A Marinha do Chile incorporou o Cabo Odger, de 1.800 toneladas (OPV-84), quarto navio de patrulha oceânica classe “Piloto Pardo” (OPV), do projeto OPV-80 da Fassmer Shipbuilder alemã.

O Cabo Odger é o segundo de dois navios da classe construídos com cascos reforçados para serviço nas águas da Antártida — o Marinero Fuentealba (OPV-83) é o primeiro — e também está armado com um canhão Leonardo Oto Melara de 76 mm.

Baseado em Iquique, no norte do Chile, o OPV-84 pode viajar por 30 dias e 8 mil milhas náuticas — e alcançar as ilhas havaianas sem parar — com uma tripulação de 35 e capacidade para outras 30 pessoas.

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

Ue, mas não eh proibido embarcações armadas na região da Antártida ??

Tomcat3.7

Enquanto isso no Brasil………….

Carlos Alberto - Israel

Muito boa Nau. Parabéns a Armada Chilena.

josé henrique mendes

Apesar da penúria financeira que sabemos a nossa MB passar acho que deveriam comprar mesmo que de segunda mão 3 canhões de 76mm OTO MELARA para os nossos Classe “AMAZONAS” para armar de verdade estes navios, pois os 35mm por mais modernos que sejam não são armamento para este tipo de navio.

J.Silva

Custam entre 60 a 70 milhões de dólares. Era esse navio que estava na proposta alemã para os NaPaOc de 1800t do PROSUPER?

Carlos Alberto Soares

Aqui seria uma Corveta ?

Fernando "Nunão" De Martini

Não, seria Navio-Patrulha Oceânico, de porte e emprego semelhantes à classe Amazonas.

jagderband#44

Chile sempre na vanguarda da AL.
Governo liberal é isso aí.

Juarez

Mendes, os Napaocs classe Amazonas não tem nenhum canhão de 35mm, tem um na proa que se não me engano é 30mm e dois em cada bordo que são de 25mm, todos remotamente comandados.

G abraço

Ádson

josé henrique mendes 17 de agosto de 2017 at 16:13
José, os Amazonas não são navios de “combate”, eles são patrulhas oceânicos e seu armamento de 30mm é mais do que suficiente para esta destinação. Na verdade os Amazonas, os Macaé, os Grajaú e os Piratini (que hoje são NpaFlu), são na realidade “guarda costeira”.

josé henrique mendes

Prezados amigos, gostaria de me desculpar pois troquei o calibre da peça principal dos Classe AMAZONAS, mas mesmo assim basta ver que no resto do mundo dificilmente vemos navios desta classe armados com canhões abaixo de 57mm.

Glasquis 7

O Cabo ODGER desloca a plena carga 2.100 Ton. O Canhão de 76/62 MM é Leonardo Compatto comandado pelo controle de tiro Maitén 3/CH DESA desenvolvido localmente. Os próximos dois navios desta classe a serem incorporados até 2022. (ASMAR constrói cada um em 18 meses) já tem seu desenho modificado aumentando a sua eslora em 10 metros e sua capacidade de deslocamento pra 2.500 ton permitindo incorporar novas unidades motrizes que alcancem os 25 nos. Com isto será possível implementar uma CIC (Central de Informações de Combate) necessária pra a integração de um Radar Tático, um Sistema de Mando e… Read more »

Marcos

Capacidade de Combate? Isso me soou um pouco sarcástico. Qual OPV-80 do Chile possui capacidade de Combate? Vai mandar o navio de patrulha com um canhão 76 mm para o combate?

Para patrulha, o Amazonas está bem mais armado. Possui 3 canhões (1 de 30 mm e 2 de 25 mm, todos automáticos)

E possui mais 2 metralhadoras .50

__________
__________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.

Bavaria Lion

Um bom barco sim, mas nada de excepcional. Tem tudo que necessita para a missão de patrulha.
O problema da classe amazonas é que estão sendo “utilizadas” como corvetas (participando até de exercício na áfrica), e elas não são projetadas para viagens intercontinentais, afinal, são patrulheiras. Mas logo logo, serão as únicas “escoltas” da marinha bad trip de maionese.

Glasquis 7

Bavaria Lion
“Um bom barco sim, mas nada de excepcional”… Realmente verdade. Nada de excepcional. Um NaPoc de projeto alemão e construção chilena, modificado com tecnologia Chilena adaptado a navegação por mares gelados e com sistemas de controle de tiro nacionais… Nada de excepcional mas um grande salto qualitativo pra construção naval militar chilena e uma grande ferramenta pra uma marinha que se mantem com um orçamento ao redor de 10% da MB.

João Marcelo

E o Brasil cagando!!! Vamos fazer uma corrente ai pessoal, vamos entregar o Brasil para os EUA para ver se eles querem mesmo!!! Mas eles tem que assumir não apenas os bônus, eles tem que assumir o ônus também. Agora se eles não quiserem, temos que unir o Brasil e transformar este País aqui em uma Nação de verdade!!! Por favor, estamos sendo destruídos por esstes malditos corruptos!!!

BRASIL ACIMA DE TUDO!!!! PORRA!!!!!!!

Delfim

Casco reforçado. Pode receber :
1 x 76mm
2 × 25mm CIWS
8 mísseis antinavio.
Sonar
Radar 3D
Torpedos ASW
Heli até 10 ton.
.
Mas os chilenos são burros pois o ideal é usar OPV com 30mm. OPV’s corvetizáveis, onde já se viu…