O sistema GPS dos navios dos EUA pode estar sofrendo ataque de ‘spoofing’?

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O destróier USS John McCain avariado depois do choque com um navio mercante, o segundo incidente do tipo em três meses

O destróier USS John McCain avariado depois do choque com um navio mercante, o segundo incidente do tipo em três meses

Por David Hambling

Relatos de problemas de navegação por satélite no Mar Negro sugerem que a Rússia pode estar testando um novo sistema de spoofing (falsificação) de GPS. Esta poderia ser a primeira sugestão de uma nova forma de guerra eletrônica disponível para todos, desde estados-nação criminosos até pequenos bandidos.

Em 22 de junho, a Administração Marítima dos Estados Unidos apresentou um relatório de incidente aparentemente sem importância. O mestre de um navio do porto russo de Novorossiysk descobriu que seu GPS o colocava no lugar errado — mais de 32 quilômetros no interior, no aeroporto Gelendzhik.

Depois de verificar o funcionamento do equipamento de navegação, o capitão entrou em contato com outros navios próximos. Seus traços no AIS — sinais do sistema de identificação automática usado para rastrear navios — colocavam todos no mesmo aeroporto. Pelo menos 20 navios foram afetados.

Embora o incidente ainda não tenha sido confirmado, os especialistas acham que este é o primeiro uso documentado de erro de direção do GPS — um ataque de spoofing que há muito foi avisado, mas nunca foi visto na natureza.

Até agora, a maior preocupação pelo GPS foi que ele pode ser bloqueado ao encobrir o sinal de satélite GPS com ruído eletrônico. Embora isso possa causar caos, também é fácil de detectar. Os receptores GPS tocam um alarme quando perdem o sinal devido ao bloqueio (jamming). A falsificação é mais insidiosa: um sinal falso de uma estação terrestre simplesmente confunde um receptor de satélite. “O jamming faz com que o receptor morra, a falsificação faz com que o receptor minta”, diz o consultor David Last, ex-presidente do Real Instituto de Navegação do Reino Unido.

Todd Humphreys, da Universidade do Texas em Austin, alertou sobre o futuro perigo de spoofing de GPS por muitos anos. Em 2013, ele mostrou como um superyacht com navegação state-of-the-art poderia ser atraído fora do curso por spoofing de GPS. “O comportamento do receptor no incidente no Mar Negro foi muito parecido durante os ataques controlados que minha equipe realizou”, diz Humphreys.

Imagem mostrando o funcionamento do GPS

Humphreys acha que a Rússia está experimentando uma nova forma de guerra eletrônica. Durante o ano passado, a falsificação de GPS tem causado um caos para os receptores em aplicativos de celular no centro de Moscou para se comportar mal. A escala do problema não se tornou evidente até que as pessoas começaram a tentar jogar Pokemon Go. O sinal falso, que parece centrar-se no Kremlin, desloca qualquer pessoa próxima ao aeroporto de Vnukovo, a 32 km de distância. Isto é provavelmente por razões defensivas; Muitas bombas guiadas pela OTAN, mísseis e drones dependem da navegação GPS, e a falsificação tornaria impossível atingir esses alvos.

Mas agora a interferência de geolocalização está sendo usada longe do Kremlin. Alguns se preocupam que isso signifique que a falsificação é cada vez mais fácil. A falsificação de GPS anteriormente exigia conhecimentos técnicos consideráveis. Humphreys teve que construir seu primeiro spoofer do zero em 2008, mas observa que agora pode ser feito com hardware comercial e software baixado da Internet.

Também não requer muita energia. Os sinais de satélite são muito fracos — cerca de 20 watts a partir de 20.000 milhas de distância — então um transmissor de 1 watt em uma colina, avião ou drone é suficiente para fazer spoofing de tudo no horizonte.

Se o hardware e o software estiverem se tornando mais acessíveis, os estados-nação em breve não serão os únicos que usarão a tecnologia. Isso está dentro do escopo de qualquer hacker competente. Ainda não houve nenhum relatório autenticado de falsificação criminal, mas não deve ser difícil para os criminosos usá-lo para desviar um veículo sem motorista ou entrega de drones ou para seqüestrar um navio autônomo. O spoofing dará a todos afetados o mesmo local, então um seqüestrador precisaria de um sistema de curto alcance para afetar um veículo.

Mas Humphreys acredita que a falsificação de um operador estatal é a ameaça mais séria. “Isso afeta as operações de segurança de vida em uma área grande”, diz ele. “Em águas congestionadas com mau tempo, como o Canal da Mancha, provavelmente causaria grande confusão e provavelmente colisões”.

