A guarda costeira argentina (Prefectura Naval) repetidamente abriu fogo contra barcos pesqueiros chineses que pescavam ilegalmente na zona econômica exclusiva da Argentina na semana passada.

A Prefectura Naval disse que o barco Jing Yuan 626 foi apanhado navegando na zona econômica exclusiva da Argentina, juntamente com outros quatro navios, todos com bandeira chinesa, de acordo com um comunicado publicado na sexta-feira. As autoridades disseram que os quatro navios tentaram abalroar o navio da guarda costeira e realizaram manobras evasivas, colocando a tripulação argentina em risco.

No entanto, a guarda costeira persistiu na tentativa de capturar o navio de pesca. As autoridades dizem que dispararam tiros intimidatórios, mas, como o barco chinês se recusou a atender as advertências, eles recorreram a “disparar metralhadora e fogo de canhão”, visando interromper a navegabilidade do navio sem causar ameaça à vida de sua tripulação.

O vídeo do incidente ocorrido quinta-feira foi compartilhado pelas autoridades argentinas para o público na sexta-feira. “Você é responsável pela segurança de sua tripulação e seu navio. Você está prestes a receber fogo direto”, pode-se ouvir o capitão da guarda costeira, Eduardo Scarzello, informando o navio de pesca via rádio.

“Proa, passadiço. Estamos prontos? Ok, dispare livremente um tiro na proa do barco sobre a linha de água, ordenou à sua tripulação.”

A perseguição do navio de pesca durou quase oito horas em condições climáticas adversas antes que o ministério dos assuntos estrangeiros da Argentina ordenasse à guarda costeira que encerrasse com a perseguição. Em 2016, uma descoberta semelhante de um barco chinês que pescava ilegalmente na zona econômica exclusiva da Argentina terminou  no naufrágio da traineira chinesa Lu Yan Yuan Yu 010, forçando a tripulação a abandonar o navio.

Na época, o governo chinês apresentou um protesto ao lado argentino, informou a Reuters. De acordo com a ABC News, a embaixada chinesa na Argentina ainda não comentou o incidente de quinta-feira.

A guarda costeira da Argentina observou em sua declaração que os navios chineses não são os únicos que violam os confins da zona econômica exclusiva do país, que se estende a 200 milhas náuticas da costa de um país conforme prescrito pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. No começo deste mês, as autoridades da Argentina pegaram um navio com bandeira espanhola em suas águas carregando mais de 320 toneladas de peixes processados ​​a bordo.

Navio da Prefectura Naval acompanhando pesqueiro chinês em outra ocasião

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

135 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio

Isso tem que acabar. Que vão pescar na costa chinesa. Chinês é um câncer

TeoB

Olá Amigos, Bem Acho que a Argentina está no seu direito de proteger sua Zona econômica exclusiva, o pesqueiro seja de qual for a bandeira, estava invadindo e isso não deve ser tolerado, acho que o Brasil meio que deixa solto em relação a isso. Se estão na área da Argentina provavelmente estão na nossa também, mas não vejo noticias como essa, pelo menos não nos meios que acompanho, me corrijam se eu estiver errado por favor.

Marcelo Danton Silva

Tai a minha teoria de onde vai começar as guerras mundiais!
Escaramuças como essas devido à “fome” é a origem de todo o processo que desencadeia e conflitos globais!
Viram onde a China, Japão, França, etc..etc vem buscar alimentos?
Agora imaginem uma quebra de safra recorrente de 5 anos no Brasil e que as “fazendas” chinesas, petroleiras inglesas, espanholas, holandesas, norte americanas do pré sal, minas de fosfatos canadenses que a petrobras vendeu, etc…o governo Brasileiro resolve baixar um decreto que primeiro tem de abastecer o povo da nação e só depois exportar!!
Heim?! Que acontecerá?!

Marcelo Andrade

Interessante que lá como aqui, os políticos interferem no trabalho da Polícia. Ministério da Relações Exteriores mandou parar com a perseguição!! Tem que afundar mesmo esses caras!! Vê se eles pescam assim nas águas americanas??

