No vídeo acima feito a partir do periscópio de ataque de um submarino nuclear francês, durante exercício internacional, um destróier americano da classe “Arleigh Burke” é atacado simuladamente enquanto é reabastecido por um navio-tanque.

É interessante observar que o ângulo escolhido pelo submarino para o ataque, é o ponto mais vulnerável dos sonares de casco dos navios de guerra, que têm uma cobertura maior nos 270º frontais.

Submarinos convencionais, por serem mais lentos que os navios de superfície, procuram atacar quando os navios passam por eles no seu setor de patrulha, engajando os navios pelo setor da proa ou pelos flancos.

Submarinos nucleares, por serem tão ou mais rápidos que os navios de superfície, podem escolher o melhor momento e ângulo para atacar – quando as condições de propagação do som na água são mais favoráveis ao submarino, por exemplo.

É bom lembrar, que o submarino nuclear de ataque britânico HMS Conqueror acompanhou o cruzador argentino ARA General Belgrano e seus escoltas por dois dias, até receber autorização para o ataque.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernandes

Como já afirmei antes, o sumarino é totalmente stealth. Temos que tê-los em boa quantidade, convencionais e nucleares. Todo recurso tecnológico existente no lado ocidental e oriental foi usado e até hoje não localizou-se o submarino argentino San Juan. Querem melhor prova que essa?

Theo Gatos

Apesar de curto é bem legal esse vídeo! Aliás teve um comentário de alguém em um post anterior que questionava se um porta aviões tinha sido realmente “afundado” em exercício… Sei que não é o mesmo episódio, mas é bastante interessante!!
.
Sds

Willhorv

Que coisa hein…tão perto!! Parece estar a menos de 4000 metros levando em conta o fator ótico do periscópio.
São verdadeiros tubarões rondando sua presa.
Mas ainda hoje, isto deve ter ficado mais difícil com os sonares avançados de reboque, assim como contra medidas e iscas.

XO

Passou pela cobertura AS… alguém deve ter pago muita cerveja por esse vídeo…

Carlos Eduardo Maciel

Sabemos que custou caro,mas é uma arma formidável e coloca a Marinha do Brasil em uma nova posição no cenário mundial !!!
Com 6 desses, seremos tratados de outra forma nas nossas aspirações e projeção internacional.

Rafa_positron

Pensei que a Tecnologia francesa fosse ruim e ultrapassada

FAIL !

Marcelo Andrade

Imaginem pessoal dois torpedos pesados atingindo ambos os navios. A explosão do navio de Suprimentos seria enorme já que este também carrega combustível!!

Se me perguntassem em que tipo de embarcação gostaria de servir em uma guerra, acho que escolheria os Subs

Como diz a camisa: “Há dois tipos de navios, os Submarinos e os Alvos”

Marcelo Andrade

Se não me engano o Timbira (S-31) , no Exercício LINKED SEAS 97, com a OTAN, passou despercebido pelas escoltas AS e emergiu ao lado do PA Principe das Astúrias!!! Ou simulou um ataque. Alguém aí poderia confirmar?

Sei que até hoje, tem gente na OTAN com nosso sub engasgado na garganta!

TeoB

Olá, bem acho que um numero de 6 a 8 SBR e mias uns 4 a 6 SNBR estaria de bom tamanho para gente isso com os pé no chão né… o ideal era mais que isso mas considerando a sempre difícil situação financeira acho que 8 submarinos convencionais e mais 4 nucleares ia por um respeito no hemisfério sul sem igual! qualquer coisa acima disso seria maravilhoso! mas já estamos no caminho certo!

Burgos

Desculpe a sinceridade
Mas chega até ser uma covardia !!!
Mas é a realidade da nova era da guerra moderna.
Aproximar , atacar e sair do local em silêncio sem ninguém ver ou ouvir nada.

Dalton

É ótimo a US Navy ter os franceses como aliados…e vice-versa.

Augusto L

E olha que a classe rubis é antiga, muito mais barulhenta que os modernos e silenciosos virgia,sea wolf e borei. Sempre achei que esses submarinos nucleares antes-Ohio fossem presas faceis para navios modernos.

Yuri

Marcelo e Galante

Tem algum artigo sobre esse caso?

