Fragata ‘Constituição’ abrirá para visitação pública em Fortaleza/CE

16
Fragata Constituição

Fragata Constituição - F42

No período de 14 a 17 de julho de 2017, a Fragata “Constituição” (F42) permanecerá atracada no Porto de Mucuripe, em Fortaleza/CE, onde fará escala logística em sua viagem de regresso ao Brasil, após ter representado o país e a Marinha do Brasil nas comemorações alusivas ao “Centenário da 1ª Guerra Mundial”, na cidade de Brest (França). Na cidade francesa, foram cumpridas diversas atividades alusivas àquele marcante acontecimento na história mundial, que contou, ainda, com a participação de meios navais da Alemanha, do Canadá, dos EUA, da França, da Irlanda e do Reino Unido, no período compreendido entre 21 e 23 de junho.

Com uma tripulação atual de 236 militares, sendo 31 Oficiais e 205 Praças, o Navio, que tem como seu Comandante o Capitão de Fragata NEYDER CAMILLO DE BARROS, permanecerá aberto à visitação pública nos dias 15 (sábado) e 16 (domingo) de julho, entre 14h e o pôr do sol (cerca de 17h30).

Nesta longa singradura, iniciada no Rio de Janeiro/RJ em 22 de maio do corrente ano, a F42 fez escalas logísticas em Natal/RN e em Las Palmas (Ilhas Canárias, Espanha). No dia 17, ao deixar Fortaleza/CE, o Navio prosseguirá viagem com destino a Niterói/RJ, seu porto sede, cuja chegada está prevista para 23 de julho, após mais de dois meses em Comissão.

A “Constituição” é a terceira Fragata da Classe “Niterói”, tendo sido incorporada à Marinha do Brasil em 31 de março de 1978. Em 2006, o Navio concluiu uma importante modernização dos seus sensores e sistemas de armas. Medindo 129,5 m de comprimento e deslocando 3.750 ton, a F42 está armada com mísseis superfície-superfície EXOCET de fabricação francesa (contra alvos de superfície) e mísseis superfície-ar ASPIDE de fabricação italiana (contra alvos aéreos), contando também com um canhão de 114,3 mm (4,5 polegadas) e dois canhões de 40 mm, além de dois lançadores triplos de torpedos e foguetes CHAFF.

SERVIÇO

  • Evento: Visitação Pública
  • Local: Fragata “Constituição”
  • Data: 15 (sábado) e 16 (domingo) de julho de 2017
  • Horários: 14h até 30 minutos antes do pôr do Sol (cerca de 17h30)
  • Endereço: Porto de Mucuripe, acesso pelo portão de entrada do antigo terminal de passageiros, localizado em frente à Praça Amigos da Marinha.
  • Entrada: Gratuita
  • Informações: (85) 3133-5103

Capitania dos Portos do Ceará (CPCE): (85) 3133-5103

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Souto.

Alguma noticia sobre a fragata defensora?esta em testes de mar??

igortepe

39 anos.
Acho que ela completa 50 anos de serviço antes da desativação.

Marcelo Andrade

Verdade seja dita, a MB está rodando as bichas!! O esforço logístico e de manutenção do pessoal da graxa deve estar sendo à “toque de batalha”.

Antônio

Na ida para a a França, passaram em Natal e houve visitação pública. Formaram-se filas enormes. Muita gente não conseguiu entrar. Nunca tinha entrado. Gostei do hangar. Bem acabado. Com impressão de algo moderno. O piso da popa é um material emborrachado… O navio tem pelo menos três níveis, a cujo acesso se dá por escadas. Isso dificulta muito o fluxo de visitantes. Vi que não há um acesso direto entre a polpa e a proa. Durante as viagens parece que a circulação dos marinheiros também não é fácil. Pouco espaço, corredores estreitos. Percebi alguns trechos de tubulação com sinal… Read more »

Delfim Sobreira

Deveria-se dar mais carinho à idéia de se possuir fragatas que corvetas.
O Brasil é um país de mar aberto.

Dalton

Que vergonha…confundi a “Constituição” com a “União” e pior… escrevi a respeito…é a “União” que substituiu a “Liberal” no Líbano enquanto a “Constituição” fez apenas uma comissão de 2 meses incluindo à ida à Europa para à comemoração do centenário da entrada dos EUA na I Guerra.

Alex Nogueira

Acho o desenho dessa fragata muito bonito, espero que em breve (sei que é devaneio, mas não custa ter pensamento positivo, né?) sejam substituídas por outras na faixa de 4.000-5000 tons, de preferência feitas na Coreia do Sul, onde o know how é excelente, sem palhaçadas de construir no Brasil.

Marcelo Andrade

Concordo Alex,

O que é um projeto espetacular né? Década de 70! As linhas até hoje impressionam, imagine quando elas chegaram?

Pelas fotos de perfil você vê como são bonitas as Niterói. Hoje é tudo quadrado kkkkk, mas são bonitas tb!!! rsrsrs

mas elas já estão merecendo um descanso!!!

Marujo

A construção das corvetas Tamandaré, em minha opinião, é um grande equívoco. Sou favorável à construção de navios do porte das Niteróis, porque certamente teriam mais capacidade oceânica. Mantendo a mesma configuração prevista para as corvetas, o que se gastaria mais seria somente aço. Que é o mais barato quando se trata de construção de navios de guerra.

Jagderband#44

Aquela arma AS no convés de proa funciona ou é só enfeite?

MO

No caso das impressões, não entendi, era expectativa estilo navio de cruzeiros ??

e a “polpa”” … ps a polpa da fruta é assim mesmo …. rssss

EParro

Dalton 13 de julho de 2017 at 9:38

Perfeitamente compreensível caro ammiraglio.
São tantas as vezes que nos referenciamos às mesmas unidades e da mesma classe, que uma hora isto acontece.

Saudações

EParro

MO 13 de julho de 2017 at 22:47

O contrário de estibordo é aquelebordo? E tem bombordo e maubordo? Tem tijupá e tijucá?
Pô meu, dá um desconto. MO, cruel, muito cruel.

EParro

MO 13 de julho de 2017 at 22:47

Ah, e a bota em formato de U?

Forte abraço

Valber

Visitei o navio agora em Fortaleza , sinceramente o navio está sucatiado, meu Deus do céu …Onde vamos para com a nossa frota de navio militar, deu vontade de pergunta o marinheiro se o navio em que ele estava aborta da fragata constituição se estava pronta pra um combate com um destróile americano .kkkkkkkk