Porta-aviões Charles De Gaulle em faina de docagem

Porta-aviões Charles de Gaulle docado em Saint-Nazaire

O governo francês retomou o maior estaleiro do país em Saint-Nazaire, na costa atlântica, para evitar que a empresa italiana Fincantieri obtivesse uma participação majoritária

Os governos francês e italiano continuam em desacordo sobre a propriedade do maior estaleiro da França.

Na semana passada, o governo francês nacionalizou o estaleiro STX France em Saint-Nazaire, na costa atlântica, para evitar que uma participação majoritária fosse tomada por uma empresa italiana.

O governo francês disse que buscava defender os interesses estratégicos da França, mantendo uma participação de 50%.

O ministro das Finanças francês retomou as negociações sobre o acordo em Roma na última terça-feira.
O estaleiro é o único na França grande o suficiente para construir porta-aviões e também constrói outros grandes navios de guerra e navios de cruzeiro. O maior navio de cruzeiro do mundo, Harmony of the Seas, foi construído lá.

O estaleiro foi posto à venda após o maior acionista, o conglomerado sul-coreano STX, entrar em colapso no ano passado. O governo francês possuía o restante das ações no estaleiro.

A construtora italiana Fincantieri e outro investidor italiano chegaram posteriormente a um acordo para comprar uma participação maioritária no estaleiro naval.

Porta-aviões Charles De Gaulle em faina de docagem

“Melhores condições”
No entanto, em meados de julho, o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, anunciou que a França exerceu um direito de “pré-concessão” de recomprar a participação dos italianos.
Ele disse que o motivo era proteger os interesses estratégicos da França em matéria de construção naval.

A França propôs um acordo de propriedade 50-50 com a estatal Fincantieri italiana, mas a empresa rejeitou a idéia.
No entanto, o senhor Le Maire disse que a proposição, que permitiria preservar os interesses estratégicos da França, permaneceu na mesa.

Ele disse que viajaria para Roma no dia 1º de agosto para discutir isso com ministros do governo italiano.

Em um comunicado, o Sr. Le Maire disse que a decisão de nacionalizar o estaleiro de Saint-Nazaire foi apenas temporária. No entanto, o movimento deu à França tempo para negociar as “melhores condições possíveis” para a participação da Fincantieri no estaleiro, acrescentou.

A Itália respondeu contra a decisão francesa de impedir que a Fincantieri ficasse com a maioria. Em uma declaração conjunta, o ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, e o ministro da Indústria, Carlo Calenda, disseram: “o nacionalismo e o protecionismo não são uma base aceitável para o estabelecimento de relações entre dois grandes países europeus.
“Para trabalhar em projetos conjuntos, você precisa de confiança e respeito recíprocos”.

FONTE: BBC

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Antonio Carlos

eu sou de opinião que alguns setores estratégicos tem que ficar na mão do governo tem que ter nacionalismo nesta situação .
do contrario é a mesma coisa e de você ter a sua casa mas não e dono da sua cama, televisão etc,etc.
não podemos ter aqui no brasil partidos que tenha esta filosofia nos governando ex (partido liberal e outros)o brasil pelo que nos vemos os nossos politicos tem esta tendencia
vende até a mãe para sair-se. bem temos que ter cuidado com estes malignos

Ivan BC

Boa tarde! É incrível a decadência da França na última década! Virou um país de quinta categoria, pelo menos é essa percepção que eu tenho! Não falo apenas no aspecto econômico, mas no geral. Parte da matéria: “”””Ele disse que o motivo era proteger os interesses estratégicos da França em matéria de construção naval”””” Essa é a expressão mais hipócrita que existe nesse mundo! Certamente esse estaleiro não dá lucro, alguns empresários vão empurar essa bucha para o “Estado francês”, o Estado francês, governado por um bundão baqueiro de esquerda (Estado grande e intervencionista na economia e na vida das… Read more »

Bardini

Antonio Carlos, a moda atual é o Liberalismo, que desbancou o Socialismo e vem cooptando cada vez mais adeptos por estas plagas. Entretanto, quem entende um pouco do que o Liberalismo significa, sabe que um dos pouquíssimos papéis desempenhado pelo Estado nesta orientação política, é o de Defesa da pátria. Sendo assim, nesta função, mesmo um Estado com direcionamento Liberal é em parte Nacionalista.

