MV Treasure transportando o USS John McCain

M/S ‘Treasure’ transportando o USS John McCain

O destróier de mísseis guiados USS John S. McCain (DDG 56) da classe “Arleigh Burke” saiu de Singapura no navio de transporte pesado semi submersível de bandeira maltesa M/S ‘Treasure‘, 53.818 dwt (Dockwise Shipping BV, Papendrecht, Holanda)  em 11 de outubro de 2017.

O Treasure está transportando o destróier para Yokosuka, no Japão, onde passará por reparos no seu casco.

O USS John S. McCain colidiu com o navio mercante Alnic MC enquanto estava navegando a leste do Estreito de Malaca e Singapura no dia 21 de agosto. Os danos no destróier provocaram 10 mortes e deixaram 5 tripulantes feridos.

Como a maioria dos navios de transporte pesado, o Treasure funciona submergindo seu convés para receber outro navio.

Os rebocadores manobram o navio a ser transportado no lugar, sobre o convés submerso do Treasure e poós posicionamento, ocorreu o deslanstro, ergue-se de volta, levantando a carga e sendo apeado (fixado) no convés. Foi assim também que o destróier USS Cole foi levado de volta aos EUA, depois de ter sido atacado por uma lancha suicida no Iêmen, no ano 2000.

MV Treasure transportando o USS John McCain

Assista abaixo ao vídeo do embarque do USS John S. McCain no M/S ‘Treasure’.

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Antonio Carlos Alocer

Esse vídeo é mais completo

Bavaria Lion

Impressionante.

Roosevelt

Gente, a proa do MV Treasure afunda praticamente toda. Observei que removeram os dois hélices para a manobra. Nessa jornada a tripulação vai a bordo?

Top Gun Sea

A NPA Maracanã poderia ser transportado assim para justificar aquela fortuna.

Top Gun Sea

Este é um navio literalmente de apoio logístico. Uma pergunta aos foristas de plantão, os NT’s modernos teria esse recurso?

João Bosco

Sinceramente, nunca tinha visto uma dessas …..

Nonato

Isso é tecnologia… E parece que é coisa civil. Se fosse um contrato de defesa para desenvolver um navio desses iam passar uns 20 anos, consumir uns 200 bi e ainda teria falhas. Não precisa reinventar a roda. EU não sei fazer isso. Mas os conhecimentos técnicos básicos estão aí. Não entendo porque um valemax de 400.000 tonelada custa 100 milhões e um navio de guerra 100 vezes menor custa (aliás é vendido por) 2 bilhões. Aaahhh. Tem muita tecnologia… Aaahhh…. É muito complexo… Enquanto isso os foguetes da Space X vão ao espaço e voltam, aterrissam “de ré”. Enquanto… Read more »

Dalton

Mais impressionante foi o transporte de outro navio similar o USS Cole danificado em um ataque terrorista que encontrava-se então no Oriente Médio…a viagem durou mais de um mês…e
sem tripulação a bordo também já respondendo à uma pergunta acima.

Dalton

Sim…é “coisa civil” até porque raramente os militares necessitam de algo assim, então sai
muito mais em conta “alugar” um quando se precisa de um.
.
Um “valemax” só desloca 400.000 toneladas carregado…não passa de um navio oco, vazio,
então um navio que desloque 100 vezes menos deslocaria menos de 1000 toneladas e a menos que ele seja de ouro não há como custar “2 bilhões”.

Roberto Bertrand

São comuns os transportes nesse tipo de embarcação, principalmente no offshore. Pelos comentários achava que vocês eram do ramo, estou na dúvida. Uma fragata é realmente mais cara que um mineraleiro de 400.000 TPB devido aos equipamentos em número muito maiores e mais sofisticados.

Nonato

Desculpem-me a ignorância e por discordar de quem é do ramo… Acredito que grande parte do trabalho de fabricação de um navio tenha a ver com o material empregado, o aço, soldas, etc. Ou seja, é 100 vezes mais aço… É 100 vezes maior… Não apenas uma, duas ou 5. Não deve ser coisa simples construir um navio de 400.000 toneladas… Por 100 milhões de dólares. Aço, funcionários, solda, estaleiro… E qual seria o recheio de um navio militar? As beliches dos 200 marinheiros, que nos mercantes talvez só leve uns 20? Talvez o espaço preenchido de um valemax (excluindo… Read more »

Nonato

É alguns desses navios mal têm uma ou duas metralhadoras, um convoo para um helicóptero pequeno…
É cobram 100, 200 milhões…

Roberto Bertrand

Desculpem discordar, mas se considerarmos os sistemas que se tem à bordo, um mercante é extremamente mais simples. O mercante mesmo utilizando muito aço especial, o militar usa um aço mais especial ainda.
Ainda mais, basta olhar o numero de antenas e equipamentos no topo dos dois para reparar a complexidade de ambos.

