Marinha Mercante - 1

Como acontece anualmente, na última semana de setembro a Organização Marítima Internacional (IMO) celebra o Dia Marítimo Mundial. O tema do evento este ano será “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”. A Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, vai comemorar a data no dia 27, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade marítima, da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), das empresas de navegação e dos Sindicatos ligados à atividade.

Entre as homenagens previstas no CIAGA está a entrega do Distintivo de Comodoro ao Capitão de Longo Curso (CLC) Francisco Moreira Neto, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Marinha Mercante Brasileira, e a entrega do título de Embaixador Marítimo da IMO ao CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar, que passará a ser um porta-voz da Organização.

A cerimônia contará também com uma homenagem ao patrono da Marinha Mercante do Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Alunos das Escola Técnica e Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá são convidados a participar.

A IMO, agência especializada das Nações Unidas responsável pela proteção e segurança da navegação e a prevenção da poluição marinha causada por navios, celebra o dia ressaltando a importância do transporte marítimo para o crescimento econômico mundial e a inevitável transição para uma era de desenvolvimento limpo e sustentável.

O Dia Marítimo Mundial foi criado em 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO), entidade que deu origem à atual IMO. Desde então, a data passou a ser comemorada em todo o mundo, especialmente para destacar a importância das indústrias marítimas no comércio internacional.

Dia: 27 de setembro de 2016 (terça-feira)
Hora: 15h30
Local: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) – Av. Brasil, 9020 – Olaria, Rio de Janeiro – RJ.
Credenciamento: poderá ser realizado pelo e-mail comunicacao@dpc.mar.mil.br

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walfrido Strobel

Falando em M. Mercante, vejam este vídeo da operação da empresa Global Security que está dando segurança na passagem pela Somália.
Um barco pirata se aproxima do navio e os agentes esperam ele chegar bem perto para abrir fogo, o barco bate no navio e os piratas caem na agua, a segurançça continua a atirar nos piratas, bela operação.
Os agentes da Global Security são exMariners, inclusive a empresa anunciou em seu site que está contratando mais Fuzileiros Navais para acompanhar os navios, ja que aumentou o número de navios que comtratam o serviço.
https://youtu.be/2Unx2xYIc8g

Walfrido Strobel

Site da empresa ESC Global Security.
http://www.escgs.com

Carlos Alberto Soares-Israel

MO
Estarás lá ?
A foto é sua ?

MO

Oi, não, nao é minha, acho que é do Bozoh

Nao, nao irei nem sabia que teria algo do genero

Carlos Alberto Soares-Israel

MO,
Ok,