Em sua primeira escala no Rio de Janeiro, atracou por BE no cais do Pier Mauá, no Rio de Janeiro na manhã do dia 30/11/2017, o navio de assalto anfíbio americano classe Wasp USS ‘Wasp‘ – LHD 1 / NEBP, em viagem procedente da Base Naval de Norfolk, em Norfolk/VA.

Para ver mais imagens da chegada e atracação do Wasp no Rio de Janeiro:

O navio deverá suspender no dia 3/12 ao redor de 09:00 h. Não há previsão de realização de Operação Passex com a Marinha do Brasil.

FOTOS: Edson de Lima Lucas e via Leandro Medeiros – 30/11/2017

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Parabéns aos responsáveis pelas fotos…com exceção de uns poucos helicópteros a bordo
o USS Wasp está vazio…pois sua ala aérea o aguarda no Japão, inclusive o destacamento
de 6 F-35Bs.

Bueno

Obrigado pela belas fotos!!
Maquina de guerra linda!!

André Luiz.'.

No que consiste ‘atracar por BE’?…

Humberto

O que é aquele vapor (ou fumaça) que está ao lado saindo no meio do navio? Ao lado do elevador ?

Leonardo S

Atracar por BE é atracar por boreste.

Boreste – ala direita da embarcação
Bombordo – Ala esquerda da embarcação

Abrçoas

Paulo Henrique

Seria uma ótima compra de oportunidade para MB. Não estaria ele aqui para dar água na boca ( Em tempos de avaliação do Ocean ) aos nossos comandantes ? Navio este Comissionado em meados de 87… abcs.

Leandro Costa

Belas fotos de um belo navio

Leandro Costa

André Luiz, significa que ele está atracado por boreste (lado direito).

Leonardo

Shopie Siem e Patagônia estão regressando a Comodoro Rivadavia. Certamente há informações que não estão sendo divulgadas.

Dalton

Paulo… . O USS Wasp foi comissionado em 1989 e conforme novas diretrizes deverá permanecer em serviço por 40 anos até 2029…isso nunca foi feito antes, mas, mesmo destroyers da classe Arleigh Burke IIA deverão também permanecer em serviço por 40 anos, para que não se tenha uma redução muito acentuada no número de unidades. . O USS Wasp está indo para o Japão onde substituirá um navio idêntico lá baseado o USS Bonnhomme Richard para que o mesmo possa ser enviado à San Diego onde passará por uma modernização. . Navios da classe Wasp teoricamente podem atravessar o Canal… Read more »

Marcelo Andrade

Será que haverá visitação? Alguém poderia ver isso?
Mesmo assim, quem frequentar o Boulevard Olímpico neste Sábado vai ter uma bela visão dele!

Lucio Sátiro Maia

Impressão minha ou ele é maior que o São Paulo ?

Paulo Henrique

Obrigado, Dalton…

Alex

Um navio de assalto anfibio carrega F-35s?

André Luiz.'.

Leonardo S 30 de novembro de 2017 at 12:59
Leandro Costa 30 de novembro de 2017 at 13:09
Leonardo & Leandro (“Dupla Sertaneja”?! 😉 ) , obrigado! Aos poucos, aos poucos, este ‘paisano’ vai aprendendo mais sobre a ‘faina’ no mar! 🙂
Se usa-se BE como abreviação para boreste, qual a abreviação para bombordo?..

Quanto tempo será que a tripulação do Wasp terá para vir à terra (se tiver…)? Mesmo nos dias de hoje, acho que para muitos deles a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro é atrativa! 🙂
Abraços!

Fernando "Nunão" De Martini

“Se usa-se BE como abreviação para boreste, qual a abreviação para bombordo?”

BB

Dalton

Alex…
.
o F-35B irá substituir o AV-8B (Harrier) utilizado pelos fuzileiros navais dos EUA…o USS Wasp
será o primeiro a emprega-los em missão no próximo ano e um destacamento de 6 unidades
já está no Japão aguardando por ele.
.
E sim…o USS Wasp é “maior” que o “Sao paulo”…deslocando totalmente carregado 40.000
toneladas apesar de ter um hangar menor e assim precisar manter um maior número de aeronaves no convés de voo…mas…isso também se deve ao fato do USS Wasp estar
diferentemente subdividido reservando grandes porções de seu interior para acomodar tropas e seus equipamentos.

