Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry K11, da Marinha do Brasil

Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry K11, da Marinha do Brasil

Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry (K11), da Marinha do Brasil

O Ministo da Defesa do Brasil Raul Jungmann comunicou pelo Twitter que autorizou o Comandante da Marinha do Brasil, almirante Eduardo Leal Ferreira, a deslocar os meios necessários para apoiar a busca de um submarino argentino desaparecido.

Segundo a mídia argentina, o Chile, os EUA e o Reino Unido também “ofereceram apoio logístico e troca de informações nesta busca humanitária”, em um comunicado oficial.

O submarino ARA San Juan deixou de comunicar com a base quando estava em operação no mar argentino no golfo de San Jorge, em Chubut, enquanto passava da Base Naval de Ushuaia para a estação habitual da Base Naval de Mar del Plata. A última comunicação com o navio ocorreu 48 horas atrás.

A última posição conhecida foi no Golfo de San Jorge a 240 milhas náuticas ou 432 quilômetros da costa. Acredita-se que o submarino, um TR-1700 com propulsão diesel-elétrica com 44 tripulantes, poderia ter tido um problema na fonte de energia.

A Marinha montou uma operação de resgate para localizar o submarino. A Força indicou que ordenou “todas as estações de comunicações terrestres ao longo da costa argentina, a busca preliminar e prolongada das comunicações e escuta em todas as frequências possíveis de transmissão do submarino”.

Enrique Balbi, porta-voz da Marinha, explicou que eles estão procurando por radar ou detecção visual do submarino, já que “pode ​​estar navegando na superfície”. E acrescentou: “Se ele teve um problema de comunicação, ele teve que subir à superfície, não que ele estivesse imerso e não pudesse vir à superfície”.

S-2T Turbo Tracker da Armada Argentina também auxilia nas buscas

Ele também observou que uma aeronave Tracker da Base Aérea “Comandante Espora”, e uma B-200 do Esquadrão de Vigilância Marítima da Base Naval “Punta Indio”, fizeram voos na tarde de ontem e durante as primeiras horas da manhã.

O destróier ARA “Sarandí” também foi enviado para a busca com um helicóptero embarcado e a corveta ARA “Rosales”, ambos do Comando Naval, que estavam navegando no controle dos espaços marítimos de interesse no mar argentino e a corveta ARA “Drummond” da Divisão de Patrulha Marítima.

Depois de 15 horas, Balbi acrescentou: “Ainda não varremos a área inteira, ficamos com apenas 20% ainda, ainda estamos na fase de busca e devemos ser pacientes”. A partir das 6 horas da manhã, um destróier chegou na área onde poderia ser o submarino “.

“Uma quarta embarcação está sendo deslocada para a busca. O submarino estava em condições, não é a primeira navegação que realizou estes ano”, concluiu.

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan

Vamos rapido
E que Deus ajude a localizar o quanto antes!
Pergunta
Outros submarinos poderiam ajudar na busca?

Leandro Costa

As FFAA estão com um azar tremendo. Torcendo muito para um resultado positivo dessas buscas. Qual a situação atual dos P-3 argentinos? Alguém sabe informar?

Top Gun Sea

Diante da posição do ministro da Defesa do Brasil o Sr comandante da MB tem autorização para mobilização imediata em condições de prontidão e até estabelecer um contato com o Comandante da armada Argentina no sentido de dar início o processo de busca e resgate por parte da MB. Cabe também ao Sr presidente da república do Brasil bem como o Ministro da Defesa criar um canal direto com os Staffs (presidentes e ministro da defesa Argentina) e oferecer oficialmente a ajuda necessária. Cada minuto sem ação torna se mais difícil e tardio o resgate.

ECosta

Cara, como estão devagar para pedir e andar com a ajuda. Se o submarino já reportou que está com problemas com a gravidade que reportaram e com a comunicação cortada, teoricamente deveria estar navegando na superfície. Entendo que a busca radar já o teria encontrado. É obvio que o submarino está em sérios apuros.

ECosta

Alguém sabe a profundidade do mar na região onde ele se encontra ?

Fábio Mayer

Queira Deus que esteja navegando na superfície…

AL

Nessas horas que algo como o São Paulo faz falta… Ele fazia mais de 30 nós, poderia ir a uns 25 nós pra lá e com uns 20 helicópteros (nessas horas, pega td o que a MB tivesse) seria uma ajuda e tanto.

O Bahia não poderia ser mandado para lá? Não sei a velocidade máxima dele, não deve ser grandes coisas, mas com meia dúzia de helicópteros ajudaria um bocado.

