Caças MiG-29K operando no convoo do navio-aeródromo Vikramaditya

MiG-29K pousando no INS Vikramaditya

Por Vivek Raghuvanshi

NOVA DELHI — A Marinha Indiana está enfrentando problemas sérios de manutenção em suas 45 aeronaves russas MiG-29K, que são os únicos caças do porta-aviões INS Vikramaditya, segundo um alto funcionário da Marinha da Índia.

“Nós (Marinha Indiana) queremos que a aeronave MiG-29K seja robustecida para realizar operações porque aterrissar no convés do porta-aviões é quase como uma queda controlada e o avião de combate precisa de manutenção freqüente”, disse o oficial da Marinha.

“Há defeitos estruturais freqüentes devido ao pouso no convés”, acrescentou o funcionário.

O serviço não assinou um contrato para manutenção automática da aeronave com os russos ao comprar os aviões de combate MiG-29K em 2004 e 2010, por US $ 2,2 bilhões.

“Hoje, eles são totalmente dependentes da Rússia para todas as principais questões de apoio”, disse um oficial do Ministério da Defesa da Índia sobre a Marinha. “O MoD indiano abordou o assunto com os russos em várias ocasiões. Embora os russos tenham enviado suas equipes técnicas, nenhuma solução foi divulgada”.

MiG-29K pousando no INS Vikramaditya

Arun Prakash, um almirante da Marinha indiana aposentado e ex-chefe do serviço, criticou mais a situação: “A verdade é que a Marinha Indiana praticamente financiou o desenvolvimento desta aeronave (que a Armada russa está adotando agora) e se os russos tivessem qualquer ética, eles garantiriam que todas as falhas fossem corrigidas sem custo”.

De acordo com o funcionário do MoD, a estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) é de pouca ajuda nessa situação: “Sem a aprovação da autoridade de design, é difícil realizar qualquer modificação”.

A HAL está atualmente buscando fundos da Marinha para a manutenção e revisão de 113 motores, incluindo peças sobressalentes.

De acordo com o funcionário do MoD, o governo preferiria um acordo envolvendo a Marinha, a Rússia e a HAL para realizar melhorias estruturais para os caças MiG-29K.

O apelo a uma melhor robustez vem de problemas após o pouso no convés. As configurações do caça MiG-29K exigem um reset após o pouso no convés do porta-aviões.

Corte do MiG-29 e seu sistema de armas (clique na imagem para ampliar)

“Depois de cada aterrissagem do porta-aviões (que é praticamente como um acidente controlado), componentes da aeronave quebram ou param de funcionar. A aeronave, então, vai ao workshop para reparação/substituição da peça, que muitas vezes deve vir da Rússia “, disse Prakash.

Um relatório do ano passado pela agência de auditoria autônoma da Índia, a Controladoria e Auditoria Geral da Índia, disse que o MiG-29K deveria ser tecnicamente aceito apesar de discrepâncias e anomalias.

“Desde a incorporação em fevereiro de 2010, 40 motores (62 por cento) de caças MiG-29K foram retirados do serviço devido a defeitos relacionados ao projeto”, de acordo com o relatório.

No início do ano passado, a Marinha Indiana entrou no mercado global para adquirir 57 caças multifuncionais para serem usados ​​em futuros porta-aviões, rejeitando essencialmente os caças MiG-29K.

Embora as empresas já tenham demonstrado interesse no pedido de informações da Índia — a Boeing dos Estados Unidos com seu F/A-18E/F Super Hornet; Dassault da França com seu Rafale M, Saab da Suécia com o Gripen Maritime e o MiG-29K da Rússia — uma concorrência formal para iniciar o processo de aquisição de uma nova aeronave de caça ainda não foi emitido.

Oficiais da Marinha Indiana e do MoD não comentaram sobre o programa de compra.

O porta-aviões INS Vikramaditya

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe

é muito interessante o mig-29 um caça incrível e com uma manobrabilidade incrível pra mim esta no nível de um caça de quinta geração sempre acredito mais no potencial do piloto do que a tecnologia que o caça possui

Fresney

o F-18 tem força para decolar sem catapultas nesse PA ??? Gripen Naval daria também ???

pangloss

Sempre que eu penso nos problemas das forças armadas brasileiras, a India me serve de alento.
Os caras gastam dinheiro como se não houvesse amanhã, e só colecionam problemas.

