USS Fitzgerald (DDG 62) conseguiu retornar a Yokosuka depois da colisão com o navio mercante

USS Fitzgerald depois da colisão com porta-contêineres ao largo do Japão

Jeremy Herb

(CNN) — Os dois destróieres da Marinha dos EUA envolvidos em colisões mortais no Pacífico neste verão tiveram longos registros de falha em cumprir requisitos de treinamento chave, de acordo com os dados fornecidos ao Congresso pelo Government Accountability Office (GAO) e obtidos pela CNN.

O USS Fitzgerald expirou a certificação de treinamento em 10 das 10 áreas principais de missão de guerra em junho, e o USS John S. McCain deixou suas certificações caducarem em seis das 10 áreas da missão, mostram os dados.

O péssimo registro de treinamento para os dois navios lança nova luz sobre um fator que pode ter contribuído para as duas colisões com navios mercantes em junho e agosto, que mataram 17 marinheiros.

Os registros de treinamento do McCain e Fitzgerald foram piores do que o navio de guerra médio no Pacífico, mas eles não foram os únicos com problemas de treinamento. O testemunho do GAO divulgado na semana passada revelou que as certificações de treinamento vencidas para os 11 cruzadores e destróieres da Marinha no Japão haviam aumentado cinco vezes, de 7% em janeiro de 2015 para 37% em junho. Dois terços das certificações expiraram por pelo menos cinco meses.

Os acidentes mortais com os destróieres – juntamente com duas colisões de cruzadores da Marinha no Pacífico no início deste ano – provocaram a demissão do Comandante da 7ª Frota, vice-almirante Joseph Aucoin, bem como várias revisões sobre a forma como a Marinha treina, mantém e desdobra sua frota sobrecarregada.

Um oficial da Marinha contestou os dados de certificação de treinamento do GAO, argumentando que o GAO estava focado em certificações de guerra de nível superior e não nas certificações práticas para os navios onde os destróieres e cruzadores da frota do Pacífico têm um registro melhor. Há 22 certificações necessárias para cada navio e o GAO apenas reportou a metade, informou o oficial, embora eles se negassem a fornecer os registros de treinamento completos para o USS Fitzgerald e USS McCain, citando as investigações em curso sobre as colisões.

Oficiais seniores da Marinha disseram aos legisladores na semana passada que o serviço está empenhado em chegar à raiz dos problemas que contribuíram para a onda de colisões.

“Pedimos aos marinheiros que façam muito … e talvez pedimos que façam demais”, disse o vice-chefe de operações navais, almirante William Moran, ao comitê de serviços armados da Câmara em uma audiência na semana passada sobre as colisões. “Isso é o que a revisão abrangente irá analisar”.

Moran disse aos legisladores que ele havia feito uma “suposição errada” de que as forças navais desdobradas no Japão eram as mais proficientes e bem treinadas porque estavam operando o tempo todo.

Uma porta-voz da Frota do Pacífico disse que a Marinha examinará todos os aspectos das operações da frota de superfície com ênfase na 7ª Frota como parte da revisão ordenada pelo Chefe de Operações Navais almirante John Richardson.

“Isso incluirá, mas não se limitará a, olhar o andamento operacional, as tendências em pessoal, material, manutenção e equipamentos. Também incluirá uma revisão de como treinamos e certificamos a nossa comunidade de guerra de superfície, incluindo a proficiência tática e de navegação” disse a capitão de corveta Nicole Schwegman em um comunicado. “Seria prematuro comentar qualquer parte da investigação antes de ser completada”.

Acúmulo de certificações de treinamento expiradas

O GAO examinou os registros de treinamento em junho para todos os destróieres e cruzadores com base no Japão, com foco em 10 áreas-chave de treinamento de guerra. Elas incluíam guerra aérea, defesa de mísseis balísticos, guerra eletrônica, apoio contra fogo, mísseis de cruzeiro e muito mais.

O USS Fitzgerald tinha deixado suas certificações de treinamento expirarem para todos eles, de acordo com os dados do GAO.

As descobertas preliminares da Marinha em sua investigação do Fitzgerald descobriram que a tripulação não conseguiu entender e reconhecer que o navio de carga se aproximava e não tomou nenhuma ação necessária para evitar a colisão.

O comandante do navio, o imediato (oficial executivo) e o suboficial sênior foram dispensados ​​de suas funções após a colisão.

O registro de treinamento do USS McCain foi melhor que o USS Fitzgerald, mas o navio ainda estava atrasado na maioria de suas certificações de treinamento.

Uma fonte familiar com os dados de treinamento disse à CNN que outros navios do Pacífico possuem registros de treinamento semelhantes.

John Pendleton, diretor da estrutura da força de defesa do GAO e problemas de prontidão, testemunhou na semana passada que oito dos 11 destróieres e cruzadores no Pacífico, ou 73%, expiraram certificações de treinamento para navegação e guerra submarina e 64% tinham certificações de mísseis de cruzeiro e de guerra de superfície que expiraram.

As certificações básicas dos navios foram melhores, disse Pendleton, mas observou que a navegação se destacava como uma área problemática.

Moran disse que, quando as certificações de um navio expiram, o oficial comandante do navio é obrigado a colocar um plano no lugar para mitigar o risco que deve ser aprovado até a cadeia de comando. Ele também disse que tem havido problemas para obter oficiais do Afloat Training Group do Pacífico, que certifica os navios, para realizar certificações devido a questões de pessoal.

