Em 19 de julho, na sede da HELIBRAS em Itajubá (MG), foi concluído o recebimento da ANV Super Cougar N-7202, segundo UH-15A (C-SAR) dos três a serem recebidos pela MB no Programa H-XBR.

Esta aeronave foi especialmente projetada para se dedicar à missão de Combate SAR, além de todas as demais do UH-15. Esse tipo de missão tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito. Para tanto, foram incorporados aos equipamentos do UH-15 básico o sistema EWS (Eletronic Warfare System), conjunto de equipamentos auxiliares de defesa, composto por sensores que alertam, com antecedência, as tripulações sobre ameaças de radares (RWR -Radar Warning Receiver), emissão laser (LWS -Laser Warning Subsystem) e mísseis hostis (MWS -Missile Warning Subsystem).

As aeronaves ainda contam com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD -Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, e também com o dispenser de contramedidas Chaff/Flare.

Outro equipamento exclusivo do UH-15A (C-SAR) é o PLS (Personnel Locator System), equipamento que permite a localização precisa das tripulações a serem resgatadas, sendo a troca de informações criptografada, possibilitando segurança no cumprimento da missão.

FONTE: Marinha do Brasil

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Marcelo Andrade

Por mais que muitos aqui não gostem, pelo menos, este Projeto está andando na MB!!!

Fabio Souto.

Quantos EC-225 no total a MB ja recebeu? 9 ou 11 helis?

Fabio Souto.

A MB ja recebeu ao todo 9 ou 11 uh-15 e uh15A

MO

Uma Duvida – N-7102 ou N-7202 mesmo ?

Fábio Mayer

Fato, este projeto está em dia, talvez porque ele seja conjunto das 3 forças e porque 2 das aeronaves seriam para uso VIP da presidência.

Adriano Luchiari

Será que esse já veio com o defeito no MGB definitivamente solucionado?

Marcos Torres

sou mais do Seahawk, esse aí parace casa de italiano, só falta pendurar umas enxadas, balaios e umas “voltas de salame”, que o resto já tem.

Marcelo Andrade

Eu gosto desse bichão!!! Sendo Kombi ou não!!

Eduardo von tongel

A compra desses helicópteros é uma das poucas idéias lúcidas de nossa Marinha.

Luciano

Essas aeronaves para SAR são blindadas?

_RR_

Luciano,
.
Salvo melhor juízo, essa variante da Marinha possui sim proteção balística em partes vitais e logo abaixo do cockpit. Provavelmente resiste a impactos de 7.62mm.

tiago cruz

pensando la na frente Bahia desovando clanf’s com tropas através das quatro combis juntamente com ocean despchando enchames de tropas aerotransportadas pelos outras combis com apoio de puros sangue de ataque , que venham mais combis então pois meios para embarcamos se tudo der certo temos e teremos ai e so vir helis de ataque , opinião de um leigo

Hélio

Mas será que voa?

Flanker

Em dia, dentro do cronograma anunciado, não está. As entregas estão ocorrendo, sim, mas a conta-gotas. As primeiras aeronaves, uma para cada Força, foram entregues em dezembro de 2010 e o cronograma inicial previa a entrega de todas as 50 até 2016. Estamos no segundo semestre de 2017 e no total foram entregues pouco mais de 30 células (contando as duas do GTE). Quanto às MGB, não sei como estão nas células entregues atualmente, mas as células entregues anteriormente continuam tendo que fazer as inspeções preventivas a cada 10 horas de voo, informação essa passada pelo comandante do 3°/8° GAV… Read more »

Carlos Alberto Soares

E o tar du pobrema, foi resorvido ?

Ádson

Pé na guela da Airbus! Ou resolve ou resolve! K dê o governo p pressionar? Ou se pressionar cancelam as comissões?

Hélio

Digo outra coisa, cadê os oficiais para precionar, cabem a eles tomar posição, que façam da mesma maneira que fizeram com os Rafale, que batam o pé, que joguem na imprensa, a função primeira do oficial é ser LIDER e agir pelo bem da força, não ser mero funcionário público cumpridor de ordens.

Juarez

Teste

Juarez

Este aí custou 45 milhões de euros para nós os trouxas que pagam impostos, com a MGB degradada e obrigando a se efetuar checks a cada 10 horas.
Helio, aguarde, o tempo vai agir neste negócio e não vai demorar.

G abraço

Eduardo SP

C-SAR na marinha,
C-SAR na aeronáutica,
C-SAR no exército…
Não dava para racionalizar…?

Luciano

_RR_

.

Obrigado! Imaginei que tivessem por operarem em ambiente hostil, mas queria confirmação. Vlw!

Ádson

Juarez 26 de julho de 2017 at 21:42
Juarez, a m…. já tá feita, as kombis estão ai e vão ficar. Agora é ter alguém com saco roxo p botar o dedo na cara da Airbus e falar “resolve ou resolve”.Não adianta mais sonhar com Merlin, o que tem pra hoje é kombi. Mas operar e ter que verificar a cada 10 horas não existe. Alguém tem que fazer algo, nem que seja o Ministério Publico.

