Justiça manda soltar almirante Othon, ex-presidente da Eletronoclear

159

Almirante Othon

Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, considerado o pai do Programa Nuclear da Marinha

SÃO PAULO  –  O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) concedeu habeas corpus revogando a prisão preventiva do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva.

Considerado um dos mais importantes cientistas nucleares brasileiros e um dos pais do programa nuclear do país, ele foi condenado a mais de 40 anos de prisão na Operação Lava-Jato.

Acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e de tentar embaraçar as investigações, ele estava detido havia dois anos, numa instalação da Marinha no Rio de Janeiro.

O almirante está passando por um tratamento de câncer de pele.

Segundo o advogado Fernando Fernandes, “a soltura é um ato de justiça e humanidade”.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest

159 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ARC

Pode ter cometido seus erros, mas isso não revoga seus acertos e vitórias para o nosso país.

Daniel Caldas da Silva

Infelizmente, deveria pagar por seus atos, por mais trágico que isso seja para nossa nação. Teve seus muitos méritos, mas desvirtuou e se tornou apenas mais um corrupto na história de nosso país. Espero que cumpra sua pena em totalidade dentro de uma prisão.

camargoer

Olá ARC Mesmo que o Alm. Othon tenha comitido um crime (qualquer crime inclusive homicídio), ele só estaria preso em caso tivesse ocorrido um flagrante (não foi o caso). É inaceitável que ele estivesse preso preventivamente após a sentença em primeira instância, porque a preventiva é um instrumento processual que pode ocorrer durante a investigação, por exemplo para não interferir nas investigações, destruir provas, etc. Encerrado o processo de investigação, ele deveria ter sido imediatamente liberado, mesmo se condenado em primeira instância. Ele tem o direito de aguardar a segunda instância em liberdade. Este habeas corpus demorou muito. Não é… Read more »

HMS TIRELESS

Onde está a turminha que diz que o judiciário deu um golpe junto com a mídia? A concessão do habeas corpus ao Almte. Othon é prova cabal de que o judiciário não está a serviço da CIA como a turma da OrCrim do ABC adora dizer.

diego

Concordo com ARC, esse país parece virado de ponta cabeça… tem traficante e homicida que fica menos tempo preso por crimes tido como hediondo… Brasil é isso ai.

Alex

Quais são os crimes exatamente de que ele é acusado?

Alex

Eu não comentei nada e meu comentário diz q saiu repetido rs

Alex

Saiu aí em cima a pergunta.

camargoer

Olá Alex
Neste link do Estadão voce poderá acessar a sentença.

Fernando "Nunão" De Martini

Alex, experimente digitar Othon no campo busca do blog e verá várias matérias sobre o assunto. Uma delas certamente trará a resposta à sua pergunta, bem mais rápido do que o tempo em que eu ou outro comentarista digitaríamos.

Beto Santos

Daniel eu concordo plenamente contigo pois ladrão, corrupto ou seja lá o que for que a pessoa seja acusada depois de condenada deve pagar como qualquer um e na totalidade de sua pena, mas tem uma coisa que me irrita muito pois sou adepto de boas práticas e com resultados concretos e claros e por isso me irrito (não estou defendendo as pessoas) o Temer foi pra Europa e criticaram muito e queriam de toda forma que ele fosse retirado da presidência pelos acontecidos que todos sabem e conforme alguns noticiários e somando também os valores ele nestas viagens gastou… Read more »

HMS TIRELESS
Antonio Palhares

Camargoer. concordo contigo.
Diego. Voce esta certo.
Um grande brasileiro. Um dos maiores cientistas de seu tempo.
Este país somente aprecia vagabundos que são endeusados pela mídia. Os traficantes e bandidos comuns, foram melhores tratados por esta justiça de faz de conta que o almirante cientista. Cujos relevantes trabalhos prestados ao país foram e são impagáveis.

Ozawa

O jargão “um erro não compensa o outro…” aqui se aplica. Não é porque tal ou qual criminoso esteja solto e faceiro que devam-se abrir as cadeias… Sem adentrar no mérito da ação judicial a cuja sentença condenatória remeto os interessados, para mim, e em tese, “feitos e realizações” não foram recepcionadas, ao menos positivamente, como excludentes de ilicitude ou afastamento de culpabilidade.

O Estado brasileiro, e por decorrência a própria MB, estão falidos hoje pela corrupção de seus agentes, sejam quais forem.