Jonas Rafael

Indianos com problema de manutenção? KKK
Interessante que se a Rússia vai operar o mesmo vetor, vai obrigatoriamente se quebrar pra resolver o problema. A não ser que o problema seja a pecinha atrás do manche

theogatos

Não sei como falar isso em indiano, mas no bom “brasileiro” seria o famoso “quem não chora, não mama”… . Não estou defendendo a aeronave russa, que deve ter seus problemas realmente (li que a disponibilidade dele é de 30% por conta de constantes problemas eletrônicos e no motor e teve o russo que caiu há pouco tempo atrás na operação no Admiral Kuznetsov), mas os indianos na negociação parecem tentar aplicar a Lei de Gerson o tempo todo… . Não assinaram o contrato de manutenção, devem estar fazendo o serviço sozinhos e vem dizer que a Rússia tem alguma… Read more »

J.Silva

Para nós entendermos que um caça naval não é só reforçar o trem de pouso e ok.
Eu sempre achei um erro os russos seguirem pelo caminho indiano, com o Mig-29K, na minha opinião, o melhor caminho era o da China. Deveriam ter modernizado o Su-33.

Wellington Góes

Desenvolver uma aeronave embarcada não é para qualquer aventureiro.

Dalton

Parece ser um problema estrutural das aeronaves que foram fabricadas na Rússia e não problemas de manutenção e o MIG 29K só foi introduzido de fato em 2010.

Dalton

J.Silva…
.
não existem SU-33 suficientes…estes serão modernizados, mas, precisarão ser complementados
pelo MIG 29K.

Adriano R.A.

A Índia deveria por a mão no bolso, arrematar duas dúzias de F-35B e devolver essas porcarias para os russos.

Ivo

se eu entendi direito foi 2,2 bi U$ por 45 caças………
já dizia um tio meu: a economia é a base da porcaria!

Antônio

Não consigo entender como um caça aguenta o pancadão. Pousar e, de repente, ir de 200 para 0 km.
Desaceleração brutal sobre tudo. Estrutura, cabos,piloto…
Esse Mig 29 não é muito defasado?
E esse SU 33 não é grande demais para um porta aviões?

J.Silva

Dalton…
.
Grato pela informação, uma boa notícia para eles… Na verdade, quando disse modernizar acabei limitando minha ideia, seria um desenvolvimento mesmo, tipo Su-27/35.

Antônio

Especialmente considerando que esse porta aviões deve ser pequeno…

RL

Não foi um destes pertencente a Marinha Russa que caiu na campanha da Síria antes de pousar no “Latão esfumaçento”? Caso sim, acho que está explicado o motivo. O avião é uma excelente plataforma quando operado por bases terrestres más para operações a bordo de um PA, deixa a desejar. Não é um projeto 100% vem resolvido. Fico pensando na MB quanto ao Sea Gripen. Serão tensos o períodos do “durante e depois”. Muitos esforços, muito estudo, muita mão de obra qualificada e muita coisa serão necessárias para chegarmos ao ponto de primazia neste contexto de uma aeronave embarcada. A… Read more »

rustam bogaudinov

The main problem is India itself, and its greed! For three years, the armed forces of India lost 37 aircraft and helicopters in disasters – it’s phenomenal! Out of this number, the Air Force of India lost 24 aircraft and five helicopters, the main causes of the incidents were the human factor and technical malfunctions. According to the official representative of the government, each incident is investigated by a special commission, recommendations are issued following the results of the investigation. It was also reported that the Indian Air Force is modernizing MiG-21 fighters and MiG-27 fighter bombers as part of… Read more »