O último diz que o incidente do Mar Negro sugere um novo dispositivo capaz de causar uma interrupção generalizada, por exemplo, se usado na disputa em curso com a Ucrânia. “O meu intuito é que esta é uma prova de um sistema que será usado com raiva em algum outro momento”.

FONTE: www.newscientist.com

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Marcelo Andrade

Depois acham que é perda de tempo ensinarem o Código Morse e a navegação com uso de Astrolábio e Sextante.

Vi um documentário no Discovery há tempo sobre o USS Nimitz e, em plena noite, havia um oficial utilizando um Sextante para conferir a navegação.

Ele falou que apesar de todo aparato tecnológico de comunicações e navegação daquele PA, alguém deve sempre saber navegar como se estivéssemos no Século 16, pois, um pulso eletromagnético poderia “cegar” o navio.

Alex Barreto Cypriano

spoofing que spoofa chico também spoofa francisco.
pena não ser caso de guerra, mais coisa de espionagem: você spoofa um dos nossos, nós spoofamos um dos seus.

Skyraider

O que eu acho esquisito desta história é que os dados do GPS não são confrontados/ fundidos com os de outros sistemas, como o do INS, via filtragem de Kalman ou outra estratégia de otimização/ redução do erro, a fim de não depender de somente uma fonte, principalmente externa, que pode estar sujeita a jamming?
Aliás, foram os próprios norte-americanos que desenvolveram um INS para as missões Apollo, a fim de não depender de sinais externos que poderiam ser sabotados pelos russos, durante a corrida espacial.

PRAEFECTUS

Lamento informar Ocidente….
.
Mas, tem muito mais coisas vindo aí…
.
Iremos em drops…
.
Grato

Washington Menezes

Um ataque ao GPS explicaria estes acidentes sob a ótica da tecnologia, mas não explica o vigia dormindo.

Juarez

Exatamente, um navio destes deve ter n redundãncias, se cair o GPS, não ´da para entender.

g abraço

Rodrigo

Os russos interferem nas eleicoes americanas e no GPS agora? a NSA segundo o Edward Snowden pode grampear os celulares ate de chefes de estado, é incapaz de proteger seus navios de guerra de ataques eletronicos, dificil de acreditar.

Delfim Sobreira

No entorno de Singapura seria mais crível que fossem os chineses que estivessem fazendo spoofing.

RicardoNB

Alguém realmente acredita que uma simples interferência em um GPS íria causar colisões entre navios ? Aonde foi para o radar de navegação ? O transponder ? A tripulação ? Pelo amor de Deus …

wheder2018carvalho

Existe um pequeno aparelho chamado capetinha comprado no mercado negro ou até na 25 de março, que chega todo tipo restreamento, poraí você tira uma idéia.

Bosco

Não acredito nisso! O sistema de spoofing (seja lá o que for) pode existir e funcionar mas jamais seria responsável por paralisar ou neutralizar bombas, aviões, navios, etc. No máximo ele seria responsável por degradar a precisão. E muito menos seria responsável pelos abalroamentos que estão ocorrendo. Quanto às armas (bombas, etc), o GPS sempre foi um meio de navegação auxiliar. Não conheço nenhuma arma que dependa exclusivamente dele já que todas têm sistemas inerciais e muitas têm seeker terminal e duvido muito que havendo um conflito muito grande entre os dois sistemas (GPS e inercial) que o inercial seja… Read more »

Bosco

A interferência no sinal do GPS não prejudica os três radares de navegação dos destróieres Arleigh Burke. Pode interferir no AIS mas não pode paralisá-lo a ponto de causar colisões já que o sistema depende de outros sensores, como bússulas e sistemas inerciais.
E como dito acima, o spoofing não obscurece a visão do vigia, do capitão, do cara que saiu pra fumar, etc.

Bosco

Praefectus,
Lamento te informar mas, salvo engano, você vive no Ocidente.

PRAEFECTUS

Meu caro Bosco,
.
obviamente por conta disso afirmo, lamento informar Ocidente…
.
Grato

JPC3

Legal que um título com uma pergunta e a palavra “pode” já se transforma em uma profecia.
Mesmo ficando claro que não justifica acidente nenhum até segunda ordem.

