Home Marinha do Brasil Oficiais da Marinha do Brasil visitam a Marinha Portuguesa

Oficiais da Marinha do Brasil visitam a Marinha Portuguesa

4594
18
Base Naval de Lisboa, Alfeite

Os auditores do Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval do Brasil estiveram em Portugal, tendo visitado a Marinha Portuguesa, no passado dia 23 de Setembro. A visita pretendeu mostrar a organização e capacidades da Marinha Portuguesa, abordando o planeamento e a preparação da Força Naval Portuguesa.

Na foto abaixo, tirada na Base Naval de Lisboa, no largo frente ao Palácio do Alfeite, o Vice-almirante Gouveia e Melo, Comandante Naval e o Comodoro Oliveira e Silva, Segundo Comandante Naval, surgem acompanhados pela delegação da Marinha do Brasil.

A importante relação entre as duas Marinhas é evidente nas palavras do Diretor da Escola de Guerra Naval do Brasil, Contra-Almirante Santana Mendes, ao lembrar que a origem do povo brasileiro se deve à Marinha Portuguesa, sendo esta não uma longa mas sim uma eterna amizade.

A Escola de Guerra Naval

Criada em 1914 na cidade do Rio de Janeiro, a Escola de Guerra Naval (EGN) é uma instituição de altos estudos militares destinada à preparação dos oficiais da Marinha do Brasil para o desempenho de elevadas funções operacionais e administrativas.

Na EGN são ministrados os cursos de Estado-Maior para oficiais subalternos, qualificações de altos estudos militares, com a duração de um ano, para oficiais superiores e de Política e Estratégia Marítimas, também com duração aproximada de um ano.

FONTE: Revista de Marinha

18 COMMENTS

  1. Portugal melhor que o Brasil em todos sentidos

    Os brasileiros dizem que a corrupção daqui vem dos portugueses, vocês conhecem aquele país mesmo?

  2. Meus caros não se esqueçam das ilhas e o que nos falta em terra temos que sobra em mar, e dizer que a marinha portuguesa é melhor que a brasileira tem muito que se lhe diga. Podemos te uma coisa ou outra boa mas tambem tem fortes lacunas, a começar pela falta de um navio de apoio logistico que um dia que haja um novo tremor de terra nos Açores vai.se notar bem a falta de meios.
    Depois vamos ouvir aquelas frases daqueles que dizem que a marinha gasta muito em navios de guerra, “Onde estão os navios da marinha que não vem nos socorrer”….

  3. As Mentiras de Corrupção Herança portuguesa , e que nos **Roubaram o Ouro** , somente acredita aos desinformados e aos de Má Fé , vem da Ideia dos Golpistas da Republiqueta , para desviarem do nosso Grandioso Rumo Monárquico , foi a mesma mentira de elevar um Ladrão a Herói Tiradentes ,este realmente brasileiro !
    Observação : O Ouro brasileiro somente até 20% ficavam com o Estado Português , e o resto ? Porém toda a exploração de Ouro durante a Colônia não chegou a 1% de todo o ouro que possuímos , e o explorado hoje ,junto com diamantes , etc , aparecem todos em Amsterdan , ou são Exportados pelo Uruguai , país que não tem jazidas de Ouro !

  4. Por falar nisso, há atualmente extração de ouro no Brasil?
    Legal ou ilegal?
    Onde?
    O que o país ganha com eventual exploração?

  5. Nossa marinha tem problemas.
    Mas a portuguesa por acaso é boa, bem equipada?
    Considerando a costa deles talvez 4 navios resolva…

  6. A costa portuguesa é pequena, mas seu mar e proporcionalmente imenso.
    Basta lembrar das ilhas Açores e Madeira, que forma um imenso triângulo com a costa continental.
    Dá uma olhada no mapa linkado acima.

  7. Portugal faz parte da OTAN ,sendo assim tem direitos e deveres para com a organização e
    sendo um país relativamente pobre tem feito o que é possível.
    .
    Uma pena a redução no número de submarinos…chegou a ter 4 unidades na década de 1970, e quase 20.000 integrantes …era a Guerra Fria…embora um fosse transferido para o Paquistão em meados daquela década esperava-se que ao menos 3 unidades fossem mantidas, mas, apenas 2 de projeto alemão, vieram substituir os 3 antigos de projeto francês…o que significa que muitas vezes nenhum dos dois estará disponível.

  8. Perguntinha aos ” ixtoriadores” marxistas que lavam a cabeça de jovens mais que p PT lava dinheiro: dizem que Portugal ” roubou” o ouro do Brasil. Como diabos alguem rouba de si próprio se isso aqui eram terras de Portugal a um ponto em que leis lusitanas perduraram aqui até 1916-17 , quando criamos nosso Codigo Civil ?

  9. Dalton
    Deu problema a NATO está lá para isso também.
    Chance Zero de conflitos.
    Basta ver o link do Ivan.

  10. Carlos,
    .
    “Chance Zero de conflitos.
    .
    Zero é sempre um percentual muito exato, sem margem de erro.
    Prefiro algo como: baixíssima probabilidade, chances remotas (ou remotíssimas se preferir), por aí vai.
    .
    Veja só a Península Ibérica:
    – Forte migração árabe na Espanha;
    – Marrocos logo abaixo do estreito de Gibraltar;
    – Catalunha em ebulição (quem conhece um pouco de história não se surpreende com os catalães).
    .
    Chance zero?
    Sei não. 🙂
    Prefiro chance remota.
    .
    Forte abraço,
    Ivan, do Recife.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here