A fragata Almirante Essen e o submarino Krasnodar da Marinha Russa realizaram ataques com quatro mísseis de cruzeiro Kalibr a partir do Mar Mediterrâneo, contra alvos do grupo terrorista ISIS na Síria.

Os ataques foram destinadas contra abrigos localizados perto de Palmyra. Eles continham hardware pesado e insurgentes vindos de Raqqah. Todos os alvos foram atingidos.

O submarino Krasnodar lançou seus mísseis de cruzeiro em submersão.

As equipes de comando dos Estados Unidos, Turquia e Israel foram informadas no momento apropriado sobre os ataques de mísseis.

O desempenho exitoso da missão confirmou a prontidão de combate das forças da Marinha Russa, bem como das tripulações de embarcações e submarinos envolvidas na operação.

A Marinha Russa demonstrou sua capacidade de realizar ataques eficazes usando armamento de alta precisão em pouco tempo após o recebimento da ordem.

DIVULGAÇÃO: Ministério da Defesa da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Que pancada!
Devem aparecer notícias de feridos nas próximas horas, pelo menos 2 edifícios foram quase completamente destruídos.

Acabei de lembrar de um notícia recente em que a marinha russa iria fazer exercícios para demonstrar armamento a possíveis compradores.

Tomcat3.7

O bacana em lançamentos por meio de submarinos é que do nada sai o missil de dentro d’água no meio do mar/oceano no meio do nada, imagina um navio mercante bem longe mas em condições de ver o lançamento, deve ser um baita susto.

Aldo Ghisolfi

QUIS me parecer que a precisão deles, ao menos nestes lançamentos, foi melhor que os do EEUU.

VEJO o TO da Síria, como foi a Espanha de Franco, para a Alemanha nazista.

Léo Barreiro

Desculpa a minha ignorância, mas quando alguém diz: ” …Eles continham hardware pesado …” Isso quer dizer armas , correto? Ou será que era um “QG” de acesso a web e propaganda?

ScudB

Amigo Leo! Literalmente se trata de “equipamento pesado”. Como os curdos estão fazendo tratinhos com DAESH deixando muitos dos jihadistas sair da região (no caso Tabka e Raqqah) ir embora levando todo e qq armamento . E o principal ponto de destino desses miseráveis é la na região de Deir ez-Zor e Palmyra. O que a Russia faz é “discordar” desses acordos e bombardeia em qq hora e qq lugar esses grupos dos ex-defensores de Raqqah testando no meio do processo os novos navios e armamentos. Interessante nesta noticia achei uma “ocultação proposital” da possibilidade da fragata desta serie lançar… Read more »

carcara_br

Scud.
Foi eficiente sim, olha a explosão aos 3:09 muito bruta!

Guilherme Lins

a qual classe pertence o navio e o submarino?

ScudB

Fragata – projeto 11356 Burevestnik (Puffins) ou Krivak V pela classificação da OTAN.
Sub K-265 – projeto 636.3 Varshavyanka (Improved Kilo).
Um grande abraço!

wwolf22

impressão minha ou a Russia “melhorou sua pontaria” ??

ScudB

Em relação das armas guiadas e misseis Kalibr não vi diferença não.
Mas se comparar com resultados das aplicações das bombas burras com sistema Gefest – sem duvida o resultado é bem melhor.
Um grande abraço!

Guilherme Lins

vaelu ScudB, abraço.

Antonio Carlos

Essas ejeções à quente de um míssil me dão calafrio … Imagina só o rebu que é na hora que der um chabu na hora do lançamento.

Bosco

Antônio, O lançamento a quente, apesar de visualmente dramático, é mais seguro que o lançamento a frio. No caso de lançamento a quente em geral só ocorrem duas situações quando o botão de lançamento é premido: ou o motor foguete inflama e o míssil é lançado ou a ignição do motor foguete falha e o míssil não é lançado. É raro haver funcionamento parcial de um motor foguete de combustível sólido e muito mais raro ainda haver uma explosão catastrófica do motor foguete quando do lançamento. No caso do lançamento a frio podem ocorrer 4 coisas: o sistema de ejeção… Read more »

ScudB

Camera lenta …
https://youtu.be/_vUWTMmQYlM?t=38s
Um grande abraço!

donitz123

wwolf22
.
A pontaria deles sempre esteve certa. Eram os operadores dos UAVs que estavam olhando no lugar errado. Isso era muito comum nos primeiro vídeos liberados pelos russos.