Rafael Oliveira

Do ponto de vista moral e jurídico o caso das Kombis é relativamente simples: o produto é defeituoso, não aceito, quero um perfeito e a multa pelo atraso na entrega. Não tem um perfeito? Então leve embora os helicópteros, devolve todo o dinheiro pago, pague as multas devidas e fica inabilitada para participar de futuras compras das Forças Armadas por “x” anos. . Mas existem muitos interesses envolvidos, tanto lícitos quanto ilícitos, tanto na caserna quanto no governo, então isso não irá acontecer. Então as Forças e o MD continuarão fingindo que estão recebendo um ótimo helicóptero, os mecânicos continuarão… Read more »

Juarez

Se, é tão somente o Mi Def zero uno,todas as anvs seriam enviadas para Itajubá, e de lá só sairiam com o.up grade da transmissão, aplicando um multa diária na Airbosta, mas os interesses não deixam, mas podem ter certeza isto ainda vai custar a carreira de alguém.

G abraco

Agnelo

Põe todos nos GTE pra transportar político, q resolve rapidinho…
Fora o q o PT ganhou, há acordos comerciais junto, por isso, creio, q não se chuta o pau da barraca.
E o Merlin, pelo q sei, sem defeito, é mais caro ainda de manter…

Vader

Não consigo ver foto dessa bos. sem me dar um embrulho no estômago…

Augusto

As Forças Armadas deveriam vir a público e dizer, objetivamente, se a aeronave, apesar dos esforços do fabricante, ainda contam com o famigerado problema, ou se isso foi superado. Seria suficiente para acabar de vez com as dúvidas, os murmurinhos e as lendas urbanas ou, caso o vício ainda exista, tornaria a informação pública, principalmente por razões de responsabilidade, evitando-se que futuramente o comando seja responsabilizado de ter sido conivente com a situação, em caso de incidente grave.

Bardini

Podia ser um Merlin, mas né…

Bardini

Mas poderiam ter deixado a MB com o verdadeiro substituto do Sea King. Não precisariam nem ter comprado S-70B para cobrir ASW, que a Kombi não faz.

Juarez

Galante, o problema é quanto está custando o coeficiente de cagaco das revisões em intervalos diminutos
Diz para eles Galante qual é o tamanho da conta com 1500 horas,..
Com os custos de voo desta trolha da para voar tranquilamente com Merlin, quiçá com MV 22.
Este troco e indefensavel.

G abraco

Juarez

Galante se eu perguntar para um piloto do Pelicano se ele gostaria de operar com EC 725 ou continuar com Sapão, ele ira me dizer que vai querer voar com a Kombi modernoza idem para um cara da MB que voava o torto SP “naval”, agora pergunte para estes dois pilotos se eles se sentiam mais seguros voando Kombi ou SH, ou ainda pergunta para eles com que vetor teriam chance de entrar em combate e voltar vivos?? Galante, a FAB provavelmente vai para o Congo ou para o Mali na missão da ONU. Sabem qual é helicóptero que vai???… Read more »

Fabio Souto.

OS helicopteros são fantasticos agora tem gente que vive so para botar defeito onde naõ HÁ?

Jr

Juarez “Galante, a FAB provavelmente vai para o Congo ou para o Mali na missão da ONU.” Não seria na República Centro Africana não Juarez?????????

Falando em Mali um helicóptero Airbus Tiger da Alemanha caiu hoje no Mali matando os dois tripulantes, estão dizendo que a queda foi por problemas técnicos

http://www.janes.com/article/72648/german-tiger-crashes-in-mali-crew-killed

Augusto

Galante, meu comentário é claro em aduzir que um mero comunicado público das Forças Armadas seria suficiente para acabar com todas essas especulações, desde que não seja evasivo e trate com objetividade a questão da MGB. Pronto! O resto, é briga de torcida.

Flanker

Galante, eu não concordei com essa compra, da maneira que foi feita, desde o início. Mas deixemos isso de lado. Não vem ao caso no que quero dizer. O que eu quero colocar é que esses helis estão passando, SIM, por inspeções periódicas no óleo da MGB a cada 10 horas de voo. Para um aparelho que custará ao contribuinte brasileiro a módica quantia de 43 milhões de dólares a unidade, em média (uns mais, outros menos, dependendo da configuração), você não acha que o minimo que ele deveria entregar era uma disponibilidade normal? O mínimo que deve ser cobrado… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Piloto militar não fala mal de sua máquina. Hierarquia e outros deltalhes impedem que eles façam isso.” . Flanker, isso é mito, ou desculpa de jornalista ou entusiasta preguiçoso (não estou dizendo isso de você, deixo bem claro). . É preciso fazer as perguntas às pessoas certas, nas posições certas, da forma certa, e no contexto certo. Não é exatamente coisa para cinco minutos de papo de entusiasta na beira da grade de segurança em evento aeronáutico ou coisa do gênero, como faz a maioria que diz ter falado com X ou Y (embora, mesmo nesses casos, falando com a… Read more »

MANUEL FLAVIO

Na edição da revista Força Aérea de abril deste ano consta na página 46 que tem de ser feito a cada 10 horas inspeção na caixa de transmissão para verificar a presença de limalha. ..
O EB quer comprar mais 8 helicópteros de transporte e andou testando helicópteros classe do Super Cougar (AW149, 189). O H225M nem está sendo cogitado, mesmo com tradicional lobby politico da Helibras …

MANUEL FLAVIO

Os BH do 7/8o vem comendo quente. A célula 8901 tempos atrás fez 700 horas em menos de 7 meses. Enquanto tem o BH para carregar nas costas e fazer o serviço do 1/8o tudo bem….

