Type 039A

Type 039A, evolução da classe “Song”

O primeiro ministro da Tailândia Prayut Chan-o-cha anunciou no final do mês passado que o país vai comprar três submarinos chineses pelo preço de dois.

O anúncio do PM encerra uma espera de mais de duas décadas da Marinha. A Tailândia tinha quatro submarinos em 1937, feitos no Japão. Eles ficaram danificados ao longo do tempo e após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, os submarinos foram desativados em 1951.

Desde então, a Tailândia ficou sem submarinos. Em 1995, a Marinha Tailandesa reavivou sua busca por submarinos para operar nas águas tailandesas, especialmente no Golfo da Tailândia.

Vários países ocidentais — Alemanha, Suécia, França — e a Rússia estavam ansiosos para oferecer novos submarinos a bons preços, mas o sonho da Marinha foi prejudicado por falta de orçamento e problemas políticos.

Em 2010, a Marinha buscou outra tentativa, buscando seis submarinos da Alemanha, embora fossem de segunda mão. A Marinha então reajustou o plano, buscando um submarino novo da Alemanha ou da Coréia do Sul, mas mesmo essa oferta foi suspensa.

Foi somente quando o atual governo militar assumiu o poder em 2014 que a Marinha sentiu-se mais perto de realizar seu sonho.

Os três submarinos serão da classe Yuan Classe S26 T, que foram desenvolvidos exclusivamente para a Tailândia com base na classe chinesa “Yuan”, Type 039A (evolução da classe “Song”).

Type 039A

Eles têm quase 78 metros de comprimento e 9 metros de boca, equipados com o mais recente sistema de tecnologia AIP (Air Independent Propulsion), que lhes permitiria mergulhar consecutivamente até 21 dias sem voltar à superfície.

O acordo vai custar à Tailândia 13,6 bilhões de Baht (US$ 395,8 milhões).

Percebendo a crítica da obsessão da Marinha com a aquisição de submarinos, Prayut exortou o público a entender por que o país precisava dos submarinos, e também da China.

“Os submarinos da China são os mais baratos com a qualidade relativamente aceitável. Ela também ofereceu serviços após a compra, algo extra que temos recebido. Perguntei ao meu vice-primeiro-ministro Prawit [Wongsuwan], e ele está pronto para qualquer exame de sua validade.

“Não somos ricos, e não temos muito dinheiro para gastar [neles]. Não podemos construí-los por conta própria, então temos que comprá-los de outros “, disse Prayut.

FONTE: The Nation

NOTA DO EDITOR: em 26 de outubro de 2006, um submarino chinês da classe “Song” emergiu de repente, dentro do alcance de lançamento de seus torpedos antes de ser detectado, a cerca de 5 milhas náuticas (9 km) do porta-aviões USS Kitty Hawk enquanto este estava operando no Mar da China Oriental, entre o Japão e Taiwan. O submarino foi avistado pelo piloto de um caça F/A-18C e confirmado pela tripulação de um EA-6B da grupo aéreo do Kitty Hawk.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carvalho2008

Isto que é preço baixo…..

EParro

Prezado Editor “NOTA DO EDITOR: em 26 de outubro de 2006, um submarino chinês da classe “Song” emergiu de repente, dentro do alcance de lançamento de seus torpedos antes de ser detectado, a cerca de 5 milhas náuticas (9 km) do porta-aviões USS Kitty Hawk enquanto este estava operando no Mar da China Oriental, entre o Japão e Taiwan. O submarino foi avistado pelo piloto de um caça F/A-18C e confirmado pela tripulação de um EA-6B da grupo aéreo do Kitty Hawk.” Poderia, por favor, estender suas considerações a respeito desta nota? Fiquei na dúvida se a classe “Song” é… Read more »

daltonl

Caro EParro… . se você permite a opinião desse humilde escriba, não houve incompetência por parte dos americanos nem nada de excepcional por parte dos chineses. Submarinos são difíceis de detectar e se de fato os americanos não tinham detectado o submarino chinês…é possível que tenham detectado e não se manifestaram para confundir os chineses, certamente os americanos desconfiavam que poderiam haver submarinos chineses à espreita. . O diferencial nesse caso é que o submarino chinês veio à superfície para se fazer notar e enviar uma mensagem aos EUA. . Também é interessante notar que o NAe americano baseado no… Read more »

EParro

daltonl 5 de abril de 2017 at 20:21 Agradeço sua atenção Daltonl! Suas considerações e opiniões encontram em mim, um leitor muito atento, tenha certeza disto. A sua opinião sobre submarinos, já conheço desde “outros carnavais”, com a qual concordo e acredito que seja mesmo uma arma muito poderosa. Mas, minha dúvida é exatamente esta: os americanos detectaram e “fingiram de morto” ou realmente o submarino chinês tem alguma capacidade incomum? Pelo jeito, não há como saber. Mas você agrega fatos que tornam a situação mais interessante. O fato da patrulha do USS Kitty Hawk ser periódica e, portanto, mais… Read more »