Venator 110, candidata à fragata leve Type 31e

Andrew Chuter

LONDRES – As forças navais britânicas terão que retornar regularmente à região Ásia-Pacífico se o país forjar novas parcerias comerciais na área, segundo o “first sea lord” da Royal Navy, almirante Sir Philip Jones.

“A região da Ásia-Pacífico contém duas das três maiores economias do mundo e cinco das 16 maiores. Se o Reino Unido deseja forjar novas parcerias comerciais globais, isso é lugar em que precisamos estar”, disse Jones a uma audiência de autoridades navais sênior e da indústria que participaram de uma conferência marítima em Londres, um dia antes da feira de armas DSEI, que começa em 12 de setembro.

Jone admitiu que era uma aspiração e não uma política, “mas o fato é que: se formos sérios sobre as ambições econômicas globais [pós-Brexit] de nossa nação, então precisamos de uma marinha global para combinar”.

O recente estabelecimento de uma equipe de defesa britânica em Singapura é um sinal de que a defesa do Reino Unido está começando a considerar nossas opções nesta área, disse ele.

Jones gostaria de tirar uma folha do livro francês de presença construída na região.

“Para uma despesa modesta de alguns navios patrulheiros, fragatas leves e aeronaves navais baseadas na região, a França tem uma influência considerável na [região] da Ásia-Pacífico”, afirmou.

Esse tipo de presença provavelmente não será replicada pelos britânicos em breve.

A Royal Navy está limitada em termos de navios de guerra, e sua atual frota de 19 destróieres e fragatas já está esticada, mantendo operações mais próximas de casa.

O governo disse que aumentará a frota da Royal Navy, mas isso pode demorar um pouco enquanto a nova Type 26 e a fragata leve de propósito geral Type 31e (que ainda não foi encomendada), não comecem a substituir os 13 navios Type 23 da frota até pelo menos 2023.

Os recursos limitados ajudam a explicar por que um navio de guerra britânico não foi visto na região por quatro anos, o que será corrigido no próximo ano, já que a primeira-ministra Theresa May anunciou em agosto que a HMS Argyll, fragata Type 23, fará exercícios com aliados na região.

Além da diplomacia de defesa, a presença da Argyll será um impulso oportuno para os esforços britânicos para vender sua nova fragata anti-submarino Type 26 para a Austrália e a Nova Zelândia.

Venator 110

A crescente influência da China no Oceano Índico também pode exigir uma resposta.

“Isso levanta a questão de saber se o trabalho da Royal Navy em apoio à prosperidade do Reino Unido deve ir até o Golfo, ou se precisamos projetar para o Oceano Índico e além”, disse ele.

Uma nova base conjunta de suporte logístico em Duqm, em Omã, que receberá o novo porta-aviões da classe Queen Elizabeth de 65 mil toneladas, poderia servir como um trampolim para desdobramentos mais freqüentes da Marinha Real em todo o Oceano Índico, disse ele à audiência da conferência DSEI.

O desdobramento de grupo de ataque do Reino Unido na região nos anos 2020 seria um sinal poderoso de nossa ambição, disse Jones.

“E ainda temos direitos de atracação em Singapura. Com uma marinha crescente, seria perfeitamente possível basear as fragatas Type 31e no Sudeste Asiático, assim como fazemos com navios menores no Bahrain e nas Falklands hoje “, disse Jones.

Como o primeiro navio de guerra da Royal Navy a visitar a região em quatro anos, esta será uma oportunidade significativa para o engajamento da defesa, mas a questão é o que vem depois?

À medida que a Índia descobre a complexidade do desenvolvimento de uma capacidade de porta-aviões autóctone, o país está buscando a Marinha Real para uma parceria mais próxima, incluindo exercícios de nível de grupo-tarefas.

