HMS Vigilant

HMS Vigilant

Um capitão de submarino nuclear foi afastado de seu comando depois de uma alegada ‘relação inadequada’ com um membro da sua tripulação

O capitão da Royal Navy está sendo investigado na sequência das alegações, que envolvem uma membro da equipe.

A BBC entende que o capitão do submarino HMS Vigilant está no centro da investigação.

O HMS Vigilant é um submarino da classe “Vanguard” baseado na HMNB Clyde em Faslane, Argyll e Bute.

É um dos quatro submarinos britânicos armados com o sistema de mísseis balísticos Trident.
A Royal Navy confirmou que uma investigação está em curso, mas disse que ela não teve impacto nas operações atuais.

A proibição de mulheres a bordo de submarinos só terminou em 2011. Desde então, algumas dúzias de mulheres passaram por treinamento especializado para servir a bordo dos submarinos da Royal Navy.

Todos os navios da Royal Navy têm uma “regra de não tocar” que proíbe relacionamentos íntimos a bordo, mas a Marinha assume uma visão particularmente severa quando pode afetar a cadeia de comando.

Em 2014, a primeira capitã feminina de um navio de guerra da Marinha — HMS Portland — foi removida do comando depois que descobriu-se que ela violou regras rígidas sobre as relações com um membro da sua tripulação.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cbamaral

Meio que óbvio que isto iria acontecer né ?!

Marcelo Andrade

Rsrs , Cbaramal, imagine, o ambiente é propício, tudo apertado e sempre tem um cantinho escondido, sob aquela luz vermelha, kkkk

PRAEFECTUS

Meus caros,

mas ninguém falou que necessariamente fosse com uma mulher… Do jeito que os europeus estão queimando a lamparina não duvido de nada… Lamentável!

Grato

Burgos

Os E.U.A tem muito desse tipo de Problema também por terem tripulação mista.

Burgos

No Brasil oficialmente as únicas mulheres embarcadas são duas, uma oficial e a Praça no A 12 na função de ORP e auxiliar respectivamente.
E recentemente se não me engano uma Oficial na UNIFIL VI em 2014/2015 e eu acho que foi só.

camargoer

Caros Colegas. Vou ser bem criticado, mas vamos lá… um oficial não pode se relacionar com um inferior, assim como um professor não pode se relacionar com um aluno pelo próprio desempenho da autoridade. Existem estudos sobre psicologia comportamental que relaciona a figura de poder hierárquico (oficial, professor, autoridade religiosa ou políca) como gerador de subordinação sexual. Não quero dizer que toda relação é uma questão de assédio, mas há um fator de influência psicológica muito forte. Além disso, a existência de vínculos emocionais pode prejudicar a tomada de decisão e colocar em suspeita as ordens ou decisões. Agora, ninguém… Read more »

ROT

Caro camagoer não vejo pq será criticado, na empresa que trabalho é bem claro, qdo a pessoa tem o poder de influenciar de alguma forma sobre a outra devido seu cargo ou função teve comunicar imediatamente o RH se houver qualquer envolvimento físico ou sentimental. Já houve caso de demissão quando a regra não seguida, qdo as pessoas procuram o RH existe a possibilidade de transferência, mudança de função ou equipe.
Assim garante q não vai ocorrer conflito de interesses e evita maiores dores de cabeça.

ROT

Outra, acredito q professores não deverism relacionar com alunos, não importa a idade ou sexo. Já vi professores de faculdades e Universidades aproveitando da sua posição. Qdo existe relação de poder e subordinação direta acredito q exista um desequilíbrio na relação e com certeza existe um conflito ético

Bavaria Lion

Operações seguidas de retirada e colocada de torpedo em ritmo frenético. Era um treinamento, mas devido ao esforço físico extremo, deve ter rolado alguns gemidos do esforço.

Aí as más línguas inventam 69 histórias de onde as boas línguas estão…

😀

Carlos Alberto Soares

É bico do bule bule duro e brioche molhado dá nisso, rsrsrsrs.
Natureza humana, nada mais.

theogatos

Galante, concordo 100%, mas não podemos esquecer que naquele ambiente o próximo açougue pode estar a meses de distância! Aí a tentação muda… (rsrsrs) . Camargoer, eu compartilho de sua visão e já vi muita gente ser afastada das empresas e instituições por causa disso… Mas mesmo concordando, admito que em alguns ambientes fica muito difícil controlar ou justificar o afastamento (como no caso de professores/alunos). Em empresas maiores, existe como contornar afastando os envolvidos de área e permitindo que eles continuem seu relacionamento sem influenciar as mesmas decisões. Em empresas menores, muitas vezes se tolera a fim de reter… Read more »

camargoer

Olá ROT. Obrigado pelo comentário. De fato, é sempre recomendado que um professor nunca se envolva com alunos/alunas. Tem um excelente livro sobre docência no ensino superior com um capítulo dedicado a este problema. A recomendação é que o professor/professora nunca se envolva com um aluno/aluna, mas como são pessoas adultas, é claro possível que ocorra algum tipo de sentimento. Nestes casos, a recomendação é que o professor/professora não exerça qualquer atividade de ensino/orientação, inclusive informando a chefia/coordenação sobre a existência da relação emocional. Geralmente, não deveria haver necessidade da demissão do professor ou da transferência do aluno, mas é… Read more »

