Home Marinha do Brasil Justiça manda soltar almirante Othon, ex-presidente da Eletronoclear

Justiça manda soltar almirante Othon, ex-presidente da Eletronoclear

3173
159
Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, considerado o pai do Programa Nuclear da Marinha

SÃO PAULO  –  O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) concedeu habeas corpus revogando a prisão preventiva do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva.

Considerado um dos mais importantes cientistas nucleares brasileiros e um dos pais do programa nuclear do país, ele foi condenado a mais de 40 anos de prisão na Operação Lava-Jato.

Acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e de tentar embaraçar as investigações, ele estava detido havia dois anos, numa instalação da Marinha no Rio de Janeiro.

O almirante está passando por um tratamento de câncer de pele.

Segundo o advogado Fernando Fernandes, “a soltura é um ato de justiça e humanidade”.

FONTE: Valor Econômico

159 COMMENTS

  1. Infelizmente, deveria pagar por seus atos, por mais trágico que isso seja para nossa nação. Teve seus muitos méritos, mas desvirtuou e se tornou apenas mais um corrupto na história de nosso país. Espero que cumpra sua pena em totalidade dentro de uma prisão.

  2. Olá ARC
    Mesmo que o Alm. Othon tenha comitido um crime (qualquer crime inclusive homicídio), ele só estaria preso em caso tivesse ocorrido um flagrante (não foi o caso). É inaceitável que ele estivesse preso preventivamente após a sentença em primeira instância, porque a preventiva é um instrumento processual que pode ocorrer durante a investigação, por exemplo para não interferir nas investigações, destruir provas, etc. Encerrado o processo de investigação, ele deveria ter sido imediatamente liberado, mesmo se condenado em primeira instância. Ele tem o direito de aguardar a segunda instância em liberdade. Este habeas corpus demorou muito. Não é tratamento especial nem nada, é apenas a lei.

  3. Onde está a turminha que diz que o judiciário deu um golpe junto com a mídia? A concessão do habeas corpus ao Almte. Othon é prova cabal de que o judiciário não está a serviço da CIA como a turma da OrCrim do ABC adora dizer.

  4. Concordo com ARC, esse país parece virado de ponta cabeça… tem traficante e homicida que fica menos tempo preso por crimes tido como hediondo… Brasil é isso ai.

  5. Alex, experimente digitar Othon no campo busca do blog e verá várias matérias sobre o assunto. Uma delas certamente trará a resposta à sua pergunta, bem mais rápido do que o tempo em que eu ou outro comentarista digitaríamos.

  6. Daniel eu concordo plenamente contigo pois ladrão, corrupto ou seja lá o que for que a pessoa seja acusada depois de condenada deve pagar como qualquer um e na totalidade de sua pena, mas tem uma coisa que me irrita muito pois sou adepto de boas práticas e com resultados concretos e claros e por isso me irrito (não estou defendendo as pessoas) o Temer foi pra Europa e criticaram muito e queriam de toda forma que ele fosse retirado da presidência pelos acontecidos que todos sabem e conforme alguns noticiários e somando também os valores ele nestas viagens gastou mais ou menos 30 mil reais em compras pessoais onde depois foi verificado que ele realmente foi defender o Brasil o governo dele e também abrir mercado para nossas empresas nada que não seja a obrigação dele e por isso não merece mérito algum o que sou de pleno acordo mas olhando para a Dilma e só no caso quando foi eleito o Papa Francisco no qual ela foi fazer uma visita para parabenizar o novo Papa ela teve um gasto (informado mais tarde pelo próprio planalto) de mais de 300 mil euros em compras pessoais e o resultado desta viagem foi nula para o Brasil pois ela não foi abrir mercado pra nós nem conseguir algum benefício, ou seja, dinheiro jogado fora e isso pra não citar as viagens para falar do tal golpe. Eu não entendo isso no Brasil onde as pessoas que trabalham e geram benefícios e desenvolvimento a nação como um todo são criticados e são obrigados a pagar o que devem de acordo com a lei e sem piedade alguma mas aqueles que roubam, mentem, desviam dinheiro de escolas deixando o povo mais burro do que já é, de hospitais matando um monte de gente por não ter medicamentos ou médicos, pessoas do tipo que sabem sempre dar um jeitinho bem brasileiro pra roubar e fazer o que é errado estas as vezes são condenadas e quando são recebem um salário maior do que o trabalhador, tem o benefício de cumprir 1/6 da pena, bom comportamento ou até coitado por estar com uma gripe deve ter ser levado pra um spa ou quem sabe o hospital sírio libanês pra se tratar com todas despesas sendo paga pelo governo e depois quem sabe um prisão domiciliar ou então só uma tornozeleira eletrônica.
    Tá na hora de deixarmos de ser hipócritas e cobrar de forma correta todos sem exceção e cobrar com mais vigor e empenho que casos como os salários para presos bem maior que o trabalhador que gera um enorme custo aos cofres públicos a conduta limpa e irretocável dos políticos, a diminuição da quantidade de deputados e senadores, a redução do custo a máquina pública, isso sim são problemas sérios que devemos ter nossa atenção.

  7. Camargoer. concordo contigo.
    Diego. Voce esta certo.
    Um grande brasileiro. Um dos maiores cientistas de seu tempo.
    Este país somente aprecia vagabundos que são endeusados pela mídia. Os traficantes e bandidos comuns, foram melhores tratados por esta justiça de faz de conta que o almirante cientista. Cujos relevantes trabalhos prestados ao país foram e são impagáveis.

  8. O jargão “um erro não compensa o outro…” aqui se aplica. Não é porque tal ou qual criminoso esteja solto e faceiro que devam-se abrir as cadeias… Sem adentrar no mérito da ação judicial a cuja sentença condenatória remeto os interessados, para mim, e em tese, “feitos e realizações” não foram recepcionadas, ao menos positivamente, como excludentes de ilicitude ou afastamento de culpabilidade.

    O Estado brasileiro, e por decorrência a própria MB, estão falidos hoje pela corrupção de seus agentes, sejam quais forem.

  9. O cara é tipo Maluf? Rouba mas faz?
    .
    Está errado. O cara tem de ficar preso após condenação em primeira instância. Este lance de esperar a condenação em segunda instância, para aí o cara ser preso, dá a todos a sensação de impunidade. Isto aí tem de mudar.
    .
    O cara é um dos mais importantes cientistas nucleares do país e é lad.rão. Vida longa para ele na prisão.

  10. camargoer 11 de outubro de 2017 at 17:01
    ————————————————–
    Não, meu caro. Se os fundamentos fáticos que autorizaram a prisão preventiva persistirem após a prolação de sentença, não há direito algum à liberdade provisória.
    Cada caso deve ser analisado em concreto, considerando-se todas as circunstâncias incidentes. Não há fórmula fixa aplicável a todas as situações de fato.

  11. Penso que ele deveria ser julgado pelo STM(superior tribunal militar) por representar uma corporação e sua patente. Ele não estava preso na cela especial da Base de Fuzileiros Navais do Rio em Meriti! Seria como exemplo de transparência, imparcialidade e impessoalidade das forças armadas. Também como respostas à aqueles que querem intervenção das Forças Armadas no Brasil pela corrupção que assola e não deixa o Brasil crescer. Sim ele deve pagar pelos seus crimes mediante todos os recursos aplicados pela defesa, neste código penal cheio de brechas de 1940 e muito mais importante é devolver o dinheiro de propina da Usina Angra 3 e do Prosub que já está capengando por falta de verbas!

  12. -Cadeia é só para pobre. Essa é a realidade do Brasil.
    Corrupto, condenado ou não tem privilégios, e o preso comum não tem.
    E Othon – não foge a regra, mesmo condenado a 40 anos de prisão.
    Qualquer alegação de doença é motivo para acolher o HC.

  13. É melhor ler o processo, antes de tirarem conclusões, não existem provas cabais. O cara foi espionado pela CIA durante um ano por um casal. Coincidência? Esta história com o Vice-Almirante está muito mal contado para os coxinhas. Gente é tudo na base do disse me disse, não existem provas, e o que a Eletronuclear tem haver com a lava-jato? Se fosse pela lógica do Moro, nem viria ao caso, mas se sabe que a República de Curitiba serve ao Tio Sam.