O Japão reconhece que o Reino Unido é uma nação marítima situada à beira de uma massa continental, tal como eles. Ao darem passos cuidadosos para uma postura naval mais ativa, a Royal Navy e os Royal Marines são parceiros naturais.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bavaria Lion

Na concorrência de submarinos recente, a india perdeu a oportunidade de comprar o soryu japonês e fechar um grupo de coalizão com o Japão e a Austrália.
O Reino Unido percebeu a oportunidade de trabalho e vai lá costurar uma aliança com os 3. Tirando submarinos convencionais, eles podem vender de tudo a India e Austrália, bem como treinar com o Japão ostentando o QE, que depois, pode ser vendido… afinal o Japão já tem f35B.

August

Pelo o que sei os gunkhars acho que é assim que se escreve treinam frequentemente lá pelo pacífico, a Malásia comprou navios de projetos britânicos, então a influência britânica não é assim marginal não.

Guizmo

O First Sea Lord quer “vender” a necessidade de um aumento das forças navais, por meio do discurso de ampliação de trade na região? Tipo século 18/19?

Doug385

August 12 de setembro de 2017 at 7:55

Gurkhas.

Mahan

Se deixarem de lado a boiolice e reatarem a parceria Homem + Mulher talvez poderão extender novamente a influência da Frota Z até o Oriente.

Marcus Pedrinha Pádua

Mahan: ???

Dalton

Bavaria… . o Japão está adquirindo apenas o F-35A para a Força Aérea e não o F-35B. Pode ser que o Japão ache que não valha a pena adquirir uns poucos “Bs” reduzindo o número de “As” e/ou pense que haverá uma certa redundância já que os fuzileiros navais dos EUA já possuem o “B” por lá. . Também os 2 maiores “DDHs” necessitariam de conversão para operar com o “B” se for um requerimento pois aparentemente eles são muito mais necessários como grandes plataformas antisubmarinas. . Os britânicos já declararam que pretendem manter os dois “QEs” até para que… Read more »

HMS TIRELESS

O tempo invariavelmente é o senhor da razão. De meados do Séc. XIX até o início dos anos 70 do século passado o Reino Unido teve presença considerável no Oriente Médio e Extremo-Oriente com bases militares no Golfo Pérsico e na Malásia, Singapura e Brunei. Entretanto alguns governos trabalhistas mostraram-se geopoliticamente míopes e entenderam que a presença militar britânica não poderia passar do “leste de Suez” sendo o limite extremo a Ilha de Chipre. Assim essas importantes instalações foram desativadas e algumas delas, como a antiga base da RAF nas Maldivas (RAF GAN) por muito pouco não caíram em mãos… Read more »

Bavaria Lion

Dalton

Os britânicos podem fabricar um QE ou outro modelo novo para venda. Aliás, uma coisa que eles adorariam.

Dalton

Trata-se apenas de especulação sua, não que irá acontecer…o fato dos britânicos desejarem vender é uma coisa…a necessidade do Japão de ter e/ou comprar é outra bem diferente, além do mais o Japão tem condições de construir um NAe se achar que precisa de um, mas, por enquanto como escrevi, o F-35B não está sendo adquirido apenas o F-35A.

Bavaria Lion

É, me confundi com aquele exercício que fizeram ultimamente, com B1, F-35B, F-15J e F-15K, sobre a Coreia do Norte.

Não estou dizendo que vai acontecer, estou dizendo que poderia acontecer.

Jonas Rafael

Só eu acho horrorosa essa Venator? Sou muito mais o projeto da Babcock

Bardini

138 F-35 nas FFAA do UK?
“Deveríamos despachar pessoal, como nas FFAA do UK e comprar mais equipamento”.

Carlos Alberto Soares

Brexit …………. eis um dos motivos.

Alex Barreto Cypriano

o reino unido acabou e sua marinha, anteriormente respeitada, cai pelas tabelas com as barbeiragens nos type 45, nos QE class, e ainda sonha com as type 26, 31, enquanto deplora o uso de aço importado ou uma centena de empregos perdidos. O welfare state quebrou o espírito aventureiro/comercial britânico e este, onde no passado mandava, hoje implora. Roda da fortuna.