Mauro kato

Imagine -se um navio de guerra sair de fininho contra um barco pesqueiro? Kkkkkkkkkkkk..

Diplomata92

Parabéns aos hermanos mesmo na dificuldade que estão,metem bala nos piratas made in china !
Alguém aqui sabe de um caso parecido como esse por essas bandas ?
Acho que nossa Gloriosa Marinha não faria diferente né ?

Claudio

Brasil é a casa da mãe Joana ..se a nossa marinha agisse assim os direitos humanos dariam razão aos ´´pobrezinhos ´´chineses com a Maria do Rosário á frente …por isso que o Brasil tá na M…..

AL

Por isso que defendo que NaPaOcs tenham pelo menos canhão de 57 mm, senão 76 mm. Tem de mandar bala mesmo. 40 mm só deve servir à queima roupa e deve precisar gastar o paiol inteiro para realmente causar dano significativo…

AL

Onde lê-se “signigicativo”, leia-se significativo

Burgos

É isso mesmo !!!
Tem mais que sentar o dedo !!!
Tá com pena ?!
Quem tem pena é galinha!!!
Não faz isso não pra ver uma coisa !!!
Não sei se só foi instituída só pra FAB a lei do abate !!!
Mas a MB faz disparos de advertências e faz uso proporcional da força caso reajam também com disparos!!!

Diplomata92

Burgos mais como um barco pesqueiro faz disparos ?

Dodo

Sim burros o Brasil,a Colômbia e o chile se não me engano são os únicos da America do Sul com lei de abate(aéreo e naval),a argentina só tem naval(até porque eles nem tem aviões de interceptação pra aérea kkkk). Mas em fim o grande problema disso é que se a China se ofender com isso podemos ter uma crise diplomática grave. Me lembro de um problema que teve entre o Brasil e o Uruguai qnd a armada Uruguaia arbodou de forma “agressiva” um navio de carga brasileiro em águas uruguaias,isso gerou uma comoção entre os brasileiros e na época deu… Read more »

Dodo

Marcelo Danton Silva,o mesmo tem que ser dito das empresas e companhias brasileiras que estão em outros países explorando os recursos alheios não? Engraçado que a galera fala de empresas estrangeiras em território nacional mas sempre esquecem que o Brasil prática a mesma coisa em outras nações

Bardini

“No entanto, a guarda costeira persistiu na tentativa de capturar o navio de pesca. As autoridades dizem que dispararam tiros intimidatórios, mas, como o barco chinês se recusou a atender as advertências, eles recorreram a “disparar metralhadora e fogo de canhão”, visando interromper a navegabilidade do navio sem causar ameaça à vida de sua tripulação.” . Aquela metralhadora 20mm já deve ser suficiente para incapacitar a motorização do barco, ainda mais na distância do vídeo. . O uso do Canhão de 76mm contra o navio seria uma medida extrema, pois certamente implicaria em baixas e muita incomodação. . O melhor… Read more »

Marcelo Danton Silva

Dodo! Por favor exemplos! Eu não conheço! Importamos azeitonas, bacalhau, fertilizantes (90%), mas não temos nenhuma empresa multinacional brasileira explorando plantações de azeitonas ou minas de fosfatos lá fora.
Pode me informar quais ???

Ivan BC

Os navios chineses foram afundados? Eu não entendi…uma esquadra de navios pesqueiros chineses levando tiros de algo como um “FAL”?? 8 horas perseguindo? Não seria muito mais econõmico um helicóptero ou um caça lançar bombas contra os navios? Meu Deus, quanto medo de atingir a “poderosa China”, imaginem em 2050 quando as FA chinesas forem maior que a dos EUA, os argentinos vão mijar nas calças só d ever um navio pesqueiro. A resposta a essas invasões deve ser dada com imenso rigor, afundar os navios e exigir compensação do governo chinês em decorrência de roubos causados por civis chineses.… Read more »