  14. Caro Jorge Knoll, se cadeia é só pra pobre então e por isso que Lula e Dilma ainda estão soltos e não ficam nenhum dia presos pois tem os Advogados mais bem pagos do planeta. O Sr sabe da onde vem o dinheiro que paga advogados tão caros??? Creio que vc sabe más não admite pois a regra não cabe para comunista….

  15. Se fosse batedor de carteiras, estaria preso. Para efeito de registro, a defesa do almirante admitiu que ele recebeu dinheiro de forma fraudulenta. A divergencia eh sobre a motivacao – contrato de uma consultoria nao comprovada a empresa que escolhida para a construcao da usina ou propina mesmo. Mesmo na versao do almirante, o fato foi ilegal.

  16. Antonio Renato Arantes Cançado 11 de outubro de 2017 at 19:48
    Corrupto, ladrão de dinheiro público, TRAIDOR, é ISSO que vocês defendem?

    Concordo com vc. Os fins nao justificam os meios. Eh chancelar o vale-tudo.

  17. O video que o sr camargoer acidentalmente postou tem uma descricao interessante.

    \\A Tour Bolsonaro passa pelos EUA abrindo diálogo com elite financeira.\\

    A elite financeira nao fica em Miami. Gente burra eh outra coisa.

  18. Ele é um ladrão como outro qualquer, ate parece que aqui alguns colegas tem ladrão de estimação………40 anos na cadeia é pouco, se fosse um praça seria enforcado e queimado.

  19. Perguntinha: QUAIS foram os acertos e as vitórias que esse MELIANTE conquistou?
    E ele não cometeu erros, mas sim CRIMES. Vários.
    Deveria apodrecer na cadeia.
    Fosse este um país sério, apodreceria.

  20. Mauro Santayana

    A LAVA-JATO E O VICE-ALMIRANTE.

    Em uma sentença que chama a atenção pela severidade e a ausência de proporcionalidade, o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi condenado, ontem, por um juiz do Rio de Janeiro – com uma decisão que atingiu também a sua filha – a 43 anos de prisão por crimes supostamente cometidos durante as obras da usina nuclear de Angra 3.

    O vice-almirante Othon é um dos maiores cientistas brasileiros, um dos principais responsáveis pelo programa de enriquecimento de urânio da Marinha, que levou o Brasil, há 15 dias, a fazer a sua primeira venda desse elemento químico – usado como combustível para reatores nucleares – para o exterior, para uma empresa pertencente ao governo argentino.
    Em qualquer nação do mundo, principalmente nos EUA – país que, justamente por ser brasileiro, e não norte-americano, o teria espionado, “plantando” um homem da CIA ao lado do seu apartamento – o vice-almirante Othon estaria sendo homenageado, provavelmente com uma medalha do Congresso ou da Casa Branca, por serviços de caráter estratégico prestados ao fortalecimento da Nação e ao seu desenvolvimento.

    No Brasil de Itamar Franco – um homem íntegro e nacionalista, que cometeu a besteira de confiar em quem não devia e abriu a Caixa de Pandora da tragédia neoliberal dos anos 1990, ao apoiar para sua sucessão um cidadão em cujo governo, segundo o Banco Mundial, o PIB e a renda per capita recuaram e a dívida pública duplicou, deixando ainda um papagaio, com o FMI, de 40 bilhões de dólares – o Almirante Othon recebeu, em 1994, da Presidência da República, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

    Ele também é Comendador da Ordem do Mérito Naval; da Ordem do Mérito Militar; da Ordem do Mérito Aeronáutico; da Ordem do Mérito das Forças Armadas; da Medalha do Mérito Tamandaré; e recebeu, além disso, a Medalha do Pacificador, a Medalha do Mérito Santos-Dumont e a Medalha Militar de Ouro.

    No Brasil kafquianamente imbecilizado, midiotizado, manipulado, plutocratizado, deturpado, moralmente, da atualidade, que caminha a passos largos para a instalação de um governo – de fato – de exceção e fascista – e, ainda por cima, entreguista e anti-nacional – a partir de 2018, ele está sendo condenado por uma justiça em que muitos membros recebem acima do teto constitucional, perseguem jornais que os denunciam, e podem fazer palestras remuneradas sem ter que declarar quanto estão recebendo, conforme resolução do CNJ divulgada no início deste mês de julho.

    Com uma maioria de patriotas, nacionalistas, legalistas, constitucionalistas, os militares brasileiros tem suportado em silêncio digno a interrupção e as ameaças que pairam, como aves de rapina, sobre numerosos projetos de defesa que tiveram início na última década e sobre as empresas responsáveis por eles, como o dos submergíveis convencionais e o do submarino atômico – de cujo desenvolvimento do reator já participou o próprio Almirante Othon – sob responsabilidade da Odebrecht, um dos grupos mais prejudicados e perseguidos pela Operação Lava-Jato, que já teve que demitir mais de 120.000 pessoas no último ano, também encarregada, por meio da Mectron, da construção, em conjunto com a Denel sul-africana, do míssil A-Darter que irá armar os novos caças Gripen NG-BR, que estão sendo – também por iniciativa dos dois últimos governos – desenvolvidos com a Suécia por itermédio da SAAB.

    Tudo isso, em nome de um pseudo combate à corrupção hipócrita, ególatra, espetaculoso e burro, em que, para descobrir supostos desvios de um ou dois por cento em programas estratégicos de bilhões de dólares, condena-se ao sucateamento, atraso ou interrupção – como era o caso, há anos, das obras de Angra 3 antes de sua retomada justamente pelo Vice-Almirante Othon – os outros 97% dos projetos, sem nenhuma consideração pela aritmética, a lógica, o bom senso, a estratégia nacional, o fortalecimento ou o desenvolvimento brasileiros.

    Isso, ainda, para vender, falsa e mendazmente, com a cumplicidade de uma parcela da mídia irresponsável, apátrida, estúpida e venal, a tese de que se estaria “consertando” o país, quando o que se está fazendo é jogar o bebê pela janela junto com a água do banho, e matando a boiada inteira para exterminar meia dúzia de carrapatos, no contexto de um projeto de endeusamento de um personagem constantemente incensado por uma potência estrangeira – justamente aquela que espionou o próprio Almirante Othon – quando se sabe que para prender corruptos não era preciso arrebentar com as maiores companhias de engenharia do país, como se está arrebentando, nem com os principais projetos bélicos e de infraestrutura em andamento, ou com a Estratégia Nacional de Defesa, árduamente erguida nos últimos anos, ou com um conjunto de programas do qual toma parte, ainda, o Astros 2020 da Avibras; a nova família de fuzis de assalto IA-2, da IMBEL; o Cargueiro Militar multipropósito KC-390 da Embraer; a nova linha de radares SABER; os 1050 novos tanques Guarani, desenhados pelo Departamento de Engenharia do Exército, até algum tempo atrás – ao que se saiba – ainda em construção pela IVECO; os novos navios de superfície da Marinha; ou o novo satélite de comunicações que atenderá às Forças Armadas.

    Os alegados 4 milhões de reais em “propina” eventualmente pagos em consultoria ao Almirante Othon – uma das razões de sua condenação a mais de 40 anos de prisão – seriam, caso sejam comprovados, uma migalha diante do que ele mereceria receber, em um país mais patriótico e menos hipócrita, como cientista e como compatriota, e uma quantia irrisória, se formos considerar, por exemplo, o preço de um apartamento de quatro quartos em Higienópolis, em São Paulo – há os que são vendidos a preço de “ocasião” – ou o fato de ratos como Eduardo Cunha, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, com dezenas de milhões de dólares na Suíça, terem sido soltos pelo Juiz Sérgio Moro e, tranquilos, estarem em casa neste momento.

    Só no Brasil, também, um cientista desse porte é enxovalhado, como o Vice-almirante Othon está sendo, nas redes sociais, por um bando de energúmenos, ignorantes, preconceituosos e estúpidos que não tem a menor ideia do que está ocorrendo no país, e que pensam mais com o intestino do que com a cabeça.