Ivan

A Fragata Almirante Essen (751) é a segunda da classe Admiral Grigorovich, projeto 11356, com deslocamento standard de 3.620 toneladas e totalmente carregada de 4.035 toneladas. . No seu armamento inclui 1 (um) sistema lançador para 8 (oito) células verticais modelo UKSK para mísseis de cruzeiro Kalibr (mar-terra) e/ou 3M55 Oniks (mar-mar). . Aqui no Naval há uma matéria recente e interessante sobre a Almirante Grigorovich – http://www.naval.com.br/blog/2017/04/07/russia-envia-fragata-ao-mediterraneo-apos-ataque-de-retaliacao-dos-eua/ – que foi deslocada para do Mar Negro para o Mediterrâneo logo após o ataque com mísseis cruise Tomahawk (59) dos norte americanos (DDG-78 USS Porter e DDG-71 USS Ross). . No… Read more »

August

A Rússia atacou quem os ISIS ou os rebeldes apoiados pelos EUA

UBoot

Ivan e ScudB,
Será que de fato essa ação compensou o custo? Fico pensando no custo de cada Kalibr…

Digo isso porque os EUA, ao menos, tinham como objetivo a aviação síria, algo que custa caro e tem um valor estratégico incomensurável para aquele país.

Uns prédios de alvenaria, mesmo que lotados de paramilitares e seus equipamentos/armamento, não deve ter o mesmo valor.

Ok que a quantidade de mísseis americanos foi muito superior mas…

Ivan

UBoot, . Seu questionamento merece esclarecimento. Então vamos por partes (estilo Jack). . Considerando apenas a equação Custo das armas de ataque versus Custo dos alvos atingidos, certamente os 4 (quatro) mísseis de cruzeiro tem valor absoluto (em $) maior que os alvos atingidos. Mau negócio. . Considerando que há outros meios (caças-bombardeiros Su-24M no TO) que poderiam realizar a mesma missão por uma fração do custo, usando bombas guiadas a laser e com pernas de missão (base aérea – alvo – base aérea) piora ainda mais o resultado anterior. Péssimo negócio. . Considerando que o “inimigo” (sabe-se lá quem… Read more »

ScudB

Amigo UBoot! Não discordando em momento algum com amigo Ivan diria que compensou e muito. Além das coisas que Ivan Ivanovich citou vale lembrar que isso ocorreu na sequencia dos ataques imediatas em reação dos “tratinhos” feitos entre os kurdos (apoiados e armados pelos americanos) e DAESH. Primeira vez morreram 120 cabeças pelo caminho da Palmyra (www.youtube.com/watch?v=ZmAwzu0h5Q4), depois foram mais 60 , depois mais 40 e etc ..E cada vez com picapes , caminhões (munição ?) , pipas (combustível ?) saindo cheinhos(!!!) de Raqqah na direção de frente da batalha em Palmyra e Deir ez-Zor (o que praticamente anulou a… Read more »

Uboot

Ivan e ScudB,
Obrigado pelo esclarecimento de ambos. De fato, me pareceu uma operação de sucesso com ação precisa (o que costumam dizer, babando, que os russos não tem…).
Que a situação na Síria possa avançar na manutenção da coesão em busca da paz.

Bosco

Uboot,
Nunca vi ninguém duvidar da capacidade tecnológica russa acerca da precisão de suas armas guiadas. O que se fala, inclusive eu algumas vezes, é do aparente pouco caso com danos colaterais que suas ações demonstram, como por exemplo a utilização de bombas burras e inclusive, de fragmentação, em ambientes urbanos. São coisas completamente diferentes.

Bosco

Scud, se nem todos os Tomahawks atingiram a base mas tão somente 23 dos 59, como alegam os russos, onde foi parar os 36 que não a atingiram? Só se caíram no mar porque se tivessem caído em terra antes de atingirem os alvos com certeza os sírios e os russos já teriam mostrado essa falha gritante. Eu pelo menos nunca vi crateras ou destroços de Tomahawks que erraram os alvos ou que caíram antes de chegarem aos alvos. Se foram mesmo 59 mísseis uma explicação para a falta de “crateras” ou “buracos” nos abrigos é a possibilidade de muitos… Read more »

carcara_br

Bosco, se não me engano foi o Putim que falou algo a respeito logo após o ataque e de fato ninguém mostrou prova nenhuma. Acho que ele ficou muito “puto” quando o EUA fizeram o mesmo com a Rússia (X misseis falharam, mas sem prova nenhuma, ok, depois mostraram um míssil no deserto, mas nada próximo da quantidade alegada) e resolveu demonstrar o quão deselegante era a atitude, sem nem ao menos considerar a veracidade das informações…

http://www.youtube.com/watch?v=ZmAwzu0h5Q4
Que vídeo bacana pela primeira vez uma filmagem de um míssil (Vikhr ou Ataka) acertando em cheio um alvo em movimento!

