Home Indústria Naval ‘Chega de missões para a Marinha da Alemanha’, alerta comissário

‘Chega de missões para a Marinha da Alemanha’, alerta comissário

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Fragata Lübeck F124 da classe Bremen, em Salvador-BA, em 2009 – Foto: Alexandre Galante

O comissário parlamentar alemão para as forças armadas instou a Marinha a deixar de enviar fragatas às missões da OTAN, da UE e da ONU. Hans-Peter Bartels diz que os militares simplesmente não têm navios suficientes.

A Alemanha deve pensar duas vezes antes de aceitar novas missões marítimas com a OTAN, a União Européia ou as Nações Unidas, de acordo com o comissário parlamentar das forças armadas, Hans-Peter Bartels.

Em uma entrevista publicada no tabloide de domingo Bild am Sonntag, Bartels culpou a burocracia e a má administração por falta de fragatas disponíveis.

“A Marinha logo ficará sem navios operacionais”, afirmou o jornalista social-democrata (SPD).

Falta de peças

Bertels disse que a escassez de peças sobressalentes para navios da Marinha alemã provavelmente levarão a períodos de reparos mais longos nos estaleiros navais.

“Há muitas responsabilidades administrativas, falta de pessoal e, às vezes, as empresas de reparação de navios gostam de se apegar o maior tempo possível a uma determinada ordem”, advertiu.

EGV Berlin, navio de apoio logístico da Marinha da Alemanha, em visita à Salvador-BA, em 2009 – Foto: Alexandre Galante

O Bild am Sonntag relatou que um dos três maiores navios da Marinha Alemã, o navio de apoio ao combate “EGV Berlin”, juntamente com o navio de abastecimento “EGV Bonn”, é esperado para ficar fora de ação por muito mais tempo do que inicialmente previsto.

De acordo com um relatório interno da marinha, a revisão dos dois navios de 18 meses em um estaleiro em Hamburgo, que começou no ano passado, está sendo adiada devido à falta de peças sobressalentes.

Nova fragata alemã F125 apresentou problemas nas provas de mar

Novas fragatas atrasadas

Bartels disse que a “aposentadoria” das antigas fragatas da Marinha Alemã estava ocorrendo de acordo com o plano, mas estava sendo dificultada por atrasos na incorporação de suas substitutas.

“Seis das 15 antigas fragatas foram retiradas de serviço, mas nenhuma das novas fragatas F125 foi liberada para a Marinha”, disse ele.

Entre as muitas missões, a Marinha Alemã patrulha o cruzamento do Mediterrâneo do norte da África para a Europa desde maio de 2015, como parte de uma operação da UE chamada “Sophia”. A missão deve continuar até final de 2018.

Os navios também foram desdobrados para responsabilidades semelhantes com o Grupo Standing Maritime Group 2 da OTAN no Mar Egeu.

Com uma frota de cerca de 100 navios, a Marinha Alemã desempenha um papel fundamental no apoio às missões da OTAN e da ONU em todo o mundo.

Fragata Sachsen F219 no porto de Salvador-BA, em 2009 – Foto: Alexandre Galante

FONTE: Deutsche Welle German Radio

22 COMMENTS

  1. Deve ser difícil viver num país assim. Tão desorganizado e displicente com sua Armada …

    Agora, falando sério, os maus exemplos devem servir de enfática advertência, não consolo ou, pior, encorajamento …

  2. Esse é mais um “mito” que não se sustenta. O mito da eficiência alemã… vejam que parte da culpa do ocorrido com o ARA SAN JUAN vem da aparente corrupção de oficiais da Armada Argentina por parte de empresas alemãs.

    Cada povo tem o mito que merece.

  3. Pelo discurso parece ser algo intencional…não estão querendo ajudar no combate aos imigrantes ilegais que travessam o mediterrâneo. Pelo jeito querem mais imigrantes…

  4. O F-35 e a fragata F-125 padecem do mesmo mal. Um projeto ambicioso demais que incorpora diversas tecnologias imaturas. E no final, o dois têm varias limitações operacionais.

  5. A marinha alemã tá pedinão agrego! Enquanto isso mandamos nossos poucos navios em missão no Líbano onde não temos interesse algum ou tiramos algum proveito. Na fronteira com a bolivariana venezuela uma crise de refugiados da opressão dum governo comunista que ____________________ ajudaram a firmar. Ainda sim, presidente e ministros não querem saber que a conta vai bater no bolso do povo Brasileiro e mesmo assim querem sacrificar a aposentadoria dos nossos. Nada de contenção de gastos, só compromissor com as oligarquias globalistas que desejam ainda nos comprometer com fluxo migratório _________________. Quero ver a MB sustentar mais essa entubação com navios pra lá de cansados. Quando mandaremos uma força de paz permanente até pacificar mostrar a cidade sede da Esquadra? Uma piada mesmola.

    COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

  6. Nessas horas vejo com bons olhos o projeto mais “simples” da Classe Tamandaré, e de modo geral acho que está na hora de voltarem a utilizar a filosofia KISS.

  7. A Merkel trabalha com a clássica planilha:

    Coluna da esquerda entra, na da direita sai …. + saldo.

    É isso ai, país sério.

    O Mansueto poderia ser a Merkel de calças, mas tem se dobrado, devia pegar o boné e dar o fora.

  8. “Falta de peças”
    “Há muitas responsabilidades administrativas, falta de pessoal e, às vezes, as empresas de reparação de navios gostam de se apegar o maior tempo possível a uma determinada ordem”, advertiu.”

    Nada como uma sólida Base Industrial de Defesa – BID. E uma eficiente agência reguladora para coibir “gostos particulares das empresas”.

  9. Desde a época que atendia por Kaiserliche Marine esta instituição tem graves problemas. Um incrível histórico de erros estratégicos e táticos; dificuldades de planejamento, tanto no momento de desenvolver os projetos quanto nas aquisições – sempre aquém do necessário; má sorte em várias ocasiões e, principalmente, uma péssima escolha de antagonistas.

  10. A OTAN atualmente uma imensa de uma sacanagem dos europeus para jogar os custos com defesa nas costas do contribuinte americano…estado de bem estar para mim e divida pública para eles.

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