Ivan BC

Que susto, pensei que era real a notícia kkkkk

Dalton

Não que tire o valor de um SSN, mesmo antigo, mas nesse caso específico o “Arleigh Burke” FI ou FII que são os primeiros 28 que não contam com helicópteros orgânicos a bordo, está mais vulnerável enquanto sendo reabastecido…ele, obviamente não está caçando nenhum SSN
e também não se sabe quais as regras foram impostas nesse suposto exercício.
.
Eventualmente submarinos também são “afundados” em exercícios por forças de superfície
combinadas com meios aéreos.

Bosco

A USN não treina seus submarinos contra nenhuma força naval de superfície do mundo. Nunca vi uma perifoto de um submarino americano enquadrando um navio estrangeiro.

Marcelo Andrade

Isso mesmo Alexandre, valeu! Foi o Tamoio. Yuri 22 de Fevereiro de 2018 at 16:12 Marcelo e Galante Tem algum artigo sobre esse caso? Yuri, aqui do NGB: http://www.naval.com.br/ngb/T/T007/T007.htm 1997 Em maio, realizou viagem ao exterior, integrando um GT com a F União – F 45 e a Cv Júlio de Noronha – V 32, participando a convite de Portugal da Operação LINKED SEAS 97 da OTAN, realizada entre os dias 15 e 19 de maio ao largo da Península Ibérica, entre a costa portuguesa e o Estreito de Gibraltar. Nessa operação, o Tamoio conseguiu “afundar” o Porta-Aviões espanhol SMS… Read more »

Frederico Boumann

Sempre foi minha preferência a arma submarina, principalmente para a MB, que dispõe de parcos recursos. Não que eu não ache espetacular um porta-aviões com suas alas aéreas no convés, mas o submarino é sem dúvida uma fabulosa arma. Se fosse para sonhar (e por que não sonhar, ainda não paga imposto), meu sonho de consumo para a MB seria o submarino classe SSGN (uns 4 deles), isso sim força de dissuasão (haja vista que somos impedidos de ter ogivas nucleares) carregados com algumas dezenas de misseis de cruzeiro mais espaço para desembarque de 80 grumec’s equipados… Eita acordei do… Read more »

Alfredo Araujo

“Fernandes 22 de Fevereiro de 2018 at 14:15
Todo recurso tecnológico existente no lado ocidental e oriental foi usado e até hoje não localizou-se o submarino argentino San Juan. Querem melhor prova que essa?”
.
Me desculpe… mas o exemplo foi bem infeliz…
O casco do falecido San Juan está a centenas de metros abaixo de onde se realiza a guerra submarina…
É como se um caça perdesse o controle e acidentalmente adentrasse ao espaço sideral (se fosse fisicamente possível)… Ai ele seria uma arma foda ? Pq ninguém achou ele no espaço ? rsrs

_RR_

Desconheço a que velocidade se vai no reabastecimento, mas é nítido pelos vídeos que já vi que qualquer navio estaria extremamente vulnerável. Visualizo aí, por tanto, uma situação na qual um SSK poderia atuar ( muito embora me pergunte qual seria a chance de se produzir uma oportunidade assim em um conflito real… ).

No mais, isso mostra a importância de se ter um submarino nuclear. Somente ele pode literalmente perseguir uma força tarefa em qualquer regime de velocidade e em qualquer lugar. É a arma de negação do mar definitiva em nossa época.

Bezerra (FN)

_RR_ 22 de Fevereiro de 2018 at 17:19 Desconheço a que velocidade se vai no reabastecimento, mas é nítido pelos vídeos que já vi que qualquer navio estaria extremamente vulnerável. Visualizo aí, por tanto, uma situação na qual um SSK poderia atuar ( muito embora me pergunte qual seria a chance de se produzir uma oportunidade assim em um conflito real… ). No mais, isso mostra a importância de se ter um submarino nuclear. Somente ele pode literalmente perseguir uma força tarefa em qualquer regime de velocidade e em qualquer lugar. É a arma de negação do mar definitiva em… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves

Foi verdade Marcelo foi afundado o príncipe de astúria,é teve um treinamento no Brasil que o são Paulo foi afundado mesmo com seu grupo caçando o sub não sei se foi o tamoios ou o timbiras,inclusive na reportagem um almirante que estava no são Paulo falou pro repórter que acabaram de ser afundados.O sub é uma arma fantástica é sei que treinam os comandantes até para missões impossíveis mesmo sabendo que eles não podem cumprir a missão.

