ICN integra tecnologia 3D para construção de submarinos S-BR

21
O primeiro submarino S-BR em construção em Itaguaí-RJ - Foto Ricardo Pereira
O primeiro submarino S-BR em construção em Itaguaí-RJ – Foto Ricardo Pereira

A Itaguaí Construções Navais – ICN, empresa com participação da Organização Odebrecht, inova em seu sistema de gestão para a fabricação e montagem de quatro submarinos convencionais, movidos à propulsão diesel-elétrica, e um com propulsão nuclear para a Marinha do Brasil. A inovação, feita no primeiro semestre deste ano, contemplou a implantação da metodologia BIM – Build Information Modeling ao SisEPC-Manufatura, sistema de gestão desenvolvido pela Odebrecht.

O BIM permite que o planejamento visual seja incorporado às atividades do sistema de gestão, refletindo os resultados da programação e execução de serviços de forma visual na maquete 3D dos submarinos, além de agregar novos conceitos de 4D (tempo) e 5D (custos). A nova funcionalidade amplia e torna mais tangível o status de todos os itens de engenharia, suprimentos e da programação e sequenciamento das atividades de fabricação e montagem, elevando significativamente a produtividade e eficiência operacional.

Com essa tecnologia, o SisEPC se destaca entre as ferramentas do mercado pois reúne uma metodologia para gerenciamento, planejamento e construção (que inclui todas as fases de engenharia e de fabricação e montagem) ao mais novo conceito mundial de planejamento visual de empreendimentos. O Build Information Modeling apoia tanto na parte de programação de serviços, realizando a corrida de insumos, materiais e equipamentos a serem fabricados/montados, quanto na identificação de interferências construtivas. Esta nova funcionalidade também foi disponibilizada para as obras e outros negócios da empresa que utilizam as demais versões do software SisEPC-Civil e Industrial.

S-BR corte

Para Wander Claudio de Freitas, gerente de planejamento Industrial da ICN, o BIM trouxe mais agilidade, confiabilidade e visibilidade ao cronograma de construção dos submarinos. “Agora, as discussões são baseadas na visualização do sequenciamento no modelo 3D, e não mais em um cronograma de barras. As listas de pendências para viabilizar os testes de um determinado sistema ou subsistema ficaram visuais, facilitando a eliminação de riscos, lacunas de execução e a priorização das atividades”.

Idealizada pela equipe da ICN, a implantação do BIM foi realizada pelo time de Sistemas de Engenharia da Odebrecht Engenharia e Construção Internacional – Engenharia Industrial. Segundo Evandro Rangel, Líder de TI da empresa, “o processo de melhoria contínua das ferramentas para o gerenciamento de empreendimentos nos negócios da Organização nos coloca em uma posição de destaque no mercado global, além de impactar positivamente para o aumento da nossa produtividade e eficiência operacional”.

A construção dos cinco submarinos está prevista no Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), firmado no final de 2008, como parte do Acordo Estratégico Brasil-França. A produção do SBR1, primeiro dos quatro submarinos convencionais, começou em 2010, ainda na França, com a montagem do casco resistente da proa, por meio do programa de transferência de tecnologia. Já no Brasil, a fabricação e montagem das demais seções foram iniciadas no segundo semestre de 2012. O SBR1, é o que se encontra em fase mais adiantada, com avanço físico de cerca de 47%. O estágio atual é de conclusão da fabricação do casco resistente, pré-acabamento e início do acabamento. O SBR2 está sendo totalmente construído no Brasil e está na fase de fabricação de estruturas resistentes e não resistentes, com avanço físico de cerca de 28% do total do submarino.

O terceiro submarino, SBR3, teve seu marco inaugural em janeiro de 2015, com o corte de sua primeira chapa do casco. Assim como nos dois primeiros, as chapas que comporão o casco do SBR3 são provenientes da França. Seu avanço físico é de cerca de 12%. Já o SBR4 foi iniciado em fevereiro de 2016 e está na fase da fabricação de cavernas para o casco resistente. Seu avanço físico é de cerca de 3% do total.

