Palocci defende interesses da Odebrecht em submarino desde 2009

31

Emails apreendidos pela PF mostram que o ex-ministro participou desde o início do projeto do submarino atômico, que já consumiu 3,7 bilhões de reais

estaleiro_itaguai2
ClippingNEWS-PA Uma série de e-mails trocados pela direção da Odebrecht mostra que o ex-ministro Antonio Palocci, preso na última semana, começou a fazer lobby em favor da empresa em 2009 em torno do projeto da construção do submarino atômico da Marinha, o ProSub. Desde 2012, a Odebrecht já recebeu 3,7 bilhões de reais para a construção dos estaleiros em Itaguaí, no Rio, onde serão construídos os submarinos, um nuclear e quatro convencionais. O ProSub é um dos projetos mais caros da história. Deverá custar mais de 25 bilhões de reais. O projeto nasceu justamente em 2009, a partir de um acordo assinado entre Brasil e França, durante os governos de Lula e Nicolas Sarkozy.

O primeiro e-mail é 27 de junho de 2009. A mensagem foi escrita pelo engenheiro Romildo Santos, que se tornaria o coordenador do ProSub. Ele enviou a mensagem para presidente da Odebrecht na área de Infraestrutura, Benedicto Barbosa da Silva Junior, conhecido como BJ e também preso no petrolão. A investigação da Lava-Jato mostrou que Benedicto era também responsável por guardar as planilhas com nomes de políticos e os valores a serem pagos pela empresa em forma de caixa dois. No e-mail, Romildo informa que no dia anterior teve reunião com a “MB”, que seria uma referência à Marinha do Brasil, para tratar dos “nós” em torno do projeto.

prosub-email-1 prosub-email-2

Em seguida, Romildo diz que a reunião tinha o objetivo de encontrar uma forma de viabilizar pagamentos do projeto. “Fiz dois documentos para MO x Italiano”, diz Romildo. “MO” é como eles chamavam Marcelo Odebrecht. “Italiano”, sustenta a Polícia Federal, era Palocci. Os documentos enviados a Palocci e a Marcelo versavam sobre a necessidade de financiamento do ProSub e o cronograma de desembolsos no Orçamento da União e junto ao governo francês. Em 2009, o Orçamento da União era responsabilidade do então ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffmann.

Benedicto Barbosa reenviou o e-mail de Romildo para Marcelo Odebrecht no mesmo dia 27 de junho. No dia 1º de julho de 2009, Marcelo Odebrecht envia de volta uma mensagem para BJ e outros dois diretores da empresas, levantando dúvidas sobre como o projeto do ProSub estava andando. Em seguida, Marcelo Odebrecht pergunta aos executivos qual deveria ser seu procedimento: “Entro no circuito com Italiano e Paulo? Depois me fale da reunião sobre DGI”. A sigla “DGI”, segundo a investigação da Polícia Federal, era como a construtora se referia ao departamento de pagamento de propinas.

FONTE: Veja.com

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Lava Jato Chegando na MB, Muito dom! Visíveis, os olhos vivos do marinheiro me olhavam molhados pela ( lava Jato) … Caio Fernando Abreu,

Jagderband#44

Brasil Putênphia!!! Médico bom esse não?

Juarez

Alvo plotado, marcação zero uno cinco graus, travado no alvo…….

A hora está chegando.

G abraço

Marcel Danton Silva

CUIDADO!
Sou favorável à lava jato!
Claro que houve corrupção no caso dos scorpenes. MAS!!!
A geopolítica mundial diz que Franceses, ingleses Alemães…(EUA não transfere) adoram roer a corda dos acordos para NÃO entregarem o combinado.

Invocam “direitos humanos”, preservação dos “índínhos e florestas”, e, principalmente, pretextos de corrupção nos países, ditos, BANANEIROS. Prendam os PTralhas mas não façam disso uma apologia ao vitimismo…Diplomatas vão dizer: “aaaahh Tá faltando hospitais, mas tão construindo submarinos” FRANÇA hipócrita como é apoia…..ai França cancela o contrato…roem a corda.

Juarez

Amigo, isto aí vai acabar num tribunal internacional, de tanta gente metida no meio, inclusive Franceses de alto escalão…. Acredito que ninguém aqui acha que deve cancelar tudo, seria uma sandice, o que se deve fazer é: Identificar detalhadamente os pagadores e os recebedores da propina, puni-los rigorosamente, retirar do valor do contrato toda o valor correspondente a propina, multar a ICN, multar e tornar inidônea a DCNS caso se confirme a complacência da mesma com as tramoias. G abraço PS Prevejo que algumas casas cairão, na orla de uma praia do RJ, na região central do RS e em… Read more »

John Paul Jones

A maré de lama chegou e começou a entupir as redes navais …., o PROSUB em breve vai perder a aspiração até detalharem o que ocorreu, é natural.

Que a MB saia mais forte e limpa deste processo !!!!

VIVA A MARINHA !!!

donitz123

Aquela “parceria estratégica” fede.

Carlos Alberto Soares-Israel

Ante vou tomar um alka seltzer, volto em breve !

Juarez

Carlos sugiro dose dupla e para garantir deixa um vidro de Olina ao dado da cama, porque aí vai feder pior que ovo podre.