    Só não dá para dizer que dá vergonha de ser brasileiro porque o Brasil é maior que esta corja tosca, anti-nacional, vira-lata, manipulada e ignara, e porque mesmo que os cães ladrem a caravana irá passar, finalmente, um dia, altaneira e impávida.

    Como diria Cazuza, o tempo não pára.

    Aos que estão arrebentando com a Pátria – e com as suas armas, seus heróis e seus exemplos – sacrificando-os no altar de suas inconfessáveis, imediatistas e rasteiras ambições, sobrará o inexorável e implacável julgamento da História.

  21. A LAVA-JATO E O VICE-ALMIRANTE.

    Em uma sentença que chama a atenção pela severidade e a ausência de proporcionalidade, o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi condenado, ontem, por um juiz do Rio de Janeiro – com uma decisão que atingiu também a sua filha – a 43 anos de prisão por crimes supostamente cometidos durante as obras da usina nuclear de Angra 3.

    O vice-almirante Othon é um dos maiores cientistas brasileiros, um dos principais responsáveis pelo programa de enriquecimento de urânio da Marinha, que levou o Brasil, há 15 dias, a fazer a sua primeira venda desse elemento químico – usado como combustível para reatores nucleares – para o exterior, para uma empresa pertencente ao governo argentino.
    Em qualquer nação do mundo, principalmente nos EUA – país que, justamente por ser brasileiro, e não norte-americano, o teria espionado, “plantando” um homem da CIA ao lado do seu apartamento – o vice-almirante Othon estaria sendo homenageado, provavelmente com uma medalha do Congresso ou da Casa Branca, por serviços de caráter estratégico prestados ao fortalecimento da Nação e ao seu desenvolvimento.

  22. No Brasil de Itamar Franco – um homem íntegro e nacionalista, que cometeu a besteira de confiar em quem não devia e abriu a Caixa de Pandora da tragédia neoliberal dos anos 1990, ao apoiar para sua sucessão um cidadão em cujo governo, segundo o Banco Mundial, o PIB e a renda per capita recuaram e a dívida pública duplicou, deixando ainda um papagaio, com o FMI, de 40 bilhões de dólares – o Almirante Othon recebeu, em 1994, da Presidência da República, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

    Ele também é Comendador da Ordem do Mérito Naval; da Ordem do Mérito Militar; da Ordem do Mérito Aeronáutico; da Ordem do Mérito das Forças Armadas; da Medalha do Mérito Tamandaré; e recebeu, além disso, a Medalha do Pacificador, a Medalha do Mérito Santos-Dumont e a Medalha Militar de Ouro.

  23. No Brasil kafquianamente imbecilizado, midiotizado, manipulado, plutocratizado, deturpado, moralmente, da atualidade, que caminha a passos largos para a instalação de um governo – de fato – de exceção e fascista – e, ainda por cima, entreguista e anti-nacional – a partir de 2018, ele está sendo condenado por uma justiça em que muitos membros recebem acima do teto constitucional, perseguem jornais que os denunciam, e podem fazer palestras remuneradas sem ter que declarar quanto estão recebendo, conforme resolução do CNJ divulgada no início deste mês de julho.

    Com uma maioria de patriotas, nacionalistas, legalistas, constitucionalistas, os militares brasileiros tem suportado em silêncio digno a interrupção e as ameaças que pairam, como aves de rapina, sobre numerosos projetos de defesa que tiveram início na última década e sobre as empresas responsáveis por eles, como o dos submergíveis convencionais e o do submarino atômico – de cujo desenvolvimento do reator já participou o próprio Almirante Othon – sob responsabilidade da Odebrecht, um dos grupos mais prejudicados e perseguidos pela Operação Lava-Jato, que já teve que demitir mais de 120.000 pessoas no último ano, também encarregada, por meio da Mectron, da construção, em conjunto com a Denel sul-africana, do míssil A-Darter que irá armar os novos caças Gripen NG-BR, que estão sendo – também por iniciativa dos dois últimos governos – desenvolvidos com a Suécia por itermédio da SAAB.

  24. Se todos os bandido fosse como esse homem ,o brasil seria outro .esse homem dedicou a vida inteira a serviço de nosso pais ,pior esses politicos lula ,cunha ,sarney ,color,fernando henrique,roubaram bilhoes e trilhoes e estao todos ricos e solto .pra mim ele e um heroi .

  25. Tudo isso, em nome de um pseudo combate à corrupção hipócrita, ególatra, espetaculoso e burro, em que, para descobrir supostos desvios de um ou dois por cento em programas estratégicos de bilhões de dólares, condena-se ao sucateamento, atraso ou interrupção – como era o caso, há anos, das obras de Angra 3 antes de sua retomada justamente pelo Vice-Almirante Othon – os outros 97% dos projetos, sem nenhuma consideração pela aritmética, a lógica, o bom senso, a estratégia nacional, o fortalecimento ou o desenvolvimento brasileiros.

    Isso, ainda, para vender, falsa e mendazmente, com a cumplicidade de uma parcela da mídia irresponsável, apátrida, estúpida e venal, a tese de que se estaria “consertando” o país, quando o que se está fazendo é jogar o bebê pela janela junto com a água do banho, e matando a boiada inteira para exterminar meia dúzia de carrapatos, no contexto de um projeto de endeusamento de um personagem constantemente incensado por uma potência estrangeira – justamente aquela que espionou o próprio Almirante Othon – quando se sabe que para prender corruptos não era preciso arrebentar com as maiores companhias de engenharia do país, como se está arrebentando, nem com os principais projetos bélicos e de infraestrutura em andamento, ou com a Estratégia Nacional de Defesa, árduamente erguida nos últimos anos, ou com um conjunto de programas do qual toma parte, ainda, o Astros 2020 da Avibras; a nova família de fuzis de assalto IA-2, da IMBEL; o Cargueiro Militar multipropósito KC-390 da Embraer; a nova linha de radares SABER; os 1050 novos tanques Guarani, desenhados pelo Departamento de Engenharia do Exército, até algum tempo atrás – ao que se saiba – ainda em construção pela IVECO; os novos navios de superfície da Marinha; ou o novo satélite de comunicações que atenderá às Forças Armadas.

  26. Os alegados 4 milhões de reais em “propina” eventualmente pagos em consultoria ao Almirante Othon – uma das razões de sua condenação a mais de 40 anos de prisão – seriam, caso sejam comprovados, uma migalha diante do que ele mereceria receber, em um país mais patriótico e menos hipócrita, como cientista e como compatriota, e uma quantia irrisória, se formos considerar, por exemplo, o preço de um apartamento de quatro quartos em Higienópolis, em São Paulo – há os que são vendidos a preço de “ocasião” – ou o fato de ratos como Eduardo Cunha, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, com dezenas de milhões de dólares na Suíça, terem sido soltos pelo Juiz Sérgio Moro e, tranquilos, estarem em casa neste momento.

  27. Vejo muita gente aqui bem versada na condenação alheia. Muito bem, vamos a um pouquinho de Geopolítica: 1929, EUA, as famílias mais influentes se reúnem para depor o presidente Franklin Delano Roosevelt, tal fato não aconteceu por que os oficiais contatados para treinar e liderar os golpistas denunciaram o caso. Sabem o que aconteceu com tais famílias (Dupont, Rockfeller, Mellon entre outras)? Nada! Não quiseram agravar uma crise terrível colocando a nata investidora ianque no xilindró. Pós II Guerra: A Rússia e os EUA sequestraram as mais brilhantes mentes alemãs acusadas de crimes de guerra e as colocaram para trabalhar pra eles; fosse no Brasil, os honestos de plantão, que podem entender de legislação, mas são um zero a esquerda na Geopolítica, pediriam a cabeça de cada um desses nazistas de mentes brilhantes. Tempos atuais,
    Hackers: sabem o que os governos do G7 e a Rússia fazem com seus criminosos cibernéticos superdotados, encerram na cadeia? Não, não, não, os forçam a aplicar seus conhecimentos na espionagem e contra espionagem de parceiros e inimigos de outras nações. E as empresas corruptas ianques veem seus executivos serem escrachados publicamente quando pegos com a “mão na massa”, absolutamente! Pagam uma fortuna em acordos judiciais e continuam sua marcha inglória… há quem não acredite na participação ianque nesse episódio, o cara que detinha um segredo de alguns milhões de dólares se vender por uma ninharia dessas, só quem é tiete ianque (pode ser outra nação dominante) acredita na lisura das grandes nações desse mundo… lá a corrupção é bem pior do que aqui, vide a fraude voadora chamada de F-35.

