China vai implantar sistema de observação submarina ‘para ciência e segurança nacional’

6

Uma "Grande Muralha subaquática": a China planeja construir uma grande e diversificada rede de sensores subaquáticos no Mar da China Meridional, para monitorar movimentos submarinos e navios de superfície. Esta é uma ilustração genérica desse sistema

Uma “Grande Muralha subaquática”: a China planeja construir uma grande e diversificada rede de sensores subaquáticos no Mar da China Meridional, para monitorar movimentos submarinos e navios de superfície. Esta é uma ilustração genérica desse sistema

A China planeja construir um sistema massivo de observação subaquática que abrangerá os disputados mares do Leste e do Sul da China.

Os sistemas de observação dos fundos marinhos de 2 bilhões de yuans (US$ 290 milhões) fornecerão informações em tempo real sobre as condições ambientais e as atividades dos fundos do mar em um momento em que a China está expandindo sua presença nos mares do Leste e do Sul da China.

O governo central aprovou recentemente o plano que levará cinco anos para construir e implementar, informou o radiodifusor estatal CCTV.

Um centro de dados também será construído em Xangai para monitorar e armazenar as informações químicas, biológicas e geológicas coletadas dos sistemas subaquáticos.

Tais sistemas não só ajudariam a China a avançar na pesquisa científica e na prevenção de desastres, mas também ajudar a proteger a segurança nacional, segundo o informe.

Zhou Huaiyang, professor da Escola de Ciências Marinhas e da Terra da Universidade de Tongji, disse no relatório que os dados coletados poderiam ser aprovados para outros departamentos governamentais para explorar os recursos naturais e proteger os interesses marítimos da China e a segurança nacional.

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

O primeiro porta-aviões deles também tinha sido adquirido para virar cassino e as ilhas artificiais também estavam sendo implantadas para estudos científicos.

Em ambos os casos, viraram equipamentos/instalações militares.

kfir

estão se preparando para uma guerra…simples
pode ser que eles já aceitam a ideia de um confronto pesado… e estão se preparando

helio

Kfir,

Tenho conhecidos que moram na China e trabalham na aviação civil. Lá existe uma cultura de fortalecimento para um futuro em que haverá conflito.
Eu só lamento que enquanto o mundo se arma e se reinventa em termos de defesa nosso País continue num marasmo que, um dia, vai nos custar muito caro…..

Nonato

Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica.
O mundo alimenta o dragão.
A Rússia até que é comportada e apresenta menos riscos…

Control

Srs Uma questão simples: • Se você governa um país com quase 1,5 bilhões de habitantes em um território que, apesar de grande só é parcialmente aproveitável (parte é deserto); • Há uma pressão crescente de seu povo para melhorar de vida; • Seu povo tem nostalgia da época em que seu país foi o centro de um império respeitado/ temido por outros povos; • O planeta caminha para um período de conflitos, pois a população mundial está crescendo e os recursos do planeta são finitos; • Para complicar, há riscos claros para a produção de alimentos, pois as condições… Read more »

UBoot

Control,
Concordo contigo. Só acredito que, na Era Nuclear, essa visão tem suas limitações, para azar de quem se tornou player global com atraso.
.
Mas também acredito que não haja muita saída. Se manter como subalterno na ordem global não é opção aceitável para uma nação do porte da chinesa. Na realidade, contra tudo e todos, demorou até demais…