Bosco

Praefectus, Mas o Ocidente não me parece parado vendo a banda passar. Ele também está reservando algumas “surpresas” para seus inimigos potenciais. Não vejo chances do Oriente vencer o Ocidente na base da tecnologia. Pelo menos não nesses século. Pra mim o maior risco da Civilização Ocidental não vem de nenhuma parafernália eletrônica de um inimigo externo mas sim do inimigo interno que muito provavelmente irá vencer nas urnas, utilizando a própria democracia e a tolerância religiosa, tão caras ao Ocidente, para destruí-lo. Não que isso seja um desastre para a humanidade mas não há nada tão ruim que não… Read more »

Bosco

Correção: “pelo menos não NESTE século. “

Mahan

E o gilmar está torpedeando o voto impresso…

Bosco

Um sistema que falsei um sinal de GPS e que fosse utilizado naquela região, uma das mais congestionadas do planeta, seria reportada por milhares de outros usuários, e temo que não ocorreria somente o abalroamento de um destróier americano.

Só de curiosidade, o Trident II tem um sistema de navegação de apoio baseado na posição das estrelas. Ele, apesar de ser lançado de submarino, consegue ser 2 x mais preciso que o Minuteman III que é lançado de silos subterrâneos.

Bosco

Roberto, Se se refere ao fato do Ocidente estar sendo dinamitado por dentro, sinceramente não vejo solução já que é o “povo” que quer. Como diz o ditado: cuidado com o que se deseja que você pode conseguir. O cidadão do Ocidente politicamente correto quer a derrocada do Ocidente capitalista cristão já que vê nele como uma máquina opressora das elites e para isso irão até o inferno se for preciso. A guerra já está perdida! É só questão de… quando. O que virá depois da vitória do “islamomarxismo” sobre o Ocidente “opressor” ninguém sabe mas creio que no final… Read more »

Ivan BC

Esta matéria serve para confrontar o acidente do Burke??
Os Burkes certamente estão se envolvendo nesses acidentes por falha humana, pelo menos tudo indica isto!
Mais de 300 marinheiros dentro de um navio com os mais modernos sistemas só pode ser em decorrência de falha humana! Até onde sei os sistemas são redundantes, ou seja, cobrem falhas de outros sistemas, especialmente neste caso primário…
A matéria parece dar uma boa desculpa para tirar o peso das contas dos militares americanos e incentivar/canalizar recursos para outros setores senão o adestramento da tropa.
Abraço!

Renan

Alguém já investigou os navios cargueiros? Me parece mais fácil influenciar os cargueiros a manobrar em um ponto futuro para atingir o Navio militar do que o oposto. alguém já checou os tripulantes destes cargueiros as vezes tenham sido forçados a isto. Sim o sistema me parece fato, o navio militar pode ter mil aparatos, mas em tempo de “PAZ”, a guarda abaixa e funciona tudo no automático, pode ter sido as condições ideais. Se houve intenção foi bem planejada e em um horário que a rotina dos militares era previsível. E com certeza, o sistema afetou o GPS do… Read more »

PRAEFECTUS

Amigos, . menosprezar o inimigo nunca foi uma boa tática, batalhas, guerras são perdidas assim. . O refinamento tecnológico experimentado atualmente por Rússia e a China é sem precedentes. Tal afirmação se dá por conta do exiguo espaço temporal observado no desenvolvimento de altissima tecnologias bélicas e não bélicas nestes países. . Avançaram muito. A iniciativa lhes ombreia… Não se encontram no modo passivo. Não mais! . O modus operandi perpetrado nessas ações e o conjunto de meios tecnologicos envolvidos são dignos dos melhores filmes de espionagem e ficção cientifica de hollywood. A coisa é totalmente inversa do que se… Read more »

MadMax

A guerra ainda não está perdida Bosco, fé na vitória.

Franz A. Neeracher

Um acidente desse porte nunca é devido a um unico fator…geralmente são vários os motivos que levam a uma catástrofe….as vêzes frutos de decisões erradas tomadas a tempo atrás, mas que somente agora mostra as consequências…. – Treinamento insuficiente da tripulação? (economizar no lugar errado?) – Processo seletivo de oficiais deficitário? – Alto tempo operacional da USN…..cada vêz mais missões para um número insuficiente de meios. Antigamente quando um navio escolta da USN saia para uma comissão de 6 meses (padrão), o navio realizava várias visitas a portos de países amigos para descanso da tripulação…..hoje se um navio fizer 5… Read more »

