AW 159 Wildcat da Marinha da Coreia do Sul

SEOUL, 5 de julho (Yonhap) — A Marinha da Coreia do Sul disse na quarta-feira que quatro helicópteros antissubmarinos embarcados AW-159 adicionais se juntaram a uma frota de linha de frente para operações de combate.

A Marinha adquiriu oito helicópteros AW-159, também conhecidos como Wildcats, no ano passado em dois lotes em junho e dezembro, respectivamente. Os primeiros quatro foram incorporados em fevereiro.

“Os quatro restantes foram incorporados em uma frota de linha de frente e colocados em operações marítimas hoje”, disse a Marinha em um comunicado. Não revelou a localização, mas uma fonte de defesa disse que os novos equipamentos operarão perto da fronteira tensa do mar ocidental entre as duas Coreias.

O helicóptero bimotor está armado com torpedos leves, metralhadoras de 12,7 mm e mísseis avançados antinavio.

Também está equipado com o sistema de sonar de imersão e o radar AESA com um alcance de 360 ​​quilômetros. Possui uma autonomia máxima de 2 horas e 40 minutos.

“À medida que os oito novos helicópteros de operação marítima AW-159, com excelentes capacidades antissubmarino, de detecção e ataque de navios, tornaram-se totalmente operacionais, a postura de defesa militar foi reforçada”, disse o Cdr. Kwak Han-jung, comandante da 622ª unidade de aviação da Marinha.

Em resposta às crescentes ameaças de submarinos da Coreia do Norte, a Marinha da Coreia do Sul planeja adquirir mais uma dúzia de novos helicópteros de guerra antissubmarino em um programa de 900 bilhões de won (US$ 782 milhões).

A Leonardo Helicopters, o fabricante da AW-159, espera uma nova encomenda. Outros modelos de candidatos incluem o NH-90 da NHIndustries e SH-60R da Sikorsky.

FONTE: Yonhap

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

A Coréia do Sul esta escolhendo os helicópteros corretos. O Lynx Wildcat são os melhores na especialidade antissubmarino e podem muito bem inibir as ações do submarinos da Coréia do Norte bem como da China.

Hélio

Pergunta boba e utópica

Olhando pelo ponto de vista financeiro e técnico, se a Embraer tivesse hoje condições de fechar parceira para a produção de helicópteros e padronização das frotas das 3 forças, seria melhor fechar com a agusta ou a sikorsky? Seria melhor padronizar tudo com as variações do Black hawk ou com os vários modelos aw?

Alex Nogueira

Na função ASuW com sonar de imersão faz frente aos S-70B da MB?

Wellington Góes

Hélio, para tristeza de alguns, a Sikorsky é hoje “A Lockheed Martin Company”, ou seja, dificilmente a Embraer fecharia parceria com eles na atual situação (se tornaram, na esfera Defesa & Segurança, concorrentes ferrenhos). O mais provável é que retomem contato com a Leonardo (antiga Agusta Westland).

Leandro Costa

Falando nisso à quantas anda a reforma dos Lynx da MB? Deveriam, salvo engano, incluir diversos dos sistemas dos Wildcat, certo?

Jr

Leandro Costa, a última notícia que li sobre o assunto, a reforma dos Lynx continuam acontecendo normalmente e o primeiro modernizado seria apresentado em setembro próximo, só não sei se seria aqui no Brasil ou lá na Inglaterra

Leandro Costa

Obrigado, Jr. O jeito agora é aguardarmos os acontecimentos.

Jorge Alberto

Os bocais de escape sao virados pra cima? Nao “deveriam” ser para baixo?

Alex Nogueira

Jorge Alberto, soltando os gases de escape em direção ao rotor principal faz com que disperse o calor e dessa forma reduz a assinatura térmica dos bocais, ajudando a escapar de mísseis e detectores de IR.