Jeferson Lucio

A história deste porta aviões já é longa, triste, cheia de atrasos e estouro de orçamento. Agora mais essa ainda!! Como assim os caças estão se “desfazendo” por dentro após o pouso?! A navalização de uma aeronave, qualquer que seja, tem que levar em conta varias coisas. Os próprios franceses nos anos 80 desistiram de navalizar o Mirage F1, pq chegaram a conclusão que a estrutura da aeronave não aguentaria, e operaram F8 Crusaders(beeeeeem obsoletos) até o Foch e Clemenceau serem aposentados. Só com o Charles De Gaule vieram os Rafale. Daí vem a ideia de projetar aeronaves exclusivamente para… Read more »

rustam bogaudinov

teropode 7 de agosto de 2017 at 20:43
__

Não é simplesmente a Índia quer tudo para nada, isso não acontece + incapacidade de trabalhar com tecnologia, pessoal analfabetismo!

sobre o artigo – um papel personalizado sob o novo concurso, a corrupção
__

No, simply India wants everything for nothing, it does not happen that way + the inability to work with technology, the illiteracy of the staff!

About the article – this is a custom article for a new tender, corruption

Jeferson Lucio

“As configurações do caça MiG-29K exigem um reset após o pouso no convés do porta-aviões.”
Quando o tal “Reset” é explicado no outro parágrafo….. Dá vontade de rir né? kkkkk

donitz123

A Marinha Indiana já descartou o Tejas naval.´
.
Um detalhe é que pouso duro “quebra avião”. Seria interessante saber como andam as habilidades de pouso dos indianos.

Gustavo

o Mig 29 é fantástico, principalmente no -35, mas sempre tive minhas dúvidas da versão naval dele. Pra começar que é um risco que a Índia sabia que ia correr ao financiar um vetor que o próprio país fabricante não pretendia utilizar, mesmo assim o fez. A esperança da índia vem que a Russia acabou por aceitar a versão naval do caça e agora talvez eles corrijam esse problema. Seria uma dica para a Marinha Brasileira com o Sea Gripen num possível futuro NAe? Ao meu ver, os suecos não fariam isso… mas a minha mão eu não coloco no… Read more »

Juliano Bitencourt

Se a India quiser algo excelente e confiável, que opere o Rafale M. Se ainda assim tiver problemas, por favor, desista.

Dalton

Gustavo…
.
o que eu entendi é que a marinha russa sempre soube que teria que utilizar o MIG 29K também pois não valia a pena reabrir a linha de montagem do SU-33 …a Índia com suas encomendas apenas acelerou o inevitável já que o desenvolvimento do MIG 29K nunca foi interrompido apenas por falta de fundos tornou-se muito vagaroso.
abs

Ypojucan

Caros, o MIG-29K que caiu no mediterrâneo não teve nenhum problema relativo a aeronave, teve “pane seca” devido a um cabo de parada ter se rompido num pouso anterior, com a demora em resolver o problema a aeronave ficou sem combustível, simples assim. O desenvolvimento da versão naval do MIG-29 começou nos anos 80 ainda na finada URSS (CCCP), não foi adiante, por motivos óbvios. Pode ser problema com as aeronaves, claro que pode!, porém, tudo que se relaciona a Índia, deve ser analisado com ressalvas: extrema corrupção, falta de manutenção, baixa qualidade nos serviços prestados quando em manutenção, baixa… Read more »

pangloss

RL 7 de agosto de 2017 at 22:51
(…) Fico pensando na MB quanto ao Sea Gripen. Serão tensos o períodos do “durante e depois”. Muitos esforços, muito estudo, muita mão de obra qualificada e muita coisa serão necessárias para chegarmos ao ponto de primazia neste contexto de uma aeronave embarcada.(…)
———————————————————————————————–
Caro RL, não perca seu sono. A MB não corre o risco de enfrentar esses problemas. Não haverá Sea Gripen, nem PA brasileiro, por muito tempo.