Zorann

O cara é tipo Maluf? Rouba mas faz?
.
Está errado. O cara tem de ficar preso após condenação em primeira instância. Este lance de esperar a condenação em segunda instância, para aí o cara ser preso, dá a todos a sensação de impunidade. Isto aí tem de mudar.
.
O cara é um dos mais importantes cientistas nucleares do país e é lad.rão. Vida longa para ele na prisão.

Pangloss

camargoer 11 de outubro de 2017 at 17:01
————————————————–
Não, meu caro. Se os fundamentos fáticos que autorizaram a prisão preventiva persistirem após a prolação de sentença, não há direito algum à liberdade provisória.
Cada caso deve ser analisado em concreto, considerando-se todas as circunstâncias incidentes. Não há fórmula fixa aplicável a todas as situações de fato.

Antonio Renato Arantes Cançado

Corrupto, ladrão de dinheiro público, TRAIDOR, é ISSO que vocês defendem?

Top Gun Sea

Penso que ele deveria ser julgado pelo STM(superior tribunal militar) por representar uma corporação e sua patente. Ele não estava preso na cela especial da Base de Fuzileiros Navais do Rio em Meriti! Seria como exemplo de transparência, imparcialidade e impessoalidade das forças armadas. Também como respostas à aqueles que querem intervenção das Forças Armadas no Brasil pela corrupção que assola e não deixa o Brasil crescer. Sim ele deve pagar pelos seus crimes mediante todos os recursos aplicados pela defesa, neste código penal cheio de brechas de 1940 e muito mais importante é devolver o dinheiro de propina da… Read more »

jORGE KNOLL

-Cadeia é só para pobre. Essa é a realidade do Brasil.
Corrupto, condenado ou não tem privilégios, e o preso comum não tem.
E Othon – não foge a regra, mesmo condenado a 40 anos de prisão.
Qualquer alegação de doença é motivo para acolher o HC.

Israel

É melhor ler o processo, antes de tirarem conclusões, não existem provas cabais. O cara foi espionado pela CIA durante um ano por um casal. Coincidência? Esta história com o Vice-Almirante está muito mal contado para os coxinhas. Gente é tudo na base do disse me disse, não existem provas, e o que a Eletronuclear tem haver com a lava-jato? Se fosse pela lógica do Moro, nem viria ao caso, mas se sabe que a República de Curitiba serve ao Tio Sam.

diego

Caro Jorge Knoll, se cadeia é só pra pobre então e por isso que Lula e Dilma ainda estão soltos e não ficam nenhum dia presos pois tem os Advogados mais bem pagos do planeta. O Sr sabe da onde vem o dinheiro que paga advogados tão caros??? Creio que vc sabe más não admite pois a regra não cabe para comunista….

Zeabelardo

Se fosse batedor de carteiras, estaria preso. Para efeito de registro, a defesa do almirante admitiu que ele recebeu dinheiro de forma fraudulenta. A divergencia eh sobre a motivacao – contrato de uma consultoria nao comprovada a empresa que escolhida para a construcao da usina ou propina mesmo. Mesmo na versao do almirante, o fato foi ilegal.

Zeabelardo

Antonio Renato Arantes Cançado 11 de outubro de 2017 at 19:48
Corrupto, ladrão de dinheiro público, TRAIDOR, é ISSO que vocês defendem?

Concordo com vc. Os fins nao justificam os meios. Eh chancelar o vale-tudo.

Zeabelardo

Sujou a farda por 5 milhoes. Quanto valem os supostos segredos militares brasileiros?

Zeabelardo

O video que o sr camargoer acidentalmente postou tem uma descricao interessante.

\\A Tour Bolsonaro passa pelos EUA abrindo diálogo com elite financeira.\\

A elite financeira nao fica em Miami. Gente burra eh outra coisa.

Fabio de Aguiar Gomes

40anos pro Almirante e 9,5 pro Lula?! P….a!!!

Roberto F Santos

Ele é um ladrão como outro qualquer, ate parece que aqui alguns colegas tem ladrão de estimação………40 anos na cadeia é pouco, se fosse um praça seria enforcado e queimado.

Antonio Renato Arantes Cançado

Perguntinha: QUAIS foram os acertos e as vitórias que esse MELIANTE conquistou?
E ele não cometeu erros, mas sim CRIMES. Vários.
Deveria apodrecer na cadeia.
Fosse este um país sério, apodreceria.