  28. Prezados, o Alte Othon sempre foi chegado a uma “Heterodoxia” contábil …., não foi a toa que foi destituído do Projeto no inicio da década de 90 pelo Almirantado da época, leia-se Serpa, Mingote e outros ….
    O que foi descoberto na época em IPM era de arrepiar a “Ortodoxia” Naval, mas nunca se comprovou dolo.
    Na Eletrobras ele achou que podia fazer o mesmo, se foi ou não para vantagens próprias só a justiça irá dizer quando o processo acabar, no entanto o que deixou o Juiz Bretas indignado e que pesou a mão na pena do Almirante foi o fato de mesmo sendo investigado ele mantinha contatos telefônicos com outros diretores da Eletronuclear na época para apagar provas e ocultar indicios, isto está fartamente documentado no processo, aí amigo não teve jeito, o Bretas baixou o “sarrafo” no velho marinheiro.
    Uma coisa eu concordo com os comentários acima, sem ele este Projeto não tinha saído dos anos oitenta ….

  29. Apareceu um serviçal da OrCrim do ABC para tumultuar o espaço e, pior, o faz através do CTR+C/CTR+V das sandices do Velho caduco do Mauro Santayana, conhecido proxeneta da Odebrecht.

  30. Caraca, a CIA é boa mesmo. Controla a República de Curitiba – Moro, a República do Rio de Janeiro – Bretas, vice-presidentes sob bandeiras falsas como FHC e Temer, com isso quebram nossas indústrias como Odebrecht e Petrobrás sob “suspeitas” de corrupção.
    Eu acho que a CIA obrigou o Emilio e o Marcelo a falarem contra os honestos presidentes petistas, assim como a JBS, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez.
    Esqueçam as propinas admitidas, isso tudo é invenção da CIA e dos globalistas sionistas.
    E o Othon, o dever patriótico do Almirante deve estar acima de qualquer ato de crime feito pelo vosso senhorio.
    Se pensam disso de Othon, o que devem achar de Lula? Lula deve ser um Deus para esses caras, só falta coroá-lo como um monarca.

  31. A quantia que o Almirante Othon recebeu pelo que alega serem consultorias foi de cerca de R$ 55 mil por mês.
    A quantia que o juiz Moro, por exemplo, recebeu ano passado, foi de R$ 53 mil (com 13º), proventos engordados através de todo o tipo de manobra judicial ou administrativa que o Judiciário costuma fazer, como auxílio moradia, etc. Todas legais. Todas imorais.
    Qual dos dois brasileiros contribui mais para o país?

  32. Li que o senado aprovou que militares serão julgados por crimes praticados dentro do superior tribunal militar. esperando sansão presidencial. Só em caso de homicídios estarão sujeitos os militares a justiça comum. no caso do almirante provavelmente haverá recurso, dependendo da defesa. o homem quando comete algum delito deve pagar por seus erros, não importa que se já ex -presidente, juiz, almirante, traficante… sou da opinião que há muitas benesses em visto terem sido legisladas e sancionadas, cabe ao judiciário julgá-las. Um homem como almirante deveria estar preso porém trabalhando dentro de qualquer instituição militar para pagar os crimes (se é que foram praticados, não posso julgar)da mesma forma que qualquer meliante devem trabalhar e muito para pagar ilícitos, sem direito à regaliasou gambiarras que estão no cídigo penal como visitas íntimas , um sexto da pena , indultos de dia de nata, ano novo, feriados. Trabalho e cela. evidente com condições pelo menos dignas para se manter o preso. celas individuais, alimentação feita pelos próprios presos e não mais as máfias das quentinhas. visitas e conversas feitas via tela e telefone. Todo trabalho pesado e perigoso para os super latrocidas traficantes sem recuperação, sequestradores, pedófilos, estupradores homicidas. batedor de carteira, ladrão de galinha e crimes sem gravidade, trabalhos agrícolas. Todo meliante detesta trabalhar principalmente àqueles que aterrorizaram e ostentaram luxo e riqueza para os miseráveis. Deixo estas questões para teses para pós-graduados em direito e se deus assim permitir estudarei para isto. informando contradições: acusar é fácil, defender que são elas. Observaram como são gastos em palácios para o judiciário e as prisões , verdadeiras pocilgas ficam por conta do Executivo. para finalizar servir no antigo Presídio do Exército(PEx). O preso era tratado com dignidade e dentro de sua hierarquia respeitada. Todos trabalhavam e possuíam horários de visitas, porém a ordem para o sentinela era clara : passou da faixa amarela antes da grade e não respondeu, chumbo. 1980 à 1982, depois passei para artilharia até 1986. Outros tempos. Justiça militar é dura, pior em punir do que a comum. Abraços.

  33. É engraçado ver como moralistas se preocupam e ficam furiosos com a corrupção, que gera um prejuízo direto de 80 bilhões de reais — é muito dinheiro, mesmo — mas ignoram solenemente a sonegação, que desviou 530 bilhões de reais em 2016. Mais de SEIS VEZES a corrupção.
    A mídiazona, grande sonegadora, só fala em corrupção, claro.
    (Os dados são da Fiesp, FGV, WB, Sinprofaz).

  34. Eu penso que tem que cumprir a sua condena,ainda que fosse um herôe de guerra,não dá o direito de estar por enccima da lei,roubar,corromperse,se vamos fazer isso então a lei não é para todos por igual,logo nos queixamos da lei.

  35. Imaginem se o Almirante Hyman G. Rickover tivesse sido preso lá nos anos 50…

    No fundo, tenho aquela duvida se ele cometeu mesmo os crimes que foi acusado: muitos interesses na mesa e que incomodam a muita gente.

  36. Esses fanáticos comunistas, a serviço do chefão, são uma comédia. O texto copiado e colado é risível.
    Listas de adjetivos desconexos.
    Lula e a esquerda são contra a lava-jato.
    Dizem que a Odebrecht, que pagou as palestras de Lula, demitiu 120.000 trabalhadores devido a lava-jato. Dá para explicar?
    A Petrobrás rescindiu contratos com a Odebrecht?
    Se o fez foi no governo comunista…
    O senhor do texto não diz que no governo bolivariano a dívida pública subiu de 600 bilhões para 4 trilhões.
    Não explica porque a empresa, depois de descobrir megajazida de petróleo, que não pertence ao partido comunista, mas ao país, estava com dívida de 400 bilhões…
    Isto é, quando uma empresa descobre uma jazida era para melhorar financeiramente e não piorar…

  37. Pra mim é um ladrão como qualquer outro no país, independente de ser oficial-general ou não.
    Duvido esse ladrão perder a patente.

  38. Não lemos o processo, sendo assim, o que nós podemos dizer contra esse homem? Vamos usar a razão e a lógica e deixar a emoção para nossas famílias e amigos.

  39. que sequência de textos ridículos em Israel?

    Simplesmente deplorável! E o pior que muita gente pensa assim.

    Por isso somos esse coletivo de pessoas medíocres chamadas de brasileiros.

  40. Camargoer, apesar da lógica da sua explanação ela está equivocada por tratar apenas uma hipótese de prisão preventida como sendo a única. Vamos ao Código de Processo Penal, para não pairar dúvidas:
    .
    “Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

    Parágrafo único. A prisão preventiva também poderá ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares (art. 282, § 4o). ”
    .
    Inclusive, a prisão preventiva pode ser decretada na própria sentença determinando a prisão de quem estava solto. São inúmeras as hipóteses de prisão preventiva, sendo, uma delas, evitar que o réu fuja.
    .
    No mais, a lei também prevê hipóteses de revogação da prisão preventiva em inúmeras hipóteses, dentre elas, tratar doença grave, que é o caso.
    .
    “Art. 318. Poderá o juiz substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for: (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

    I – maior de 80 (oitenta) anos; (Incluído pela Lei nº 12.403, de 2011).

