USS ‘Wasp’ – LHD 1, Suspendendo do Rio, 03/12/2017

52

Após escala técnica, suspendeu na manhã do dia 03/12/2017 do Pier Mauá no Rio de Janeiro o Navio de Assalto Anfíbio USS ‘Wasp‘ – LHD 1, prosseguindo com sua viagem de transferência da Base Naval de Norfolk para a Base Naval de Sasebo, no Japão.

O Navio realizou sua primeira escala no Brasil e atracou na manhã do dia 30/11.

Para ver mais imagens:

Fotos: Edson de Lima Lucas – 03/12/2017

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jeferson

Lá vem usamericanu do mau … Deixar nois ver o porque seria tão bom sermos aliados

Fernando "Nunão" De Martini

MO, como escreveu o colega acima enquanto eu também escrevia, acho que foi ironia.
Os outros dois comentários recentes do Jeferson são bem melhores e mais fáceis de entender.
O que estraga é só o primeiro, de 2010, um dos temas que vc mais gosta, literalmente “já deu Rafale”, mas 2010 foi um ano conturbado pros temas de aviãozinho, então dê um desconto.

Fernando "Nunão" De Martini

Oi, Marcelo, entendo sim. Principalmente quando o primeiro comentário de um Post já puxa pra coisas nada a ver, geralmente irrita um pouco. Às vezes muito…

Gasta-se tempo e esforço pra publicar matérias e muitas vezes a primeira coisa que aparece nos comentários é algo bobo, e que já começa a desvirtuar totalmente a discussão. E aí perde-se mais tempo pra fazer o debate ficar produtivo, ou deixa pra lá. Como disse o Galante hoje, vida de editor de site de defesa é uma sofrência.

WAGNER

Americano do mau?? rsrsrs..fala serio

737-800 RJ

Amigos, o Jeferson provavelmente foi irônico.

marcos

O Ocean está para o Wasp, como o kc390 está para o c17.

marcos

É pensar que esse aí tem um deslocamento maior que o NAE São Paulo.
Qual era a quantidade de aeronaves embarcadas do São Paulo e quanto é o padrão para o WASP?
Aliás, tem algum LHD operando com Sea Harrier ainda?

marcos

Ibuprofeno!

Jeferson

Galera fui irônico nível hard… Como dizem o pessoal que realmente tem conhecimento do assunto … Não sou russofilo nem sei lá oque …mas na minha opiniao, se temos alguma coisa hj em grande parte devemos ao tio san

Jeferson

Mas se de alguma forma meu comentário ofendeu alguém deixo aqui minhas sinceras desculpas … Sou novato e apenas quis quebrar o gelo, sério sinto muito…

Nunão

Blz, Jeferson, mas evite fazer isso principalmente no primeiro comentário de uma matéria pra não desvirtuar a discussão. Valeu!

Pedro

Indo para o Japao? Vai chegar a tempo da guerra da Coreia…

jorge luiz arruda lima

será que algum dos colegas teria informações,para fazer um comparativo entre o Ocean e o Wasp?

Dalton

marcos… . um LHD como o USS Wasp embarca normalmente 30/31 aeronaves… . – um esquadrão com 12 aeronaves convertiplanos MV-22s; – um destacamento de 4 grandes helicópteros CH- 53E; – um destacamento de 4 helicópteros de ataque AH-1Z; – um destacamento de 2 ou 3 helicópteros utilitários UH-1Y – um destacamento de 2 helicópteros da US Navy MH- 60S – um destacamento de 6 AV-8B (Harrier) a ser substituído por 6 F-35B ano que vem. . Para desafogar um pouco…já que o hangar é relativamente pequeno…algumas aeronaves costumam ser distribuídas para os outros 2 navios anfíbios menores que normalmente… Read more »

Dalton

O USS Wasp está indo substituir outro navio idêntico o USS Bonnhomme Richard LHD 6 que chegou ao Japão em 2012 e necessita agora passar por uma modernização e as mesmas modificações feitas no USS Wasp que o capacitarão a operar com o F-35B. . A maior diferença entre o”Wasp” e o “Ocean” além do tamanho é que o primeiro conta com uma grande doca alagável que o permite operar com “grandes” embarcações de desembarque capazes de transportar por exemplo um tanque pesado como o M 1 Abrams até a praia, de preferência dezenas de milhas distante de uma possível… Read more »

MARCOV

Fora os LCAC’s.
Para quem gosta e quiser saber mais, vejam o link a seguir:
https://www.militaryfactory.com/ships/detail.asp?ship_id=USS-Wasp-LHD1

MarcoFig

https://www.globalsecurity.org/military/systems/ship/lhd-1.htm
Aqui tem um resuminho do LHD Wasp e links para especificacoes etc. Tive dando uma olhada em como a US Navy esta organizada em frota, esquadrao; grupo, divisao. Agente fica de queixo caido e meio perdido. Algum amigo podia dar uma digerida nesse assunto , sei q e tarefa herculea mas voces tem uma capacidade de sintese muito boa.
Bom dia a todos!

