Na manhã do dia 18/11/2017 demandava o cais de Outeirinhos, na Mortona, no pier da Capitânia dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP). o NPa (Navio Patrulha) classe Grajaú ‘Gurupá‘ – P 46, o ‘Leão do Mar’ em comissão de patrulha no litoral de São Paulo.

Para ver mais imagens / saber mais sobre o navio:

Foto: Roberto Smera – SSZ, 18/11/2017

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Linda foto. Parabéns ao Roberto.
Essa é pra mandar ampliar, enquadrar e pendurar na praça d’armas.

Nunão

MO, além do ângulo perfeito, a foto está bem marinheira, com atividade no convés, e o tempo ainda ajudou. Nota 10. Transmita os meus sinceros parabéns ao Roberto quando o encontrar. É foto também pra capitania mandar ampliar e pendurar na sede do grupamento de patrulha.

Dalton

E ainda por cima dá para ampliar a foto !

GUPPY

Ferro Danfort?

Nunão, realmente a foto ficou show mas o canhão (tubo) está meio deselegante.

Mazzeo

Linda imagem !
Como bem enfatizou o Nunão, foto marinheira, faina de convés … belíssima.
As outras fotos disponíveis no Santos Ship Lovers estão tão boas quanto.

Merece um quadro na Praça D’Armas mesmo !

Bravo Zulu ao fotógrafo e a divulgação bem feita como sempre Ostra !

fabio Souto.

Nunão agora que finalmente o Npa. Maracanã chegou no AMRJ, quanto tempo deve
levar para que o mesmo seja concluído??

Nunão

Não seeeeeeeeeiiiiii!!!!!!!

Ádson

Já virou folclore do PN, kkkkk

Ádson

Esta vou imprimir.

andrepoa2002

Lata velha ao mar!!! GO,GO,GO!!

Antonio Renato Arantes Cançado

Oi? ‘LEÃO do mar’, ISSO? na boa, a MB já viu mesmo dias melhores…

Nunao

andrepoa2002, De fato, um navio-patrulha de 22 anos de uso não é mais novo, provavelmente passou dos 2/3 da vida útil para um navio desse porte que tenha sido realizado comissões de forma constante aqui no Atlântico Sul. Mas pra chamar de “lata velha” precisa de algum embasamento, eu imagino. Então pode explicar por que, pra gente debater o assunto? Antonio Cançado, Por favor, estenda um pouco a argumentação. Em que momento da história a MB viveu dias melhores no setor de patrulha naval, que é a finalidade desse navio. Por que “ISSO” não te agrada nessa área? Eu vejo… Read more »

ALS

Tripulação não quer nada com conservação , a bochecha de BB esta cheia de ferrugem.

Nunao

ALS, se não sabemos a duração da comissão, as condições de mar etc, e levando em conta que é um navio-patrulha em missão nas nossas costas, e não chegando a um porto em comissão de representação em que tem que fazer bela figura, não vejo como dizer que “a tripulação não quer nada com conservação”. Não sei se é o seu caso, mas a maioria dos leitores que veem fotos assim se impressiona com as “lágrimas” de ferrugem como as da foto, que podem se formar em relativamente poucos dias de comissão no mar, mesmo em navios novos. Isso apenas… Read more »

Adler Medrado

Eu não entendo como que podem existir pessoas que ao invés de admirar o aparelho por meio de uma foto tão bem tirada, só sabem reclamar e criticar. E ainda mais sem embasamento, parece que sentem prazer em fazer críticas infundadas.

Dalton

Roberto…
.
trata-se da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande…não que eu soubesse, mas, sua pergunta me fez curioso e a capela era a antiga casa de pólvora …visitas devem ser agendadas,
procure mais informações usando o nome da Fortaleza.

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto, A construção antiga é a Fortaleza da Barra Grande, cuja data original de construção aceita é 1583, mas que recebeu várias modificações ao longo do tempo – restaurações feitas no final do sec XX a deixaram o mais próximo possível do que se concluiu ser sua aparência em meados do século XVIII, quando teve suas obras de fortificação melhoradas e ampliadas segundo um projeto de 1714 do engenheiro João Massé. Essas obras de ampliação no século XVIII levaram cerca de 30 anos após o projeto de 1714 para terminar, parando e prosseguindo aos poucos. A chamada capela de Santo… Read more »

Nunão

Roberto, conforme os que tenha visitado outros na região caribenha, pode ser que sejam da mesma família de engenheiros que projetou a fortaleza da Barra Grande, no caso, a família de Juan (ou Giovanni) Bautista Antonelli, cujo irmão e sobrinhos são reconhecidos pelo estilo “Antonelli” de fortalezas, geralmente com baterias sobrepostas e escalonadas. Essa sobreposição permitia que mais de uma bateria, numa época de canhões de tiro tenso de pouco alcance e precisão (sec XVI) alvejasse os navios inimigos tanto na mesma linha, ou “rasante” quanto com tiros “de mergulhão” na bateria sobreposta. No livro “Arquitetura militar: um panorama histórico… Read more »

ALS

Visitei alguns navios da MB no porto de Itajaí em SC , sou marítimo maquinista e nunca vi tal falta de amor por sua embarcação , navio adernado por água em vários compartimentos , tripulação não faz a devida manutenção , nem a básica .Isto não é aceito na marinha mercante que tem embarcações com 40 anos de uso em perfeitas condições.

