Durante os exercícios estratégicos Kavkaz 2016 (Cáucaso 2016), as Forças Armadas russas treinaram todos os tipos de ações necessárias para repelir eventual ameaça militar, informou o Ministério da Defesa russo.

Cerca de 13 mil militares devem participar dos exercícios, que devem se estender até o dia 10 de setembro.

Segundo informou aos jornalistas o representante oficial do Ministério da Defesa, major-general Igor Konashenkov, no decorrer do Kavkaz 2016 “os destacamentos militares dos sistemas de lançamento de mísseis S-400 Triumf, S-300 Favorit e de defesa aérea Pantsir-S nos polígonos do Distrito Militar Sudeste na região de Astrakhan realizaram lançamentos de mísseis contra alvos aéreos. Os alvos simularam todo o espectro dos meios de ataques aéreos em toda a extensão de altitudes e velocidades”.

Unidades de infantaria e de tanques dos Distritos Militares do Sul, Oeste e Central treinaram o bloqueio e destruição do potencial inimigo, enquanto as tripulações da aviação tático-operacional e de longo alcance da Força Aeroespacial da Rússia “realizaram ataques” contra eventuais agrupamentos terrestres.

Na frota do mar Negro e do mar Cáspio, os exercícios contaram com navios militares de várias categorias: fragatas, pequenos navios lança-mísseis, lanchas porta-mísseis e caça-minas.

De acordo com Konashenkov, os exercícios de maior escala foram realizados na região de Volgograd e no território da Crimeia.

FONTE: sputniknews.com

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jodreski

O dia que a marinha executar um exercício dessas proporções, com essa quantidade de munição, mísseis, foguetes e meios sendo utilizados eu prometo que eu caso com a dona onça. 😉

robson

Russia tem uma força militar que impõe respeito onde quer que seja.

schwanka@ig.com.br

Muito bonito , ma a Siria continua terra de ninguém. Mas que é um belo treinamento isso é.

EduardoSP

Engraçado, em 01:07 parece que a lancha é uma CB-90 sueca.
Outra coisa, se é um desembarque anfíbio, de onde vieram todos esses helicópteros, se os navios apresentados não tem convôo? Só pode ser de bases terrestres e, dado que helicópteros tem alcance reduzido, me parece claro que é um exercício de desembarque em litoral contíguo a uma área já dominada.

jORGE KNOLL

O dia que as FFAA do Brasil tiver uma força de defesa e ataque dessa envergadura, seremos respeitados militarmente. Mas até lá vai demorar muitas décadas.

BrancoF-16

sensacional.
imagina poder assistir a um treinamento desses ao vivo, é digno de pagar ingresso para ver, seja de qual país fosse.

bosco123

Essa lancha parecida com a CB-90 é a Raptor (project 03160) – Патрульные катера проекта 03160

Andrey Lisboa

A mais pungente e saudável herança do passado da URSS e da Rússia do Tzar…o poder militar onde este é mais sensível e menos esperado, sendo um bicho de características terrestres, quando ataca pelo mar a Rússia mostra uma vertente surpreendente de seu pode militar e naval. Serguei Gorchkov estaria orgulhoso e Zinovy Rozhestvensky se sentiria vingado de sua herança maldita.

Carlos Campos

Muito lindo, legal ver o emprego da artilharia para impedir o desembarque inimigo. Ver o ataque ao navio, será q ser hipersônico vai ser melhor q ser furtivo? Rússia de parabéns

Mauricio Veiga

Interessante, no ataque ao navio, na última sequencia do vídeo, um dos misseis erra o alvo por completo !!!

Rustam Bogaudinov

Mauricio Veiga 10 de setembro de 2016 at 2:21,

este não é foguete e bomba aérea caiu de pára-quedas de um avião

Dalton

O navio em primeiro plano é um classe “Ropucha” construído na Polônia durante os anos da guerra fria…tem 30 anos e é um dos mais novos da marinha russa que os classifica como grandes navios de desembarque, mas, que na verdade deslocam pouco mais de 4000 toneladas totalmente carregados. . O inventário russo de navios de desembarque atual é de 15 “Ropuchas” e 4 similares “Alligators” a idade média sendo de 35 anos, alguns aproximando-se dos 50 anos, sendo constantemente revitalizados, mas, deverão dar lugar aos 2 novos classe “Ivan Gren” de cerca de 6000 toneladas quando totalmente carregados e… Read more »

Bardini

Tirando uns três ou quatro equipamentos ali… Foi uma bela viagem aos anos 80.