Marujo

Que ironia que nada! É só espírito subalterno, vira
latice mesmo.

cfsharm

Achei muito interessante a informação do Dalton detalhando as capacidades do Wasp em comparação com o Ocean e o Bahia. Apenas a título informativo, para as nossas necessidade e realidade guardadas evidentemente as proporções, seria mais interessante um navio tipo Wasp ou a combinação Ocean/Bahia atenderia melhor esta proposição?

JagderBand44

Apenas para descontrair, já que o clima está pesado.
Quando eu trabalhava no INPI, localizado na praça Mauá, sempre que encostava um navio militar com porte maior, tipo este, uma velhinha ficava a tarde toda ali no antigo cais, toda arrumada e maquiada, dando tchauzinho para o navio/tripulação e suspirando por um antigo namoradinho da USN.
Eu mesmo perguntei para ela o motivo e ela confirmou o romance.

Roberto Bozzo

cfsharm 7 de dezembro de 2017 at 9:36

Opinião de um leigo, algo como o Wasp (mas com menores proporções) seria o ideal pra MB, um verdadeiro Navio de Propósitos Múltiplos. Claro que a combinação de Ocean/Bahia tem suas qualidades, como atender duas situações distintas em locais diferentes, por exemplo, mas ter um navio com doca alagável e grande capacidade de embarcar helis seria o ideal. Algo como o novo LHD italiano, sendo duas unidades levaria a MB a um novo patamar.

http://www.naval.com.br/blog/2017/07/13/corte-de-aco-do-novo-lhd-da-marinha-italiana/

Lúcio sátiro

Uzamericanu do mau não vendem uma dessas vespas não ??? Nenhum marimbondizinho para o Brasil ?

Diogo de Araujo

caraca sempre traduzi wasp como vespa, sou leigo mesmo nesse negócio de navio rs

Dalton

Bom…um navio tipo “Wasp” é o ideal…tanto que a US Navy arrependeu-se de não ter incluído uma doca alagavel no USS América e no irmão dele que encontra-se em adiantado estado de construção o PCU Trípoli. . A doca foi substituída por mais espaço para armazenar combustível para aeronaves …mais que o dobro transportado pelo “Wasp”, além de outras coisas. . A solução ideal só virá em 2024 com o futuro USS Bougainville, ele trará o melhor dos dois mundos… “Wasp” e “América” …terá uma doca menor que a do “Wasp” e não terá tanto combustível para aeronaves como o… Read more »

Bosco

No sentido de colaborar com as informações do Dalton, um “convertiplano” é uma aeronave que pousa, decola e paira como helicóptero mas no voo do cruzeiro é sustentado exclusivamente pela asas. Há vários conceitos de convertiplanos e o “tilt rotor” é um deles, os outros mais comuns e mais aptos a terem algum futuro são o “asa/rotor” (X-wing, canard/rotor/wing, etc.) e o “DiscRotor. Vale salientar que o termo tilt rotor para designar o V-22 é equivocado já que ele inclina todo o conjunto motopropulsor e não somente o rotor. O mais correto seria o V-22 ser designado de “tilt-engine”. Um… Read more »

Ivan BC

Dalton 7 de dezembro de 2017 at 8:32
Muito bom!

Jeferson

Marujo eu fui infeliz na minha brincadeira e já me desculpei…agora me chamar de vira latas já é de uma agressividade desnecessária . Triste saber na prática como civis e leigos como eu são recepcionados ao tentar interagir em hambientes como este, não sou dono da verdade, mas seria algo a se pensar … Seria este o abismo que separa o cidadão comum dos assuntos militares … Me limitarei a ler oque aqui é postado pois me é prazeroso aprender com todos vcs …

Negrão

Caças de pouso vertical podem ser utilizadas no HMS OCEAN, quais e por quê?

Fernando "Nunão" De Martini

Negrão, esse assunto já foi debatido nas três matérias recentes sobre o HMS Ocean. Sugiro dar uma olhada.

Aproveitando: Jeferson e Marujo, por favor refresquem a cabeça e contribuam para facilitar o trabalho dos editores do site, pois não dá pra ficar vigiando a conduta de todo mundo. Sem ataques pessoais, por favor, pois isso vira uma bola de neve. Mantenham-se no tópico.

Alfredo Araujo

Nunão…
Para esses casos existe uma plataforma de fórum, onde quando um comentário é X vezes negativado, ele fica minimizado…
Seria uma ótima uma modernização desse sistema de fórum que temos aqui na trilogia…

Fernando "Nunão" De Martini

Alfredo, já foi usado e não funciona. Agradecemos a sugestão, mas esse não é assunto a debater.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Dalton, a doca do Bougainville será menor apenas no comprimento? De outra forma, o transporte por LCAC de tanques, tratores e caminhões seria impossível, certo? Ainda, serão, nesse novo anfíbio, reduzidas as instalações hospitalares? Desde já, grato.