XO

Senhores, existem procedimentos bem específicos para esse tipo de situação… não é preciso preocupar-se com “interferências” se as ações forem conduzidas de acordo com essas regras e observardo o princípio da proporcionalidade (bomba e 76mm, não, por favor)…

Lembrar que o armamento de tubo deve ser de calibre igual ou superior a 20mm, a fim de caracterizar o emprego contra a embarcação e não o seu pessoal…

Abraço a todos…

Rafael Oliveira

XO, poderia, por favor, dizer se a MB, recentemente, já atirou contra navios que operavam ilicitamente na nossa costa? Afundou algum?
Obrigado.

Leonardo Araujo

Muito bom mesmo. Esse povo e folgado.
Por isso temos que nos cuidar. O mar está cheio de piratas invasores.

Vincenzzo

O Brasil quase já entrou em guerra pelo mesmo motivo, Guerra da Lagosta Brasil vs França.

XO

Rafael, não tenho conhecimento de afundamento, mas o tiro de advertência já ocorreu em alguns casos (um colega de Turma o fez durante seu Comando em Natal)… não sei se recentemente, mas é um recurso que por vezes utilizamos, conforme a situação se configure…

Durante minha experiência na Amazônia, nunca abrimos fogo, mas lembro de termos abordado um candango que não respondia a chamada no VHF e, quando nos viu, abarrancou na margem… foi inspecionado e multado…

Abraço…

Raul Quintella

Me lembrou a Guerra da Lagosta!

Carlos Eduardo Maciel

Escrevi antes e repito agora !!!
A China precisa ser barrada !!!
Esse país vai causar uma crise séria, e não vai demorar muito.
Agora estão as próximos de votar uma alteração na constituição que vai permitir mais de dois mandatos por presidente.
O cara quer se perpetuar no poder.
A China precisa ser detida, vão gerar ainda mais conflitos econômicos e daqui a pouco vão começar a escoltar esses barcos nessa pirataria moderna.
Assim como já estão fazendo no mar da China.
Só cuidem !!!

Marcelo -

O problema é que tem muito chines querendo comer e ja temos pouco Mar com reserva de pescado comercial. 75% das reservas mundiais de pescado estão ESGOTADAS…. Daqui para a frente vai ser assim mesmo; barcos de pesca de qualquer pais vão agir sem autorização, vão invadir qualquer lugar “fácil” e sem Marinha para patrulha, o “nosso” mar é um Forte “candidato” para essas “visitas”….

João Adaime

Não sei se entendi bem a notícia, mas parece que os pesqueiros chineses era mais rápidos e mais ágeis que o barco da Guarda Costeira, e suas tripulações mais corajosas, visto que tentaram abalroar os argentinos.
Ou será que eles receberam ordens de apenas “cercar” e “empurrar” para fora da sua jurisdição? Porque afinal, oito horas de “perseguição” dá pra desconfiar que eles não iriam se entregar.
Mistérios da meia noite.

Bruno Rocha

Aproveitando. Os chineses estão conseguindo unir a Ásia toda contra eles. Parabéns. Ninguém conquista respeito agindo de maneira beligerante e bruta, apenas inimigos. Constroem ilhas artificiais no pacífico e pratica sistematicamente o mesmo truque soviético de criar problemas com seus vizinhos para “testar” seu poderia militar. Pois bem, vão conseguir problemas, pois assim como os países europeus e norte-americanos se uniram para criar a OTAN, para ser uma força única de combate contra a URSS, nesses mesmos moldes se criarão uniões como essa na Ásia, ou então, par ao azar da China, os próprios países podem acabar se tornando membros… Read more »

Parabellum

Tá na hora da nossa MB postar um vídeo destes. De preferência à noite. Disparando uma granada iluminativa para os ilegais sairem bem na foto. Apreender o barco de pesca e depois fazê-lo de alvo para descobrir qual o melhor calibre para ser usado. Vai tentar pescar na costa da França, da Inglaterra, da Rússia, da China,……..