Miguel Angelo

1 submarino n procura submarino…
2 as buscas na area esperada sao feitas atraves de aeronaves, seja por radar ou Radio Frequencia, apos localização confirmada sao deslocados meios para o resgate…
3 para o momento eh rezar e aguardar sinais de localização pois um Submarino eh feito justamente para n ser detectado exceto q ele queira, lembrando que geralmente a 200 milhas da costa a Iso profundidade costuma ser de 2.000 a 3.000 mts de profundidade e passando de 300 mts Netuno ja o abraça… Deus tenha misericórdia…

Fresney

Bom seria mandar algum MH-16 SeaHawk da MB para ajudar os Hermanos e também um P-3, afinal somos irmãos de fronteiras e temos nosso compromisso com ajuda de resgate no atlântico sul.

Robson

Jamais teria coragem de ser tripulante de submarino…

marcos

O submarino possui bóias para ajudar na busca?

ANDERSON RODRIGUES

Ja demoro demais precisamos ajudar os hermanos o mais rápido possível, os meios já deveriam estar em deslocamento, subs, superfície e helis e P-3.

Carlos Alberto Soares

Creio que os Sub’s tem um dispositivo via escotilha onde se “solta” mecanicamente para flutuação e aviso por sinais (SOS ?).
Boa sorte aos Hermanos.

angelo

Os EUA já ofereceram ajuda e já receberam 50 P8 POSEIDON , será que se mandassem uns vinte e eles voassem em linha não achariam rapidamente?

jodreski

Algum Marujo da ativa tem alguma ideia da profundidade da Região?

XO

Recebi um post de um amigo que veio supostamente da ARA e iinforma 140 a 400 mts… não tenho como comprovar a veracidade…

angelo

Submarino em emergência pode acionar o sistema “COPAS SAR-SAT”?

Satyricon

Miguel Angelo 17 de novembro de 2017 at 17:44
1 submarino n procura submarino…

Me desculpe, mas as caixas pretas do Voo Af-447 da Air France foram encontradas por um Submarino francês. Uma caixa preta é MUITO mais difícil de achar que um corpo metálico de milhares de toneladas.

O submarino é talvez o meio mais capaz de encontrar o ARA San Juan, pois seu sonar sofre menos interferência (termoclina) que um de superfície.

Dalton

Jodreski , foi informado que a profundidade média é de 350 metros.

Dalton

Até onde sei um submarino de ataque francês foi enviado para ajudar nas buscas, mas, a
“caixa preta” foi encontrada muito tempo depois.

Everton Matheus

Reino Unido ofereceu ajuda? kkkk. Duvida os hermanos aceitarem

camargoer

Olá Everton. Isso não é motivo de piada.

Delmo Almeida

“Não é a primeira missão dele esse ano”
Nossa! Olha o nível de operacionalidade deles… A França mantém como padrão manter os navios 1/3 dos dias no mar. Isso que é operacionalidade! E olha que isso é sem considerar a necessidade de emprego em um conflito ou crise que aumentaria o número!!
.
No mais, muito triste só de pensar nesse desastre nessa nação irmã. Sendo erro humano, falha técnica ou de manutenção, são nossos “hermanos”: xingamos de tudo de ruim, mas são família.

Everton Matheus

Acha mesmo que estou brincando com essa situação?
Você leu o meu comentário e tirou dele uma piada? Você é engraçadinho e não sabe.
Se eu fizesse uma piada acho bem capaz de você não entender.

Aldo Ghisolfi

camargoer, tens razão.. sempre tem algum tipo como o Everton Matheus. Imprudente e desfocado…
Torço pelo sucesso das buscas!

André Castro

A Nasa enviou para ajudar nas buscas um P-3 Orion modificado, que estava em Ushuaia, usado para pesquisa na Antártida, e que os Estados Unidos não receberam um pedido oficial de ajuda dos Argentinos, porém já estão preparando os meios para resgate de submarino, caso a Argentina solicite.

Fonte: https://news.usni.org/2017/11/17/nasa-aircraft-joins-search-missing-argentine-submarine-44-sailors-u-s-navy-submarine-rescue-crews-equipment-mobilizing

Léo Barreiro

Tomara Deus que estejam todos bem e que sejam localizados o mais rápido possível!!!

Desculpa a pergunta… Mas se o Ocean já estivesse no Brasil ele poderia ajudar nas buscas?

