Kaga DDH-184

Kaga DDH-184

Mais um novo destróier porta-helicópteros da classe “Izumo” entrou em serviço na Força Marítima de Autodefesa

O Japão incorporou um segundo porta-helicópteros ao serviço da JMSDF. O Kaga, um navio de classe “Izumo”, tem cerca de 248 metros de comprimento, desloca 24 mil toneladas quando totalmente carregado e tem uma velocidade máxima de 30 nós.

O navio possui cinco helipontos e pode transportar mais de 14 helicópteros. Ele também pode receber aeronaves tilt-rotor Osprey.

O jornal japonês Asahi Shimbun informou que o Kaga foi comissionado em Yokohama na quarta-feira e será baseado em Kure, Prefeitura de Hiroshima.

Com o comissionamento do Kaga, a Força Marítima de Autodefesa do Japão tem quatro navios que transportam helicópteros, dois dos quais são destróieres de 248 metros de comprimento.

O Izumo DDH-183, primeiro da classe

Características da classe “Izumo”

Deslocamento padrão 19.500 toneladas
Deslocamento carregado 24.000 toneladas
Comprimento 813.6 pés/248 m
Boca 124,7 pés/38 m
Calado 24 pés/7.3 m
Potência instalada 112.000 hp/84 MW
Speed 30 nós/34.5 mph/55,5 km/h
Aeronaves transportadas 7 helicópteros ASW e 7 helicópteros MCM
Custo de aquisição 115 bilhões de yens (US$ 1 bilhão)

 
FONTE: UPI

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

O NAe “Kaga” da II Guerra Mundial originalmente seria um encouraçado que foi convertido para ser um NAe, mas, o nome permaneceu inalterado, destoando da prática de batizar NAes com o nome de criaturas míticas. . Todos os 4 “porta helicópteros” ou DDH japoneses portam nomes de províncias, Izumo, Kaga, Hyuga e Ise…os 2 últimos nomes inclusive foram utilizados por 2 encouraçados japoneses construídos durante a I Guerra Mundial e modernizados, serviram durante a II Guerra , apesar de em 1943 ambos terem sido convertidos em Encouraçados NAes…uma bizarrice que não funcionou a contento, fruto do desespero da perda de… Read more »

wwolf22

no futuro vao receber os F35…

daltonl

Os russos classificam o “Kuznetsov” como um cruzador que transporta aviões…então…não chega a ser tão estranho classificar os 4 navios japoneses como destroyers porta helicópteros e eles também não são porta helicópteros quaisquer pois são muito velozes, são equipados com um sonar na proa e os helicópteros embarcados tem como missão primária a caça e destruição de submarinos. . Quanto ao F-35 , é muito cedo para dizer se irá operar a bordo, pois o Japão está adquirindo apenas o modelo “A” que não é adequado para operar embarcado. A falta de uma rampa não seria um empecilho já que… Read more »

Ivan

A nomenclatura ‘Contratorpedeiro’ Porta Helicópteros, em inglês seria algo como Helicopter Carrying Destroyer ou ainda simplesmente DDH é um eufemismo “politicamente correto”, de acordo com Eduardo Italo Pesce. Penso assim também. . Buscando o significado das palavras: Eufemismo: “é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão”; Politicamente correto: “consiste em tornar a linguagem neutra em termos de discriminação e evitar que possa ser ofensiva para certas pessoas ou grupos sociais”. . O par de DDHs classe Hyuga (195 metros e 18.000 toneladas carregado) e o par de DDHs classe Izumo (248 metros e 27.000… Read more »

Ivan

É recorrente a ideia de embarcar um punhado de F-35B Lightning II nos novos DDHs japoneses. . Entendo que o par da Classe Hyüga são pequenos para um caça-bombardeiro VTOL com MTOW superior às 20 (vinte) toneladas do Lightning II, mas os da Classe Izumo – como o Kaga apresentado na matéria acima – teria tamanho suficiente para operar facilmente uma dúzia (de 14 a 15) aeronaves. . Claro que seria necessário uma série de ajustes, adaptações e até mesmo modificações. Piso do convoo reforçado, verificar capacidade dos elevadores, como aproveitar espaços no hangar e por aí vai. . A… Read more »

Ivan

Este outro mapa, um tanto minimalista, exemplifica bem o intricado de ilhas, passagens e canais onde podem se esconder submarinos com seus torpedos, minas e mísseis.
comment image
.
Abç.,
Ivan, o mapento.

daltonl

Diego…
.
os F-35s encomendados pelo Japão são da versão “A” para uso pela Força Aérea, não podem
ser utilizados a bordo de navios. O principal uso dos DDHs japoneses é guerra anti submarino
o que é bem sensato diante da grande força de submarinos chinesa, mais de 60 unidades hoje
em dia e que encontra-se em expansão, podendo chegar a 90 ou mais unidades na próxima década.