Ivan BC

Antonio Carlos 5 de agosto de 2017 at 15:46 Não confunda privatização (que no Brasil é algo ligado a partidos de esquerda – PSDB, PT, PMDB etc…) com teoria econômica liberal, liberalismo é a não intervenção do Estado na economia e na vida das pessoas (liberdades), esse pensamento nasce exatamente com a ideia de se opor ao Estado Absolutista da Europa, que na época controlava tudo e todos. O Brasil nunca teve um governo liberal, não sabemos o que é liberalismo e no momento há apenas 1 partido que prega isso publicamente – PARTIDO NOVO. Já partidos de direita não… Read more »

BrasileiroDeVerdade

Grande coisa, como se fosse relevante a estatização. Um exemplo é os EUA, nem preciso falar sobre seu poder industrial, e não há estatais nos Estados Unidos, pois é desnecessário, até mesmo usinas nucleares são privadas.

FXE

BrasileiroDeverdade volta correndo para os livros!!!!! A mentirinha que contam para nossos pequenos Liberais idiotas brasileiros O argumento contra o capitalismo estatal perdeu força quando se vê o campeão da economia de mercado virando sócio de fabricantes de automóveis, de seguradoras e de bancos, como é o caso dos Estados Unidos. Estão citadas aqui somente algumas das maiores empresas estatais Federais Norte-americanas, porém existem empresas estatais Estaduais e Municipais, um exemplo das Estatais Estaduais é a Alaska Railroad. AMTRAK – Em vários filmes norte-americanos aparecem pessoas tomando os trens desta companhia, mas ninguém sabe que ela é uma ESTATAL e… Read more »

Rodrigo Tavares

Esse estaleiro é próximo antiga base de U-boot?

Antônio

Está certo.
A França tem autonomia na área de defesa.
Não pode entregar suas fábricas a estrangeiros.
Nos EUA as empresas são privadas, mas genuinamente americanas.
Diferente seria de uma Lockheed Martin tivesse acionistas majoritários chineses, russos, alemães, turcos, mexicanos…

Brasileiro de Verdade

FXE,

Que livros?, Os do Mec? Hahahaha.

Mário Sérgio

Gostaria de destacar que o texto acima foi do Blog Du Carvalho , matéria escrita por Rogério Maestri. Então está história que nos Estados Unidos não possuem estatais, é história da carochinha. O mercado sem o controle, sem regulamentação é um monstro, que promove desigualdades e perversidades. Estatais são necessárias em diversos setores estratégicos do ponto de vista da segurança nacional, autonomia, finalidade social e fomentar o desenvolvimento económico.

_RR_

FXE, . E você considera lógico que existam estatais deficitárias, comendo dinheiro que poderia ser empregado em outras áreas onde se faz mais necessário…?! . O transporte ferroviário declinou nos EUA a medida em que formas alternativas de transporte se fixaram, principalmente o transporte aéreo e rodovias. Ou seja, foi mais a própria evolução do transporte que determinou a queda desse setor ( grosso modo, fenômeno similar aconteceu no Brasil )… Até onde já li, a existência dessa empresa estatal de transporte ferroviário, entre outros pormenores, vem prejudicando sistematicamente o fornecimento de cargas pelos EUA. Aliás, o próprio serviço não… Read more »

Bavaria Lion

A frança acordou depois que os salsichões já estavam dentro. Quem vai financiar o novo caça alemão stealth é o governo francês (que vai ter o direito de comprar o avião), já que é financiador estratégico de empresas de defesa (e a AirBus hj só tem a sede na frança, o lucro vai pra Alemanha). Ademais, foi uma jogada correta e estratégica, porém tardia, uma vez que os coreanos já foram majoritarios em um passado recente. Esse “colapso” coreano foi bem providencial, e, logo logo, pode ser que a indústria naval coreana (já excelente) passe por upgrades de projeto. Fizeram… Read more »

