uss-laffey-2
O Laffey com o porta-aviões Yorktown ao fundo

A ideia de visitar o USS Laffey em Charleston, South Carolina, além de matar a saudade dos contratorpedeiros, foi fazer muitas fotos para auxiliar modelistas na construção de modelos e desenhos desta classe de navio.

Para isso fizemos centenas de fotos externas dos detalhes do casco, superestrutura, armamentos e sensores.

A configuração do USS Laffey é da modernização FRAM II (Fleet Rehabilitation and Modernization II) pela qual o navio passou em 1962, para adequá-lo à ameaça dos submarinos soviéticos da época.

uss-laffey-1a
O Laffey visto pela alheta de bombordo

Na modernização FRAM II, o Laffey perdeu grande parte do seu armamento antiaéreo original e recebeu dois lançadores triplos de torpedos antissubmarino Mk.32 de 324 mm para torpedos Mk.44, dois lançadores fixos de torpedos Mk.25 e um hangar e um convés de voo para operar o drone antissubmarino DASH (Drone Anti-Submarine Helicopter).

Ele também foi equipado com radar de busca aérea AN/SPS-40, radar de busca de superfície AN/SPS-10, sonar de casco AN/SQS-4 e sonar de profundidade variável (VDS). Mais tarde, o VDS e os lançadores de torpedos Mk.25 foram removidos. Os projetores de bombas de profundidade Mk.10/11 originais foram mantidos.

sumner
Perfil e vista longitudinal do USS Laffey depois da modernização FRAM II. Clique na imagem para ampliar
A popa do Laffey: o sonar VDS foi removido
A popa do Laffey: as duas rodas do guincho na alheta de boreste são do sistema Fanfare, para despistamento de torpedos

Os navios que passaram pela modernização FRAM I mais cara e abrangente foram os navios da classe “Gearing”, que receberam o lançador de foguetes ASROC a meia-nau. Os “Allen M. Sumner” não puderam receber o ASROC porque a distância entre as duas chaminés é menor nesta classe.

O Laffey também recebeu antenas de guerra eletrônica (EW) e medidas de apoio à guerra eletrônica (ESM) sobre o hangar, para alertar o navio contra emissões de navios, submarinos, aeronaves e mísseis.

O Programa FRAM foi uma solução econômica que a Marinha dos EUA encontrou para aproveitar o grande número de destróieres construídos durante a Segunda Guerra Mundial e que ainda tinham uma boa vida útil pela frente.

uss-laffey-6
Deste ângulo o convoo e o hangar para o DASH ficam bem visíveis

Durante os anos 1950, a US Navy avançou muito em pesquisa e desenvolvimento de novos sonares e armas antissubmarino. O novo sonar AN/SQS-4 tinha alcance máximo de 15.000 jardas (7,3 milhas), o que permitia o engajamento “stand-off” de submarinos com torpedos lançados pelo drone DASH.

O sonar de profundidade variável SQA-10 instalado na popa usava uma versão do sonar AN/SQS-4 dentro de um casulo que era baixado e rebocado abaixo da camada termal, evitando a refração dos pings do sonar de casco causada por diferentes gradientes de temperatura e que costuma ocultar os submarinos que estejam mergulhados abaixo da camada.

uss-laffey-7
Os radomes sobre o hangar abrigam antenas de guerra eletrônica ECM/ESM
uss-laffey-8
Deste ângulo vê-se no convés entre as chaminés os dois lançadores triplos de torpedos antissubmarino Mk.32
uss-laffey-9
Os dois radares no mastro principal são o AN/SPS-10 de superfície no alto e o AN/SPS-40 de busca aérea mais embaixo, com antena maior
uss-laffey-10
A proa do Laffey com as duas torretas de canhões de 5 polegadas e a diretora de tiro Mk.25 sobre o passadiço

No próximo post você vai conhecer o Laffey por dentro.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Safo !!!
Agora só falta fazer matéria sobre as Fletchers e as Gearing Class
Abc a todos

julio

pena que no brasil nao ha museus desta forma, rapidamente se vende um navio para comprar peças e combustivel para os restantes…..

Dalton

Julio… . não sei se é o caso, mas, fica a dica para um eventual leitor que desconheça que no Rio de Janeiro há um contratorpedeiro museu, o “Bauru” que serviu na US Navy, mas, também a partir de 1944, portanto ainda durante a II Guerra foi repassado à marinha brasileira o que o torna ainda mais especial…e humildemente afirmo, já que tive a oportunidade de visitar navios museus nos EUA, não fica devendo nada à navios semelhantes de lá. . Também vale muito a pena visitar o submarino museu “Riachuelo” e navegar pela baía a bordo do rebocador Laurindo… Read more »

Jagderband#44

Quais as diferenças entre os Gearing e os Sumner?