DIVULGAÇÃO: CDN Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ECosta

Qual é a previsão para o SBR1 ir ao mar ?

CC LN

O que mais me impressiona é que, após maios de 13 anos no poder, a dupla PT/PMDB, não concluiu nenhum programa de nenhuma das 3 Forças. O que se viu foi empreiteiras e grandes empresários enriquecendo, mais ainda; políticos e alguns militares ficando milionários. Só as 3 Forças saíram perdendo com esses engodos. Projetos pseudograndiosos, mas que, na verdade, serviram apenas para encobrir desvios de dinheiro público. Agora estão parados, e com dívidas monstruosas a serem pagas pelas Forças Armadas. Todas três estão cortando na carne, renegociando prazos de pagamento (e entrega) e para isso, pagando juros e multas. Impressiona-me… Read more »

Delmo Almeida

No SBR 4 as chapas também virão da França?
Essa empresa continua sendo sensacional…

fabio

O Brasil não tem a matéria prima para fabricar as chapas .seria isso? Não entendo certas coisas.

Iväny Junior

3 D:
Desistam Desse Dromedário.

Marcelo Andrade

Caramba!!! Será que vocês leram a notícia antes de comentar?? Acho que não!! Os 4 submarinos estão sendo construídos ao mesmo tempo, cada um com seu cronograma de construção!!! Infelizmente, para muitos aqui, este Programa não será descontinuado e sim, com certo atraso, todos serão operacionais, repito, para infelicidade de todos que torcem contra. Como foram as Olimpíadas!!!

Antonio Carlos Jr Zamith

Aqui o PROSUB da máfia pt com a Odebrecht falido com bilhões de euros perdidos querendo vender o estaleiro em Itaguaí e quer vender o estaleiro que recebeu de presente da máfia PT. ainda quem que continuar com os contratos.

Juarez

Marcelo, já pegou a tua mortadela e a fanta uval lá no diretório???

G abraço

Marcelo Andrade

Juarez, Boa tarde! Respeito muito os seus comentários, Você é um forista que nos dá muitas informações úteis e que não encontro, as vezes, nas revistas que costumo ler sobre defesa e aviação, e olha que são todas elas (ASAS, Flap Internacional, Avião Revue, Aero Magazine, Tecnologia e Defesa, Segurança e Defesa, Força Aérea e Forças de Defesa), para desespero da minha esposa quanto ao espaço para guardá-las!! kkkk Não sou petista, não tenho partido algum. Quando comentei pensei somente na Marinha e no desenvolvimento destes submarinos e da Base de Itaguaí. Minha bandeira e aquela Verde e Amarela. Posso… Read more »

Delmo Almeida

Marcelo, gostei da sua resposta! Meus parabéns! As vezes fica difícil demonstrar que discordar de qualquer coisa nesse ambiente de extremismo político sem ser taxado de coxinha ou mortadela! Parece que só existem duas formas de pensar e ver o mundo e tudo que nele existe!!!

Leonardo Andrade

Parabéns Marcelo Andrade acho que a explicação (quase um desenho) ficou boa, responder um comentário chato e que torna muito pobre esse espaço com tanta classe a alguém que já não quer conversar ou debater mas apenas desabafar suas frustrações que não devem ser poucas é algo louvável, ainda bem que existe pessoas que entendem que não se trata de “bonzinhos (se concorda comigo) ou malvado (se pensar diferente) se trata de pensar no Brasil.

Marcos

O submarino vai sair? Vai!
Não sei, se comprado aos submarinos alemães, se isso ai é o que há de melhor.
Todos os modernos submarinos convencionais tem saído com AIP, já os nossos virão sem, o que por si só já é um atraso. Pesará também, os custos operacionais, que são bem maiores, é só ver as reclamações dos chilenos.
Já o Brontossauro dos Mares, o Grande Elefante Branco das Profundezas, jamais sairá.