Control

Srs O problema da eficiência ou não de uma empresa não depende dela ser privada ou pública mas sim se ela opera em um mercado competitivo e se ela é gerida em busca de resultados ou atendendo a interesses políticos. Uma empresa privada monopolista será ineficiente no que se refere a fornecer bons produtos ou serviços a preços razoáveis, pois procurará obter o maior lucro possível. Uma empresa pública com direção apolítica poderá ser eficiente se tiver que enfrentar concorrência e operar de modo não deficitário. Os problemas surgem, por exemplo, no que se refere as empresas privadas, um exemplo… Read more »

Brasileiro de Verdade

FXE,

Me diga uma estatal no Brasil, que seja boa. Petrobras? Correios?, Que só servem de cabide de empregos, e para enriquecer políticos ladrões, que não trazem benefícios para a população.

Wellington Góes

Senhores, este negócio em específico não é uma estatização a qual estamos acostumados a ver, ou seja, não é uma estatização para manutenção de poder político e ideológico (comum em republiquetas, especialmente na AL), mas a tentativa de manter viva a indústria naval de grande navios franceses no mercado europeu e seu entorno (especialmente a indústria naval de transatlântico e porta-aviões). Uma coisa seria o estaleiro sendo mantido por conglomerados econômicos de fora da Europa (que teriam interesse econômico e financeiro de mantê-lo funcionando), outra coisa é um concorrente direto tomar de conta. Por favor, não misturem as coisas. .… Read more »

Ivan BC

Engraçado como utilizam os EUA como exemplo de país liberal, mas esquecem de diversos outros, os países escandinavos, por exemplo, são tidos como país de ampla liberdade econômica. Há presença do Estado? Sim! Mas onde ele deve estar e nas devidas proporções e dentro dos limites reais! Uma coisa seria dar apoio a empresas nacionais de defesa, ser sócio de projetos, incentivar a inovação de novas armas através de universidades (algo sensato), outra é fazer concursos públicos, lotar fábricas etc…para fazer um casco de navio kkkkk Eu não fiz meu comentário querendo usar os EUA como exemplo, mas já que… Read more »

Ivan BC

Não existe nada tão ruim para um país quanto algo similar ao BNDES. O BNDES é terrível para o Brasil. O dinheiro do BNDES é fruto do lançamento de títulos públicos através do Tesouro Nacional, ou seja, fruto de dívida pública. O dinheiro é captado a 10% ao ano no mercado e emprestado para empresários a 4% ao ano. A diferença é um rombo pago pelo Estado (diluído na sociedade)! Ou seja, divida para captar o dinheiro, divida para fechar o rombo da divida e inflação recorrente do crédito fácil. Há uma corrupção gigantesca no BNDES, tão verdade que temos… Read more »

Rafael_PP

FXE 5 de agosto de 2017 at 20:16: “AMTRAK – Em vários filmes norte-americanos aparecem pessoas tomando os trens desta companhia, mas ninguém sabe que ela é uma ESTATAL e o que seria um crime no Brasil uma ESTATAL DEFICITÁRIA. Esta estatal foi criada em 1971 para operar o transporte de passageiros por trem e possui atualmente 34.200km de via férrea própria, opera 300 trens por dia e transporta anualmente 31,2 milhões de passageiros por ano (2012).” . Só em filmes mesmos, porque na realidade a AMTRAK é uma vergonha nacional nos EUA. Essa quantidade de passageiros é ínfima em… Read more »

Bardini

O Brasil deveria sim seguir o caminho Liberal, sem a palhaçada de keynesianismo. . Na Defesa tem de existir sim intervenção do Estado, já que este é um dos motivos base da existência do próprio Estado, para assegurar a defesa e soberania do país. Isso é o Bê a Bá, Adam Smith… . Você citam exemplos “manjados” demais e acabam deturpando o sentido das coisas. Tentem perceber a semelhança destes casos: . 1) Singapura. Top no ranking de liberdade econômica. Tem intervenção do Estado no ramo da defesa. Sabe qual a preferência que eles dão em aquisições de equipamento militar?… Read more »

José Carlos David

Estatal ou privado pouco importa. O que vale é o país ter forças armadas capazes de dissuadir quaisquer aventureiros.