Rafa_positron

“Imaginem pessoal dois torpedos pesados atingindo ambos os navios.”

Cara, a pancada deve ser monumental
O choque deve deixar o navio sem condições de reparo

Luiz Monteiro

Prezados,

Aproveitando a matéria sobre submarino:

Arsenal de Marinha realiza docagem de dois submarinos em sequência

https://www.marinha.mil.br/noticias/arsenal-de-marinha-realiza-docagem-de-dois-submarinos-em-sequencia

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade, Luiz Monteiro. O Timbira eu vi hoje no Dique Alte Jardim, saindo do Arsenal onde estive quase toda a semana.

Aliás, pra mim não faltou submarino pra ver nesses dias. No Arsenal, passei em frente à proa do Tamoio na oficina, do Tikuna no dique Sta Cruz e do Timbira no Alte Jardim. E na terça-feira foi o Riachuelo em Itaguaí. Tô me sentindo no fundo do mar de tanto ver os cascos de perto esses dias.

Delfim Sobreira

Boa Noite.
.
Bosco, acredito que os EUA não divulguem perifotos de seus SSN pelo simples fato de não quererem “telegrafar” seu “modus operandi” e suas potencialidades, ensejando possíveis inimigos de desenvolverem contramedidas.

Luiz Monteiro

Nunao, Inicialmente, sei que já te falei isso, mas como não foi por escrito aqui no site, cabe o registro público aqui, parabéns pela cobertura. Excelente! A ForSub vai bem. Em 2028 teremos 8 submarinos. Já os escoltas, se não houver compras de oportunidade, teremos 10 navios escolta: 4 classe ‘Tamandaré’, 3 classe ‘Niterói’, a ‘Barroso e 2 classe ‘Inhauma’. Conforme te falei, mas tornando público aqui, as fragatas Tipo 23 e os LPD da classe ‘Albion não estão disponíveis para venda. O que foi dito pelos almirantes da RN e os representantes do MoD que tive a oportunidade de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz Monteiro, obrigado. O Galante ajudou bastante.

Classe Wave disponível em 2019? Ótima informação, idade parecida com a do Ocean, casco duplo, um deles poderia ser de grande valia, caso seja oferecido e adquirido.

Dalton

Boscão e Delfim…
.
o link abaixo mostra o USS Dallas “aparecendo” ao lado do HMS Illustrious…mais que a foto é
interessante também a descrição das 3 fases do exercício anti submarino.
.
A US Navy com certeza também tem suas fotos…mas…não faz muito sentido ficar publicando
seria muita “covardia” 🙂
.
https://theaviationist.com/2013/10/04/dallas-illustrious/

Jeff

Felizmente nossos projetos de subs estão andando… Tomara que consigam garantir orçamento para finalizar nos prazos previstos.
Por mim poderiam trocar essa idéia de um novo NAe, cancelar isso e aumentar a quantidade de subs fabricados aqui.
Não precisamos projetar poder lá fora com NAes, os subs já darão conta de patrulhar nossas áreas tranquilamente.

Jean-Marc Jardino
camargoer

Olá Jeff. Eu fiz uma análise do orçamento do MinDef e podemos usar com certa aproximação que 10% do orçamento (hoje em torno de US$ 20 bilhões) seja usado para reaparelhamento e investimento. Hoje, o ProSub consome cerca de 1% do orçamento do MinDef, mas esse valor tende a ser reduzido á médio prazo. Por outro lado, existem outros três programas bilionários que irão consumir mais recursos nos próximos dez anos (KC 390, F39 e corvetas Tamandaré). Mas mesmo estes programas pesarão no orçamento militar apenas nos próximos 15 ou 20 anos. Portanto, a pergunta seria quais serão os próximos… Read more »

BrunoFN

Fosse real .. ”era uma vez” pro RFA Fort Victoria .. parece ser ele junto a esse Arleigh Burke

Bardini

“Classe Wave disponível em 2019? Ótima informação, idade parecida com a do Ocean, casco duplo, um deles poderia ser de grande valia, caso seja oferecido e adquirido.”
.
Isso aí é um gigante de mais de 30.000t
Precisamos e podemos pagar por tudo isso?