carcara_br

Baita ataque mesmo
https://www.youtube.com/watch?v=-RvF6k5i99o
Mísseis lançados de helicópteros…

Uboot

Bosco,
Não me leve a mal, falei de forma geral pois já li várias postagens nesse sentido, geralmente daqueles que postam uma vez e desaparecem.
.
Como acompanho a trilogia faz tempo, já vi de tudo…

Bosco

Uboot,
Levar a mal??? Jamais. Você é muito respeitoso e estamos aqui é pra discutir mesmo.

Bosco

Carcara,
Não me lembro desse episódio em que os EUA alegaram que os russos erraram a mira.
Quanto ao vídeo é realmente muito interessante. O míssil lançado de helicóptero deve ser Vikhr pelo movimento típico de espiral que um míssil guiado por laser beam rider implementa para conseguir se manter no centro do feixe laser. Sem falar que não é visível o “flare” (beacon) típico de mísseis guiados por SACLOS como o Ataka. Nesse vídeo dá pra ver aos 25 segundos o ataque de um Ataka. Dá pra ver o flare e o movimento do míssil não é espiralado. https://www.youtube.com/watch?v=To0cIw6lJfE

ScudB

Amigo Bosco! Tenho vários amigos que perguntam a mesma coisa. Cade os Tomahawks? Sempre respondo do mesmo jeito – não sei..A versão russa não procede. Mas dos yankees também não (as caras tristes no gabinete do Trump na hora de ataque diz que nem eles acreditavam no que estava acontecendo on-line) Basicamente (na contagem da nossa turma) foram os 45 (no máximo!) que atingiram a base “em cheio”.Os demais – ou simplesmente caíram (tem pelo menos 4 fotografados e catalogados) , ou foram abatidos (temos 2 com estilhaços na carcaça) , ou caíram no mar e/deserto(não tem como achar os… Read more »

Bosco

Scud, Mas na verdade não houve (eu pelo menos não vi e não achei em nenhum lugar) uma informação oficial da quantidade de Tomahawks utilizados no ataque. O que a mídia reproduz é que “funcionários do Pentágono” disseram que eram “59 mísseis” com a história que “um falhou e foi lançado outro no lugar”. Ou seja, história cabeluda. Seja como for os estragos na base parece mesmo que não são compatíveis com 59 Tomahawks, que somam cerca de 30 t de aço e fogo. Há algo muito estranho nessa história e eu apostaria que os americanos exageraram (mentiram) na quantidade… Read more »

ScudB

Sim, sim!
Outra coisa que me deixou perplexo seria a reação numa HIPOTÉTICA interferência da Rússia.
Do meu ponto de vista ABATER os misseis americanos daria um tremendo “casus belli” e ninguém mencionou disso! So encontrei as matérias babacas de pseudo-jornalismo com perguntas do tipo “Porque S-400 não abateram os Tomahawks” ! E pouquíssima coisa (ou nada mesmo) sobre analise de eficiência do ataque em si. O melhor que apareceu foi no Lostarmour. E só..
Um grande abraço!

Bosco

Aventaram até a possibilidade do sistema Krasukha terem interferido nos Tomahawks, o que seria algo surpreendente tendo em vista a localização do sistema e o sistema de guia dos mísseis não ser passível de interferência eletrônica salvo de sistemas anti-GPS, que não é o caso. Mesmo sofrendo interferência na recepção do sinal GPS (que o Krasukha não faz) o sistema inercial de alta precisão assumiria a navegação de meio curso junto com o TERCOM até chegar à janela de aquisição pelo sistema DSMAC baseado em imagem, com capacidade de aquisição automática de alvos (ATA), que iria refinar a precisão. O… Read more »

Bosco

Quanto à “gozação” sobre os S-400 não terem abatido os Tomahawks, a culpa é da mídia (russa ??) que poucos meses antes havia divulgado que “TODO” o espaço aéreo sobre a Síria estava “FECHADO” por conta desse sistema estar operante. Só esqueceram de dizer que por conta da Terra ser esférica esse “TODO” não é “todo” de verdade, já que abaixo do horizonte radar é sinal verde pro trânsito aéreo. rsrsss https://4.bp.blogspot.com/-7l7lDbXrFx4/VltUkUG7mAI/AAAAAAAAA_c/UFHJ2dAboyA/s1600/S-400%2BS%25C3%25ADria.jpg
Um abraço.