    II – extremamente debilitado por motivo de doença grave; (Incluído pela Lei nº 12.403, de 2011).

    III – imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de 6 (seis) anos de idade ou com deficiência; (Incluído pela Lei nº 12.403, de 2011).

    IV – gestante a partir do 7o (sétimo) mês de gravidez ou sendo esta de alto risco. (Incluído pela Lei nº 12.403, de 2011).

    IV – gestante; (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    V – mulher com filho de até 12 (doze) anos de idade incompletos; (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

    VI – homem, caso seja o único responsável pelos cuidados do filho de até 12 (doze) anos de idade incompletos. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

    Parágrafo único. Para a substituição, o juiz exigirá prova idônea dos requisitos estabelecidos neste artigo. ”
    .
    Por fim, e agora não me referindo a você, mas outros comentaristas, o fato dele ter contribuído intelectualmente para o programa nuclear brasileiro não o autoriza a receber propina de empreiteiras que se beneficiaram de suas decisões como presidente da Eletronuclear. Se ele queria ganhar R$ 4 ou 5 milhões e era tão competente assim, poderia ter arrumado um trabalho lícito que o remuneraria nesse importe ou até mais, segundo o que seus defensores dizem acerca de seu conhecimento.
    .
    Espero que perca o cargo e “aposentadoria” militar e, após o tratamento, seja recolhido a um presídio comum, onde cumpra parte de sua pena até que licitamente progrida de regime ou faleça.
    .
    Att.

  41. ENGANO

    O Luis escreveu:

    “Vejo muita gente aqui bem versada na condenação alheia. Muito bem, vamos a um pouquinho de Geopolítica: 1929, EUA, as famílias mais influentes se reúnem para depor o presidente Franklin Delano Roosevelt, tal fato não aconteceu por que os oficiais contatados para treinar e liderar os golpistas denunciaram o caso. Sabem o que aconteceu com tais famílias (Dupont, Rockfeller, Mellon entre outras)? Nada!” –

    só que Roosevelt tomou posse em 1933……

  42. Ô Israel, na boa, ‘PROFESSOR mauro Santayana’? ‘Professor’ DE QUÊ? Só se for de mentira, canalhice, safadeza…Eu, hein?! ‘Professor’…Pfff!
    Outra coisa, Itamar Franco? O maior IDIOTA que já comandou este país? E isso porque foi VICE de ninguém menos que Fernando Affonso Collor de Mello, um dos maiores corruptos de nossa História? Na boa, você precisa rever teus conceitos, cara…URGENTEMENTE!
    Por tudo que você escreveu aí, se liga, na minha humilde opinião, te aconselho a segurar tua onda, porque não demora muito a Lava Jato te pega, hein, cara?!…rsrsrsrsrs

  43. Com todos os títulos e condecorações listadas em comentários acima, e pela sua produção científica, esse senhor jamais poderia ter cometido qualquer ilícito que fosse, pela responsabilidade e credibilidade que era investido. Se cometeu, que seja devida e legalmente julgado e condenado, após esgotados todos os recursos cabíveis em sua defesa.

  44. Felipe Morais 12 de outubro de 2017 at 9:29

    Antonio Renato Arantes Cançado 12 de outubro de 2017 at 10:27

    Amigos, é essa trupe asinina amestrada que quer trazer de volta o Aiatolá do ABC, Réu em nada menos que sete processos e já condenado em um, ao poder.

  45. Quantos presos estão doentes, alguns terminais, e a justiça não os manda para casa???????? É como disse o Ministro Barroso do STF, para mim um dos melhores desse STF imundo: “Para alguns ministros(e membros do Judiciários) prender rico é inconstitucional”.

  46. Adriano Luchiari, há 2 mil anos um marceneiro pobre que andava pelo deserto de chinelos disse a um cônsul romano: “Os poderes do teu império são bem poucos e suas riquezas bem miseráveis”. Era o maior império do mundo na época.

  47. Tem um pessoal moralista que julga racional destruir o País em nome do combate à corrupção. A destruição ocorreu, tal como planejado, mas a corrupção viceja mais que nunca. Só não vê quem não quer. Quanto à lava jato, ela foi orquestrada para fazer exatamente o que fez, fracionar o País e nos paralisar por mais de algumas décadas. No jargão de quem manda no mundo “apenas apararam a grama”.

    Vida longa ao Almirante Othon, heroi que será devidamente reconhecido pela história, ao contrário dos seus detratores.

  48. Ô Mabeco, pra começo de conversa, país é com minúscula, cara…
    E se liga, pessoal moralista, e que fracionou o país, com seu maldito ‘nós contra eles’ é, na verdade, a petralhada safada e corrupta, que passou a vida atacando os corruptos, e depois se aliou a eles pra praticar a maior corrupção que já se viu neste país, e que, a rigor, foi justamente o que efetivamente quase destruiu o país.
    O almirante (também é com minúscula…) Othon pode até ser o gênio que se propala ser, mas vai ser reconhecido pelo que PROVOU ser: um CORRUPTO, um LADRÃO e um TRAIDOR.

  49. Mais uma coisinha: com soldo de almirante, mais o salário de PRESIDENTE da Eletronuclear, o pilantra PRECISAVA roubar??

  50. Olá Rafael. Obrigado por complementar meu comentário. Sou químico e por isso é sempre bom consultar um advogado. Contudo, o Alm. Othon foi sentenciado por crimes financeiros, e não parece razoável que ele aguarde a segunda instância em prisão por este tipo de crime. Aliás, além do Alm.Othon, imagino que milhares de pessoas estejam presas incorretamente, inclusive alguns com pena cumprida.

  51. Tem gente que quer a continuidade da corrupção e da incompetência com a petrobras e demais estatais tomando pesados prejuízos, depois adivinha quem tem que pagar mais impostos? E o aumento de impostos acaba com a economia porque as pessoas passam a consumir menos, quebra empresas, gera desemprego e o pib cai, mas não a culpa da crise é da lava jato…

  52. E DE NOVO: com soldo de almirante, mais o salário de PRESIDENTE da Eletronuclear, o pilantra PRECISAVA roubar??

  53. O único erro do Alternador. Othon foi querer dar um submarino nuclear a nossa Marinha. Foi espionado pelo Mossad , preso e condenado sem provas, como outros que em diferentes áreas foram pegos pela Lava Jato por desejar um país realmente dono do seu destino. Cabe um baita pedido de desculpas ao Almirante.

  54. Por tudo que esse Almirante fez pelo país e pelo posto que chegou, mais um motivo para pagar pelos seus crimes. E tem caras que o defendem. Vamos torcer para que isso se estenda a toda as Forças Armadas, ao Judiciário, a imprensa e a todos os setores. Ah….ele foi preso mas o Temer está solto…. Dane-se cada bandido que vai preso merece comemoração. Vamos torcer que cada vez mais consigam pega-los.

  55. Tem gente que acredita em qualquer bobagem, mesmo que só faça algum sentido na cabeça doente de quem a inventou…né, Marujo?

  56. Antonio, agradeço suas observações mas acredito que você esteja equivocado. Ao contrário do que você menciona, não defendo corrupto nem corrupção, mas entendo que o combate deve estar adstrito à lei e aos interesses do País, sobretudo, quando se tratar de energia nuclear, petróleo, indústria de defesa, minerais e outras áreas onde éramos competitivos, como engenharia aérea e de construção, alimentos etc.

    Muito do que nós consideramos corrupção, nos EUA é atividade de lobbie legalizado. Você não precisa concordar comigo mas pense que, talvez, corrupcão seja apenas um discurso como outro qualquer, capaz de aglutinar as pessoas para serem mobilizadas de forma mais eficiente, como já foi feito em relação às drogas, terrorismo, comunismo, judaísmo, bruxaria etc etc etc.

  57. José Antonio Rocha 12 de outubro de 2017 at 2:33

    1) Não invente números.
    2) Quanto a sonegação, basta o fisco fiscalizar e cobrar. Não tem absolutamente nada em relação ao caso.
    3) Se vc acha que prestar consultoria (se é que ela existiu) para o fornecedor da empresa qu vc dirige não é no mínimo imoral, não tenho o que lhe dizer.

