Dmitry Donskoy, maior submarino do mundo, está de volta à base depois de três meses de viagem

33
Dmitry Donskoy

 

O submarino nuclear da Rússia retornou à base da Frota do Norte em Severomorsk

MURMANSK. O submarino nuclear da Rússia, The Dmitry Donskoy, o maior do mundo, retornou à base da frota do norte em Severomorsk, disse o serviço de imprensa da Frota do Norte no dia 4 de setembro.

“A equipe do submarino esteve longe da base por mais de três meses. Participou do desfile naval principal por ocasião do Dia da Marinha da Rússia em Kronshtadt e realizou tarefas de treinamento de combate no Mar de Barents”, disse a Frota do Norte.

Em Severodvinsk, o submarino foi recebido pelo contra-almirante Arkady Romanov, seu ex-comandante. Ele ouviu um relatório do atual comandante do submarino, capitão 1ª classe Oleg Tsybin, na conclusão bem-sucedida das tarefas e retorno à base, felicitou a equipe e agradeceu aos marinheiros por seu serviço.

O submarino pesado de propulsão nuclear Dmitry Donskoy é o maior submarino operacional do mundo, da classe “Typhoon” ou Project 941 (Akula). Tem 170 metros de comprimento e 23 metros de largura. Seu calado na superfície é de cerca de 11 metros e deslocamento submerso, 50 mil toneladas.

Em junho de 2017, o submarino realizou sua primeira viagem de superfície de Severomorsk para Kronshtadt através do estreito do Báltico e do Golfo da Finlândia.

FONTE: Agência TASS

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Verdadeiro monstro dos mares… a pergunta é, será que é tão discreto ou mais que os pequenos submarinos convencionais?

Ypojucan

Hoje se não me falha a memória é o único exemplar ainda ativo dos project 941(Akula) que na designação da OTAN ficaram conhecidos como classe Typhoon SSBN (ou quem se lembra ainda do filme “A caçada ao outubro vermelho”, era um suposto sétimo SSBN como nova propulsão). Enfim, o Dmitry Donskoy serviu e ainda serve como navio de testes do SLBM “Bulava” de nova geração, tendo sido modernizado para tanto, mas segundo informações um tanto quanto desencontradas, teria recebido somente um silo de mísseis para o “Bulava”, não sendo apesar de modernizado um submarino SSBN de fato ativo, já que… Read more »

Ivan BC

Esse bicho é lindo! Que monstro!

PRAEFECTUS

Meus caros, . de fato os russos não brincam quando o assunto é submarinos, só para os colegas terem noção, os russos desenvolveram o primeiro submarino nuclear civil do mundo. É mole ou quer mais! Obviamente, existe aqui um grande interesse nesta empreitada, afinal, tal maquina servirá para ajudar os russos em suas buscas por minerais sob o gelo do Ártico. . Este submarino utilizará minas com complexos robóticos que fornecem dados de exploração sísmica. Até onde se sabe, não existe submarino similar no mundo e o mesmo fará uso de soluções tecnológicas promissoras únicas. . O bichão é um… Read more »

Gilson Moura

PRAEFECTUS 13 de setembro de 2017 at 18:07

Nunca ouvi falar deste submarino nuclear civil da Rússia, já existe desenhos sobre esse projeto?
Se tiver posta aí.

Leandro Costa

A construção desse submarino está elencada para 2020. Já o Typhoon é gigante. Verdadeiro monstro, e acho seu desenho muito bonito. Fruto da nova geração de submarinos russos projetados com conhecimento adquirido através de espionagem, que acabaram dando aos soviéticos um salto quântico no tocando à design de submarinos.

PRAEFECTUS

Gilson Moura meu caro,
.
no decorrer do periodo te passarei o escritório encarregado do projeto, não to me lembrando agora e to sem tempo no momento para cavucar no meu arquivo…
.
Abraço

Dalton

O “D.D.” não está mais sendo utilizado para testar o “Bulava”…erradamente ainda alguns sites o classificam como “SSBN”, mas, ele não fará patrulhas com mísseis armados a bordo , na
verdade está sendo utilizado como um grande “SSN” e recentemente até participou de treinamento com forças anti submarinas da Rússia.
.
A previsão é que ele permaneça em serviço até por volta de 2025…será uma pena se não for
convertido em um museu.