_RR_

Bardini ( 6 de agosto de 2017 at 15:54 );
.
Perfeito!
.
Saudações.

Alex Barreto Cypriano

alguém sabe dizer por que, em vez de comprar todas as ações do estaleiro nas mãos da stx, ficando com cem porcento daquele, a frança não comprou apenas mais um ou dois porcento, somando a maioria das ações e deixando o resto pra quem quisesse e pudesse?
a frança é notável por ter os menores porta-aviões e submarino de ataque nucleares (urânio de baixo enriquecimento) do mundo.

Mahan

Não é por nada que Macron e a França são tomados com exemplo pela esquerda brasileira. Estado não tem que possuir estaleiro nem banco nem petrolífera. Basta de socialismo e ineficiência. Privatizar é o caminho.

August

Aquisição idiota do estado francês, a Itáliai não é um concorrente francês ou inimigo ao contrário é aliada e faz parte do mesmo bloco político ou seja tem interesses e aspirações em comum, um aquisição dessa só seria razoável se o estaleiro fosse cair na mão de um país estrangeiro que não fosse aliado e nao fizesse parte do mesmo bloco político.

Ivan BC

Bardini 6 de agosto de 2017 at 15:54
Concordo, Bardini. Apesar de eu particularmente defender um Estado pequeno e forte (como mostra meus comentários anteriores), tenho que concordar com você, um pouco de intromissão estatal na economia, especialmente no setor de defesa não é o fim do mundo! Nem tudo é dinheiro ou eficiência.
Mas de qualquer forma ainda discordo dessa aquisição francesa e ainda acredito que tem interesse de empresários franceses utilizando o Estado francês para barrar os italianos e fechar o mercado! O que é uma vergonha!
Abraço!
August 7 de agosto de 2017 at 9:32
Concordo!
Abraço!

Tiago da Costa

Concordo com o Ivan BC e com o Control na parte do Liberalismo Econômico e com o Bardini e o Wellington Góes, pois dentro de um Estado Liberal onde se preze pelo Mínimo (Saúde, Educação, Justiça e Segurança), Segurança do país também esta dentro do contexto, pois imagine um estado liberal em uma situação de guerra e no caso só haveria aquele estaleiro pra construir aquele tipo de armamento, então a parte liberal cederia e intervir ali seria OK, pois é uma necessidade extrema e real, o problema é intervir no oportunismo mesmo, que é o que eu peguei ao… Read more »

Tio Velho

Esse estaleiro fica próximo ao uma base de submarinos que os alemães usaram na segunda guerra. Em 1940, os ingleses montaram uma operação fantástica para bloquear a comporta de saída e impedir que os submarinos utilizassem essa base para ataques no atlântico. Foi uma operação de muito êxito, usaram uma fragata velha de Royal Navy que se não me falha a memória, explodiu 10h após colidir com a comportas inutilizando a base. Quanta a polêmica, permitam dar meu respeitoso pitaco: Acho que não é papel de um estado nacional(país) construir trens, explorar petróleo, construir aviões, extrair minério, etc. O estado… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves

O governo francês teve seus motivos, isto de liberalismo demais privatizar tudo é besteira.A China não faz isto é a maior potência econômica se ainda não é tem data para ser.Os Países Europeus vão acabar rompedo a união europeia, a Inglaterra já saiu, a frança não demora sair.e os srs acham que se a frança sair, a Alemanha vai ficar subsidiando o resto que só ficam pedindo empréstimo.