Walfrido Strobel

Vejam que inpressionante esta pilha de cascos de navio transportados da China para serem finalizados na Holanda.
. https://m.youtube.com/watch?v=4HsyWwIBTyU

Dalton

Nonato… . nada que eu escreva o fará mudar de ideia… então será minha última vez …mas…você já pensou ao menos que um navio mercante ou petroleiro dão lucro ? Eles se pagam facilmente…são construídos de aço que é relativamente barato e são construídos com apenas uma coisa em mente: transportar grandes quantidades de produtos, secos ou molhados …são ocos, vazios e não estruturalmente tão elaborados e tripulados por umas duas dezenas de pessoas outra coisa que os torna atraentes quanto ao preço. . Navios de guerra além de todo o recheio que possuem não dão lucro e isso acaba… Read more »

nonato

Olá, Dalton. Eu falo na qualidade de leigo e homem médio… Você é do ramo, nos brinda com seus conhecimentos e lhe tenho muita admiração e respeito. Sempre gentil e educado. Não tenho a intenção de ser dono da verdade. Mas minha impressão, e não se trata de um achismo qualquer, é de que a maioria dos produtos de defesa, especialmente os ocidentais, são extremamente caros. O uso desses valemax é uma comparação. Posso estar enganado. Mas a função primordial de qualquer navio é navegar, e navegar bem. Isso os valemax o faz. São tão grandes e imponentes que a… Read more »

Rommelqe

Caro Walfrido, realmente impressionante esta pilha de cascos, heim? Ja tinha visto alguns navios porta aviões ( no plural) mas porta navios (no plural) é menos usual…o cmte Dalton deve conhecer outros casos de chapas soldadas empilhadas desta forma…rsrsrsrs Mas falando serio, o posicionamento dos apoios do casco do Mc Cain sobre a plataforma de transporte ja indica quanto sua estrutura é muito mais robusta do que as barcaças empilhadas. No McCain procurou-se (foi possivel) distribuir os apoios sob as seções onde estao os sistemas motores e pouco mais alem disso. Ja nas barcaças vejam que sao inumeros os pontos… Read more »

nonato

quanto a dar lucro é outra história. falamos dos valores de venda. isso está relacionado ao vendedor. O que dá lucro, em tese, deveria ser mais caro, preço de venda, pois o comprador estaria menos preocupado com o preço. preocupante é ver governos gastando trilhões para manterem forças armadas meia boca retirando recursos de outras áreas. até os EUA sofrem com isso. qualquer equipamento é uma facada… já que o tesouro é rico cobram 2 bilhões por um avião presidencial, 2 bilhões por um bombardeiro invisível. 2 milhões por um mero míssil… mísseis que a pobre coreia tem… sem gastar… Read more »

Roosevelt

Senhores, por favor para quem entende desse tipo de transporte, não caberiam escoltas? O navio está inerte não?

Walfrido Strobel

Rommelqe 15 de outubro de 2017 at 0:02
Rommelqe, eu não sei como esta pilha de cascos se comportaria em uma tempestade, mas como sou totalmente leigo no assunto imagino que devem ter pensado nisto.
.
Roosevelt, a Russia entrega os submarinos que exporta assim, sem escolta.
Veja este Kilo na entrega ao Vietnam por um navio comercial.
. http://static.heavyliftnews.com/media/66/f/694ba8b3981fd1d8f173517a4fe91e63cfdfbcd153a55a24c60cab0965ea1f66_m.jpg

Roosevelt

Walfrido, obrigado pelo retorno. E que o navio está com todo o armamento inativo. Imagina só se essas tecnologias dos mísseis cai nas mãos do menino maluquinho da Coréia do Norte hein?

MO

É cada uma que se lê, se manjasse alguma coisa daria algum pitaco, mas sou mais do aviaozinhum

kkkkk

Abs
SO

MO

essel Name TREASURE LR/IMO Ship No 8617940 Call Sign 9HA4575
Flag Malta Port of Registry Valletta Status In Service / Commission
Official No 8617940
Group Beneficial Owner Dockwise Shipping BV Location Netherlands
MMSI No 248241000
Shipmanager Dockwise Shipping BV Location Netherlands
Shiptype Heavy Load Carrier, semi submersible
Operator Dockwise Shipping BV Location Netherlands
DOC Company Anglo-Eastern Ship Management Location Hong Kong, China
Registered Owner Treasure BV Location Netherlands