Rustam Bogaudinov

Bardini 10 de setembro de 2016 at 11:39,

I see you are an expert on Russian arms, tell me 3 modern systems on the video and the rest of the journey in the 80s 🙂
__

Vejo que você é um perito em armas russas, diga-me 3 sistemas modernos no vídeo e no resto da viagem na década de 80 🙂

Valim

Me parece que uma série de videos de propaganda reunidos em um só com o objetivo de demonstrar força. Talvez demonstrar uma força que provavelmente ou ele não têm ou está super dimensionada. Será que eles têm tudo isso mesmo??? Ou, eles têm dinheiro pra isso???? É típico de uma guerra de propaganda.

Guizmo

Belas imagens! Incrivel força militar!

diego

Essa velharia é pra chorar….ops! pra otam chorar. Alias, no video não tem viatura atolando na areia, estranho né!

Arariboia

Na verdade eles tem isso e um pouco +++ em fases de teste e aceitação

Bardini

Rustam Bogaudinov 10 de setembro de 2016 at 11:46
.
Pantsir
Project 03160 “Raptor”
BAL-E
Bastion-P
.
there are more things, of course…
But, we saw a lot of old stuff, or… “Old school” design, with “several modernizations”.
.
But… Is by far, better than we have… 🙁

Bardini

diego 10 de setembro de 2016 at 17:17
.
“Alias, no video não tem viatura atolando na areia, estranho né!”
.
Né?
Ainda mais naquela “areia fofa” que os blindados estão desembarcado…
.
Fala sério…

diego

kkkk ….. até analista de densidade de areia existe??? fan boy também tem que ter limite, não adianta expressar desespero perante o urso, vai te engolir vc o tema ou não!

Ricardo

Tirando as infantilidades que sempre surgem aqui Rússia x EUA esses exercícios demonstram a prontidão do exército russo e explica (em parte) o medo quase paranoico da Polônia e países balticos da Rússia de Putin. Ucrânia se meteu em uma furada.

Arariboia

Bardini, mais os SU-35S, SU-34, SU-30SM, SU-32M2 e MIG-29MST, KA-52, Mil-28N… T-90,T-72B3

Deia Linhares

Senhores, sinceramente, as imagens estão boas, mas ver tantos infantes dando tiros de armas leves, num exercício desses, lembra os vídeos da Coréia do Norte. Sorry.

Deia Linhares

A abicagem até pareceu a do nosso grande “Duque”. Sinceramente, acho que seriam destruídos em minutos.

bosco123

Diego,
Você queria ver veículo de combate atolado em vídeo de propaganda? Tá bom então!!

MO

Como os Ropuchas são bonitos !!!!!!!, o Alligator é bunitim, mas os Ropuchas ……..quem me deraum modelo de um deles !!!

MO

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ,Boscaum kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rustam Bogaudinov

Bardini 10 de setembro de 2016 at 20:38,

Bem, então, o Exército dos EUA também de 80, bem você entender (é raro para o Brasil)
adicionar à lista

-MI-35M

-KA-52

-MI-28N

-SU-30SM

-MI-8AMTh-V

-MIG-29SMT

-SU-34

-AT-15 Springer

+ 4 sistemas que você tenha chamado – o resultado : 12 ! 🙂

p.s- todas as coisas que eu listei, os novos edifícios entregues ao Exército russo 2009-2016

____

all the things that I listed, the new buildings delivered to the Russian Army from 2009 to 2016

Fabiano Martins

Isso que é exercício sem mais.

ScudB

Contei mais.Ainda juntando os AK-105 ,Ratnik e sistemas de EW o placar passa de 20 facil. O interessante é que video apresentado é uma salada.Tem outros videos mais completos onde podemos identificar os pedaços dessa salada.Tem ate lançamento de dois mísseis Iskander! Outra coisa : o MTLB (e derivados) nao atolaria em nenhum tipo de terreno!Sai ate de pântano! Este tipo de plataforma esta sendo usando na Sibéria para transporte civil.E seria injusto comparar eles com os infelizes yankees que tiveram uma ideia magnifica(!) de desembarcar com “veículos de passeio” numa praia..Alias , lembro tb o exercício onde eles estraçalharam… Read more »

