P-8A Poseidon

P-8A Poseidon

Foi confirmado pela Armada Argentina o avistamento de balsas salva-vidas, que foi verificada pelo destróier ARA Sarandí e pela corveta ARA Rosales. As balsas estavas vazias e não corresponderiam às do submarino ARA San Juan.

Uma aeronave P-8A Poseidon, que também avistou as balsas, também viu à distância sinais luminosos brancos que não puderam ser vistos novamente e a área está sendo rastreada para identificar de onde eles vieram.

O porta-voz da Armada Argentina, Enrique Balbi, disse que os sinais luminosos do ARA San Juan são vermelhos e não brancos.

Foi dito que não há registro de outro navio em situação de emergência que possa ter lançado os sinais luminosos.

De Comodoro Rivadavia, dois navios, o Sohpie Siem e o Skandi Patagonia estão prestes a navegar com a equipe de resgate.

Levarão um dia e meio para chegarem à área de operações.

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bill

Muita informação desencontrada ….Sempre negam as suspeitas posteriormente .

Roberto

avião da Nasa P-3 não participa mais das buscas. não sei se em virtude de inúmeros meios fazendo a varredura…

Baschera

Oxigênio no fim….
DEUS tenha piedade destes submarinistas e suas famílias.

Sds.

Ozawa

Infelizmente são indícios que não se confirmam. Mas são indícios. Quem vai esperar 2 botes de resgate naquele mar revolto e com um único naufrágio, sabido, na área? A hipótese era mais que plausível.

E a busca só acaba quando termina.

Burgos

Tá dificil !!!
Já estou começando a perder a esperança que saiam ilesos desta situação.
A corrida continua contra o relógio !!!
De repente vai que aparece uma luz no fim do túnel !!!
Força Guerreiros !!!
Aguentem mais um pouco !!!

Joao Moita Jr

Realmente, prezado Ozawa. Parece coincidência demais duas balsas, justamente na área do sinistro. Continuemos torcendo por um final feliz, mas começo a me perguntar a que nível estará o oxigénio.
E parabéns ao poder naval pela cobertura. Até CNN “dropped the ball”, como dizemos por essas bandas.

Salomon

AS correntes ali são longas demais, precisa analisar as balsas, ver a eventual colonização biológica para se ter uma idéia de quanto tempo estiveram na água. Sem falar que, pelo menos as que conheço, são identificadas, assim como salva-vidas.
Mas é muito esquisito não serem do único naufrágio reportado em toda a região.

Rommelqe

Parabéns ao PN pela notícia, embora os botes não sejam do SJ! Imagino que com esse mar revolto, tais balsas foram “arrancadas” do convés de algum navio que estava navegando em zona relativamente perto – o que pode significar centenas de km e vai saber em que data! Continuo desejando que o SJ esteja na superfície e somente com dificuldades de navegação. Vejam que sua velocidade na superfície é muito baixa mesmo, como qualquer outro sub de sua classe; assim, com o mar revolto como esta (va), até para radares de busca oceânica (na superfície!) é difícil localiza-lo, mesmo estando… Read more »

Luiz Trindade

Burgos 21 de novembro de 2017 at 13:15
Tá dificil !!!
Já estou começando a perder a esperança que saiam ilesos desta situação.
A corrida continua contra o relógio !!!
De repente vai que aparece uma luz no fim do túnel !!!
Força Guerreiros !!!
Aguentem mais um pouco !!!

Ainda tenho esperança que eles se salvem…

TeoB

Parabéns aos responsáveis do blog pela incrível cobertura, infelizmente as chances diminuem com o passar do tempo mas como a esperança é sempre a última que morre espero que o navio seja encontrado e tudo acabe da melhor forma possível. Contudo vale ressaltar que uma operação conjunta dessa magnitude entre várias marinhas é uma experiência ímpar, e gerará aprendizagem para futuras missões de resgate. Força e fé a todos os tripulantes, familiares e aos envolvidos no resgate do San Juan, espero abrir a página e encontrar uma boa e histórica notícia.

Zorann

de boa…
.
Se há traje de fuga, e o navio está condenado, já deviam ter saído. Se não saíram do submarino, acredito que boa parte do navio esteja inundada (impossibilitando a fuga) e/ou que não haja mais sobreviventes. O submarino, dependendo da profundidade, deve ter colapsado devido a pressão.

Fábio Macedo

‘Foi dito que não há registro de outro navio em situação de emergência que possa ter lançado os sinais luminosos’
Senhores do canal Poder Naval, existe a possibilidade que o Submarino ‘ara San Juan’ tenha se chocado com uma outra embarcação ate então desconhecida?

Gustavo

Existe divergência sobre a quantidade de oxigênio no SJ, uns falam 7 dias outros 10. Tomara que os que digam 10 dias estejam corretos.

Eduardo Holanda

Gustavo,

Segundo o vídeo do fabricante, o oxigênio pode durar até 7 dias, dependo de certos fatores.