Edcarlos
wwolf22

essa mania dos incompetentes de culparem os outros por seus erros…
Russiafobia…

August

Pelo q entendi tem q ter uma “antena” por perto para enganar o sinal o que só serviria para atrapalhar o ataque a um alvo fixo ou embarcação, não para atrapalhar a navegação do inimigo, a não ser que a Rússia instale uma dessas “antenas” debaixo do bico dos europeus na Françaça ou RU para atrapalhar ou trânsito no canal da mancha. Os russos podem mandar uma embarcação disfarçada para lá para atrapalhar mas provavelmente o sinal seria facilmente localizado e neutralizado. Quanto a atrapalhar as armas guiadas as mesmas a maioria pode ter conexao via data-link direto com os… Read more »

Leandro Costa

A matéria faz uma associação puramente alarmista com a recente colisão, por motivos que já foram explicados acima. Não se depende apenas do GPS para navegação. E ainda mais em áreas de tráfego intenso, a navegação pura e simplesmente visual auxiliada por radar (dependendo do horário e condições climáticas) é o mais comum. Você simplesmente não plota um curso de piloto automático num Garmin da vida e deixa ele levar a embarcação e tira o olho para tomar um café. Parece até aquela matéria do Su-24 que ‘desligou’ um AB com um novo pod de ECM. Não faz sentido.

Leandro Costa

EdCarlos, eu li essa matéria que postou e fui procurar uma fonte que não fosse o G1 para isso e uma ‘pausa operacional’ de um dia ou dois foi ordenada às frotas, mas que os comandantes de cada frota tem a prerrogativa sobre os detalhes específicos, ou seja, cada frota escolhe mais ou menos a hora mais propícia de se fazer isso, no meu entendimento. . E basicamente continua dizendo que vai ser feita uma investigação profunda para se descobrir as raízes do problema, descrevendo que vão procurar saber quais os motivos levaram às recentes colisões, basicamente da forma como… Read more »

Franz A. Neeracher

Mergulhadores acharam alguns cadáveres dos tripulantes que contavam como desaparecidos….como no acidente anterior, eles estavam no(s) compartimento(s) que foram inundados e tiveram que ser fechados….:-(

XO

O mundo cibernético sempre surpreende… mas é relevante dizer que, em águas restritas, a navegação é essencialmente por meios visual e radar… portanto, uma suposta interferência no GPS não deve ser a causa para a colisão… abraço…

Leandro Costa

A perda de vidas é uma infelicidade sem tamanho. Espero que a investigação encontre as causas do acidente e que possam prevenir outros acidentes similares no futuro.

Lynx

CVN76, o que você escreveu tem TUDO haver com os acidentes! Foram erros da tripulação. Mesmo que causados por outros erros por parte dos mercantes (não afirmo que seja o caso). O último artigo do RIPEAM diz que “ninguém está isento de culpa em caso de colisão no mar”! Se não evitaram, erraram! Seja por fadiga ou por deficiência de treinamento. Quanto a uma interferência no GPS, bem… não vou entrar no mérito de se é factível ou não. O Bosco já falou bastante sobre isso. O que eu afirmo é que uma interferência dessas não iria causar os acidentes.… Read more »

Renato de Mello Machado

Barbeiragem! só isso.As pessoas acreditam tanto na tecnologia quê tem gente quê dispensa procedimentos mais antigos por comodismo, igual o caso do Fokker 100 da TAM quê saiu de São Paulo destino Vitória-ES e pousou errado em Guarapari.Sendo quê o pouso em vitória tem um porto enorme a direita e a esquerda o monte mestre Alvaro o numero da pista 05-23 e mesmo assim os caras pagam mico.

Roosevelt

O único que deve estar confortado com essa situação é o CDR Bryce A. Benson. Foi destituído por marinharia fraca né? Quem sabe agora não investigam melhor as situações? Já vi vídeos com navios dessa classe em altas velocidades evadindo e não evitam colisões desse tipo? Os navios civis são mais eficientes já que transitam nas mesmas condições?

Rodrigo

Se eu fosse o Commander Bryce Benson, Executive officer Cmdr. Sean Babbitt and Master Chief Petty Officer Brice Baldwin, recorreria a justica para anular a punicao e retornar ao cargo, ja que a US NAVY determinou uma pausa operacional em toda frota a fim de detectar o problema.

Glasquis 7

Vai ver que Colombo não descobriu América… Chocou-se contra ela e só.

Esta é a justificativa mais ridícula que alguém poderia dar pra limpar a barra dos americanos.

Tallguiese

Fala sério. Isso parece ate filme de missão impossível ou 007 tem coisa de agente secreto ai por trás senhores kkkk

sub-urbano

O GPS nada mais é do que um sinal que vem dos satelites e um aparelhinho digital interpreta aquilo e dá a direção.