Israel

Mauro Santayana A LAVA-JATO E O VICE-ALMIRANTE. Em uma sentença que chama a atenção pela severidade e a ausência de proporcionalidade, o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi condenado, ontem, por um juiz do Rio de Janeiro – com uma decisão que atingiu também a sua filha – a 43 anos de prisão por crimes supostamente cometidos durante as obras da usina nuclear de Angra 3. O vice-almirante Othon é um dos maiores cientistas brasileiros, um dos principais responsáveis pelo programa de enriquecimento de urânio da Marinha, que levou o Brasil, há 15 dias, a fazer a… Read more »

Israel

Teste

Israel

A LAVA-JATO E O VICE-ALMIRANTE. Em uma sentença que chama a atenção pela severidade e a ausência de proporcionalidade, o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi condenado, ontem, por um juiz do Rio de Janeiro – com uma decisão que atingiu também a sua filha – a 43 anos de prisão por crimes supostamente cometidos durante as obras da usina nuclear de Angra 3. O vice-almirante Othon é um dos maiores cientistas brasileiros, um dos principais responsáveis pelo programa de enriquecimento de urânio da Marinha, que levou o Brasil, há 15 dias, a fazer a sua primeira… Read more »

Israel

No Brasil de Itamar Franco – um homem íntegro e nacionalista, que cometeu a besteira de confiar em quem não devia e abriu a Caixa de Pandora da tragédia neoliberal dos anos 1990, ao apoiar para sua sucessão um cidadão em cujo governo, segundo o Banco Mundial, o PIB e a renda per capita recuaram e a dívida pública duplicou, deixando ainda um papagaio, com o FMI, de 40 bilhões de dólares – o Almirante Othon recebeu, em 1994, da Presidência da República, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Ele também é Comendador da Ordem do Mérito Naval;… Read more »

Israel

No Brasil kafquianamente imbecilizado, midiotizado, manipulado, plutocratizado, deturpado, moralmente, da atualidade, que caminha a passos largos para a instalação de um governo – de fato – de exceção e fascista – e, ainda por cima, entreguista e anti-nacional – a partir de 2018, ele está sendo condenado por uma justiça em que muitos membros recebem acima do teto constitucional, perseguem jornais que os denunciam, e podem fazer palestras remuneradas sem ter que declarar quanto estão recebendo, conforme resolução do CNJ divulgada no início deste mês de julho. Com uma maioria de patriotas, nacionalistas, legalistas, constitucionalistas, os militares brasileiros tem suportado… Read more »

grivaldo j.d.santos

Se todos os bandido fosse como esse homem ,o brasil seria outro .esse homem dedicou a vida inteira a serviço de nosso pais ,pior esses politicos lula ,cunha ,sarney ,color,fernando henrique,roubaram bilhoes e trilhoes e estao todos ricos e solto .pra mim ele e um heroi .

Israel

Tudo isso, em nome de um pseudo combate à corrupção hipócrita, ególatra, espetaculoso e burro, em que, para descobrir supostos desvios de um ou dois por cento em programas estratégicos de bilhões de dólares, condena-se ao sucateamento, atraso ou interrupção – como era o caso, há anos, das obras de Angra 3 antes de sua retomada justamente pelo Vice-Almirante Othon – os outros 97% dos projetos, sem nenhuma consideração pela aritmética, a lógica, o bom senso, a estratégia nacional, o fortalecimento ou o desenvolvimento brasileiros. Isso, ainda, para vender, falsa e mendazmente, com a cumplicidade de uma parcela da mídia… Read more »

Israel

Artigo acima do professor Mauro Santayana

Michel Lineker

Não sei se é mais para o Forte o para o Naval então vai aqui mesmo.

http://lpbraganca.com.br/guerra-de-1812-estados-unidos-inglaterra-brasil/

Alex

Obrigado Camargoer, obrigado Nunão, obrigado Tireless.

