O protótipo do sistema de armas antiaéreo e anti-míssil Pantsir-M desenvolvido pelo JSC Academician A. Shipunov Instrument Design Bureau (Tula) será apresentado na 8ª Exposição Internacional de Defesa Marítima IMDS-2017, em São Petersburgo, de 28 de junho a 2 de julho de 2017.

Baseado na versão terrestre Pantsir-S1, o Pantsir-M tem dois canhões GSH-6-30K/AO-18KD de 30mm de seis canos, iguais aos do Kasthtan CIWS. O Pantsir-M também possui radar e FLIR na própria torreta.

A versão naval do Pantsir poderá empregar o míssil antiaéreo usado pelo sistema SPAAGM baseado no Pantsir-S1 (SA-22 Greyhound) e, no futuro, o míssil Hermes-K.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

Ai sim eu gostei… invocada e eficiente…
Ja que o Temer gostou do Putin, por que não sonhar…

Amorim

Seria necessário mais de uma unidade por embarcação?

Alfredo Araujo

“Amorim 27 de junho de 2017 at 14:09”
.
Depende de onde for instalado, e ou, do tamanho da embarcação…

Tomcat3.7

Que bichão imponente hein. Colocar este sistema junto com um lançador quadruplo do Harpoon nos navios patrulha classe Amazonas ou no futuro NapaOc BR e já estaríamos bem na fita.

Marcelo Andrade

Cara, o pessoal não aprende!! Gente, Navio Patrulha não é escolta, pelo amor de Deus!!!

Cada um serve para uma missão distinta!!

Gustavo

esse sistema é um dos melhores e mais completos… o preço também acompanha a qualidade.
Seria ótimo que viessem equipadas nas novas corvetas da MB e nas futuras (muito futuras) fragatas…

Alex Nogueira

Acredito ser um excelente sistema, mas sou muito mais o Oerlikon Millennium 35mm.

Ádson

O que são aquelas duas estruturas que entram pelo convés?

Bosco

Ádson, São referentes ao carregador automático dos mísseis. Há 8 mísseis prontos para uso e 32 recargas, totalizando 40 mísseis. Já a munição dos canhões é recarregada manualmente. Devido ao sistema do carregador automático que tem uma bandeja giratório com 4 conjunto de 4 misseis cada é que o Pantsir M tem 8 mísseis e não 12, como o sistema terrestre (S). – Esse conceito russo representado pelo Kashtan e pelo Pantsir M que combina míssil sup-ar com canhão AA num mesmo reparo não é utilizado pelo Ocidente que prefere separar essas duas armas. Já em terra essa combinação (míssil… Read more »

ScudB

Bosco!
Os russos usam O MESMO sistema para discriminar os erros de mira .Por tanto , dentro da razão, combinação apresentada esta amplamente utilizado nos sistemas AA. Você esta mais que certo.
O modulo discriminador é seletivo e condicional que pode direcionar a informação para um tipo de arma especifico. Não vejo problema nisso inclusive: todo o complexo esta seguindo o mesmo alvo e conforme a mudança dos parâmetros pode entrara em ação um ou outro (distancia, velocidade, vetor de aproximação, etc).
Um grande abraço!

Ádson

Bosco, muito obrigado! Mais uma: ele pode engajar alvos na superfície com os canhões? Não querendo transformar NaPaOc em corveta, mas caso possível utilização contra superfície os napa serviriam tbm como patrulha em caso de conflito, poco armados, mas serviriam.

Ádson

“pouco armados, mas serviriam”, “eita purtugeis”, rsrs

sergio ribamar ferreira

Estou esperançoso com estas notícias. Tudo é possível.

Bosco

Ádson, Pode sim! E pode com os mísseis também. Como os mísseis podem ser guiados pelo canal eletroóptico (FLIR e TV) eles podem ser utilizados contra alvos na superfície. – A vantagem do Pantsir M em relação ao Kashtan é um alcance dos misseis sendo 2 x maior e a capacidade de até 4 alvos poderem ser engajados ao mesmo tempo já que o radar de direção de tiro é do tipo “varredura eletrônica” – Uma outra diferença com o Pantsir S é a adoção pela versão naval dos canhões do tipo Gatling de 6 canos (igual ao Kashtan) em… Read more »

Ádson

Novamente obrigado.

Roberto Bozzo

Bosco 28 de junho de 2017 at 0:44

Bosco, não consegui imaginar como seriam estes recarregamentos dos mísseis…. poderia tentar explicar ?

Bosco

Roberto,
Será igual esse Kashtan do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ELgua-Slx2o

Roberto Bozzo

Agradecido Bosco, muito legal…. quase um plug and play…

Ivan BC

Bela foto de perfil, Roberto!

Roberto Bozzo

Obrigado Ivan BC. Este é o Scooby, adotei ele após um atropelamento (dele), infelizmente faleceu a alguns anos de problemas no coração.

Ricardo Da Silva

Alguém sabe dizer porque o sistema usa dois canhões rotativos ao invés de um ? Volume de fogo ? Se o tiro é convergente ou paralelo ?
Podiam fazer uma versão “light” com um só canhão . . .
Pena que é quase certo de não veremos nenhum desses pela MB . . .

Bosco

Ricardo,
Na distância ideal os projéteis devem convergir para formar uma barreira para o alvo, aumentando a probabilidade que ocorram impactos.

ScudB

Se me lembro bem o ponto de convergência esta em 800m.
Um grande abraço!

jose luiz esposito

Marcelo Andrade somente o Brasil usa Patrulhas praticamente desarmadas , veja Patrulheiras de outros países e veja as nossas , o que pensas , mas este sistema para a MB cairia como uma Luva , Defesa aérea e antimíssil bem melhor do que temos e Defesa de Ponto ; porém como sempre digo , a nossa desgraça e o pensamento Colonizado!