Rafael_PP

Dalton 7 de dezembro de 2017 at 10:10
“Bom…um navio tipo “Wasp” é o ideal…tanto que a US Navy arrependeu-se de não ter incluído uma doca alagavel no USS América e no irmão dele que encontra-se em adiantado estado de
construção o PCU Trípoli.”
.
Dalton, aquela história de ‘air-centric Marines’ não deu o resultado esperado? A Classe America (LHA) não conseguir ‘entregar’ força blindada para o combate é um ponto tão negativo? Na minha ignorância, achava que as diferentes classes operariam em conjuntos nas operações expedicionárias deles.

Alex Barreto Cypriano

E que tal, pra marinhas mais modestas, que não precisem a massa bruta de quase dois mil fuzileiros num único anfíbio, uns botes semelhantes aos LPDs San Antonio ou Yuzhao?

marcos

Contemplando uma realidade brasileira, mais para defesa que ataque/projeção, considerando disponibilidade de recursos, o que seria mais útil, Ocean/Bahia, Mistral, São Paulo?

Dalton

Alex… . a doca será menor no comprimento e terá capacidade para duas embarcações tipo” LCAC”…um substituto já está a caminho que é o “SSC” com dimensões semelhantes…mesma quantidade transportada pelos LPDs classe “San Antônio” e LSDs da classe “Harpers Ferry” que é uma variante da classe “Whidbey Island” cuja capacidade é de 4 unidades. . Outra mudança importante será uma superestrutura mais compacta que permitirá maior espaço para estacionamento e movimentação de aeronaves e haverá na parte dianteira da superestrutura uma área ligeiramente aumentada também permitindo melhor estacionamento de aeronaves já que será perdido um pouco do espaço abaixo… Read more »

joao brasil

Lá invém USAamericanos marvados que vão iniciar a terceira guerra mundial, só não sabem se iniciam com a Coreias dos Nortes ou com USiranianos.

Dalton

Rafael… . de fato o “América” opera com outros dois navios que possuem doca alagável…nesse exato momento ele está operando na V Frota com o USS San Diego um LPD e o USS Pearl Harbor um LSD da classe “Harpers Ferry” que justamente comporta apenas dois LCACs…ou seja o grupo todo pode operar com apenas 4 LCACs…2 em cada um dos navios menores o que é pouco. . Além do mais é comum o LPD operar independentemente dos outros dois navios…o USS San Diego está operando no leste do Mediterrâneo…então um LHD/LHA sem doca perde a flexibilidade que é tão… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Fico aqui matutando por quê os Tarawa foram retirados …

Audax

Provavelmente porque os WASP são mais modernos e eficientes que a Classe Tarawa. Sds

pgumao

Pena os Harrier não terem substituto$$ possíveis de comprar, pois os F-35 B são demasiadamente caros, para nós seria legal um avião com preço camarada, quem sabe fazem um Gripen STO/VL.

Dalton

Alex… . os “Tarawas” alcançaram o limite ideal de vida útil…isso sem grandes modernizações…dois deles nem mesmo foram para a reserva apesar de terem sido descomissionados com menos de 35 anos pois não estavam em tão boas condições. . No mais a US Navy simplesmente não tinha condições de manter 12 grandes navios de Assalto Anfíbio…7 “Wasps” e 5 “Tarawas”, assim como não tinha mais condições de manter 12 NAes, então era uma questão de ter que diminuir o número e não haver dinheiro para modernizar ao menos um deles para que alcançasse os 40 anos que hoje é a… Read more »

Bosco

Daltão,
E quanto aos LPDs e LSDs, serão 24 ao todo?

Bavaria Lion

Bem, esse é o futuro viável de operações embarcadas de asa fixa embarcada, se você não for um player monstruoso (e tem player monstruoso que embarcou no conceito).

Quem tiver NAe com catapulta e com grupo de combate vai vencer o conflito; porém, quem tiver um NAe anfíbio e um pequeno grupo de escolta, pode vencer o conflito desde que não seja o grupo do player monstruoso.

Por isso eu considero esse tipo de embarcação muito interessante. Por terem a possibilidade de unir a asa fixa (e de caça) ao meio naval com o melhor custo possível.

Saudações

cfsharm

Obrigado pelos comentários, aprendi muito.

Alex Barreto Cypriano

Grato pelos esclarecimentos, mestre Dalton.
Um dos Tarawa foi afundado, outro mandado pra sucata, … Na América, ninguém tem pena de navio.

Dalton

Boscão… . há uma compreensão que o mínimo do mínimo são 33 navios anfíbios e por um tempo especulou-se em 11 LHDs, 11 LPDs e 11 LSDs. . A meta de 11 LHAs/LHDs já está no horizonte e os 11 LPDs já foram entregues, porém, conseguiu-se um décimo segundo LPD enquanto não se tinha uma ideia clara sobre os novos LSDs e também para manter a indústria “aquecida”. . O décimo segundo LPD que encontra-se na fase inicial de construção será um San Antônio modificado e mais barato e deverá servir de base para os futuros LSDs dos quais 11… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Sim, mestre MO. Navios significativos sempre têm muita gente apaixonada, que até se junta e se cotiza pra preservar como museu. Aliás, lá, tem vários museificados. Apenas quis dizer que usam sem dó. Abraço.