Qualquer sinal é hackeavel em teoria…

Agora eu não acho que o “Oriente” fique atrás dos USA por mais um século não. Na maioria dos campos acho que não demora mais uma década.

_RR_

Praefectus, . Provocar colisões significa necessariamente controlar ao menos um dos meios envolvidos, no mínimo enviando informações falsas a todos os seus dispositivos de orientação… . Até podemos falar em interferir em sinais de GPS e GLONASS, o que poderia teoricamente desestabilizar um piloto automático, por exemplo, gerando uma condição que poderia resultar em a uma colisão, mas somente se não houvesse INS ou formas manuais de controle. . E aí vem a pergunta ( assumindo a possibilidade de se poder efetivamente induzir a uma colisão ): como ‘hackear’ uma série de hardwares que não estão em uma rede aberta…?… Read more »

Jacinto

Spoofing de GPS não é nada novo, não exige altíssima tecnologia, a despeito do que dizem algumas pessoas.
Aliás basta procurar o video “DEF CON 23 – Lin Huang and Qing Yang – Low cost GPS simulator: GPS spoofing by SDR” para ver como é possível montar, a partir de equipamentos e softwares comercias um spoofer de GPS.

Agnelo

1) A situação não afasta o erro da tripulação.
2) Meios tecnológicos são auxiliares. A velha “carta x terreno” é prioridade. No mar deve ser o mesmo. Mas a comodidade leva qq um ao costume e ao erro, por isso a fiscalização dos mais antigos deve ser criteriosa.
3) Se houve ou não atuação contra o GPS, não sei, mas a possibilidade nos remete a ter como importantíssima a capacidade de Guerra Eletrônica e Cibernética.
Sds

Tallguiese

E nisso que dá depender demais da tecnologia!!!!

Tallguiese

Vou fazer uma analogia com um filme ok? Indepence day. Um racker manda um virus de computador para a nave mãe, ai lasca tudo que ela controla no planeta. Pronto viraram o jogo contra os ETs. E mais ou menos por ai o que pode estar acontecendo? Ou eu fui muito longe nessa caso?

Gabriel

A cada noticia assim “os raios que saíram dos olhos do operador, foram responsáveis por inutilizar o equipamento do inimigo”, me pergunto se do “lado de lá” também acontece esse tipo de notícia e se também alguém acaba sempre acreditando nela.

Hawk

Bosco, código morse e localização via coordenadas nos mapas não é mais um item obrigatório de aprendizado na marinha Americana?
Eu me lembro que li muitos livros militares na década de 90 que ainda eram. Será que mudou radicalmente tanto assim?

Guizmo

Nao sei o que motivou o acidente. Mas creio que as FFAA norte-americanas estao no limite de material humano. Para manter seu contingente, sua presença global, etc, o esforço é descomunal. Sao “apenas” 300 milhoes de americanos, 1 BILHAO a menos do que chineses. Ou seja, a dificuldade de encontrar pessoal qualificado no futuro sera enorme.
Ja existe deficit de pilotos, de tripulantes tbm deve ser um problema. Não há como manter alto nivel de especializacao e ao mesmo tempo, ter quantidade suficiente de interessados. Vai ser um perrengue num futuro próximo

Antônio

Há dois comentários de Renan e CVN, o primeiro por volta de 0:13, que trazem luz sobre algo que pensei ontem. Lembro de em outra matéria alguém ter postado. Sem a Coreia do norte ou a China darem um único tiro, “conseguem” neutralizar dois navios top dos EUA. Coincidência? Teoria da conspiração? No mínimo é muito estranho. Ah, foi culpa da tripulação… Continua sendo estranho. Coincidência demais. É justamente dois AB com sistemas aegis. Estava imaginando essa possibilidade de um ataque usando esses navios mercantes. Seja remotamente, seja infiltrando tripulação ou até mesmo forçando a tripulação do navio mercante. Ah,… Read more »

Guizmo

Tem comentário meu retido

Walfrido Strobel

Para mim é claro que estas colisões navais não tem nada a ver com degradações ou sinais falsos de GPS. Porem a Rússia continua a produzir seus Il-76, agora Il-476 com glass nose e navegador, alegaram que em um caso de guerra devem ser operar sem auxílios externos de navegação. Eu na época que li isso pensei na hipótese destes auxílios estarem destruidos em um cenário de guerra, mas agora vejo que podem além disto não serem confiáveis em tempo de guerra. Muitos falam que o glass nose seria para auxiliar as manobras no taxi, mas para isso o loadmaster… Read more »