Skuda

Um amigo disse no outro tópico, “não existe outro naufrágio confirmado no local”, poderia uma embarcação ter colidido com o San Juan?! e estas balças serem deste outro Navio ainda não declarado desaparecido?! Sim… mas esta seria uma hipótese ainda sem base… Muito mais construída em nossa esperança do que em fatos. Infelizmente o pior deve ter acontecido, o problema nas baterias deve ter levado ao colapso da embarcação, se vivos, os tripulantes teriam uma série de opções de contato com a superfície, o que não ocorreu. Até pancadas com ferramentas no casco, provavelmente já teriam sido localizadas. Eu entendo… Read more »

Helio

Skuda, vamos considerar as péssimas condições climáticas, que certamente degradaram as medidas de busca…. Ainda há esperança, tênue, é verdade, mas ainda há!

Aos colegas mais habilitados no tema: por quantos dias a operação de resgate será, ainda, mantida? Existe um protocolo para se supor não haver mais esperança de encontrá-los com vida, penso eu….

Antonio Carlos Alocer

Skandi Patagonia só chega a área de resgate da quarta pra quinta-feira. A coisa tá cada vez parecendo mais difícil.

https://www.infobae.com/sociedad/2017/11/21/la-busqueda-del-ara-san-juan-inminente-partida-del-buque-skandi-patagonia-apto-para-operaciones-de-rescate/

Audax

É muito comum em buscas muito extensas se encontrar restos de naufrágios mais antigos. Não será a primeira nem a última vez. Já ocorreram casos de se procurar aviões e acabar encontrando restos de acidentes antigos em terra. Um bote desses pode estar à deriva a meses e ter vindo de outra localidade por corrente marítima. Pode ter sido arrancado de uma embarcação após ter o convés variado por ondas. Quantos contêiners são perdidos em travessias? Em fim. Segue a corrida contra o tempo.

John Paul Jones

Senhores, eu venho falando que a ARA vem sonegando informações desde o inicio, estas balsas encontradas são compativeis com as de submarinos, apenas tem capacidade menor do que devia, 22 homens cada uma e as encontradas me parece que são para 16 homens.

Será que o navio na sua modernização de meia vida não usou uma balsa de outro submarino ?, é muita coincidência aparecerem duas balsas flutuando na região na mesma época.

Se a ARA estiver deslocando os seus navios para investigar a região é porque tem informação escondida aí ….

John Paul Jones

Eu apostaria tudo nesta região ….

Deus ilumine esses marinheiros até debaixo d’água !!!

jodreski

Espero muito esse submarino não se juntar a lista (que só aumenta) de buscas sem sucesso:
– Sub ARA San Juan (será? – tomara que não!)
– A4 da Marinha
– Vôo da Malaysyia Airlines MH370

Altair

John Paul Jones, como fica a questão do armamento dos subs durante esses deslocamentos, sempre saem com todos os torpedos? Sem nenhum?

Alex

A questão não é só localizar levará horas e horas talvez um dia inteiro ou mais, depois de localizar, para começar a afazer a extração se ela for possivel. Se acharem amanhã, exemplo, os primeiros só serão retirados depois de amanhã, com sorte.

Helio

ohn Paul Jones 21 de novembro de 2017 at 14:32 , mas porque sonegar informações?

Helio

Corrigindo: John Paul Jones 21 de novembro de 2017 at 14:32…….

Alex

jodreski 21 de novembro de 2017 at 14:37
Possibilidade bem alta.

Robson

Seria possível o submarino lançar um torpedo pra provocar uma explosão e assim tentar ser detectado..???

Rui Chapéu

John Paul Jones 21 de novembro de 2017 at 14:32 Pelo que eu conheço os argentinos pessoalmente, e pelos vários videos das guerras das malvinas, onde nenhum argentino assume a culpa de nada e todas as vezes eles ainda querem se sair superiores a tudo, não duvido que eles não queiram dar o braço a torcer para falarem que foram os americanos que acharam o submarino e tentando fazer com que a própria marinha deles ache o submarino, mesmo botando a vida dos tripulantes em risco. Podem ver pela declaração do cara lá que falou que não perderam o submarino… Read more »

Gabriel Oliveira

Realmente se encontrarem o resgate deverá se iniciar lá para sexta,o Skandi acabou de zarpar rumo ao local.

John Paul Jones

Helio, por diversas razões, para esconder uma falta de manutenção, para não justificar os cortes orçamentarios, e outros …

No Kursk e no Priz os russos fizeram o mesmo ….

pangloss

John Paul Jones 21 de novembro de 2017 at 14:58
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Lembrando que tudo o que o Comando da Armada afirmar poderá ser usado contra o Estado, em ações judiciais que porventura sejam ajuizadas.

Antonio Carlos Alocer

O Iskandi Patagônia só vai chegar na quinta-feira a área de buscas ….

Negrão

Como fica a flutuabilidade e estabilidade do submarino quando na superfície de um mar revolto?
Há risco dele virar?
Vi em um canal no Youtube que eles possuem oxigênio até sexta-feira, confere?