O quinto navio de guerra anfíbia da classe “Yuzhao” (Type 071) da China foi lançado no dia 15 de junho no estaleiro Hudong-Zhonghua, em Xangai.

Os LPD Type 071 têm 210 m de comprimento e deslocam mais de 20 000 toneladas. Equipados com um hangar que pode acomodar até quatro helicópteros de médio porte, como o Harbin Z-8, eles também podem receber quatro embarcações de desembarque “hovercraft” Yuyi (Type 726) na doca. Para operações anfíbias, o Type 071 pode embarcar entre 600 e 800 soldados.

Imagens de satélite recentes mostraram mais módulos de LPD no cais, indicando que a montagem do casco de um sexto navio provavelmente começará em breve.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Uma fábrica de navios sem freio essa China.

Aldo Ghisolfi

COM essa produção massiva de LPD fica bem clara a geopolítica da China nas suas projeções de poder.

Carlos E. Goes

Muitos aqui são contra aquisição de meios Chineses, bem que duas unidades dessas aqui iam muito bem……

MO

nada contra unidades chinesas, massssssssssssss pra que dois LPD, mais um equipamento de cabotagem ?

Luiz Floriano Alves

Essas embarcações Chinezas tem jeitão de Fragata Multi Role acima do peso.
Colocando bateria de misseis AA de médio alcance e ASM e teremos um navio de combate a mais na equação de poder.

MO

vc ta brincando né ….. LPDG de combate naval …. é isso mesmo ?

José Carlos David

Impossível não sentir uma ponta de inveja.

kfir

Será que alguém no Almirantado, já se deu conta que é bom pensar um meio de ficar de fora em um eventual conflito EUA vs China?

Uboot

Kfir, Me parece que o governo petista, apesar de todos os pesares, buscava não se alinhar automaticamente, por isso a balança comercial tão diversa. Porém, em razão de n fatores, notadamente a corrupção em altos círculos, me parece que jogaram a criança fora junto com a água suja. . Isso sem falar que ainda há bitolados que acreditam ser Irã, Rússia e cia. o eixo do mal, sem sequer parar para olhar o “eixo do bem” e para quem vendem armas os EUA e a Rússia. . A China cumpre seu papel, aos trancos e barrancos, depois de eliminar (é… Read more »

Mazzeo

Isso me impressiona muito mais do que as bravatas normais da China Continental. Algo que sempre manteve a Republica da China relativamente em paz foi a presença da 7ª Frota e da falta de meios anfíbios da PLAN, algo que tem mudado de maneira significativa em um curto período de tempo. Somado com o aumento da capacidade de transporte aéreo e da introdução de meios de manter um CAG americano a distancia usando os DF-21 balisticos ASuW, a China Continental está criando condições de uma invasão a Taiwan, não que eu ache isso provável hoje, mas ainda assim é bem… Read more »

wwolf22

Nos não conseguimos nem construir as canhoneiras de 500T, imagina uma embarcação desse porte…
Isso tem um nome, DISCIPLINA!!
Qualquer nação que não tenha disciplina acaba virando um Brasil…

Dalton

Uma simplificação da classe San Antonio da US Navy que deverá receber a décima primeira e última unidade ainda esse ano, porém, uma décima segunda unidade “simplificada” será construída servindo de base para a substituição dos 12 “LSDs” que começarão a ser retirados de serviço na segunda metade da próxima década, em outras palavras, os futuros “LSDs” serão maiores que os atuais. . Originalmente a classe “San Antonio” receberia 16 silos verticais para até 64 mísseis ESSM, mas, para variar os custos superaram às metas e o projeto foi abandonado embora haja espaço e reserva de peso para uma futura… Read more »

kfir

OFF —
VIDA A BORDO DO USS Zumwalt • America’s Most Advanced Warship

José Henrique.

Navio anfíbio?????