Alex

Dalton 30 de novembro de 2017 at 13:47

Segundo vc o Wasp é maior que o São Paulo, que é um porta-aviões. E o Wasp vai carregar F-35s. E o Wasp não é um “porta-aviões” mas um “navio de assalto anfibio”. Afinal, qual a diferença entre um porta-aviões e um navio de assalto anfibio?

Dalton

André…
.
foi divulgado que 3 dias…é um período até que normal…o “Wasp” está bastante atrasado por conta de sua viagem ao Japão ter sido adiada para que o mesmo prestasse socorro às vítimas dos furacões…já era para ele estar no Japão hoje.

Alex

Pela sua explicação acima, q não tinha visto antes de postar, entao um navio de assalto anfibio é um meio porta-aviões meio transporte de tropas, ao inves de ser um porta-aviões puro, transportando menos aeronaves misturadas com tropas. e só transporta avioes de decolagem vertical, mesmo tendo um conves maior que o NAe SP. Seria isso?

Fernando "Nunão" De Martini

Alex, há diversos tipos de navios de assalto anfíbio, o USS Wasp das fotos é só um dos exemplos, do que se pode considerar o mais completo deles. Há navios menores (mas não necessariamente pequenos) como o nosso NDM Bahia, dotado de doca para embarcações de desembarque, garagens para viaturas blindadas e outros veículos que são desembarcados pelas embarcações da doca ou por rampas quando aportado, acomodações para tropas, hangar para helicópteros e spots para operá-los, mas que é limitado nessa ultima característica em comparação ao WASP, que tem convés corrido. E tem navio semelhante na aparência com o WASP,… Read more »

André Luiz.'.

Fernando “Nunão” De Martini 30 de novembro de 2017 at 14:10
Beleza! Estou aprendendo tanto sobre os temas militares que, se tirarem o Raul Jungmann do MD, podem me chamar que eu vou!! 😛 kkkkkkk

Dalton 30 de novembro de 2017 at 14:06
3 dias no Rio… o suficiente para tomarem umas caipirinhas e ‘arranjarem motivos pra voltar’! 😉
Abraços a todos!

Dalton

Alex… . um navio de assalto anfíbio está configurado para transportar cerca de 2000 fuzileiros navais além de uma tripulação de 1000 pessoas e todo o equipamento e víveres…não é o tamanho que determina se o navio é um “porta aviões” ou não e sim a missão que ele tem que desempenhar. . Com exceção dos 6 F-35Bs que servem principalmente para dar apoio à tropas e nem se pode querer mais que isso pois são apenas 6 o restante das aeronaves existe para desembarcar fuzileiros e seus equipamentos. . Evidentemente que é possível embarcar um número maior de aeronaves… Read more »

Dalton

Alex…
.
um navio de assalto anfíbio pode ser maior, mas…o “São Paulo” tinha mais espaço no hangar e no convés de voo para acomodar aeronaves pois contava com um convés em ângulo, e uma
super estrutura menor garantindo mais espaço para operações e estacionamento de aeronaves
então ser maior não significa que tenha convés de voo maior ou maior área para operar aeronaves.

Ivan BC

Seja bem-vindo! Navio bonito…Quando o Brasil comprar o ocean eles vão treinar juntos.

Salomon

VCs não acharam pequenos os escovéns de proa e BB? Menores que os do Raposo…

Dalton

Não achei não…talvez seja uma questão de perspectiva por ele ser maior…

Nunão

Proporcionalmente (em relação à diferença brutal do porte em relação ao USS Wasp) os escovéns do Pedro Teixeira e Raposo Tavares são maiores, pois a proa original desses NaPaFlu não contemplava um bulbo que precisou ser instalado. E esse bulbo gerou a necessidade de escovéns maiores para que os ferros, ao serem lançados, não danificassem o bulbo.

Alex

Navio de assalto anfibio tem catapulta? Se não tem pode ser adaptada?

Motivo da pergunta: diante do fato q nossos NAes nunca carregaram mesmo muitos aviões, não seria mais interessante para o Brasil ter um navio de assalto anfibio que um Nae? Carregam poucos avioes, (q é sempre nosso caso) a e ainda levam tropas. A pergunta sobre a s catapultas é pq os Skyhawk (ou seja lá quem o substituir se forem substituidos) não decolam verticalmente.