BrunoFN

Classe Wave … seria uma surpresa mt boa .. são navios de 2003 ne ? novos tb .. um ja seriam uma blz .. os 2 ja seriam perfeito …. sendo assim alguma possibilidade de baixa no NT ”Gastão Motta” caso de tudo certo ?? ( baixa dos meios ,interesse e verba pra compra diga-se )
tinha ctz q o q daria baixa seria o ‘Fort Victoria” .. com seus 26 anos . quanto mais novo melhor pra MB

Bardini

Um Wave desloca mais de 30.000t
Repito a pergunta… Precisamos e temos como pagar por isso tudo?

BrunoFN

comment image
Dobradinha possível na MB .. realmente é um gigante …. mais por se tratar de um mero ”NT” e ser relativamente novo ( 18 anos ) .. duvido q criaria problemas pra MB .. um seria bom .. um segundo seria visando substituir o NT ”Gastão Mota” .. pelo menos eu considero interessante

Bardini

BrunoFN…
.
Vou “ilustrar” melhor minha pergunta: https://img.scoop.co.nz/stories/images/0906/navy3.jpeg
.
Precisamos e podemos pagar por isso?

Fernando "Nunão" De Martini

Bardini, A classe Wave é 1/3 maior em deslocamento do que o NApLog projetado pelo CPN da MB, de 21.500t: https://www.marinha.mil.br/cpn/content/navio-de-apoio-logistico Tem cerca de 20m a mais de comprimento (um com pouco mais de 170m e outro com cerca de 190m) e pouco mais de 3m de diferença de boca (cerca de 25m x 28m). Diferenças menores em relação a velocidades máxima e de cruzeiro e alcance parecido na faixa de 10.000 milhas náuticas. Evidentemente o navio inglês, que desloca 1/3 a mais, deve carregar mais combustíveis etc do que o do projeto do CPN e ter, provavelmente, custo operacional… Read more »

BrunoFN

Bardini e uma tendência .. navios desse tipo serem ”gigantes” …. mesmo novos projetos como o ”Tyde” inglês (maior ate q esse )ou mesmo ”Vulcano” Italiano(LSS) na qual vc ja debateu como opção pra MB n diferem em mt coisa se vc analisar bem com a classe em questão …… precisamos sim de pelo menos 1 novo NT .. e como n vamos ter nada ”novo” desse tipo e aproveita oportunidade q vão surgindo .. Wave e sim uma opção bastante interessante por suas qualidades e material relativamente novo ..(deja vu ).entenda q n adianta especular classe ou subclasse de… Read more »

Jr

Bardini, se for assim, o Vulcano Italiano estaria fora das possibilidades da MB e portanto seria carta fora do baralho, caso a mesma resolvesse comprar um navio desse tipo futuramente. A MB não vai ter $$$$$$$$ por um considerável tempo no futuro próximo, portanto esqueça comprar um navio novo tipo o Wave por um curto e médio prazo. Já deixamos o Rotterdan passar e os peruanos aproveitaram, não podemos perder outra chance como essa

Soldat

Viva la France…

Se não fosse o maldito lema Satanista…já teria me alistado na Legião Estrangeira faz tempo….O pior que adoro a França….mesmo sendo Socialista-Maçônica e no futuro Islâmica muito triste…

Mas que é bom ver Âmis na mira e bom mesmo kakakak….

Bardini

Tem praticamente um Gastão Motta de diferença entre o que a MB quer e um Wave… Não é pouca coisa.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Bardini, mas a princípio não é um navio do porte do Gastão Motta que se pretende para substituir o desativado Marajó ou, se uma compra do tipo se arrastar por mais 10 anos, o próprio Gastão Motta. Como escrevi, questão de analisar prós e contras caso haja a possibilidade / oferta no ano que vem. Compra de oportunidade nunca é exatamente com o deslocamento e características especificadas para um navio a ser construído. Quase sempre vai ser maior, menor, mais capaz, menos capaz, de maior ou menor custo operacional etc. no passado, por exemplo, a MB havia longamente discutido,… Read more »