Rafael Oliveira

Obrigado, XO, pelo esclarecimento.
Perguntei porque não me recordo de nenhuma notícia do tipo.
Aliás, lembro apenas daquela troca de tiros com a Marinha Paraguaia, mas quem estava atirando, se não me engano, era a PM do Paraná, numa embarcação da MB. E, de qualquer forma, não se tratava de caso assemelhado a esse do vídeo.

Carlos Eduardo Maciel

LM e XO !!!
Por gentileza, qual a situação dos Npa 500 BR ?
Existe algo em andamento ???
E mais, 27 unidades seriam suficientes para garantir a fiscalização da ZEE ?
Obrigado.

Zeabelardo

Bruno Rocha

Concordo e acrescento. A marinha chinesa tem um desafio que os aliados não tem. Pra sair ao mar tem que lutar. Está cercada de inimigos Japão, Coreia, Taiwan, Filipinas e ao sul Malásia e Singapura. São centenas de caças modernos.

Zeabelardo

Ivan BC

Crescimento diminuindo, movimentos separatistas, muitos inimigos, poucos aliados.

Luiz Trindade

Tão pagando o preço pelo sucateamento de suas Forças Armadas.

Carlos Eduardo Maciel

Alexandre Galante 27 de Fevereiro de 2018 at 17:43
Bruno Rocha disse: “Ninguém conquista respeito agindo de maneira beligerante e bruta, apenas inimigos.”
Pois é, mas eles estão seguindo o caminho que os EUA fizeram ?
——————————————————————
Enquanto eu escrevia que a China precisa ser detida por vias econômicas e preparação militar pensava exatamente isso.
Eles executam a mesma cartilha dos EUA.
Imposição militar e pressão política à revelia de qualquer norma internacional vigente.

Bruno Rocha

Zeabelardo 27 de Fevereiro de 2018 at 17:31

Isso foi uma critica a China. Esse país ainda vai criar uma guerra naquela região.

Alex Barreto Cypriano

Quero ver é quando a China mandar barcos pesqueiros armados…
Parar a China? Hehehe! Como?

Bruno Rocha

Alexandre Galante 27 de Fevereiro de 2018 at 17:43 Sr Galante, desde 2010 acompanho a trilogia. Em primeiro lugar, eu não sou um seguidor de ideologia, eu defendo meu posicionamento anti-socialista justamente por isso, portanto, meu pensamento não é binário. Sou um antirrevolucionário e fim. Eu não acho que os EUA são os heróis da humanidade, mas estão completamente acima de qualquer republiqueta comunista, daquelas que muita gente finge que queria ir morar. A despeito de seus erros e abusos no mundo, até onde se sabe, nunca praticavam sequer 10% de todo assassinato em massa cometido por países comunista, daqueles… Read more »

Rennany Gomes

A país com preceitos democráticos comete erros, mas não massacra seu próprio povo, não cala seus dissidentes e espoem ao jugo popular suas ações e portanto não é perfeito mas não invetaram ainda sistema melhor, o contrario a isso é autoritarismo de direita ou de esquerda.

Bruno Rocha

Em suma, eu assumo que os americanos fazem cagadas, praticam crimes de guerra e imposição pela força, pois eu defende a capacidade de auto-crítica da cultura ocidental. Agora, não esperem o mesmo de quem defendem o prisma da utopia niilista, pois para eles, todo mau, todo erro, ou é uma mentira inventada pela cia CIA/ICAR/Capitalismo/Conservadorismo ou uma deturpação de algum filósofo que morria de amores pela humanidade. De resto, não esperem que os chineses sejam iguais aos americanos, pois liberdade de imprensa, proteção ao mundo ocidental, democracia/republicanismo não faz parte da agenda deles. E na cultura oriental, aparada pelo niilismo… Read more »

TIGER 777

É a disputa de recursos vai se intensificar cada vez mais. Quem tiver interesse tem um livro abordando o assunto neste link http://lelivros.love/book/download-guerras-climaticas-harald-welzer-em-epub-mobi-e-pdf/
Guerras Climáticas – Porque mataremos e seremos mortos no Sec XXI.

