Sistema SICONTA das fragatas classe ‘Niterói’ será modernizado

18

Displays do SICONTA original no Centro de Operações de Combate de uma fragata classe Niterói

displays-do-siconta-no-coc-da-fragata-niteroi
Displays do Siconta no COC da fragata Niterói

O Jane’s noticiou que a empresa brasileira de gestão privada CONSUB Defesa e Tecnologia vai modernizar o sistema de controle tático SICONTA Mk2 das seis fragatas classe “Niterói” da Marinha do Brasil (Sistema de Controle Tático e de Armas).

Dentro do projeto “Phoenix”, a suíte de comando de controle atual será modernizada para o padrão SICONTA Mk2 Mod1, de acordo com um contrato de 12 de dezembro 2013 emitido pela Direção de Sistemas de Armas da Marinha. Dois sistemas terrestres utilizados para treinamento também serão modernizados.

A CONSUB foi recentemente vendida pela Siem Offshore para a Bravo Industries.

O SICONTA é um sistema modular distribuído, e a versão atualizada irá aumentar a sua capacidade de executar e avaliar cenários táticos e ameaças, e fornecer controle de armas e designação de alvos.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogerio Rufini

A MB claramente tentando alongar a vida das Niterois ate 2030

Graxa

Esse contrato de modernização foi assinado pela MB no final de 2013, porém estava parado desde que o Alte. Leal Ferreira assumiu.

O planejamento também previa a remotorização das FCN para permitir sua operação até o final da próxima década. Porém, não foi levado adiante.

Pergunto: Diante da falta de qualquer perspectiva para o PROSUPER e as incertezas quanto às futuras corvetas Tamandaré (com preço de fragata), será que o Almirantado decidiu por estender a vida das FCN?

Se pensarem nisso, é melhor remotorizar, pois do jeito que está não vai longe.

Adriano Luchiari

As fragatas classe Niterói, se remotorizadas com CODAD e SISCONTA modernizados poderiam permanecer na ativa por quanto tempo ainda? Esse “up-grade” comportaria uma ampliação do convoo para operação dos SH-16? Seria uma opção melhor e mais barata do que compras de oportunidade ou construir Tamandarés?

Mauricio R.

Quem sai e quem fica???? O “Boroc” ou o almirante????

XO

Adriano, não está prevista obra estrutural… e tão importante quanto ampliar o convoo seria reforçá-lo… o peso da ANV é muito elevado… no final das contas, mesmo que isso tudo fosse exequível, ela não poderia ser hangarada… no máximo ficaria em “fly one” (nessa posição somente a cabine fica no hangar… fazemos isso com o Lince)… abraço…

Marcelo

Quem entende??? a mesma marinha que quer construir submarinos atômicos, construir bases navais caríssimas e suntuosas; reformar porta aviões, agora quer reformar o miolo eletronico de navios que são considerados tecnicamente “fim de carreira” , mantendo por fora um casco com mais de 40 anos de idade com todos os problemas que ja são apresentados, me parece a mesma “doutrina” de reformar um NDD – G30 Ceará da vida em que deu no que deu depois, ou dos caças de mais de 50 anos de idade em que tambem deu no que deu depois com a queda do unico que… Read more »

Wellington Góes

Posso está enganado, acho até que já li o Maurício citando está possibilidade, seria interessante desenvolver uma versão aeroembarcada para futuras aeronaves de patrulha (AEW&C, ISR, ELINT e MP) brasileiras, usando estes consoles. #ficaadica

Até mais!!! 😉

Nonato

Controle tático e de armas?
Alguma coisa de futuro?
Muitas modernizações, mas algo realmente de primeira linha?
Muitos quebra galhos podem apenas representar gastos sem a qualidade necessária.

Airacobra

Gostei do nome, “projeto phoenix”, cai como uma luva na atual conjectura da MB, deve haver uma grande esperança ao se usar esse nome, esperança em ressurgir das cinzas em que se encontra atualmente. . Mauricio R, aposto no boroc. . Adriano, o ideal seria isso que você citou em relação às Niteroi, ao menos para dar uma sobrevida operativa para a MB enquanto não se incorpora nenhum escolta para aliviar o fardo dos já cansados que estão segurando o piano na esquadra, pois acredito que essas TTmandaré (corvetas a preço de fragatas) demorarão a sair, isso se sairem, enquanto… Read more »

XO

Esse “miolo eletrônico” é o cérebro do Navio… sem uma atualização, não adianta ter sensores e armas….
Não cabe, na minha opinião, a comparação com o G30… as FCN estão cansadas, sim, mas ainda são boas plataformas… e são o que temos por enquanto… abraço e bom dia a todos…

Adriano Luchiari

XO, obrigado pelo esclarecimento, abraço.

Jodreski

Será que a Marinha vai estender a vida das FCN em busca de uma compra por oportunidade no futuro, visto que hoje não há meios disponíveis para tal? . O Marcelo disse tudo.. a MB busca se envolver em projetos de grande porte enquanto falta o básico, é como querer construir um prédio pela cobertura.. mas enfim.. . Ficamos numa situação chata de ficar sendo repetitivo e fazendo reclamações e mais reclamações… mas fato é que o dinheiro público precisa ser gasto para cumprir o seu fim. . Pq destinamos Bilhões a Marinha? CREIO eu que seja para que ela… Read more »

Corsario137

Ferradura nova pra cavalo velho.

Mauricio R.

É esse o cavalo que temos para hoje.
Assim como não se faz compras no super-mercado, de estomago vazio, aconselho não visitarem o site do Shipbucket como muita frequência, dá pesadelos…
Pois é somente lá que se renovam esquadras, da noite para o dia.

Carlos Alberto Soares-Israel

É o “barco” do MO ?
http://www.siemconsub.com.br/

DK

Encomenda logo 6 FFX III da coreia, sistema de pagamento igual FX2.

Luiz Monteiro

Prezados,

Por falar em FCN, a Fragata “Defensora” realiza terceira docagem do seu período de manutenção:

https://www.marinha.mil.br/node/2951

Abraços

douglasfalcao

até quando? o orçamento é muito curto e o gerenciamento é incompetente. temos ainda o problema da folha de ativos e inativos. O estado brasileiro vem se transformando em uma grande folha de pagamento, quase isso. tudo que se arrecada é absorvido em grande parte no custeio de pessoal. tá difícil. Como disse a odiada M. Thatcher, ” socialismo dura enquanto dura o dinheiro dos “outros”” os outros são a minoria que produz e gera imposto no sistema legal. Então realmente a minoria. a mesma minoria que gera empregos riqueza e dinheiro para o erário porém é permanentemente acusada de… Read more »