XO

Deia, caso fosse uma situação real, a abicagem somente ocorreria após a conquista da supremacia aerea… sem o controle da AOA (area do objetivo anfibio), nao acontece o desembarque e suas fases subsequentes… isso é conceitual…

Dalton

Caro Scud… espero que você não esteja comparando a capacidade anfíbia da US Navy e sua longa tradição de desembarques com a da marinha russa, por aquele episódio infeliz ocorrido em Portugal, onde apenas um navio anfíbio, o USS Arlington em sua viagem inaugural , destacado dos outros 2 navios do grupo que seguiram viagem foi empregado e os motoristas dos veículos cometeram erros primários, segundo foi noticiado. . Como o XO escreveu acima, desembarques clássicos parecem ser coisa do passado o próprio USS Arlington permaneceu centenas de kms distante e os veículos foram desembarcados através de suas duas embarcações… Read more »

XO

Se não estou enganado, o ultimo desembarque “classico” foi nas Falklands… em 91, o USMC fez o que chamamos de demonstracao anfibia, a fim de confundir os iraquianos… de la pra ca, nao lembro de outro evento desses… em suma, hoje em dia, acredito mais em um desembarque administrativo (sem oposição, longe da area de interesse) ou em incursoes anfibias… abraço…

Antonio Carlos Jr Zamith

Isso não no Cáucaso e sim na Criméia ocupada. Tem reportagem da CNN sobre isso.

Dalton

Antonio…

o exercício abrangeu outras áreas também…inclusive o Cáucaso , daí o nome do exercício, Cáucaso 2016.

Carlos Crispim

Verdade MO, esses desembarques clássicos não existem mais, somente para descarregar tropas e veículos mesmo, isso num local administrado, no entanto, adorei o vídeo, eu admiro muito os equipamentos russos, eles têm tudo feito por eles mesmos, não acredito que nada russo fique abaixo do ocidente, é tudo de primeira, podem não ser o supra-sumo da tecnologia, mas não existe ramo do conhecimento que eles não dominem, ainda que na teoria.

MO

Oi Crispin

Sim, sem duvida, mas um detalhe o Ropucha é polonesico

A Polônia dempre teve uma excelente mao na construcao naval, seja qualitativamente, deja em ‘buniteza’

Osvaldo Marcilio Junior

Esses sabem “brincar” de “War Games”, dá gosto de participar de uma manobra dessa envergadura, quem ja foi das Forças Armadas sabe o que estou falando…é isso aí…”Viva a Marinha”…ADSUMUS!!!

bosco123

Scud,
Citar esses ocorridos ocasionais é completamente desnecessário para formarmos alguma opinião e não colabora em nada com o debate. Deixe isso para outros. Você é bem melhor que isso.
Todo mundo sabe que os americanos desembarcam diretamente nas praias somente os LVTPs (que não atolam). Os humvees e LAVs são deixados em terra firme por hovercrafts.
Acidentes de percurso ocorrem em qualquer lugar: https://www.youtube.com/watch?v=WHrTWih0rnE

XFF

OS comentários desse Bardini são infantis demais…. Comentários infantis aliado a uma ideologia infantis.

ScudB

Amigo Bosco! Sei…Por isso chamei de ideia magnifica! 🙂 Inclusive tenho observado alguns momentos hilários nestes videos russos.Mas no final das contas é um .. show! Literalmente! Do mesmo tipo que os outros fazem. Ja em relação de lançamento das cargas e equipamentos de avião posso afirmar e sustentar uma tese que os russos com a plataforma deles (P-7M) junto com sistemas de lançamento dos carros de combate BMD e Rakushka estão bem adiantados e seguros. Amigo Antonio Carlos! Com sua experiência da vida Você , como muitos colegas neste blog tb , deveria saber que a Crimea (ao longo… Read more »

Miguel
Antonio Carlos Jr Zamith

Dalton! O link aqui não diz que foi onde a Rússia fascista não devia estar. Criméia ocupada

Jagderband#44

Imagino quanto peixe morto nesse mar…

EduardoSP

Valeu Bosco. Pesquisei sobre esse modelo russo e ele é mesmo muito parecido com o CB90.

Rustam Bogaudinov

The “Raptor” is a russian version of the Swedish CB-90 produced by the Pella Shipyard