FJJ

@ Marcelo Andrade…… acho que se você fizer essa pergunta lá no cais hoje em dia já é motivo pra terminar em Guantanamo! 🙂 Como os tempos mudaram. No início da década de 90 lembro que fui com meu irmão, nós dois adolescentes, tentar visitar um Cruzador (ou destroier, ou fragata… não lembro mesmo) Americano que estava aqui, parte de um GT de uns 4 navios. Conversamos com um oficial que nos falou pra voltar no dia seguinte e…. Voltamos e ele nos levou para um tour, com direito a manusear a M-16 de um dos Marines em patrulha no… Read more »

Marcelo Andrade

Valeu FJJ,

Também visitei muitos navios aqui no RJ, uma pena!

lembra do Jeanne D`Arc , na época era um Porta-Helicópteros francês que era utilizado para viagens dos Guardas-Marinha franceses. Foi o maior navio que puder visitar no cais da Praça Mauá.

Nunão

Não Alex, não dá pra por catapulta e tudo que ela implica. Não dá pra ter de tudo num navio só, ou ele ficaria mais gigante que um NAe classe Nimitz. Navios de assalto anfíbio maiores podem operar quantidades limitadas de jatos de decolagem curta e pouso vertical. Não de lançamento por catapulta e recolhimento por cabos de parada (outro item que seria necessário e ocuparia mais espaço e peso). Esquece aproveitamento dos nossos A-4 num novo navio. Eles servirão apenas para manter um núcleo de asa fixa na Marinha, com experiência em operações embarcadas (na doutrina em treinamentos em… Read more »

Roger

Alex 30 de novembro de 2017 at 14:53
Aproveitando o post do Alex…
O USS Wasp não é um Porta Aviões como foi dito aqui,
mas pode transportar aeronaves de asa fixa.
Então coloco uma questão:
– As catapultas ainda são utilizadas nos novos projetos de P.A. ?
O modelos mais novos de caças dispensam a catapulta ?

Fernando "Nunão" De Martini

Roger, há novos navios-aeródromos com catapultas (agora eletromagnéticas) e aparelho de parada para operação de caças como F-35C, F-18, como a nova classe Ford, da USN. Há projetos franceses (de menor porte) e chineses seguindo essa linha. Há novos NAe de porte relativamente grande para operar caças de decolagem curta e pouso vertical, caso dos dois classe Queen Elizabeth britânicos E há NAe sem catapulta mas com convés em ângulo e aparelho de parada, para operação de aviões que decolam sem catapulta correndo uma maior área do convés e com rampa no final (porém sem conseguir decolar com a mesma… Read more »

Alex

Tá legal, mas ninguém respondeu se seria mais interessante ter um navio de assalto com alguns jatos do que um Nae completo, para nossas necessidades. Ou não ter nada feito sugeriu o FJJ.

Fernando "Nunão" De Martini

“Tá legal, mas ninguém respondeu se seria mais interessante ter um navio de assalto com alguns jatos do que um Nae completo, para nossas necessidades. Ou não ter nada feito sugeriu o FJJ.”

Alex,

Eu respondi. Leia de novo.

Mas o mais importante é você mesmo tirar suas próprias conclusões, a partir do momento em que passa a saber mais de como é cada tipo de navio.

FJJ

@ Alex, eu sempre falo o seguinte: além de ex-militar, gosto do assunto, senão não estaria aqui acompanhando notícias nesse site. Então eu ia achar ótimo o Brasil ter um ou mais porta-aviões, duas esquadras, umas dúzias de fagatas e similares, etc… Ia ser um prazer poder visita-los e ve-los navegando. O problema é que profissionalmente eu vivo no mundo das finanças e geopolítica. Na prática, não na academia. Então não consigo encontrar quem possa me responder uma pergunta simples: Levando em conta: – A história do Brasil – O posicionamento do país em termos estratégicos e nas questões mundiais,… Read more »

ROBINSON CASAL

Poder Naval, como sempre ARREBENTANDO A BOCA DO BALÃO !
Pessoal, fiz um vídeo mostrando as principais características do WASP. Nele, abordo o grupo aéreo e as facilidades de apoio aos fuzileiros navais. Cale a pena dar uma conferida e comentar :

Alex

Fernando “Nunão” De Martini 30 de novembro de 2017 at 16:30
“Alex,

Eu respondi. Leia de novo.”