Leo Melo

Em escala 1/72, fica com 2,36m.

Claudio Moreno

Na sessão dianteira dá até pra bater um futsal…

Leandro Costa
PRAEFECTUS

Amigos, . ainda discorrendo sobre o fato dos russos não envidar esforços em projetos de submarinos, um fato interessante ocorrido no mês de agosto foi que um veículo submarino de socorro da Frota do Norte estabeleceu um mergulho recorde após uma cuidadosa preparação para um programa de treinamento de resgate em águas profundas. . Contando com o suporte do navio de resgate russo “Georgy Titov” uma unidade de resgate AS-34(mini-submarino) do Gerenciamento de busca e salvamento (UPASR) num execício na parte noroeste do Mar da Noruega, mergulhou a uma profundidade de 1005 metros… . Até onde se sabe, nenhuma unidade… Read more »

Leandro Costa

Quando o Kursk veio à pique, na época que imaginava que as unidades Russas haviam aprendido a lição com seus inúmeros acidentes e perdas de submarinos. Ledo engano. Pelo menos aparentemente agora eles aprenderam a lição.

PRAEFECTUS

Aliás amigos,

.
falando de submarinos russos, ontem, em alguma parte oriental do Mediterrâneo os submarinos “Veliky Novgorod” e “Kolpino” do projeto 636,3 a partir de uma posição submersa lançaram 7 mísseis de cruzeiro “Caliber” contra alvos importantes do grupo terrorista ISIS na Síria, os alvos foram postos de comando, centros de comunicações, bem como depósitos de armas e munições em áreas ainda controladas por militantes do ISIS na cidade de Deir ez-Zor…
.
Grato

PRAEFECTUS

Meu caro Leandro Costa 14 de setembro de 2017 at 13:00,

.
de fato estes exercícios de resgate com suas metodologia e tecnologias desenvolvidas para auxiliar no resgate, advém principalmente por conta das lições aprendidas no sinistro ocorrido com o Kursk.
.
Abraço

Bavaria Lion

O casco aparenta estar muito ruim.

Esse leviatã colocava medo no mundo, na época da guerra fria…

Luiz Trindade

Bem… A despeito dos comentários contrários ao Typhoon, ele ainda continua sendo uma plataforma formidável e temível de lançamento de ICBM (Míssel nuclear intercontinental) móvel nos mares. Se ele disparar todos contra um alvo, restará cinzas!
Agora uma dúvida aqui não foi respondida: Como seria sua assinatura no sonar dos submarinos da OTAN? Ele conseguiria ser ágil em escapar de uma real caçada?

Dalton

Luiz…
.
o “D.D.” teve apenas alguns silos convertidos para lançar o novo SLBM o “Bulava”na fase de testes dos mesmos, sem ogivas nucleares…ele não será usado para as chamadas “patrulhas estratégicas” como os novos SSBNs, “Borei e Borei(M) e os “Deltas III e IV” que serão eventualmente substituídos pelos “”Boreis”.
.
E já que falaram em “escala” meu modelo na escala 1:1250 do “D.D” corresponde a cerca de
13,5 cms…mesmo comprimento praticamente do “Ohio”, porém muito mais largo e também mais alto acima da linha da água.

Mol

Só para constar: não me parece grande feito um SSBN ficar três meses no mar. Seria se ficasse esse tempo submerso. Para conhecimento histórico ficam alguns dados nacionais: Em 1929, era incorporado à Flotilha de Submarinos – o Submarino-de-Esquadra “HUMAYTA”. Construído na Itália, o “HUMAYTA”, sob o comando do Capitão-de-Corveta LEMOS BASTO, cumpriu uma histórica travessia de 5.100 milhas marítimas, em 23 dias, de La Spezia ao Rio de Janeiro, sem escalas, feito inédito à época. Em 1997 o “Tamoio” – classe IKL 209 (convencional), sob o comando do CF Leme, atravessou o Atlântico submerso da Europa ao Brasil após… Read more »

Bosco

Salvo engano o record de tempo submerso é de um submarino nuclear francês, que chegou a ficar 6 meses. O cheirinho não devia estar nada agradável.

