30 de junho de 2017 — Foi realizado no estaleiro JSC Severnaya Verf em São Petersburgo, o lançamento da corveta “Gremyashchiy” do projeto de construção 20385. A corveta tinha sido retirada do galpão e transferida para o pátio aberto em 16 de junho. A cerimônia de incorporação à Marinha Russa é esperada para 2018.

A “Gremyashchiy” é a primeira Project 20385 e a segunda é a “Provornyy, cuja quilha foi batida em julho de 2013.

A 20385 é basicamente uma 20380 com maior comprimento e com um mastro integrado dotado de novo radar AESA.

A construção das corvetas desta classe atrasou por causa do embargo dos motores diesel fornecidos pela MTU da Alemanha.

Concepção artística da 20385

CARACTERÍSTICAS

Deslocamento: 2.200 toneladas
Dimensões:

  • comprimento – 105 metros
  • largura – 13 metros
  • rascunho – 7,95 metros

Propulsão: CODAD
Velocidade: 27 nós,
Alcance: 4.000 milhas,
Tripulação: 100 militares

ARMAMENTO

  • Sistema de mísseis Universal Kalibr-NK com um lançador unificado de 8 células para vários tipos de mísseis — mísseis antinavio e para engajamento de alvos costeiros
  • Sistema de mísseis antiaéreos “Redut” com mísseis 9M96 e 9M100 (16 a 64 mísseis)
  • Canhão principal de 100 mm A-190-01
  • 2 canhões antiaéreos/antimíssil AK-630M de 30 mm
  • Torpedos Paket-NK antissubmarino
  • Helicóptero antissubmarino Ka-27

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcarlos

Um navio de guerra do século XXI sem duvida. Pequeno deslocamento e armado até os dentes, seria essa tendência nos projetos de escoltas modernas?

O que pode ser considerado um destróier nos dias atuais, pois tem porta helicóptero sendo chamado de destróier?

Saudações!

TEREU

se for essa versão oferecida para MB (com transferência de tecnologia)…dai vejo vantagens..
talvez 32 misseis seaceptor…16 exocet…2 pantsir-me…estariamos bem servido…

Joao Libreto

Uma dúvida de quem não entende de navio. Um casco deste tamanho, não seria necessário ter o bulbo na proa?

igortepe

Pois é, Russia e China gostam muito de bater no peito e exaltar as suas tecnologias.
Continuam dependentes de algumas tecnologias ocidentais. Como é exposto no texto. A construção das corvetas desta classe atrasou por causa do embargo dos motores diesel fornecidos pela MTU da Alemanha.
Se compram motores da MTU, com certeza os motores diesel Russos e Chineses, não são um primor de durabilidade e consumo.

wwolf22

e o motor, eh alemão ou russo ??

Ypojucan

wwolf22 o motor agora é russo e segundo consta, a Marinha deverá receber não só as 2 já encomendadas e sim pelo menos 4 dessas corvetas. Não se descarta a possibilidade de mais um lote de 3 a 4 serem construídas para a Frota do Pacífico. Os navios que usavam motores ocidentais e sistemas não russos na sua grande maioria foram ou estão sendo completados com similares russos ( alguns falam que a qualidade geral é menor, mas, não havendo outra opção, é essa que foi adotada). Quanto às turbinas navais, já existe um protótipo russo, mas os testes que… Read more »

donitz123

Relacionado a substituição das turbinas ucranianas.
.
IMDS-2017: United Engine Corporation Presents Import-Substituted Gas Turbines
.
http://mil.today/2017/Business7/

Wagner

Lista completa de todos os navios de guerra russos em construção. Aqui não se inclui os Tugs portuário,s Navios Petroleiros-Oficina , Navios patrulha da Guarda Costeira, , nem os navios em reforma-atualização, como o poderoso Nakhimov. Tem alguma outra nação do mundo fazendo 52 navios de guerra nesse instante, tirando China ou USA ? A Whole Navy is Being Built To be exact, 52 ships and submarines are under various stages of construction . NAVIOS EM CONSTRUÇAO : 5 Project 995 Borei class strategic submarines (all building) 5 Project 885 Yasen class attack submarines (1 launched, 4 building) 1 Project… Read more »

Sandro

Repararam na costrução ao lado da segunda foto. Parce ser uma torre de comando de um P.Aviões.

Ronaldo Laurindo Soares

Na Rússia ou as principais profissões devem ser nas áreas de petróleo, gás e minérios, na fabricação de vodka, fabricação de anabolizantes e fabricação de armamentos e artefatos militares, mas parabéns à Rússia!

Wagner

O Comentário acima apenas reflete a completa ignorância dos ocidentais sobre o que é a Rússia. Eles fazem computadores, máquinas de lavar roupa, os famosos liquidificadores do Gorbatchev, Sondas, chips, transistores, circuitos integrados, etc, computadores, lap tops, celulares, etc etc etc. Existe um enorme processo de substituição de produtos importados. É um processo sério que já tem 4 anos e está dando seus frutos. Os dados econômicos russos comprovam isso. De fato, eles estão produzindo de tudo por toda parte. A Fantasia ocidental de que eles são o Posto de Gasolina do Mc Cain, que alguns aqui insistem em acreditar,… Read more »