G abraço

Ivan da Silveiraa

Boa noite

Não tem corveta e fragata, no entanto, tem submarino nuclear e porta-aviões. Falo nada!

Abraço!

Carlos Alberto Soares-Israel

Juarez 5 de outubro de 2016 at 19:23

Caro Amigo, na máxima:
Siga o dinheiro, chegarão no NJ, no RT, no Charlie 01 etc ….

ney

Os nacionalistas estão presos, e os entreguistas estão no poder

Blind Mans Bluff

25 bilhoes em um ssn que n vale 2…

MO

Ja liberei, mas num tenho nada a ver com cofre, indenização and afins naum viu

Miguel

ney Perfeita as suas colocações, vejam a fonte isenta e nacionalista da matéria “Veja”……triste país. O Recado tá dado “não façam nada nacional, comprem de nós EUA de segunda mão”

Carlos Alberto Soares-Israel

“ney 5 de outubro de 2016 at 20:34 Os nacionalistas estão presos, e os entreguistas estão no poder ****************************** Miguel 5 de outubro de 2016 at 22:46 ney Perfeita as suas colocações, vejam a fonte isenta e nacionalista da matéria “Veja”……triste país. O Recado tá dado “não façam nada nacional, comprem de nós EUA de segunda mão”” ******************************* “Juarez 5 de outubro de 2016 at 19:23 Carlos sugiro dose dupla e para garantir deixa um vidro de Olina ao dado da cama, porque aí vai feder pior que ovo podre.” ******************************** Pronto Juarez Martinez, dito e feito…….. ops …. tô… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Saio deste tema tópico,
Juarez, Ivany, Lord Vader, Oganza, MR …. procuração passada,
em meu nome fiquem a vontade ! Fui …….

Ivan da Silveiraa

Boa noite Ney e Miguel, vocês estão brincando com essa conversa de nacionalismo ou não? kkkkkk Agora a culpa é da Veja? Revista essa que ficou uma década inteira divulgando indícios de corrupção enquanto vários meios de comunicação ligados a partidos políticos ficaram quietinhos recebendo recursos federais. Naquela época tudo era perfeito, não havia corrupção. Revista nacionalista são a Revista Fórum, Carta capital, brasil247, O Vermelho e o Paulo Henrique Amorim etc…esses tem uma credibilidade kkkkk Os nacionalista estão presos? Rouba mas faz? Faz o quê? sim os nacionalistas que compraram caça sueco, submarino francês, blindados da itália e alemanha,… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Ivan da Silveiraa 5 de outubro de 2016 at 23:26 ************************************ Estendo a procuração para você também ! Manda fumo ….. Este computador que estou utilizando e a internet que me dá essa possibilidade de conversar com você é 100% nacional tá: NB Positivo 100% nacional (rsrs) Internet BL de 10G da Vivo 100%$$$$ nacional (rsrs). A Lâmpada do meu quarto é ling ching 100% ….. f …. u A Tv é Samsung 100% ….. f …. u Tô assistindo filme na NET que é 100% ….. f …. u O Cel Phone a meu lado é ……. f …..u… Read more »

Wellington Góes

Peguem quem tiver que pegar e vão pegar. Simples assim.

Airacobra

Sempre falei que essa corja somente se metia em botar pra frente algum projeto quando via bons indices de pixuleco, quando viram as projeções dos pixulecos que os projetos militares poderiam render, ai a END (fim) das forrças armadas tomou forma e o resultado conhecemos todos.

Madmax

Até o MO envolvido nisso.
É. Acabou, o Brasil não tem jeito.

MO

Nein, não tenho nada a ver com saporra naum … eu eim … kkkkkk

Jorge Faustino

Imagina o presidente da Boing ser preso por corrupção nos EUA. Ficar um ano preso e ter a delação premiada negada ( delação que foi dada a outros com dinheiro em bancos no exterior e que hoje estão em casa? ) Se os projetos da empresa com o governo serão descontinuados? Se a empresa sofreria tamanho ataque? Aqui, nessa republiqueta de banana, tá! Estão destruindo as nossas empresas que mais investiram em tecnologia. Que coincidentemente tão investindo em tecnologia militar. Sem falar no petróleo que acabam de entregar.
Ou vocês acham que é apenas um caso de combate a corrupção?

Jorge Faustino

E não vale me chamar de petista

Jorge Faustino

Sou brasileiro e não sou cego

Ivan da Silveiraa

Boa noite Jorge Faustino, você pode não ser petista, mas certamente não está tendo um julgamento correto da realidade. 1 – Primeiro que não se trata de apenas um presidente da Boeing, por exemplo. Não é apenas 1 pessoa aqui, uma ali. Trata-se de algo grandioso, corrupção jamais visto nesse país. A Lava Jato é a primeira grande operação anti-corrupção da história do Brasil. 2 – Segundo, o Brasil diante da corrupção tem que parar SIM. Essa desculpa, esse argumento ridículo de que não devemos parar obras públicas por causa da corrupção é um absurdo. Essa mentalidade deve ser rejeitada… Read more »

Renê Reis

e pensar que votei duas vezes nessa corja aff..