A 24ª fragata da classe Jiangkai II (Type 054A) foi incorporada pela Marinha do Exército Popular de Libertação Popular (PLAN) no dia 23 de junho, em uma cerimônia realizada na base naval de Zhanjiang. O navio vai servir na Frota do Mar do Sul.

Batizada Xuchang (indicativo visual 536), o navio de 134 metros de comprimento foi construído no estaleiro Huangpu em Guangzhou e lançado ao mar em 30 de maio de 2016.

As fragatas do  Type 054A têm uma boca geral de 16 m e um deslocamento de carga total de cerca de 4.000 toneladas. São equipadas com convés de voo e hangar, operando um helicóptero Z-9 (versão chinesa do Panther Naval francês).

As fragatas estão equipadas com um sistema de lançamento vertical composto por 32 células que podem disparar mísseis de superfície-ar HHQ-16 (SAM), bem como mísseis antissubmarino com torpedos. O armamento também inclui oito mísseis anti-navio C-802 e um canhão de 76 mm.

As fragatas desta classe são propulsadas por motores a diesel em uma configuração CODAD, com um ou dois motores acionando cada um dos dois eixos, dependendo da potência necessária.

Uma versão atualizada das fragatas, a Type 054B, está na fase de projeto e deverá adotar alguma forma de propulsão diesel-elétrica.

FONTE: Jane’s

A Type 054A “Liu Zhou” visitando o Brasil em 2013

NOTA DO EDITOR: em outubro de 2013 navios da Marinha da China visitaram o Brasil, incluindo uma fragata Type 054A. Veja fotos do navio clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigues

Qual país além dos EUA tem está capacidade para sua marinha?
Qual país europeu tem 24 fragatas deste porte?
Estão muito longe dos americanos, mas a Europa já ficou pra trás faz tempo, sem contar obviamente os 052C e 052D muito maiores e pesados.
Parabéns aos chineses.

Emmanuel

Tenho que admitir…pode até soltar pecinha mas eles estão construindo belos navios.
Estão tentando fazer o melhor possível. E estão conseguindo evoluir.
Daqui a uns 20 vinte anos chegarão no nível tecnológico do Ocidente. Ainda há um longo caminho para os chineses. Mas eles estão trilhando e aos poucos irão ser aquilo que tanto almejam.
Queria ver a MB assim. Mas o camarão que os almirantes comem deve estar estragado e o whisky adulterado.
Abraços.

Emmanuel

Vendo só pelo lado econômico da coisa…seria interessante a MB comprar navios chineses mas com o “recheio” tecnológico ocidental???
Abraço.

Bardini

Mais fácil comprar navio Japonês, que vem de fábrica com itens ocidentais.

Marcelo Andrade

“Daqui a uns 20 vinte anos chegarão no nível tecnológico do Ocidente”.

Desculpe discordar mas eles já chegaram meu caro!!
Será a única Marinha que, pelo menos no Pacífico, poderá rivalizar com a US Navy , já, já. Antes que os americanófilos me matem, eu disse rivalizar, não passar!!

Impressão minha mas lembram os Destróieres Type 45 ingleses??

Ivan BC

Daqui 20 anos as criticas que os brasileirinhos fazem acerca dos EUA, certamente estarão fazendo da China kkkkk chineses malvadao, capitalistas que crescem 10% ao ano, ladrões de ão de obra brasileira, malditos que compram nossas terras e empresas, malditos que compram presidentes africanos, opressores, mão de obra barata, petroleiros (já são os maiores consumidos de petróleo), poluidores malditos, populosos sem educação, intolerantes mimimimi infinito kkkkk espero estar vivo para rir dos comentários!

_RR_

Marcelo Andrade,
.
Observe a JMSDF… Observe as classes ‘Atago’, ‘Kongo’ e, principalmente, a classe ‘Akizuki’…
.
Talvez ( e disse ‘talvez’ ) o destroyer Type 52D chegue a ser algo similar a estes…
.
O Type 45 é um vaso bem maior e com quase o dobro do deslocamento… Seu desenho também é bastante distinto…

Bosco

Ivan,
E ainda comem cachorrinhos.

donitz123

A velocidade com que os chineses estão lançando barcos tem feito algumas pessoas nos EUA a considerarem recomissionar embarcações tão antigas quantos o couraçado Iowa. Outras defendem aumentar a vida de serviço dos modelos existentes com modernizações mais profundas.

Emmanuel

Marcelo Andrade, todo direito de discordar.
E que bom que discorde.
Falo no sentido que para chegar em nível de uma US Navy eles devem sim levar uns 20 anos. Pelo menos. Vejo que ainda falta muito em questão de doutrina e treinamento.
Mas as pessoas mais especializadas do que eu podem falar melhor sobre isso até porque falo como leigo.
Abraço.

José Carlos David

Dá gosto ver a evolução da marinha chinesa. Em breve, no ritmo atual, estarão fazendo sombra para a marinha americana!

Gustavo

o mito do equipamento chines ser ruim vai cair da pior maneira possível para o ocidente… aí já será tarde demais. Mas assim é a história, teimosa e cíclica.

Marcelo Andrade

Valeu RR, é isso aí.

Emmanuel,

Sim, mas, acho que em material já estão em igualdade com a Europa Ocidental.

Guilherme Poggio

Se a coisa continuar nesse ritmo a USN terá que comer muito feijão para se manter em primeiro lugar em número de unidades navais.

Bardini

Não demora muito eles lançam o rival dos Burke: Type 055 Heavy Guided Missile Destroyer

Alex Nogueira

Fragata bem equilibrada ao meu ver, é para mim o navio chinês mais bonito.

Will

Pouco mais de 8 anos pra construírem 24 fragatas!?!
Por aqui foran-se 16 anos para ficarmos atolados em falcatruas, desvios milionários, uma máfia terrível neste desgoverno total, e uma taxa de desemprego nunca antes vivida!!
Se isto tivésse acontecido lá, tenho certeza que os muros estavam cravejados de balas dos inúmeros fuzilamentos que ocorreriam…
Tenho vergonha de fazer parte de um povo tão cordeiro!!
E não é por falta de impostos ou arrecadação viu!!! Uma vergonha isso aqui…

Emmanuel

Concordo com você Marcelo. Nisso não mudo uma vírgula. Vou além, diria até que na questão de quantitativo eles já superaram a Europa Ocidental. E se não o fizeram, acontecerá logo. O problema maior é a US Navy. São quase 80 anos de doutrina e treinamento. Não há como os chineses fazerem frente à eles. E não falo isso por torcida. A marinha chinesa não participou de uma guerra. Não sabe como é perder meios e o que fazer para enfrentar um inimigo em vantagem numérica. Nunca foi atacada de surpresa. Ela está começando agora a treinar com outras marinhas.… Read more »

J-20

Já que comentaram sobre o equipamento, não há necessidade para eu fazer isso.
Mas o seu nome é curioso, já que Xuchang foi a capital da China nos anos finais fa dinastia Han

Marcelo Andrade

Emmanuel,

Perfeito, a USN será por muito tempo a rainha dos mares, a China deverá ser a segunda!!

Topol

aqui 15 anos pra fazer uma corvetinha !!! lá em 8 anos 24 fragatas que fazem as ocidentais baixarem a crista ! que coisa heim … vou começar estudar mandarin