Carlos Alberto Soares

Además concordo com o Galante.

camargoer

Olá Theogatos. Não tenho certeza, mas nossos colegas que fizeram carreira na vida militar podem comentar com mais propriedade sobre essa questão do assedio moral e sexual entre superiores e inferiores, independentemente da questão de gênero (homem/mulher). Na universidade, os problemas mais graves não são de ordem sexual, mas de assedio moral devido às questões de autoridade acadêmica. Aliás, nas universidades asiáticas e europeias, esse conflito de autoridade é mais comum do que no Brasil, onde existe uma certa independência de atuaçao.

Carlos Alberto Soares
EduardoSP

Não que seja relevante, mas já que apareceram dúvidas, a BBC fala em “female member of crew”.

Theo Gatos

Camargoer obrigado por compartilhar sua visão sobre o assunto, desconheço essas nuances culturais em relação à Ásia e acho enriquecedor que nossos colegas militares sempre nos trazem suas visões também!
.
Carlos Alberto, pra onde eu mando CV? Vai que elas curtem um gordinho Mediterrâneo, apesar da baixa probabilidade nunca se sabe… hahahahaha…
.
Sds.

Luciano

camargoer 3 de outubro de 2017 at 19:05

Perfeitamente!
—-

O caso me lembrou o filme “Até o limite da honra”, onde a personagem de Demi Moore (Tenente Jordan O’Neil) se relaciona com um oficial da marinha secretamente.

XO

Prezados, existem vários militares casados com esposas da mesma Força ou de outras… eu mesmo conheci a minha enquanto ela era temporária… não éramos do mesmo setor na OM… na verdade, raros são os casos de marido e mulher trabalhando no mesmo local e setor…

Felipe

@PRAEFECTUS

Pela qtde de queima lamparina brasileiros na europa, sao os europeus que acham q o brasil eh o lugar da lamparina queimada.

Joao Moita Jr

Mulher, não. Foi viadagem!!!! Rsrsrs…

Mahan

Provavelmente é UMA marinheira. Do contrário, o malandro ia receber elogios pela alteridade…

Ricardo Da Silva

Com a licença dos Beatles:
“We are living in the Yellow Submarine,
Yellow Submarine”
ou
” ‘They’ are living in the ‘Pink’ Submarine,
‘Pink’ Submarine”

HMS TIRELESS

PRAEFECTUS 3 de outubro de 2017 at 17:51

Claro! Só os russos são machões e héteros, talvez porque cada infante ou oficial russo receba como parte do equipamento uma foto do Putin sem camisa montado em um cavalo para os inspirar! Talvez até com a recomendação de ter a foto sempre a vista e na cabeceira da cama…..

JR

O poder é afrodisíaco… Para a mulher um homem com poder passa a ideia de virilidade, proteção…

HMS TIRELESS

Pessoalmente acho uma tremenda hipocrisia proibir a interação entre tripulantes em um navio. Entretanto, para evitar problemas futuros, é de bom tom que o que estiver na escala inferior da hierarquia seja transferido.

XO

Prezado Tireless, baseado em minha experiência de mais de 10 anos embarcado, considero intolerável e inadmissível o relacionamento afetivo entre tripulantes de um mesmo navio… as exigências diárias e os inopinados não podem ser prejudicados por quaisquer interferências comportamenais ou que interfiram na capacidade de julgamento… abraço…

camargoer

Caros colegas. Trabalho há mais de dez anos com estudantes de pósgraduação, e não posso concordar com os comentários (bem preconceituosos) em relação às mulheres, sejam militares ou civis. Concordo com nosso colega XO sobre ser inadmissível relacionamentos afetivos entre profissionais embarcados ou não. Aliás, acho inadmissível assumir que um militar treinado seja emocionalmente desequilibrado ao ponto de ser não suportar ficar por meses em operação. Então não deveria estar na marinha, ora.