Israel

Os alegados 4 milhões de reais em “propina” eventualmente pagos em consultoria ao Almirante Othon – uma das razões de sua condenação a mais de 40 anos de prisão – seriam, caso sejam comprovados, uma migalha diante do que ele mereceria receber, em um país mais patriótico e menos hipócrita, como cientista e como compatriota, e uma quantia irrisória, se formos considerar, por exemplo, o preço de um apartamento de quatro quartos em Higienópolis, em São Paulo – há os que são vendidos a preço de “ocasião” – ou o fato de ratos como Eduardo Cunha, Nestor Cerveró e Paulo… Read more »

Luiz

Vejo muita gente aqui bem versada na condenação alheia. Muito bem, vamos a um pouquinho de Geopolítica: 1929, EUA, as famílias mais influentes se reúnem para depor o presidente Franklin Delano Roosevelt, tal fato não aconteceu por que os oficiais contatados para treinar e liderar os golpistas denunciaram o caso. Sabem o que aconteceu com tais famílias (Dupont, Rockfeller, Mellon entre outras)? Nada! Não quiseram agravar uma crise terrível colocando a nata investidora ianque no xilindró. Pós II Guerra: A Rússia e os EUA sequestraram as mais brilhantes mentes alemãs acusadas de crimes de guerra e as colocaram para trabalhar… Read more »

John Paul Jones

Prezados, o Alte Othon sempre foi chegado a uma “Heterodoxia” contábil …., não foi a toa que foi destituído do Projeto no inicio da década de 90 pelo Almirantado da época, leia-se Serpa, Mingote e outros …. O que foi descoberto na época em IPM era de arrepiar a “Ortodoxia” Naval, mas nunca se comprovou dolo. Na Eletrobras ele achou que podia fazer o mesmo, se foi ou não para vantagens próprias só a justiça irá dizer quando o processo acabar, no entanto o que deixou o Juiz Bretas indignado e que pesou a mão na pena do Almirante foi… Read more »

Doug385

Pronto, já apareceu um aloprado para botar a CIA no meio.

HMS TIRELESS

Apareceu um serviçal da OrCrim do ABC para tumultuar o espaço e, pior, o faz através do CTR+C/CTR+V das sandices do Velho caduco do Mauro Santayana, conhecido proxeneta da Odebrecht.

Matheus G.

Caraca, a CIA é boa mesmo. Controla a República de Curitiba – Moro, a República do Rio de Janeiro – Bretas, vice-presidentes sob bandeiras falsas como FHC e Temer, com isso quebram nossas indústrias como Odebrecht e Petrobrás sob “suspeitas” de corrupção. Eu acho que a CIA obrigou o Emilio e o Marcelo a falarem contra os honestos presidentes petistas, assim como a JBS, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez. Esqueçam as propinas admitidas, isso tudo é invenção da CIA e dos globalistas sionistas. E o Othon, o dever patriótico do Almirante deve estar acima de qualquer ato de crime feito pelo… Read more »

José Antonio Rocha

A quantia que o Almirante Othon recebeu pelo que alega serem consultorias foi de cerca de R$ 55 mil por mês.
A quantia que o juiz Moro, por exemplo, recebeu ano passado, foi de R$ 53 mil (com 13º), proventos engordados através de todo o tipo de manobra judicial ou administrativa que o Judiciário costuma fazer, como auxílio moradia, etc. Todas legais. Todas imorais.
Qual dos dois brasileiros contribui mais para o país?

sergio ribamar ferreira

Li que o senado aprovou que militares serão julgados por crimes praticados dentro do superior tribunal militar. esperando sansão presidencial. Só em caso de homicídios estarão sujeitos os militares a justiça comum. no caso do almirante provavelmente haverá recurso, dependendo da defesa. o homem quando comete algum delito deve pagar por seus erros, não importa que se já ex -presidente, juiz, almirante, traficante… sou da opinião que há muitas benesses em visto terem sido legisladas e sancionadas, cabe ao judiciário julgá-las. Um homem como almirante deveria estar preso porém trabalhando dentro de qualquer instituição militar para pagar os crimes (se… Read more »

José Antonio Rocha

É engraçado ver como moralistas se preocupam e ficam furiosos com a corrupção, que gera um prejuízo direto de 80 bilhões de reais — é muito dinheiro, mesmo — mas ignoram solenemente a sonegação, que desviou 530 bilhões de reais em 2016. Mais de SEIS VEZES a corrupção.
A mídiazona, grande sonegadora, só fala em corrupção, claro.
(Os dados são da Fiesp, FGV, WB, Sinprofaz).

Wagner

A lei autoriza o ” benefício ” ? sim.

Então, sem choro. Fim de papo.

Camilo

Eu penso que tem que cumprir a sua condena,ainda que fosse um herôe de guerra,não dá o direito de estar por enccima da lei,roubar,corromperse,se vamos fazer isso então a lei não é para todos por igual,logo nos queixamos da lei.