram para Suape, ocupando postos da mão de obra local.

Fontes de mercado afirmam que a contratante dos PSV 4500 seria a empresa Asgaard Navegação, subsidiária do grupo MLog. De acordo com o jornal Valor Econômico, em julho, a MLog emitiu nota ao mercado informando que havia fechado contrato para a construção de dois navios PSV 4500 com um estaleiro cujo nome não foi divulgado. A MLog venceu uma licitação para a Petrobras na sexta rodada do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Porefam). Nem o Vard Promar, a MLog ou a Petrobras responderam aos questionamentos da reportagem.

Os navios PSVs são embarcações de suporte para operações de petróleo. Eles possuem estrutura para transporte de equipamentos, pessoal, água, entre outros materiais.

FONTE: Folha PE, via Portos e Navios

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MO

Acho que a fonte original não entendeu direito a info, Transpetro não tem PSV e nem encomenda, possivelmente algum armador encomendara para afretamento a Petrobras …

Jorge Knoll

gostei do projeto, simples e prático. Nota 10
A lisura de design – linhas lisas como o SU-34, já chegarão na área naval. Parabéns.

Luciano

“O Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal-PE) denuncia que, além das demissões, a empresa estaria também direcionando trabalhadores terceirizados para o desempenho de atividades-fim, causando acumulo de funções.”
…..

Se nao bastassem as lambanças com a gestão da Transpetro, que resultaram em milhares de desempregados, ainda há os empresários oportunistas que sempre dão um jeitinho de explorar o trabalhador. Isso de terceirizar causa fim vai massacrar mais ainda os trabalhadores, ponta mais fraca nesse momento de crise!

Rafael Oliveira

Luciano, a Petrobrás, em que pese não ser gerida por empresários, mas, sim, pelo governo brasileiro, terceiriza a atividade-fim. Em uma plataforma de petróleo, das centenas de trabalhadores, se tiver dez empregados da Petrobrás, é muito. Não é oportunismo, é a solução para suportar a legislação trabalhista.