Fabio

Essa parte da matéria que fala que ‘cada pouse é um desastre controlado’ foi boua viu, o avião se desmancha em cada pouso kkkkk

Gonçalo Jr

O mais grave problema indiano incluindo aí as FFAAs é o sistema de castas o qual é formado a sociedade do país. Muitas vezes tal sistema permite o acesso a cargos governamentais, escolas militares e tudo mais somente àqueles nascidos em castas superiores. Isso influi e muito na maneira de como tudo funciona na Índia e atinge diretamente as suas FFAAs. . Não sei o número de hoje mas de 2009 a 2012 a Índia ja tinha perdido 33 caças que incluem: .1 Jaguar, 2 Mirage 2000, 3 Sukhoi Su-30, 1 Su-27, 16 Mig-21 e 10 helicópteros com a perda… Read more »

donitz123

Gonçalo Jr 8 de agosto de 2017 at 16:58
.
Na Índia existe um sistema de cotas que assegura que todos os grupos entrem no serviço público. O ministro que criou este sistema teria vindo das castas mais baixas.
.
Eu diria que situações como a da notícia abaixo são mais perigosas.
.
India Not Extending Maintenance Deal For Pilatus PC-7 Turbo Trainers
.
http://www.defenseworld.net/news/19982/India_Not_Extending_Maintenance_Deal_For_Pilatus_PC_7_Turbo_Trainers

João bosco

Acho o Mig-29 um,a caça muito bonito, avançado para o seu tempo…. mas a sua versão naval me lembra as gambiarras feitas para vender e depois dá errado. O seu trem de pouso parece que foi adaptado e não projetado para ele, enfim feitas variadas adaptações para que ele tivesse mercado na área naval.
Gambioarra atrás de gambiarra……

carvalho2008

O Rafale pode ser uma opção, mas existe um ponto a analisar: . Os dois primeiros Nae deles não são CATOBAR, são Stobar. . O Rafale obteve testes e homologação para operação Stobar, mas não temos dados do quanto isto deprecia ou não suas configurações operacionais. . O Mig 29K por sua vez, tem a seu favor boas taxas de configuração inclusive quando comparado ao SU-33, apesar destas ultimas noticias sobre quebras e disponibilidade. Tem até a lenda muito divulgada de que consegue realizar 90% das configurações/missões com apenas 10 knots de vento relativo…talvez tenha mais caracteristicas STOL que os… Read more »

Juliano Bitencourt

Carvalho, a única chance para o Gripen M é nas marinhas indiana ou brasileira. Diria 70% na indiana. Se não emplacar numa destas duas, adiós.

Wellington Góes

Amigos, ainda essa estória de Sea Gripen (ou Gripen M)?! . As decisões que foram tomadas no Brasil, bem como pelo projeto definido pela própria SAAB, esqueçam, não haverá condições de projeto para diminuir possíveis problemas em se desenvolver um Gripen M. Simplesmente não haverá muito do que se aproveitar do Gripen E para um Gripen M assim, qualquer ganho de escala, mesmo que nos componentes que poderiam ser padronizados, foi pro brejo (salvo o motor GE F-414). Não é só questão de reforçar, mas de ser um novo projeto. Já ouviram o ditado de “em time que se está… Read more »

Manuel Flávio

Com a situação da esquadra de superfície da MB, com o alto valor que a renovação vai custar (quase toda ela terá de ser substituída até 2026), mesmo contando com compras de oportunidade, que precisarão de custos de adequação, com o alto compromisso financeiro até 2027 do PROSUB, eu fico espantado com a falta de realismo quando discutem algum caça de 4,5 geração, que é caro, para MB.
É uma falta de realismo grande.

carvalho2008

Mestre Wellington,
.
Sua avaliação considerou os estudos realizados pela Gripen com os escritórios Britanicos? finalizados em 2012?
.
os 1200Kg a 1600 kg a mais de peso do NG sobre os C/D seriam porque? Ligas mais leves ou mais pesadas? O tamanho aumentou justificando isto? Num redesenho estrutural mais de 10 anos apoós o desenho original do c/d? Downgrade mesmo? Tecnologia perdida?,,,,,,,ou novas especificações de airframe basico?

donitz123

A MiG respondeu oficialmente. Está no link.
.
https://twitter.com/BabakTaghvaee/status/895595341407330304

Nebuzaradam

Muitos gostaria de ver caças russos na nossa FAB, não sabem eles que caças russos como exemplo: seriam aqueles carros de luxo, que quando quebra não tem peças de reposição rápido, e quando tem , vem de longe e que demorar meses pra chegar.
Os indianos deveriam fazer como a China , copiar , para criar, para competir, e para crescer !
J11B Chines é cópia de um Sukhoi !