Gilson Moura

HMS TIRELESS 4 de outubro de 2017 at 9:48
kkkkkkkkkk

PRAEFECTUS

Felipe 4 de outubro de 2017 at 6:15, meu caro, que aqui a coisa tá braba isso tá…. Agora, todo mundo sabe que essa “moda” veio da Europa, e o trem tá lascado de passar… Outrossim, os Estates tá botando pra arrebentar(se é que me entendem…) na exportação deste tipo de comportamento através do sistema de mídia deles, infestada de gayzolas. HMS TIRELESS 4 de outubro de 2017 at 9:48, rapaz, to começando a me preocupar, tenho observado uma certa fixação sua pelo Putin eu seus comentários, meu caro, cuidado com a “Síndrome de Estocolmo…” Vivendo tanto tempo com US… Read more »

PRAEFECTUS

Opz,

HMS TIRELESS 4 de outubro de 2017 at 9:48, rapaz, to começando a me preocupar, tenho observado uma certa fixação sua pelo Putin em seus comentários, meu caro, cuidado com a “Síndrome de Estocolmo…” Vivendo tanto tempo com US inimigos pode acabar dando nisso…se é que me entende…

Grato

HMS TIRELESS

XO 4 de outubro de 2017 at 15:30

Que os namorados/amantes não devem ficar no mesmo navio eu concordo, e a meu ver deve ser transferido aquele que estiver em escala inferior na hierarquia. O que eu não concordo é com o fato de um romance a bordo gerar afastamento de comando e investigação.

XO

Bem, não sabemos os desdobramentos e as consequências… algo deve ter ocorrid para que eles tomassem essa decisão mais drástica…

camargoer

Caros Colegas. Creio que o afastamento de um oficial sob investigação seja o melhor procedimento para inclusive evitar danos a sua carreira principalmente no caso de ser inocentado. O errado alguém sob suspeita, denúncia ou investigação no comando de qualquer coisa. Segundo o Telegraphm, a RN permite relações entre aqueles que estão fora da cadeia de comando, o que não foi o caso da denúncia. O texto menciona que a presença de mulheres em submarinos pode ser um problema para a saúde da mulher devido a alta concentração de gás carbônico (preciso estudar isso) e que a o fato de… Read more »

Jeff

Gente, isso está no DNA, coloca homem e mulher juntos e ainda por cima numa seca no meio do oceano, óbvio que as coisas fogem do controle. Se em uma empresa isso pode acontecer, imagina no mar, que nem código de área tem… 😀
Dizer que não pode, saber que não pode todo mundo diz e sabe, mas a realidade é outra. E se colocarem somente homens ou somente mulheres, terá queimação de roska e colação de velkro. Me desculpem mas é verdade.

camargoer

Digo.. o errado é manter alguém sob suspeita, denúncia ou investigação no comande de qualquer coisa.

camargoer

Caro Jeff. Discordo. Qualquer um que é treinado ou formado para atuar em condições especiais terá equilíbrio emocional e intelectual para saber como agir. O problema foi o envolvimento entre duas pessoas na cadeia de comando. Bastaria que um deles pedisse para mudar de função. Alguém que comanda um equipamento de bilhões de libras equipado com armas nucleares deve ser suficientemente equilibrado e informado para saber o que fazer.

Salomon Weetabix
Salomon Weetabix

Tinha uma médica na Flotam que era uma gata, mas ng se atrevia e ela nem de longe queria papo.

camargoer

Caro Salomon.. as rimas são horríveis.. riso. Ainda bem que ele resolveu parar de lecionar. Rs. Lembrei “daquela menina em sua cadeira de rodas” do Amado Batista.

Delfim Sobreira

E na época do barril, como ficava ? Hihihi.
.
Estas relações sempre dão xabu quando uma parte apaixona. Seja em qualquer instituição. Aí o “lance” acaba e quem gama se dana. E resolve lavar a roupa suja.
E numa época de revisionismo, empoderamento feminista, homo/transsexualidade, onde o “macho hetero” virou vilão, isso ainda vai dar muito pano para manga.
.
Galante e meu avô estão certos.

Airacobra

Não esqueçamos da bruxa do mar e o cadeirudo a bordo deo jacaré bora maguinha, abre a porta maguinha, metelapica maguinha…
kkk

Bispo

se o ficante dela fosse o responsável por……subir o periscópio ….. é compreensível o afastamento…rsrsrs

sorry people ..não resisti…a piada pronta.

Ozawa

Fogo amigo…

Bosco

Comandante esperto que tinha a moda de polir o torpedo de vez em quando.

pgumao

“Regra de não tocar”, trata-se da maior bobagem, se os padres fazem votos de castidade e volta e meia temos escândalos sexuais, sou totalmente contra confinar num espaço mínimo homens e mulheres crendo num fato que vai contra as leis naturais da vida.

Carlos Eduardo Oliveira

Luciano 3 de outubro de 2017 at 23:22

O caso me lembrou o filme “Até o limite da honra”, onde a personagem de Demi Moore (Tenente Jordan O’Neil) se relaciona com um oficial da marinha secretamente.
=============================================================

Acho que vc não prestou atenção ao filme. Isso não aconteceu.
Foi um boato que espalharam na base mostrada no filme, no intuito de queimar o nome dela.