amazonia-azul-correio-braziliense-02-12-2009

A Marinha do Brasil celebra hoje, 16 de novembro, o Dia Nacional da Amazônia Azul. A data comemorativa busca conscientizar a população sobre a importância dessa área oceânica de 3,6 milhões de km², pelos quais circulam 95% do comércio exterior brasileiro. Dessa região também são extraídos 91% do petróleo e 73% do gás natural produzidos no País.

A Amazônia Azul abrange uma área comparável à da superfície da floresta amazônica. O Brasil ainda pleiteia junto à Organização das Nações Unidas estender sua plataforma continental em 900 mil km², o que pode fazer a Amazônia Azul chegar a 4,5 milhões km².

Rica em biodiversidade e reservas minerais, a região tem importância estratégica para o Brasil. A relevância de defender esse território motiva a construção do primeiro submarino nuclear nacional, cujo domínio tecnológico é imprescindível para que o País exerça a soberania plena sobre as suas águas jurisdicionais.

O Dia Nacional da Amazônia Azul foi criado 2015 por meio da Lei nº 13.187/2015. A data escolhida comemora a demarcação do território marítimo, sob a jurisdição do Brasil, efetuada em 16 de novembro de 1994, pela Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Space Jockey

prefiro proteger a comemorar.

Bueno
José Carlos David

Tem que comemorar e ter meios para proteger.

Melky Cavalcante

Brasileiro têm um dom natural para inventar nomes bobos. Amazônia Azul ? Tá de Brincadeira.

Bueno

Termina Reforma do Porta-Aviões São Paulo. Noticia de 2009 – Historia triste do NAeSP na MB

Jose Luiz Esposito

Realmente um nome Ridículo ,só serve para enfeitar o Pavão de um Povo que não se preocupa com os problemas de Defesa do País , o certo seria o Atlântico Sul é de Nossa responsabilidade, ou coisa assim ,mas nossas FFAA sempre comentam assuntos de Defesa com PUDOR ,aquele do Pai que diz ao filho quem o trouxe ao mundo foi a Cegonha !!

Space Jockey

/\ perfeito