Juarez

Marcelo Andrade, boa noite! Desculpe a demora em te responder, não tinha voltado a este tópico, mas vamos lá: Hoje, boa parte de nós aqui está literalmente de “saco cheio’ de ouvir frases de feito repletas de ufanismo, e principalmente quando substanciais papagaios de pirata”, pessoas sem coragem de externar o que pensem, mas falando por “códigos’ e mandando recados porque simplesmente não querem ou não gostam de ouvir a verdade. Não estou me referindo a tua pessoa, revi os textos anteriores e devo refazer minha resposta a ti que foi precipitada. “Caramba!!! Será que vocês leram a notícia antes… Read more »

Juarez

Leonardo Andrade 9 de setembro de 2016 at 1:21 Parabéns Marcelo Andrade acho que a explicação (quase um desenho) ficou boa, responder um comentário chato e que torna muito pobre esse espaço com tanta classe a alguém que já não quer conversar ou debater mas apenas desabafar suas frustrações que não devem ser poucas é algo louvável, ainda bem que existe pessoas que entendem que não se trata de “bonzinhos (se concorda comigo) ou malvado (se pensar diferente) se trata de pensar no Brasil. Leonardo! Se tem uma coisa que tu acertou na tua pseudo razão de ser foi a… Read more »

Juarez

Marcos, tudo que dissestes tem fundamento, poderíamos talvez agregar duas palavras a ele:

Quando e como, ou como e quando, tanto faz…..

G abraço

Marcelo Andrade

Oi Juarez, Claro meu amigo, está desculpado!!! rsrsrsrs! Estou 100% contigo nestas informações que disseste sobre a FAB e EB. Como eu disse, você tem acesso a informações que não encontramos na mídia sobre Defesa. Aliás, uma dúvida. Vejo que muitos aqui comparam os submarinos que operam no Báltico ou Mediterrâneo com AIP e criticam a MB por não utilizar este tipo de propulsão. Eu não conheço nenhuma Marinha oceânica que opere subs com AIP. Já li na Tecnologia & Defesa que o hidrogênio puro para este tipo de propulsão, além de perigoso para estocar no submarino, só é produzido… Read more »

Juarez

Não é exatamente a minha “praia’, mas ouvi exatamente este tipo de argumento de varias pessoas do meio naval, agora não tenho condições técnicas de avaliar se isto é uma verdade “verdadeira” ou um “Flare” para disfarçar as tantas lambanças deste contrato.
O que posso te afirmar é que nem hoje e nem próxima década, a MB terá condições operacionais e principalmente financeiras de operar com um Subnuc, isto é um fato consumado.

G abraço

Marcelo Andrade

Valeu!!!

Juarez

É meus caros amigos, Deus é pai, e o tempo senhor de todas as verdades, Emilio “Roubenbrecht” acaba de fazer sua delação premiada.
Aviso aos habitantes do “Reino Encantado do Principado Naval da Guanabara”, a casa vai cair, ou melhor, afundar……um tsunami vai entrar pela porta da frente de Itaguaí e não vai sobrar nada….
O Molusco, o Miché Jobin, o “Merdadiante” o ex Charlie Mike estão no caminho da “onda gigante” que se aproxima…..
Está chegando a hora do acerto de contas…..

G abraço

Jagderband#44

Depressão total.

Alex

O Partido das Trevas deu Perda Total na terra brasilienses. Que lástima! Mas a culpa de tudo é a dos aposentadoooooosssss! É uma porca vergonha. Elege-los como a razão da falta de recursos do país. E ninguém os defende e pior! Muitos apoiam a rolagem de divida previdenciária. Sim porque jogar os candidatos a aposentar hoje, para daqui a 5 ou 10 anos, é rolagem de dívida com estes que já tanto contribuíram para a construção do país. Mesmo que tenha sido em vão nos últimos 13 anos. De reforma ou novo projeto previdenciário mesmo, não há nada.