Everton Matheus

Aproposito, o engraçado nessa história esta na ironia. Uma das nações a oferecer ajuda ser quem é.
Eu chamo as ilhas de Falklands e torço para a Argentina aceitar essa ajuda, mas existe uma história/cultura. E isso meu caro, não é fazer piada com a desgraça alheia. Moralistas…

camargoer

Obrigado Aldo.

Everton Matheus

Fiquei curioso com uma situação. Alguém pode me dizer se tem um procedimento padrão para essas situações? Depois de quantas horas é que se percebe essa perda de contato?

camargoer

Caro Everton. Peço desculpas. Temos colegas militares aqui, talvez até amigos dos militares argentinos além de colegas argentinos que acessam o blog.

Everton Matheus

Um dos meus pavores são militares vitimas em serviço. Eu realmente não brinquei com a situação, e peço desculpas se me expressei mal, dando margem a outras interpretações. Acompanho os 3 sites a alguns anos e nunca brinquei com desastres.
Marinha é algo distante pra mim, meu conhecimento de causa foi o EB.

Glasquis7

A Argentina já aceitou (extraoficialmente) a ajuda do Chile, EEUU e Inglaterra.
http://www.latercera.com/noticia/chile-anuncia-apoyo-la-busqueda-submarino-argentino-desaparecido/

Guizmo

Deus esteja com esses tripulantes, e com seus familiares

sealeopards12

Os submarinos ,nos quais servi tinham uma boia presa ao casco por um cabo,que em caso de sinistro e solta internamente.A mesma tem um emisor de ondas de radio no seu interior,dependendo da profundidade ajuda muito.

Givanildo

Caros amigos espero que sejam encontrados o mais rápido possível quando fiquei sabendo do ocorrido lembrei daquele submarino que se não me engano era russo não sei escrever o nome acho que era khusk onde todos morreram torço para que todos estejam
Somos rivais mas só no futebol e nada mais um abraço para nossos Hermanos

maximiliano

Muchas gracias hermano brasileros,
Muito obrigado irmaos braileiros

Ozawa

Que os protocolos diplomáticos sejam abreviados ou suspensos e que a Argentina peça logo a ajuda da melhor equipe para a área de ocorrência. Parece-me que, pelas circunstâncias até o momento apresentadas, seja a da USN.

Francisco Gonçalves Mota

Como marinheiro condecorado com 4 âncoras acredito que o nosso navio vai encontrar o submarino, conheço a preparação do marinheiro brasileiro, esmerado no caráter do amor à pátria.

Salomon
JOEL EDUARDO SOARES

Alguém poderia se possível me informar com relação a duração do oxigeno x tripulação?
Oremos pela tripulação e familiares nesta hora complicada, e que em breve tenhamos boas novas!

Rodrigo

Deus queira que eu esteja errado: acho que o Felinto não está apto para mergulhar profundo.

Roberto

——> Favor checar: ÚLTIMO MOMENTO: Servicio internacional de búsqueda encontró al ARA “San Juan”

http://gacetamercantil.com/notas/131435/preocupaci%C3%B3n-gobierno-nacional-submarino-desaparecido-.html

Silva

Esse ocorrido com o submarino argentino, se assemelha muito a história contada pelo filme K-19 The Widowmaker. Um baita filme, baseado em fatos reais, com o Harrison Ford como protagonista.

Alex

É claro como água de piscina que passado todo esse tempo sem noticia o submarino afundou e a tripulação está trancada dentro dele, sem comunicação com o exterior. O que faz diferença para saber se ainda poderão ser salvos ou não é a profundidade em que estão.

Alex

Roberto 17 de novembro de 2017 at 21:34

Para mim é fake news, como a dada pelo jornaleco de Mar del Plata. Nem o Clarin nem o La Nacion, os dois maiores jornais da Argentina, tem essa noticia.

A não ser q esta tal Gaceta tenha dado o furo da vida dela.

claudio quadros

argentina era melhor único submarino novo do que 3 velhos submarinos defendo sim compra porta helicópteros pode lança vários helicópteros varias direção ovo fala pro sub Tamandaré.
Argentinos melhor tem menos armas te equipamentos novos .boa sorte heroicos marinheiros .

Roberto

por isso pedi pra checar diversas fontes ja falaram tantas coisas

Roberto

tb estou com la nacion, clarin, tn noticias e twitter

Agnelo

XO, Francisco Gonçalves Mota, sealeopards12 e outros irmãos do mar

1) quanto tempo de ar tem no barco?
2) existe a possibilidade dele estar navegando na superfície ou próximo sem ainda ter sido detectado por radar?
3) essa boia sinalizadora funciona automaticamente, ou há um acionamento manual?
Obrigado
Sds