_RR_

Mazzeo ( 22 de junho de 2017 at 1:03 ); . Fala-se tanto acerca desse bruto, o DF-21, mas ainda custo a crer na precisão desse artefato… . Uma coisa é manter a orientação para um míssil de cruzeiro, que vai estável em voo horizontal, numa situação em que, para a maioria, não se excede a velocidade do som. Outra é manter apontado um MIRV vindo a mach 10 contra um alvo em movimento, e com uma precisão que deve ser e menos de dez metros do centro do alvo para ser realmente efetivo. . A necessidade de precisão obriga… Read more »

_RR_

Quanto a LPDs, já temos o NDM ‘Bahia’, o que está de bom tamanho… Soma-se a ele um bom navio de apoio logístico e já não haverá preocupações com esse aspecto da capacidade de projeção de força até 2030, pelo menos…
.
No mais, como já é de conhecimento geral, outras prioridades se fazem presentes…

Agnelo Moreira

Uboot
Se me permite, o problema não é o agronegócio, é o agronegócio ser o principal. O agronegócio tem até q crescer, mas os outros setores, além de pesquisa q tem de crescer mais ainda.
Em relação à China, vejo também a Índia. Creio q o Brasil deve buscar sua soberania. O alinhamento deve ser feito pelo interesse nosso. Com quem for melhor em cada área. Melhor pra nós.
A China está ampliando sua capacidade de projetar poder além mar. Isso inclui o nosso entorno estratégico. Logo perderemos espaço e investimento ao lado da nossa casa.
Sds

Rafael_PP

Dalton, aparentemente a Classe San Antônio terá mais filhotes: http://navyrecognition.com/index.php/news/naval-exhibitions/2017/sea-air-space-2017-show-daily-news/5114-hii-s-lpd-based-future-surface-combatant-concept-could-replace-ticonderoga-class-cruisers.html

Gostaria da sua opinião se este conceito da Huntington Ingalls faz sentido ou estão tentando entubar a Marinha norte-americana.

Uboot

Os amigos da trilogia sabem como é a produção na China, quer dizer, como são esses estaleiros, a pesquisa e desenvolvimento de C&T, o regime da mão-de-obra (sem o lugar comum de que são escravos do regime comunista ou alguma coisa inútil parecida). . Acho interessante sabermos como as indústrias dessas potências ascendentes vêm se desenvolvendo com o tempo… . Agnelo, Dê uma olhada na composição do Senado Federal. Todo chefe do Executivo DEVE ter maioria lá e, naquela casa, o peso de estados como Amapá, Roraima, Rondônia e Acre é o mesmo de estados como Rio de Janeiro, São… Read more »

Alex

A China indo a trancos e barrancos? Eles estão caminhando, e a passos firmes, ao invés da galinha voadora sulamericana. E realmente ainda não passamos de vendedor de bananas. Yes! Nós temos banana! soja, milho, carne de boi, frango e muitas frutas. Mas tecnologia da boa mesmo? Estrutura industrial e logística da boa mesmo? Nãoooo! E só uma perguntinha. Pra que tanto navio chinês para uso pelos fuzileiros? rsrsrsrsrs. Enquanto a china não se iguala ao mestre (americano), o aluno (chinês) vai aprendendo, se fortalecendo, até que chegue o dia do confronto. E nós? vamos virar cocô numa 3ª grande… Read more »

Uboot

Alex,
“Isso se não formos colonizados novamente.’
.
O Brasil Colônia produzia tudo isso aí que você citou e também não tinha manufaturas/indústrias.
.
Você acha mesmo que somos independentes?

Dalton

Rafael…
.
se pensarmos que a nova geração de “Arleigh Burkes” a “III” apesar de um grande melhoramento quando comparado com as gerações anteriores ainda ser considerada pequena
para as necessidades da US Navy, então, faz todo sentido se ter um navio bem maior para
complementar os “Burkes” e o casco do “San Antonio” ainda mais com a doca alagada fechada e o espaço usado para outros propósitos como maior geração de energia e resfriamento necessário para novos e maiores radares é seguramente bastante atraente.
.
abraços

Agnelo Moreira

Boa noite Uboot Concordo muito com vc. É cruel. O q quero dizer é q o agronegócio deve diminuir de importância em peso na economia, mas em volume de produção deve crescer também. Quando dizemos q ele deve diminuir, corre-se o risco de vermos o q tem acontecido há muito tempo, q é a precaria infraestrutura logística pra escoar a produção, pq agronegócio virou sinônimo de pobreza dos mais fracos. Infelizmente, a questão política é dura. Mal comparando com o q vc disse, é como querer mais barcas e metrô no RJ, se o dono dos consórcios são os donos… Read more »

Bosco

Dalton e Rafael,
Mas será que essa velocidade máxima não seria um impeditivo?
Muito provavelmente não bastaria aumentar a potência instalada pra se conseguir uma maior velocidade devido à hidrodinâmica do casco. Ou não??