Nunão

Não entendi, ALS, vc está dizendo que viu navios da MB adernados, com compartimentos alagados e mal cuidados,em visita a Itajaí, ou que esse navio da foto, no canal de entrada do porto de Santos, está mal cuidado, alagado e adernado?

ALS

Não me referi a este , nem poderia porque esta navegando ,de um modo geral tem muito marinheiro que cuida mais da farda do que de seu ganha pão . Visite os portos e verá que muitas embarcações da MB ficam largadas sem manutenção . Isto pode ser efeito garantia de emprego , coisa que não acontece na Marinha mercante onde o marítimo tem que mostrar serviço . Só lamento , pois o que digo foi o que constatei.

Fernando "Nunão" De Martini

ALS, já visitei muitos navios da MB, em portos, no Arsenal, em operação, em reparos. Já vi navios muito bem cuidados por suas tripulações, e já vi outros precisando urgentemente de manutenção. Muito difícil generalizar. O que pedi pra esclarecer foi essa sua mistura de comentários. Uma hora vc fala deste navio-patrulha especificamente (“Tripulação não quer nada com conservação , a bochecha de BB esta cheia de ferrugem.”), então eu faço um comentário sobre o que você escreveu, pra que detalhe mais a respeito pois achei difícil chegar a essa conclusão só com a imagem, sem saber a duração da… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Mas, reitero, muito mais interessante conversar a respeito com você, que se apresenta como marítimo e argumenta com sua experiência na visitação a navios da Marinha, do que provavelmente seria com os dois sujeitos mais acima, que falam de “lata velha” ou tecem comentários sem nexo sobre o apelido “Leão do Mar”, tudo sem qualquer argumentação que preste.

Negrão

Roberto venha conhecer o “Forte do Castelo” em Belém-Pa, no mesmo complexo têm a Casa das 11 Janelas, a igreja de Santo Alexandre, onde as imagens possuem cabelos humanos verdadeiros (eu já doei dois pitós meus), a Igreja da Sé (onde dá origem a romaria do Círio de Nazaré), no pier do Forte sempre fica ancorada uma corveta museu.
Sem dúvida um local muito bom de ser visitado!

Negrão

Nunão me passo para essa turma de “rebeldes sem causa” que criticam destrutivamente por criticar, adoram esse argumento de “culpabilizar servidores e empregados públicos pelas mazelas do país”. O problema do Brasil é a má gestão dos recursos públicos, lembrando que “Cargo de Gestão” é de natureza política, por indicação, que nada tem a ver com a competência ou mérito do escolhido e que muitas das vezes nem são profissionais do ramo ou do quadro do órgão ou empresa pública em questão. Os servidores e empregados públicos, que estudaram muito para estarem entre os melhores do país e passarem nos… Read more »

Ateu Libertador

este barco pode ser convertido em um missile boat?

Mazzeo

Me lembro de um embarque na draga que mantem o canal de SSZ em condições. Quase peguei tétano !
E em um graneleiro de bandeira do panamá (não lembro o nome, talvez ache alguma foto) e estava bem ruim, porem em um FPSO e Plataforma que visitei eu ví o fino da manutenção, talvez por serem bem novas.
Difícil generalizar, depende muito do comandante e principalmente do Imediato (XO, vc acochava a manut ou cobrava o amarelo direitinho no quarto d’alva ?)
Tem desleixo em todo lado, e navios bem cuidados também.
Ainda assim, é muito interessante seu comentário ALS.

sergio ribamar ferreira

Sr Roberto se não visitou à Fortaleza de santa Cruz construída a partir de 1553 mostrará o que era uma construção com excelentes baterias de fogo(três andares) Convido a todos que visitem. Quanto aos patrulheiro, quem dera tivéssemos mais destes. Creio que fabricação local e modernização seria muito bom para iniciarmos o que senão me engano o Almirante Guilhem afirmava: “do menor ao mais complexo”. E por aí navegaremos. Excelentes fotos.

Mazzeo

MO, e o que o Nunão escreve aí em cima, falar mal e mais interessante do que falar bem !

GUPPY

Continuo admirando a foto. Também fui no santosshiplovers. O Roberto Smera foi muito feliz.