  58. Mabeco 12 de outubro de 2017 at 12:26

    Gentileza indicar o que foi destruído.

    Nenhuma decisão da lava-jato mandou paralisar nada. Tudo o que foi suspendo ou adiado foi em razão de falta de verbas ocasionada pela crise econômica originada de uma política desastrosa.

  59. Mabeco 12 de outubro de 2017 at 13:42
    “Muito do que nós consideramos corrupção, nos EUA é atividade de lobbie legalizado.”

    Gentileza demostrar um único caso no mundo que o presidente de estatal recebeu dinheiro de lobby de fornecedor e isso foi lícito.

    Isso não existe, nunca existiu e nem vai existir.

  60. Quantos politicos ladrões soltos e o almirante preso. Não acho justo. Só isso. OQUE ele fez ao país nunca foi evado em conta. Não estou defendendo oque ele fez. Mas pau que dá em chico tem de dar em francisco. Então que prendam todos luladilmaaecio. oque ele fez foi extremamente grave mas ele é uma formiguinha diante dos outros ladrões. Ele tem de tomar cuidado pois seus conhecimentos podem levá-lo a desgraça. Quantos países gostariam de ter os conhecimentos que ele acumulou. Verner Von Braun matou milhões de pessoas com suas B! e B2 e nunca foi condenado por isso. Pelo contrário, foi protegido e endeusado nos EUA.

  61. Pessoal,

    Vamos parar de inventar e nos ater aos fatos.

    Desafio a qualquer um apresentar decisão da lava-lato que determinou que empresa paralisasse suas atividades.

    O dinheiro acabou em 2014 quando o processo engatinhava. As obras da Copa não foram concluídas. Quem quebrou o país foi Lula e seus asseclas com uma política econômica desastrosa.

  62. Aos que defendem cumprimento integral da pena, lamento informar que é algo raríssimo, se é que existe.
    Nem em crimes hediondos o cumprimento é integral, conheço três casos de traficantes presos que foram liberados com menos de um terço da pena cumprida.
    Encontrei vendendo queijo na praia uma conhecida que pensei ainda estar presa pois foi presa em flagrante com dois quilos de cocaína e 500 gramas de pedra, me disse que foi condenada a sete anos e foi liberada com menos de dois, e ela é pobre e filha de um pescador semi-analfabeto.
    O normal e correto é a progressão da pena, inclusive nos casos de crimes hediondos onde teoricamente não haveria, não conheço detalhes jurídicos, mas é assim que a maioria dos juízes entendem neste país onde nem que quisessem haveria lugar para manter todos os criminosos presos.
    A uns anos atrás em uma operação exibicionista da Polícia Civil de São Paulo cumprindo mandatos de prisão, o responsável pelos presídios disse que era inócuo algo assim, pois não haviam vagas nos presídios e haviam dezenas de milhares de mandatos de prisão a cumprir, puro exibicionismo. Haviam mais de 50.000 mandatos de prisão em aberto, muitos por crimes ja caducados.

  63. País é com minúscula, Mabeco, já te expliquei.
    E não, cara, corrupção É CORRUPÇÃO, aqui ou em qualquer outro lugar. E corrupção É CRIME, caso você não saiba. Aqui, ou em qualquer outro lugar. A diferença é que ao contrário daqui, em qualquer outro lugar corrupto vai em cana, e não é tratado como ‘herói’, ‘patriota’, ‘gênio’, e também não é invejado, mas execrado como LADRÃO DE DINHEIRO PÚBLICO que é.
    E como em qualquer outro lugar, aqui também a corrupção está (finalmente) sendo combatida, e dentro da lei, e de acordo com os interesses do país.
    No que tange à energia nuclear, petróleo, indústria de defesa, etc, assuntos estratégicos que devem ser defendidos, sem dúvida, só que aqui, mais especificamente no período compreendido entre janeiro de 2003 e meados do ano passado, tudo relacionado a esses assuntos foi usado pra financiar a corrupção que, segundo Joesley Batista, foi INSTITUCIONALIZADA pelos partidos que compuseram o governo nesse período, mais especificamente por seus líderes e chefes.
    E quanto à indústria aerospacial, só temos uma, e altamente competitiva e respeitada mundialmente, porque o governo anterior a esses aí que citei, tratou de fazer o certo, e privatizar o setor, pois caso continuasse estatal, não seria mais que ma lembrança do que poderia ter sido, mas não foi.

  64. Herói da Pátria, jamais será esquecido…. bateu de frente com o Império.
    Diferente destes que recebem salários acima do teto Constitucional e posam de paladinos da moralidade indo mensalmente aos EUA prestar contas.
    Almirante Othon – Herói da Pátria.
    Lava Jato – Lata do Lixo da História, bando de aspones entreguistas.

  65. Antonio Renato Arantes Cançado 12 de outubro de 2017 at 15:08
    Vc usou um péssimo exemplo em relação a empresa que foi privatizada, a Embraer foi pega corrompendo compradores de seus aviões.
    Privatização não é vacina contra corrupção.

  66. SmokingSnake 🐍 12 de outubro de 2017 at 12:50
    Exato.
    E o pior, ainda nos julgam de falsos moralistas por querer acabar com a corrupção do país que está enraizado até a

    médula dos poderes constitucionais.
    Para eles é assim: Se um político rouba, mas faz, não é digno de acabar com esse plano de governo porque ele está

    fazendo alguma coisa. hahaha
    Maluf iria adorar esses caras como gado eleitoral, mas o Lula soube apropriar adequadamente o curral e até hoje

    seguem defendendo-o.
    Para os “verdadeiros” moralistas, deixo algumas matérias:
    http://www.infomoney.com.br/petrobras/noticia/3267401/bilhoes-que-petrobras-perde-por-nao-reajustar-

    combustiveis-segundo-itau
    http://www.transparenciaeresultado.com.br/noticias/resultados-da-ma-gestao-do-pt-acoes-da-petrobras-caem-e-

    prejuizo-e-de-r24-bilhoes/
    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/08/08/prejuizo-com-precos-controlados-sobe-55-e-petrobras-

    busca-alta-da-gasolina.htm
    https://oglobo.globo.com/economia/em-relatorios-petrobras-admite-ingerencia-do-governo-em-suas-decisoes-

    19478239
    http://www.jogodopoder.com/blog/politica/petrobras-controle-de-precos-provocou-prejuizo-de-r-60-bi/
    Até o chefe reconheceu: https://exame.abril.com.br/brasil/governo-se-equivocou-ao-congelar-preco-gasolina-diz-lula/
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/09/setor-eletrico-esta-endividado-ate-com-ele-mesmo-diz-miriam-

    leitao.html

    Para terminar, o que vocês tem a dizer moralistas: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2017/02/pegn-brasil-

    perde-cerca-de-r-200-bilhoes-por-ano-com-corrupcao-diz-mpf.html
    ?

    E aí foi a CIA que fez isso tudo?

  67. “Miguel 12 de outubro de 2017 at 15:23
    Herói da Pátria, jamais será esquecido…. bateu de frente com o Império.”

    Herói da Pátria? Não lutou em guerra nenhuma. Sentou no gabinete e recebeu depósitos.

  68. Olá Camargoer.
    Muita gente defende que não deve haver prisão para crimes de colarinho branco – aliás, essa era a regra até pouco tempo atrás, pois os acusados conseguiam enrolar o processo tanto que antes de atingir o trânsito em julgado, o crime prescrevia. Há quem defenda que qualquer crime que não envolva violência não deve ser punido com prisão, mas apenas com penas pecuniárias, restrições e serviços à comunidade. Mas isso são teorias. Pela lei, cabe prisão, inclusive preventiva.
    A Lava-jato foi um divisor de águas na aplicação da lei penal brasileira. Aposto que mesmo não sendo da área, não deve se lembrar de políticos e empresários milionários presos preventivamente, ainda mais por corrupção, que tenham ficado mais de uma semana na cadeia, nos últimos 30 anos (é possível expandir até 100 ou quase 200 anos, quando foi promulgado nosso primeiro Código Penal). Othon não é exceção. É a regra ao lado de Cunha, Cabral, Eike, Marcelo Odebrecht, Pallocci e etc. Exceção é o Lula que ainda está solto.
    Eu, da minha parte, sou a favor da prisão preventiva nesses casos, até porque criminosos idosos, se não forem presos logo, morrem ou ao menos completam 80 anos antes da condenação em 2ª Instância.
    .
    Walfrido,
    De fato, a regra é a progressão da pena, passando pelos regimes semi-abertou e aberto, muito antes do cumprimento integral da pena. Vale inclusive para crimes hediondos e assemelhados.
    E uma pequena correição. São mandados de prisão (ou de penhora e etc, pois o juiz manda o oficial ou polícia fazer algo). Mandato são os poderes atribuídos a alguém, como por exemplo, cargos políticos. A confuão é bem comum em filmes, novelas e séries.

