SSP-M em testes

O equipamento de salvamento submarino modernizado SSP-M projetado para as forças submarinas da Marinha Russa será demonstrado no curso do Fórum militar-técnico internacional Army 2017.

O equipamento foi testado no Instituto de Pesquisa e Salvamento Submarino da Marinha Russa em São Petersburgo.

O SSP-M é um equipamento fabricado na Rússia, que excede os análogos estrangeiros. Ele permite aos tripulantes deixar um submarino sinistrado não só através da escotilha de resgate, mas também através de outros dispositivos de ligação como lançadores de torpedos e câmara de mergulho do casco de pressão de um submarino.

Uma das principais vantagens do novo sistema é a possibilidade de evacuação do submarino sem um aparelho de respiração. De acordo com reportagens da mídia russa, uma vez que o traje se infla, ele envia um marinheiro para a superfície a uma velocidade de 3 m/s, minimizando problemas de descompressão.

No momento, o equipamento está sendo testado por unidades da Marinha Russa. Será posto em serviço nas forças submarinas russas após os testes de aceitação.

FONTE: Ministério da Defesa da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
John Paul Jones

Que vestimenta tosca …. Parece o macacão de salvamento usado na época dos guppys na década de 70. Todas as novidades citadas acima também existem nos dois modelos existentes no mercado, o MK 11 da Survitech e o Armadillo da TEXCON (A MB usa os dois), a diferença de acabamento é gritante e não é apenas beleza porque uma vestimenta tosca pode agarrar em algum apêndice do submarino sinistrado interrompendo a saída do escapista. Todos os modelos podem ser usados a partir de qualquer saída de um SB, todos são independentes de um eqpto de respiração autônomo pois usam a… Read more »

Captain Barth

Além disso, um teste de aceitação para valer tem que ser igual ao efetuado com o MK11 na profundidade máxima prevista pelo traje com uma saída real a partir de submarino pousado no fundo.
Tem que arrumar um louco para fazer, já que o que testou a MK11 arrebentou tímpanos e pulmões…

Ádson

Captain Barth 17 de agosto de 2017 at 20:12
O submarinista para testar esse equipamento tem que ter treinamento como mergulhador. Se ele abandonar a embarcação e em sua subida não saber compensar ele estoura os tímpanos, mas o pior é o barotrauma já que ele é um equipamento autônomo, ou seja ele respira e respira sobre pressão. A descompressão não é problema já que ele sairá de 1 atmosfera e subirá no “tiro”.

John Paul Jones

Concordo, em 2010 a Marinha da Turquia fez um teste com a guarita dos 209 1400 que são para dois escapistas ao mesmo tempo, um encima e outro embaixo, esta guarita é igual a do Tikuna da MB, para se evitar o stress e panico o tripulante que saiu embaixo era um instrutor mergulhador da MT e muito experiente. durante o alagamento da guarita ele se atrapalhou com o redemoinho do enchimento e não encheu totalmente a vestimenta, resultado, na subida perdeu velocidade e chegou na superfície com Apoxia (nenhum dos incidentes que o adson falou acima) e teve convulsão… Read more »

Ádson

A hipoxia pode até ser causada por panico. Já explico: se no caso dele não ser mergulhador e o instrutor tê-lo instruído, fazendo terror sobre o barotrauma pulmonar e com razão, a subir com os pulmões vazios, também não ter hiperventilado antes da subida e a subida ter demorado um pouco mais.

Walfrido Strobel

Em 2012 um treinamento com o Mk 10 na Indonésia virou uma trajédia com dois oficiais mortos. . East Java, por volta das 09:30, hoje sábado 7 de julho, 2012. O submarino U-209 KRI Chacra 401 emitiu um alerta falso de que estava afundando e submergiu até o fundo, iniciando um treinamento de resgate com um número tripulantes da Marinha supostamente presas dentro. Participaram do treinamento um submarino, três navios, duas equipas da Unidade de Resgate Subaquático (1 unidade de mergulhadores de salvamento e uma equipe de mergulho das Forças de Elite) e duas equipes de saúde e Hospital RSAL… Read more »

Walfrido Strobel

Ui, tragédia é com”g” acima….
.
Vejam que interessante esta escola para submarinistas na China.
Eles tem um sub em tamanho real para treinar.
. http://www.fyjs.cn/data/attachment/forum/201404/21/212333kd9u7ztoddommug7.jpg

Walfrido Strobel

E em um prédio anexo tem salas de aula com componentes do submarino.
. http://www.fyjs.cn/data/attachment/forum/201404/22/090414xwmhvvuwgmiuk2uy.jpg

Antônio

Offtopic
Levar turistas num submarino, cobrando, poderia ser uma boa fonte de receita para a marinha? Tipo 4 horas de passeio a mil reais por pessoa…

John Paul Jones

Passear em submarino não é uma boa idéia, relembre o Barco de Pesca japones que foi colidido por um SSN da USN ao largo do Havai, o comandante tava fazendo uma demonstração para visitantes ….