O míssil antinavio Zircon, da Rússia, atingiu oito vezes a velocidade do som

8

A fonte observou que os mísseis Zircon podem ser lançados a partir de plataformas de lançamento universal 3C14 que também são usadas ​​para os mísseis Onyx e Caliber

MOSCOU, 15 de abril / TASS /. O novo míssil hipersônico antinavio Zircon da Rússia atingiu oito vezes a velocidade do som durante um teste, disse uma fonte do setor de defesa da Rússia à agência TASS.

“Durante os testes do míssil foi confirmado que sua velocidade atinge oito Mach [número que leva em conta a dependência da velocidade do som na altitude de voo – TASS]”, disse a fonte.

Ela não especificou quando e de qual plataforma o míssil foi lançado.

A fonte observou que os mísseis Zircon podem ser lançados a partir de plataformas de lançamento universal 3C14 que também são usadas ​​para os mísseis Onyx e Caliber.
A TASS não tem uma confirmação oficial dessas informações.

O Zircon tamém tem sido chamado de Brahmos II

Outras fontes anteriores na indústria de defesa russa disseram à TASS que os mísseis Zircon seriam testados este ano. Espera-se que os novos mísseis sejam instalados nos cruzadores nucleares Pedro o Grande e Almirante Nakhimov.

O alcance do Zircon, de acordo com dados abertos, é de cerca de 400 quilômetros; a velocidade máxima do míssil é indicada em cerca de 4 a 6 Mach.

As armas hipersônicas são mísseis e aeronaves capazes de atingir velocidades de Mach 5 ou mais — ou cinco vezes a velocidade do som. Elas são extremamente difíceis de interceptar devido à sua velocidade esmagadora e capacidades de manobra. Tecnologias hipersônicas em geral, usadas em sistemas de armas e aeronaves em potencial, foram vistas por especialistas como um “game changer” na guerra futura.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Sem comprovações confiáveis esse tipo de informação não passa de desinformação. Ao meu ver nem é informação oficial do governo russo. Vale salientar que apesar da euforia, o russos já têm algo ao meu ver até melhor que o futuro Zircon, na figura do Iskander. O Iskander, com 4 t (duvido que o Zircon seja mais leve), ogiva de 500 kg, chega a 500 km a Mach 6 voando a 50 km de altitude. A diferença é que não é de cruzeiro e sim semi-balístico, e não utiliza propulsão aspirada (scramjet) e sim um motoro foguete sólido. Para valer a… Read more »

joseboscojr

Ops: a ogiva do Iskander é de 750 kg.

ScudB

Amigo Bosco! O peso das cargas 9K720x, 723x, 728 (Iskahder ,Iskander-M , Iskander-E, Iskander-K) variam entre 480 a 1000 kg. Acho que nem os russos sabem dizer quanto pesa a cabeça do iskander. Lembrando que dentro das 9K723K existem K1 ,K5 e etc.. Ja sobre Zircon (lembra no final do ano passado comentei que foi para os testes ? :)) podemos dizer que os russos chegaram no nível das pesquisas dos engenheiros soviéticos dos anos 80-90 quando trabalhavam com projetos Holod, Hood-2 e Igla. So não sabemos se eles resolveram o “problema de navegação” pois obvio que as regras da… Read more »

wwolf22

Senhores,
com o desenvolvimento do canhao a laser, nao fica mais fácil interceptar artefatos hipersonicos ??

joseboscojr

Wolf, Eu acho que ainda vai levar um bom tempo até que o laser seja um confiável sistema de defesa antimíssil, principalmente contra mísseis supersônicos e mais ainda, hipersônicos, mas sem dúvida isso será uma realidade um dia. O problema do laser é que cada arma só pode dar conta de um alvo por vez enquanto mísseis podem engajar várias ameaças ao mesmo tempo. Como hoje a tática de saturação é o que há, mísseis ainda serão mais efetivos que armas de energia dirigida por muito tempo. Basicamente as defesas hard-kill antimísseis são (serão?) dispostas em camadas e formadas por:… Read more »

daltonl

Falando em “Almirante Nakhimov” … o grande cruzador que desde 1999 não viu mais atividade
e teve sua modernização iniciada para valer em 2014 teve seu retorno à frota outra vez mudado,
agora ao invés de 2019, deverá ser 2021 o que pode adiar a necessária modernização de meia vida do “Pedro o Grande”.

joseboscojr

Essa forma usual com que mostram os mísseis cruise hipersônicos propulsados por motor scramjet com o bico achatado tipo X-51, claramente é inadequada para um míssil antinavio operacional. Pode até ser que futuros mísseis hipersônicos contra alvos em terra guiados só por INS/GPS conservem esse designe, mas não mísseis que precisam de um seeker terminal, que no caso de míssil antinavio é um radar ativo.
O que me dá a impressão que russos e indianos estão muito otimistas em relação aos seus mísseis antinavios hipersônicos é que até agora não mostraram um designe minimamente crível.

marcosomag

Não é desinformação, como avaliou um comentarista. Sobre as novas armas russas, que deixam os porta-aviões estadunidenses obsoletos, leia o artigo no link: http://www.unz.com/tsaker/war-with-russia-two-great-american-myths/ . Já o artigo do “think thank” estadunidense “National Interest” deplora a “dinheirama” gasta para os desenvolvimento dos caças “furtivos” F-35 em: http://nationalinterest.org/blog/the-buzz/the-f-35-14-trillion-dollar-national-disaster-19985?page=show . Parece que a “águia”, e os seus “estrategistas” neocons malucos estão cutucando o “urso” com um palitinho de dente.