Kornet

A verdadecestá lá fora ou muito bem guardada em alguma gaveta. Só o tempo dirá quem está mentindo
A única coisa que não gostei besses helis foi o preço,caríssiiiiiiiimooooo.

MANUEL FLAVIO

Comentário retido

Flanker

Manuel Flavio, me permita acrscentar ao que você escreveu, que quem disse isso, na matéria citada por você, sobre as inspecões a cada 10 horas, foi o comandante do 3°/8° GAV da FAB.

MANUEL FLAVIO

O problema é que a Helibras/Airbus & parceiras tem um tremendo lobby na mídia especializada. O vem ocorrendo com o H225M é um escândalo.

Flanker

Nunão e Galante, talvez eu tenha me expressado de forma errada. Claro que pode-se conseguir informações bastante relevantes de um militar sobre o equipamento que ele opera. Eu mesmo, que não sou jornalista, em 2012, a pedido de um forum de discussões sobre defesa, fiz a cobertura da Operação URUBRA que se realizou naquele ano aqui na BASM, entre a FAB e a FAU. Passei o dia todo realizando fotos, vídeos e uma entrevista bem longa com o representante do Cecomsaer, um tenente-coronel que me acompanhou todo o tempo. Consegui informações completas sobre a operação e sobre vários outros assuntos… Read more »

MANUEL FLAVIO

Os esquadrões comemoram o intrevalo entre inspeções do Sapão para o BH saltar de.25horas para 40horas. Agora aparece um heli que tem de fazer a cada 10h. E o EB logicamente pula fora de querer comprar mais desses helis e começa procurar outros da mesma classe.
A mídia especializada que ________________________________
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COMENTÁRIO EDITADO. PEDIMOS QUE NÃO USE ESTE ESPAÇO PARA ACUSAÇÕES A OUTROS SITES DE DEFESA

Agnelo

O q tenho ouvido da AvEx é o interesse, além da asa fixa, pq é mais barata, no Chinook para operar na Amazônia. Seriam 8.

Bardini

O EB realmente precisa do custo x benefício que a asa-fixa proporciona…
.
Agora, esse H225M, as FFAA pegaram por conta do famoso “é o que tem pra hoje”. Negócio feito com base em politicagem suja e da pior espécie.
Se o dinheiro de cada porcaria desse H225M fosse aplicado em Chinook e Black Hawk para o EB, seria outro mundo. E não dá nem pra falar que seria caro de mais, de adquirir, operar e manter.
.
Mas já foi… Fazer o que, ninguém denuncia essa porcaria. Ninguém bate no contrato. Segue a brasilidade.

MANUEL FLAVIO

Olá Galante,sei disso. Não estou acusando vocês, não. Mas que há por aí, há sim. E de outros processos de aquisição a também.

MANUEL FLAVIO

Agnelo,

Helicoptero de porte do Chinook já é passado. O que eles querem é 8 a 12 hélio de porte médio, que NÃO SEJAM OS H225M.

_RR_

Caro Bardini ( 27 de julho de 2017 at 13:05 ), . Entendo que o ‘Merlin’ seria um excesso, se considerarmos um substituto unicamente para o ‘Sea King’. Não se esqueça que os “jacks” tem o AW-159, que faz o ‘low’ desse binômio britânico de asas rotativas navais, deixando-os com uma composição bem interessante ( se poderíamos ter adotado essas duas aves, penso que sim, mas a essa altura… enfim… ). . No nosso caso, considero o S-70B um substituto ideal para o venerável SH-3. E como o helicóptero americano poderá operar embarcado nos novos meios previstos para a Esquadra,… Read more »

_RR_

Juarez ( 27 de julho de 2017 at 14:37 ),
.
Caro Juarez,
.
Será que chega a tanto…? Até acredito que um UH-15B chegue perto de um ‘Merlin’ em custos ( embora acredite que os três motores do helicóptero britânico façam ele pesar mais na carteira… ), mas a um MV-22, não creio…

Nunão

Galante e Manuel, lembro até hj da frase: “a audiência de vocês é a melhor, mas não vamos renovar com vocês porque os seus comentaristas falam mal da gente.” Está guardado na memória como um dos argumentos mais bisonhos que já vi – e olha que tenho mais de 25 anos de experiência em comunicação / publicidade e propaganda e já ouvi besteiras de gerentes de produto e diretores de marketing que encheriam um livro de piadas.