Custei a notar que Fernando “Nunão” De Martini com avatar e “Nunão” sem avatar são o mesmo.

Roberto

isso só me deixa com mais vontade de saber novidades do HMS Ocean….. vem de uma vez!

Fernando "Nunão" De Martini

“Custei a notar que Fernando “Nunão” De Martini com avatar e “Nunão” sem avatar são o mesmo.”

É o problema dos dias modernos, acessando, editando e comentando de dispositivos diferentes. Mas é tão difícil assim reparar? (é uma pergunta de fato, não uma ironia). É que não conheço muito “Nunão” por aí, e como estou por aqui há uns 8 anos, achei que era algo fácil de perceber.

Bardini

Levando em conta: – A história do Brasil – O posicionamento do país em termos estratégicos e nas questões mundiais, assim como a forma como conduzimos nossas questões, nossa história diplomática, etc… – Nossa localização e tudo que isso acarreta – A experiência prática de países que tem meios limitados militares (um porta-avioes, 3-5 submarinos, etc…) em conflitos nos últimos 50 anos – Os possíveis cenários futuros Para que o Brasil precisa de um porta-aviões, navio de assalto anfíbio, etc…? . Se me permite… Esse é o cenário embasado no conceito A2/AD: . Precisamos de uma Força de Superfície para… Read more »

Bardini

“Nenhum meio agrega mais benefícios pelo custo do que o Porta Aviões, para essa missão.”
.
Nenhum meio de superfície, no caso. Estamos construído um SSN para atuar nesta região.

Alex

Fernando “Nunão” De Martini 30 de novembro de 2017 at 19:10 É dificil reparar porque é curto e nao tem imagem no meio de tantos, meio q some , eu leio a msg mas nem noto quem escreve, podia ser outro. Eu mesmo tenho outro homônimo aqui e já peguei ele falando s coisas q eu jamais falaria. E isso confunde tbem os outros, to pensando em passar pra Alex II. O outro nick seu completo é um verdadeiro carro alegórico entrando na avenida, tem sempre textão explicativo, avatar e nome grande com apelido no meio entre aspas, se vê… Read more »

Alex

Vc está ha oito anos eu a menos de duas semanas, o q pra vc é comum pra mim é novidade rs

Alex

Eu apareci ( e um monte de gente, multidões) por causa da cobertura do San Juan. Tem jornalistas q acompaharam esse blog dia e noite por causa do caso. Posso informar que o portal do jornal O Globo na Net tinha um estagiario com ordens de checar seu blog de meia em meia hora, 24 por 7. O q pra vc é comum pra mim é tudo novidade. Alem do fato de vc ser expert em defesa e eu só curioso, portanto releva as merdas que eu disser sobre o assunto aê e as perguntas que podem parecer cretinas para… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Alex, se você quer debater com as pessoas, precisa prestar atenção nos nomes e notar quem escreve. A maioria não tem avatar e eu mesmo às vezes confundo um com outro, quando são comentários seguidos. Mas isso não é desculpa, rsrsrs

Já dei “esporro” com os dois nicks, acho que vc não notou. Ou só reparou nos “esporros” dos que tem avatar por causa do par de metralhadoras. Mas, em 99% das vezes, não dou bronca em ninguém, só quando passam dos limites da paciência, e a minha é gigantesca.

Alex

Eu publiquei outro post q ficou na moderação e nao saiu, olha lá. Acho q é porque escrevi melda mas tem uma informação relevante lá.

Bardini

MO, por curiosidade… Tens quantos buneu na coleção?

Marco

Muito boa explicacao Bardine. Esclareceu bem a questao. Tks

Valter

Equipamento de alta eficiência no contesto naval!!
Lindíssima embarcação!!!!

joao paulo

…O Ocean lembra..mais um..porta container… quadrado a ilha um..horror…feio.. ao meus olhos o WASP.. sim..bela nave…..é…. os ingleses.. não sabem fazer belos navios…penso..!!!,,mas se vier o ocean.. esta de bom tamanho.. já que os americanos.. nem pensam em se desfazer do wasp.. que tristeza ..!!!