Jagderband#44
José Carlos David

Visitei recentemente o Espaço Cultural da Marinha e a falta de um contratorpedeiro da classe “Fletcher” é uma lacuna difícil de preencher. Foram tantos anos de bons serviços prestados à Marinha do Brasil por essa classe de navios e, quem os conheceu sabe do que estou falando.

Jagderband#44

Obrigado novamente Galante. Concluo então que o Sumner é um projeto baseado em uma evolução do Fletcher.

Airacobra
Airacobra

O video acima mostra o dia a dia em um Gearing FRAM, igual aos nossos saudosos D-25 Marcilio Dias e D-26 Mariz e Barros.

burgos

É verdade !!! Obrigado meu “caro nobre”. Não esquecendo !!! Além das Gearing serem maiores e poderem carregarem mais combustível, elas tinham espaço maior entre o chaminés (Era onde tinham os lançadores Asroc, um foguete onde impulsionava um torpedo para alvos submarinos a longa distância do Navio). obs: Servi no Bruxo (D-26) por longo 6 anos. Quando tinha a corrida da cebola (só de Contratorpedeiros) as Fletchers despachavam todas as outras Classes e fora o fumaçeiro e ramonagem que fazia, pois se colocava as 4 caldeiras na linha pra im- pulsionar esses navios. Os proprios norte americanos quando faziam a… Read more »

marcelo

Se não me engano um destes navios ainda é o Faixa Azul da MB com velocidade de 36,5 nos.

Airacobra

Olha o DASH operando ai, ô trocinho mal enjambrado.
https://youtu.be/sFFjjWUVoXY

Airacobra

Imagina pousar com ele em um mar 5 num CT desse ai que nem gostava de jogar, mas era uma boa solução, mas acho que o ASROC era mais eficiente, principalmente por ter um tempo de reação bem mais curto.

Achei esse outro video aqui, https://youtu.be/RsW2SWh_2xU

.

Já tinha visto esse skyhook, mas no video se mostrou muito funcional.

Jagderband #44

Dalton salvo engano existe sim um cruzador da primeira guerra mundial no reino unido. Depois vou catar a informação. Conheci o bauru no rio também.

Airacobra

Jagderband#44, em Londres há o HMS Belfast preservado, o Dalton quando citou os britanicos se referiu em relação à não possuirem nenhum porta-aviões como museu, mesmo eles tendo sido pioneiros na aviação embarcada, quando da baixa do Minas Gerais uma fundação britanica tentou a muito custo angariar fundos para arrematar o nosso Ex-Vengeance, que era o ultimo porta-aviões ingles da segunda guerra sobrevivente e seria muito importante que fosse preservado, mas acabou que não conseguiram e ele seguiu o destino para Alang na India.

Dalton

Cobra…
.
talvez o navio pensado pelo Jagder seja o ex HMS Carolina, um cruzador da Royal Navy da
Primeira Guerra como ele mencionou que ficou anos aguardando uma definição e foi finalmente transformado em museu e aberto ao público em junho passado.
.
O ex HMS Belfast, que corretamente você citou como museu é de 1939.
.
abraços

Jagderband #44

Exato Dalton. É um classe C se eu não estou enganado.
Sds

Airacobra

Então eles só tem esses dois navios museus ou tem mais algum?
Seria muito bom se tivessemos aqui o Minas Gerais museu, o Tamandaré ou o Barroso, um Fletcher, um Gearing, um Allen Sumnerum caça pau, um caça ferro, e o duque de caxias, seria lindo, mas como o Brasil não é um país que valoriza sua história e cultura, como é de conhecimento de todos, aqui só se valoriza BBB, futebol, funk, pagode e agora sertanejo também.

Jagderband #44

Legal é ver que, devido à necessidade imposta pela guerra fria, eles transformaram estes dds em caçadores de submarinos

Airacobra

Jagder, a despeito da idade desses navios, um Gearing FRAM I tem mais capacidade ASW que uma niteroi cega de hoje com aqueles edo

Jagderband#44

Verdade Airacobra. Outro aspecto, no qual podemos “viajar na maionese” é ver que a um AB moderninho tem sim o DNA desses Fletcher/Gearing.

Dalton

Sim Jagder…é um classe “C” que teve algumas subclasses e alguns foram mesmo convertidos
em cruzadores AA durante a Segunda Guerra…tenho em casa, só não lembro o nome do navio representado, um modelo na escala 1:1250 de um classe “C” convertido para cruzador AA.
.
Cobra…
.
os britânicos tem mais navios museus além desses dois, o mais famoso sem dúvida é a “Victory” onde veio a falecer o Almirante Nelson durante a batalha de Trafalgar.
.
abraços

modmoMO

o Fita Azul é o CT Santa Catarina, o Gearing ate tentava, mas não corria com o Fletcher, ainda mais FRAM … rsssss

jaime h.azevedo

boa tarde.salvo engano o navio da MB que conseguiu a maior velocidade até hoje foi o Ajuricaba D11.um abraço a todos, Haroldo.