Adriano Luchiari

Bruno e Rennany, concordo com vocês, a esquerda vive de achincalhar os EUA e a exaltar a China e outros países, justificando suas atitudes e exagerando suas potencialidades. Mas as perguntas que não querem calar são: Quantos brasileiros, principalmente os da esquerda, escolhem a Venezuela para viver hoje, ao contrário dos milhares de venezuelanos que estão se refugiando no Brasil? Quantos norte-americanos, desde 1959, escolheram viver em Cuba, ao contrário dos milhares de cubanos que morreram tentando fazer a travessia para a Flórida até em boias? Indo mais atrás no tempo, quantos alemães da então RFA optaram por viver na… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bruno e Adriano, a discussão está começando a desviar muito do tema e, nesse andar, promete atrair respostas e virar só um debate direita x esquerda.

Leiam as regras do blog e voltem ao tema principal, por gentileza.

mateus

Logo logo: China inicia a construção de uma ilha artificial perto da Argentina.

Nonato

E muitos falam do império americano..
E louvam o império chinês…

Adriano Luchiari

Ok Nunão, foi só um convite à reflexão sobre relações entre países, o que baliza a geopolítica. Respeito e sempre respeitarei as regras da Trilogia quanto a ideologias, abraço e boa noite a todos!

SmokingSnake ?

A Argentina já até afundou um barco chinês, imagino que esses chineses façam a festa na costa do Brasil…

Bosco

Nunão, Somos adultos e podemos ser francos sem mimimi. Fato é que um dos motivos da guerra de torcidas esquerda/direita se acalorar na Trilogia é por conta da visível virada à esquerda de vocês editores, principalmente do Galante, que tem dado ressonância a tudo que é notícia que possa de algum modo mostrar a decadência americana, como se torcesse pra isso. Em tese não há mal nisso mas há uma parcela de indivíduos que vê a esquerda como um mal que quer a destruição dos valores ocidentais e a americanofobia ou a russofilia são aspectos da estratégia de desconstrução do… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Somos adultos e podemos ser francos sem mimimi. Fato é que um dos motivos da guerra de torcidas esquerda/direita se acalorar na Trilogia é por conta da visível virada à esquerda de vocês editores” Bosco, O Galante já respondeu da parte dele, mas no meu caso a afirmação é uma besteira sem tamanho. Convivo há muitos anos, aliás, décadas em ambientes majoritariamente de esquerda mas não sou nem nunca fui de esquerda. Na falta de quem colocar a culpa pela discussão descambar, muita gente fica inventando coisas sem o menor cabimento, por causa de guerras ideológicas próprias, e colocando os… Read more »

Alexandre Galante

Bosco, não há guinada à esquerda alguma. O que existe é um radicalismo de extrema direita que percebe que tudo que é diferente do pensamento dela é taxado de comunista.

Como eu sou moderado, de centro, sou taxado de direitista pelos esquerdistas e de esquerdista pelos direitistas.

Infelizmente, a polarização do debate político nos EUA também chegou ao Brasil pelas redes sociais e não há como dialogar com quem pensa diferente.

Nesse ano de eleição vai ser complicado.

Satyricon

Alguém ainda se pergunta porque a MB precisaria das River I, sendo que as mesmas não possuem helideck?

Taí a resposta

Gustavo GB

O Brasil adota medita a mesma medida em situações similares? Não duvido que nossa rica Amazônia Azul esteja empestada por pesqueiros estrangeiros.

Flávio Cardia

Documentário sobre isso

Zeabelardo

Alexandre Galante 27 de Fevereiro de 2018 at 17:43 “Pois é, mas eles estão seguindo o caminho que os EUA fizeram ”
Até a 2GM, era o caminho que todos fizeram de Roma aos EUA… A humanidade não ficou melhor, mas a guerra ficou mais cara. Hoje é inviável dominar o mundo com um tacape.