Daton,
“ainda mais com a doca alagada fechada e o espaço usado para outros propósitos como maior geração de energia e resfriamento necessário para novos e maiores radares” . Além do EM railgun.

Faltou só um laser de alta energia que com certeza será padrão em navios de guerra dentro de 10 anos, substituindo os canhões Mk-38 e Mk-46, contra ameças assimétricas.

Bardini

Os Japoneses também estão pensando em aumentar o seu potencial de operações anfíbias ao que parece. Novo projeto apresentado a pouco tempo visando esta expansão: Mitsui LHD
http://www.navyrecognition.com/index.php/news/naval-exhibitions/2017/mast-asia-2017-show-daily-news/5302-mast-asia-2017-mitsui-unveiled-a-new-lhd-amphibious-assault-ship-concept.html

Rafael_PP

Dalton e Bosco, outro ponto interessante é a diminuição do número de lançadores verticais, apesar do considerável aumento de ‘área’ no combatente.

O tal do SM-6 é de fato algo incrível ou apostarão firme na capacidade antiaérea dos canhões eletromagnéticos. Ou os dois.

Camillo Abinader

essa corrida armamentista entre China e Rússia de um lado e os EUA do outro ira possivelmente levar a economia americana ao colapso, chineses e russos gastam muito menos pra construir navios em seus territórios, podem manter e ate aumentar esse ritmo de navios lançados pelos próximos anos, já os EUA acredito que sem o dinamismo que tem a economia chinesa vão se enrolar, ate pq a economia americana não tem mais pra onde se expandir, a Ásia e África, maiores populações e recursos do planeta já estão sob a influencia chinesa, a América Latina boa parte já esta com… Read more »

Bosco

Rafa,
Vale salientar que em 2020 já estará em operação o ESSM Block II que é dito ter o dobro do alcance do ESSM e orientação por radar ativo no lugar do radar semi-ativo. Ele praticamente vai aposentar os SM-2 Block III. Como 4 podem ser embalados numa mesma célula e ficando no lugar do SM-2 pode haver uma redução de células do Mk-41 sem prejuízo da quantidade de mísseis sup-ar levada. Pode ser que haja um mix de SM-6 e ESSM Block II.
Eu chuto: 32 SM-6, 10 células para 40 ESSM/2, 30 Tomahawks, 12 VL-ASROC, 12 SM-3.

Dalton

Bosco…
.
uma velocidade maior seria necessária apenas se o navio fosse operar junto à um NAe e seu
grupo, para numa eventualidade, ser necessária utilizar a velocidade máxima de 30 nós ou mais.
.
Esse projeto que talvez nunca venha à dar frutos como tantos outros no passado, não visa substituir o cruzador do grupo que é o responsável por coordenar a defesa do NAe e sim criar uma outra classe de navio dos quais alguns poucos poderiam ser construídos e operariam independentes ou com outros combatentes de superfície da US Navy e aliados.
.
abs

Emmanuel

Eu olho para a China hoje e me vem à cabeça o Japão imperial dos anos 30.
O resto da história todos já sabem.
Abraços.

sub-urbano

Emmanuel… mas o Império Japonês foi destruído por um Estados Unidos que não é o mesmo de hoje, cheio de socialistas e de minorias com poder de decisão.
.
Outra coisa, a China é bem diferente do Japão Imperial, tem maior população e os mesmos recursos físicos dos EUA. Ali são dois pesos pesados brigando. E a longo prazo eu aposto minhas fichas na China.

Dalton

Emmanuel… . é tentador e compreensível a comparação feita por você, mas, a realidade me parece muito diferente. . O Almirante Yamamoto mesmo reconheceu que em caso de guerra contra os EUA ele poderia garantir de 6 meses a um ano de vitórias contra os EUA, mas, depois disso a imensa capacidade industrial dos EUA, sua maior população e território e maior independência de importações faria a balança pender para os EUA e para ignomínia do Japão à Alemanha é que era prioridade dos EUA. . Navios da frota do Pacífico estavam sendo transferidos para o Atlântico mesmo antes do… Read more »