  69. Ô Miguel, lamento te informar que teu ‘herói’ não passa de um corrupto, lavador de dinheiro, enfim, de um reles ladrão safado…
    E você não passa de um lacaio da maior organização já montada neste país, que quase destruiu tudo de bom que ainda restava por aqui.

  70. Marujo 12 de outubro de 2017 at 13:18
    “… preso e condenado sem provas…”

    Piada, a defesa admitiu ter recebido dinheiro ilegal.

  71. TODOS são condenados ‘sem provas’, Zeabelardo, todos…rsrsrsrsrs Faz parte da lobotomização a que são submetidos…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  72. Sim, Walfrido, eu sei, eu leio…só que meu exemplo se referia a ela só existir por ter sido privatizada, e isso, além de ser um fato, continua valendo…

  73. Miguel, esqueci do ‘CRIMINOSA’, depois da organização da qual você é um mero lacaio, desculpe…

  74. Senhores,
    Dos mais de 90 comentários até agora, menos da metade é aproveitável como debate sobre o assunto. O resto só está usando o espaço para palanque na interminável briga de mortadelas e coxinhas.
    Continuando nessa toada, vamos ter que fechar o post para comentários.

  75. Se os mortadelas não tivessem começado, os coxinhas não teriam sido obrigados a continuar…basta ver lá em cima…

  76. E em relação ao assunto do post, é autoexplicativo…como diria o líder supremo dos mortadelas, ‘us fatu fala pu çi’…

  77. Antonio, isso de “quem começou foi ele” é um argumento de criança. Não é porque é dia da criança que vai virar regra.
    O recado já está dado, melhor não esticar a corda.
    Não vamos avisar de novo.

  78. Nunao – vocês mesmos que estão provocando isso nos blogs, principalmente lá no forte postando matérias da extrema esquerda e atraindo os doidos sputnikes e de outros sites até piores que são financiados por essa corrupção toda como o Brasil 247.

  79. Besteira, matérias sobre o alte. Othon são publicadas aqui muito antes de sua denúncia e prisão. Inclusive entrevistas.
    .
    Deixem de preguiça, de botar a culpa nos outros sobre as próprias atitudes ao comentar e pesquisem o nome dele no campo busca do blog pra ver que, nessa notícia, quem está transformando o espaço em palanque são vocês, não o blog.
    .
    Sobre o Forte, se não lhe agrada a edição o lugar para reclamar é lá, não aqui.

  80. Como já foi comentando acima, soldo+ penduricalhos de vice-almirante (uns R$ 25k/mês, pelo menos) para toda a vida, depois pensão para a viúva e, quiçá, para as filhas, por toda a vida.
    Mais as rendas legais das atividades pós-carreira militar.
    Precisava roubar?
    Volta pra cadeia!

  81. jota ká: sempre pensei assim, inclusive em relação a ex-presidentes, e fui acusado de “simplista”. O VA poderia dar aulas a peso de ouro, legalmente, idem para consultorias, uma vez que tem expertise raríssima. Não precisava roubar.

  82. “ele está sendo condenado por uma justiça em que muitos membros recebem acima do teto constitucional, perseguem jornais que os denunciam, e podem fazer palestras remuneradas sem ter que declarar quanto estão recebendo, conforme resolução do CNJ divulgada no início deste mês de julho.”

    Independente de concordar ou não com a totalidade do texto do Mauro Santayanna, um texto com viés de esquerda, o que não o desqualifica mas faz com que seja deva ser lido entendendo qual é a base ideológica de seu raciocínio, essa parte retirada dele é irretocável e deve ser aplaudida de pé.

    O dia em que “as pessoas de bem’ e a “imprensa séria” do pais começarem a focar não tanto em seus desafetos ideológicos e políticos e mais nessa imoralidade que temos como Justiça, estaremos dando um grande passo adiante para começar as mudanças desejadas.

  83. So pra esclarecer, ela teve a preventiva relaxada. Não é a prisão pena, mas a prisão cautelar. Se confirmada condenação em segundo grau ai inicia cumprimento de pena em regime fechado, devendo ser comutada a prisão preventiva.

    Mutatis mutandis, é a mesma situação do Dirceu.

  84. Ainda esclareço que a condenação nestes termos implica perda do cargo ou cassação da aposentadoria, independentemente de eventual ação de improbidade, que é de natureza cível, e que poderá vir a ser proposta. Artigo 92 do CP.

  85. Nunao 12 de outubro de 2017 at 16:58
    “Senhores,
    Dos mais de 90 comentários até agora, menos da metade é aproveitável como debate sobre o assunto. O resto só está usando o espaço para palanque na interminável briga de mortadelas e coxinhas.
    Continuando nessa toada, vamos ter que fechar o post para comentários.”

    Isso é só tirar o sofá da sala e deixar o bode (ou o contrário). Retire os comentários ofensivos, inapropriados ou delirantes, bloqueie os autores e continue deixando aberto o espaço, a maioria está interessada em discutir o assunto com o viés apropriado.

  86. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
    Uma coisa são os supersalários, penduricalhos e privilégios das carreiras jurídicas, que devem ser denunciados e corrigidos na instância própria.
    Outra coisa é o roubo da coisa pública, que deve ser reprimido com na justiça criminal, e nada tem a ver com a primeira coisa.

    Devo fazer uma correção ao post anterior, não é “volta pra cadeia”, é “vá pra cadeia”. Digo isso porque “prisão” de VA em unidade militar, certamente não é prisão, é apenas “restrição de direitos”. Certamente tem alojamento com ar condicionado, banho de sol e caminhada nos jardins, com direito a respeito e continência parada dos militares, alimentação no rancho dos oficiais, etc.

    Prisão de verdade é nas unidades do Desipe.

  87. Quer dizer então que em “nome do desenvolvimento” do país pode tudo?
    O combate à corrupção destruiu o país?
    A lava jato foi orquestrada para atrasar o país?

    Poxa campeão, respeite o local. Nos respeite! Se você não respeita a posição política de A ou B aqui, nos respeite ao menos como seres humanos.

    Esse tipo de opinião não tem espaço em nenhum debate.

    Os crimes contra nosso Estado são o que acaba com esse país. Todas as mazelas de nossa sociedade possuem como uma das causas os crimes contra a Administração Pública.

    Nosso Estado tem o dedo em todas as relações de nossa sociedade. Portanto, tais crimes, possuem reflexos na saúde, educação, segurança pública, infra estrutura, tecnologia, empreendedorismo, etc etc etc.

    Então NÃO colega, não é o combate à corrupção que atrasa esse país. São os corruptíveis e corruptores.

    Se tiver filhos, tenha um pouco de amor por eles e não compartilhe essa opinião em local em que eles possam ouvir. Dê uma chance à eles de ter uma opinião menos desprezível que esta!

  88. Isso de atacar os coxinhas e proteger os mortadelas já é coisa antiga, não me surpreende…é sempre assim, eles podem tudo, mas quando a reação vem, a ameaça de censurar vem logo atrás…já tõ acostumado…

  89. Deixem as pessoas falarem, tem gente que não aceita a opinião dos outros, aqui é um fórum e fórum é para debater idéias e opiniões, portanto, escrevam o que quiserem que todos serão bem-vindos! Minha opinião: O debate serve para refeltir que as penas para pessoas mais esclarecidas deviam ser dobradas ou triplicadas, se um almirante cheio de condecorações, como foi colocado, ou um juiz (que estuda muito!), delegado, ou outra profissão qualquer, para mim, vejam bem, NMHO, quanto mais estudo uma pessoa tiver e cometer crimes, devia ter a pena DOBRADA ou TRIPLICADA, cassação de aposentadoria e confisco de bens, sem direito a relaxamento da pena. Esse almirante VA, para mim, além de bandido e traidor da pátria, roubou dinheiro público e os sonhos de todos os brasileiros, é um facínora, cometeu crime hediondo!