Bruno

Ouvi recentemente um operador de sonar americano dizendo que ouvir o ‘Typhoon’ é como ouvir dois esqueletos brigando! Isso da uma boa ideia de como silencioso ele não é, até porque já está velhinho.
Bosco, os franceses já estão acostumados com ‘le futum’.

Bosco

rsrssss

Bardini

Meio off….
Pra quem tiver com tempo sobrando, tem um jogo bem legalzinho, chamado Cold Waters. Pra quem gosta de submarino… No final do ano pretendo me aventurar 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=bQextuTuAuU&index=4&list=PLF9K78gj2FP1J9SXDDRzouPXqKQD4TlZv
.
ps: O carinha do vídeo era submarinista da US Navy. É um bom passatempo vê-lo jogar 🙂

Leandro Costa

Bardini, sim, esse jogo está na minha lista. Infelizmente estou sem máquina capaz de rodar isso. A minha simplesmente fritou no final do ano passado e estou com algo que… bem… consigo postar aqui, ver um filme e até mandar um relembrar é viver jogando alguns clássicos de DOS hehehehe

Dalton

Submarinos de ataque da US Navy (SSNs) costumam cumprir missões de 6 meses…incluindo visitas à alguns poucos portos e viagem de ida e volta. . Os submarinos “estratégicos” (SSBNs) costumam cumprir missões de 2,5 meses em média…há casos de patrulhas de mais de 100 dias até para testar a tripulação…o USS Pennsylvania completou uma patrulha de de 4 meses e meio, 140 dias, em 2014….poucos se algum porto é visitado, normalmente, Pearl Harbor para os submarinos baseados no Pacífico e Escócia para os submarinos baseados no Atlântico e por apenas uns poucos dias. . Já os 4 submarinos armados principalmente… Read more »

Bosco

Dalton,
E quanto ao recorde de tempo sob a água de um submarino nuclear. Confere que é de um submarino francês, salvo engano na década de 80?

Bosco

A classe Typhon pode ter sido a do maios submarino do mundo mas o mais poderoso em termos de capacidade de destruição é o Ohio com mísseis Trident II (D5). Um Ohio leva 24 mísseis Tridents II e cada um pode levar como carga máxima até 14 MIRVs W76 com rendimento de 100 Kt ou 8 W88 com quase 500 Kt. O alcance máximo do míssil é de mais de 12000 km mas com carga máxima ele se reduz para algo em torno de 8000 km. Hoje, devido a tratados de redução de armas nucleares, nenhum míssil Trident II é… Read more »

Bosco

Me referi ao termo MIRV e coloquei a designação das “ogivas”. Só pra complementar, os veículos de reentrada correspondentes são o Mk-5 para a ogiva W88 e Mk-4 para a ogiva W76.

Dalton

Bosco…
.
Seis meses submerso…nunca ouvi sobre isso…se você puder descobrir qual foi esse submarino francês poste aqui ok ?
.
abs

Bosco

Dalton,
Lembro de ter visto isso numa antiga revista leiga na época em que foi feito. Com certeza deve ter sido (se realmente ocorreu) uma missão atípica especial com objetivo de testar a resistência de uma tripulação a um confinamento tão prolongado. Mas posso estar equivocado já que se você não sabe é capaz que minha memória me traiu. De qualquer forma vou dar uma pesquisada pra ver se encontro alguma coisa .
Um abraço.

Flanker

No texto fala no deslocamento do submarino como sendo de 50 mil toneladas! Isso está correto? É mais do que 1 vez e meia o deslocamento do NAe São Paulo!!

Dalton

Flanker… . como você deve saber o deslocamento de um submarino submerso é sempre maior do que quando o submarino encontra-se na superfície…só que enquanto os demais submarinos tem uma diferença relativamente pequena entre os dois tipos de deslocamento…uns 10%, o “Typhoon” apresenta uma diferença umas 4 vezes maior… é o que chamam de “reserve buoyance” ou reserva de flutuabilidade. . Um “Ohio” desloca na superfície 16.700 toneladas e submerso 18.700 toneladas…apenas umas duas mil toneladas de diferença. . Um “Typhoon” desloca na superfície umas 23.000 toneladas…note que a diferença não é assim tão grande para o “Ohio” considerando-se que… Read more »

Flanker

Muito obrigado pelas explicações, Dalton! Valeu, mesmo.