“Nós permitimos que nossos padrões do número de certificações … caíssem à medida que o número de isenções de certificação cresceu”, disse Moran. “Embora não sejam contra as regras, estão abaixo do padrão que devemos aceitar”.

O destróier USS John McCain avariado depois do choque com um navio mercante, o segundo incidente do tipo em três meses

Menos treinamento para navios no exterior

O deputado Joe Courtney, um democrata de Connecticut, disse que estava preocupado com quem estava aprovando as isenções e que finalmente decidiu que um navio com treinamento vencido estava apto a se desdobrar.

“O processo de certificação que abrange as principais competências em navegação marítima, guerra de superfície, defesa de mísseis balísticos para, nomear apenas alguns, precisa ser revisado e aprovado por um decisor responsável”, disse ele.

As questões de treinamento foram particularmente agudas para navios com base no Japão.
A Marinha moveu-se em direção a um modelo de base de navios no exterior para que eles possam se desdobrar com mais rapidez e freqüência, mas esse método veio ao custo de treinamento e manutenção, alertou o GAO.

O GAO encontrou em relatórios anteriores que navios com base no exterior tiveram menos tempo para treinamento e manutenção em comparação com os navios baseados nos EUA, e Pendleton testemunhou que os navios no Japão não tinham nenhum período dedicado de treinamento.

“O seu esquema de desdobramento agressivo deu à Marinha mais presença, é verdade. Mas isso teve um custo, incluindo efeitos prejudiciais na prontidão dos navios”, disse Pendleton. “Na verdade, fomos informados de que os navios com base no exterior estavam tão ocupados que tinham que treinar nas margens. Termo que eu não tinha ouvido antes. E foi-me explicado que isso significava que eles tinham que espremer o treinamento quando pudessem”.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

“Moran disse aos legisladores que ele havia feito uma “suposição errada” de que as forças navais desdobradas no Japão eram as mais proficientes e bem treinadas porque estavam operando o tempo todo.”

Se o vice-chefe de operações navais da USN supôs errado sobre a proficiência da sua frota por uma premissa hipoteticamente plausível, o que dizer das marinhas que nunca operam o tempo todo em tempo nenhum e muito menos em áreas conflagradas…

Fábio CDC

Em outras palavras, Senhor Ozawa, o que dizer da MB? Nosso atraso é imensurável.

EParro

“Há 22 certificações necessárias para cada navio…”

Taí uma boa! NBR militar, para Marinha, Exército e Força Aérea.

Burgos

Eu tinha comentado no Post anterior ao assunto. Que o problema devia ter sido na área de adestramento e posterior certificação (apto para a função). Traduzindo: Deram ênfase a vários outros ensinamentos aos novatos da tripulação em relação à combate e deixaram para trás a parte de segurança de navegação. Isso pode vir a acontecer não só com eles mas com qualquer outra Marinha (envolvimento em incidentes ou acidentes de colisão). E se uma vez constatado o envolvimento de políticos nesse processo de agilização de certificação do Navio de guerra para o desdobramento deveriam ser afastado também do cargo, não… Read more »

Carlos Alberto Soares

Quem não opera e não tem ……. RISCO ZERO.

Renato B.

Moral da história: deteriore as condições de trabalho e treinamento e o risco aumenta. Se o risco aumenta acidentes acontecem. No outro artigo comentei sobre os vários acidentes que os EUA tiveram na época da guerra do Vietnã. Um dos efeitos foram uma série de incêndios horrendos em porta-aviões.

Vale para foguetes brasileiros e para navios americanos.

O argumento erro humano é fácil, mas são os problemas institucionais também criam as condições para esses erros ocorrerem

Walfrido Strobel

Uma vez eu encontrei um piloto de linha aérea das antigas revoltado porque teria que fazer um curso em simulador, e ele me disse que se voava quase todos os dias e não precisava fazer simulador, que simulador era coisa para quem estava parado.
Mas a verdade é que treinamento é necessário mesmo para quem está operacional, seja na Marinha ou Aviação.

Nonato

Acho que isso não explica nada. Esse exemplo do simulador de Strobel seria para casos especiais. Isto é, acredito que o piloto experiente não tenha dificuldade para os voos do dia a dia. O problema talvez seja o que fazer quando só se tem um motor, ou quando perde um pedaço da asa, ou como fazer um pouso de emergência. Essas colisões no Pacífico, até mesmo pelas repetições, parecem ser algo mais elementar. Não se ouve falar de acontecer com nenhuma outra embarcação, nem mesmo civil ou militar de outro país. Afinal de contas, como se evitam colisões em qualquer… Read more »

MO

Ow Nonato, me recuso a acreditar que vc ache que tirem no palito para escolher a rota… Irmão suas lista de teorias de navegação ai tabnbem está um pouco fora de uma realidade, elas poderaim ser questionadas de uma outra maneira .. Sugiro apenas a titulo de “um” exemplo o “Dead Man Alarm”

Nonato

O pior é que navios militares deveriam ter atenção não apenas com navios mercantes mas com terroristas e eventuais inimigos…

Nonato

Link da matéria original.
No site há um link para o “relatório” do gao.