  90. Vitor, uma vez ouvi exatamente isso de um soldado da PMERJ, que quando um soldado é apanhado cometendo ilícitos, já é muito ruim, mas quando um oficial é apanhado, é imperdoável…

  91. E sergio, a ‘justiça’ (com minúscula mesmo) soltou o Dirceu; está acabando com a Lava Jato; soltou o casal Nardoni no feriado do dia das crianças; PODE isso?
    Não confunda JUDICIÁRIO com Justiça, que não são a mesma coisa.
    E nem no mais das vezes o que é legal é MORAL, creio que você saiba…

  92. Galera, a questão já se chegou a uma conclusão: Foi a CIA.

    Só esqueceram de combinar com os chineses que estão comprando tudo.

    hahaha

  93. Muito feliz de que apesar de ter aqui um bando de entreguista ignorante, há vários lúcidos conhecedores de um mínimo de geopolítica que compreendem o verdadeiro motivo da prisão deste grande brasileirista.

  94. Obrigado Nunão pesquisei no google e nenhuma informação tiver, acho que não saiu se não
    teria saído na mídia.

  95. Sr. Antônio Renato. Realmente . Obrigado por ter me corrigido. Judiciário não é Justiça. As maiúsculas para minúsculas possuem diferenças e muito. Como por exemplo: a verdade da Verdade. muitos criminosos livres através das devidas leis(minúsculas).”O que é legal nem sempre é Moral”, já li e ouvi várias vezes. Já havia esquecido desta frase,(período)conceito. A Verdade tende à aparecer…Grande abraço. Observação: voltarei para os assuntos sobre Defesa.

  96. Embora não seja um site dedicado ao direito, já vi em alguns lugares que o “nexo causal” entras as provas e o crime são fracas e de contestação relativamente fácil. Afinal o Juiz Marcelo da Costa Bretas (também conhecido como ‘Moro Carioca’) parece se apegar mais as suas “impressões pessoais e subjetivas” que as provas materiais apresentadas (como o par curitibano).
    Ao Menos o TRF-2 mostrou no caso em questão uma menor pasteurização de pensamento jurídico.

  97. Ao poder naval,
    Quem está liderando o projeto do Submarino Nuclear Brasileiro desde a prisão do almirante ?

    Já “ouvi” que empresas estadounidenses estariam “dispostas” a dar continuidade ao programa brasileiro.

    Acho que esse deveria ser o cerne da questão, seria interessante um post sobre o tema.

  98. Ricardo, o almirante Othon não estava liderando o projeto do submarino nuclear brasileiro desde muito tempo.
    .
    Desde 2005 ele já estava na empresa Eletronuclear.
    .
    Tem até entrevista feita com ele aqui pelo site, na Eletronuclear, em 2009, mais de oito anos atrás. Dê uma olhada:
    .
    http://www.naval.com.br/blog/2009/01/15/entrevista-com-o-alte-othon-pinheiro-da-silva-pai-do-programa-nuclear-da-marinha/
    .
    Não caia na desinformação de boatos e lendas da Internet, não existe essa história de que prenderam Othon para deixar o programa do submarino nuclear sem liderança, pois ele não liderava esse programa há muito tempo.

  99. Esse tal ‘submarino nuclear’ não passa de uma quimera, uma daquelas coisas inúteis e desnecessárias que consomem uma enorme quantidade de recursos públicos, e que os corruptos adoram…

  100. Ricardo Da Silva 13 de outubro de 2017 at 12:05

    Quanta besteira heim sujeito! No processo penal o princípio prevalente é o do livre convencimento MOTIVADO! Ou seja, ainda que o “batom na cueca” esteja presente o juiz precisa justificar e principalmente fundamentar as sentenças que profere, especialmente no tocante às provas. N real, você está aqui apenas para repetir a cantilena fajuta da OrCrim do ABC.

  101. É Ricardo…você não esperava essa pronta resposta do Nunão certo?

    “Ouvi dizer”…ta certo!

    Parem de conversa fiada. Cometeu um crime, foi julgado e condenado. Estava preso preventivamente para não atrapalhar a investigação. Saiu até sair o julgamento em 2º instância. Esses são os fatos.

    Se o colegiado de desembargadores o condenarem, continuarão com essa ladainha de golpe?

    Parem de querer desviar o assunto. Não precisamos de gringo nenhum para nos atrapalhar. Nós conseguimos fazer isso melhor do que qualquer outro povo do mundo!

  102. Por nos outros responsabilidades e culpas que são apenas nossas mostra como somos xexelentos…

  103. Um ladrão safado como outro qualquer , pelo cargo e pela confiança que colocavam nele , ele merecia ser enforcado ,mas nãoooooooo , aqui quem pode ser fuzilado ou enforcado sao ladroes de galinha , ha rumores entre os milicos que este pseudo -heroi ladrão vendeu segredos para outros países , um deles foi o Irã , este ladrão não vai durar muito , acredito que ainda este ano eles passam o cerou neste traíra !

  104. Chega a ser cômico comentários do tipo: roubou mais fez mais pelo Brasil que o juiz Moro! Em países avançados, bastam indícios para o sujeito ser preso sumariamente, enquanto rola o processo, para que sirva de exemplo, ocupe o cargo que ocupar. Porque deveria ser diferente com o nobre Almirante?

  105. Desculpe amigo, mas não tenho que corrigir nada em meu comentário. É isso que penso. A impunidade começa exatamente assim: o sujeito fica livre, aguardando condenação em segunda instancia para ser preso, só que isso nunca acontece até o crime se extinguir porque caducou. Quanto às provas, foi dito nos comentários acima, que a própria defesa admitiu o recebimento de vantagens, só que não souberam definir a que titulo esse dinheiro foi pago! A justiça tem que ser igual para todos, e não estamos vendo isso aqui no Brasil. Tenha um bom final de domingo!

  106. Só para esclarecer o amigo. vou citar somente dois países, como exemplo, em que foram presas “gente importante” sim, inclusive um mais recente: Coreia do Sul e Inglaterra!

  107. Desculpe senhores editores mas quando lemos o WALFRIDO vociferar que manter presa pessoas sem condenação definitiva , não pude não opinar , este cara ai é um notório lambe botas de cubanos e norte coreanos , basta ler seus comentários em outros blogs , ignorando totalmente que a constituição e o codigo civil deixa bem claro que dependendo dos riscos que a pessoa poderia trazer para as investigações , o Juiz pode mante-la presa até que se finalize as investigações , e este larápio nada mais é doque aquele que era o numero um do programa nuclear brasileiro , por favor registrem isso , ja é de conhecimentos de todos a hipócrisia do senhor Walfrido , podem abrir meu EMAIL para ele , caso solicite !

  108. Caracteristicas de paises avançados ,kkkk, o hipocrita esquece que EUA , Japaõ , Inglaterra , Austrália , todos eles manteém os suspeitos de crimes hediondos ou que trazem risco a segurança nacional , no minimo tá defendendo a mesadinha paga pelos ladrões !

  109. Tem que fica preso cumprindo a pena, e mais ainda por ter a responsabilidade de um oficial general. O Judiciário é uma palhaçada por causa desses casuísmos.

  110. E botando um pouco mais de lenha nessa fogueira, informação fresquinha: quem soltou o meliante foi o desembargador Ivan Athié, do TRF-2, que havia sido afastado sob a acusação de VENDA DE SENTENÇAS. Mas como já era de se esperar, julgado POR SEUS PARES foi inocentado e reintegrado. Pra isso.
    Pra bom entendedor, meia palavra basta.
    Ou, pra quem sabe ler, pingo é letra.

  111. Antônio Renato, vc disse bem: julgado por seus pares: Vide caso Aécio, está festejando até agora! Desculpem, mas foi impossível não unir os dois casos, para que vejam como as coisas funcionam no Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here