Brasileiros na BAE Systems conhecendo o radar Artisan 3D

Brasileiros na BAE Systems conhecendo o radar Artisan 3D

A BAE Systems Maritime divulgou que militares brasileiros visitaram na sede da empresa em Cowes na Inglaterra para aprender sobre o radar Artisan 3D que equipa o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico – A140.

O radar Artisan (Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation) designado como Type 997, tem alcance de 200km e provê controle de tráfego aéreo extensivo e identificação dos alvos, assim como a visualização tática a médio alcance.

Ele pode acompanhar mais de 900 alvos ao mesmo tempo e adquirir objetos do tamanho de bolas de tênis deslocando-se até três vezes a velocidade do som.

O radar Artisan 3D, que também é empregado nos porta-aviões classe “Queen Elizabeth”, possui algumas características confidenciais e por um momento houve dúvida se o mesmo permaneceria a bordo do HMS Ocean depois de adquirido pela Marinha do Brasil.

Artisan 3D
Bandeira brasileira tremula na sede da BAE Systems

FOTOS: BAE Systems

Subscribe
Notify of
guest

137 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mikhail Bakunin

Já encomenda 4 para as Tamandaré

Helio Eduardo

Acho que não cabe numa Tamandaré.. Cabe?

Saldanha da Gama

Tomara que sim!!!! abraços

Abraham

cabe sim mas tem que ter dinheiro para comprar

Marcos

A BAE SYSTEMS e a BRADAR é que vão fornecer o radar das tamandarés. É um Radar 3D (Artisan?)

Pode ser um novo radar ou o artisan 3D sob licença.

Mauricio R.

Que Bradar que nada, a Embraer que compre algum radar Furuno pra eles chamarem de seu.
Os da MB tem que ser adquiridos diretamente a BAe, aproveitando a economia de escala da encomenda da própria RN.

Jorge Hirota Nakata

Show de bola, garoto… isso era o mais importante, o radar Artisan 3D e seu centro de comando e controle…
Show de bola, rapaziada.

Helio Eduardo

Espero que seja um bom sinal!
Este é um equipamento que trará muitos ganhos para a MB!

p.s. e vamos vendo, de quebra, que a boataria na maioria das vezes não se justifica. Estica daqui, puxa dali, e os interesses vão se acomodando. Um radar desses não me parece algo trivial de se negociar…

Mk48

Ótima notícia. A questão que acho importante agora é saber , quando o radar apresentar um defeito, quanto tempo o Atlântico ficará imobilizado esperando a manutenção, que certamente terá de ser feita por técnicos vindo da Inglaterra, devido as suas características de confidencialidade.

O tão desejado radar pode vir a ser o calcanhar de Aquiles na operação do navio.

Mk48

Galante, ok. Em outras palavras o que você está dizendo é que um carro com motor v12 pode funcionar como v8. Obviamente não é a mesma coisa, especialmente se não pudermos contar com esse radar numa situação de conflito, onde ele nos daria uma enorme vantagem tática.

Abs.

Leandro M.

Melhor que ficar imobilizado, o que era sua reclamação, não?

Mk48

Leandro…..

Eu não estava reclamando não, apenas coloquei um ponto que achei preocupante, apenas isso.

Abs.

Camargoer

Caro Mk48, o que entendi foi que se o “ar condicionado” quebrar, será possível ligar a ventoinha do ventilador.. e que ainda assim, as janelas do carro também podem ser abertas. Mesmo sabendo que serão entregues as peças sobressalentes mais comuns do “ar condicionado”, se esse equipamento quebrar ainda será possível usar a ventilação ou abrir as janelas do carro. Não é a mesma coisa, não são tão eficientes, mas dá para refrescar um pouco. Mas no fim, o ideal será mesmo parar na oficina especializada mais perto e trocar a peça quebrada do “ar condicionado”.

Antônio Carlos Allocer

Perfeita analogia.

ODST

Mk48

Usando sua própria comparação, o que o Alexandre quis dizer é que um carro esportivo pode funcionar sem a sexta marcha e ainda assim dar um bom “caldo”.

Marcos Gilbert

Como só se esse radar desse problemas. Tudo precisa de manutenção e muita coisa mão de obra especializadas e eu acredito que deve já ter oferecido um pacote de treinamento e manutenção para alguns anos e a tradução da documentação técnica claro que tudo isso não é de graça, mas agora cabe a MB estudar a viabilidade disso. Se a BAE Systems ainda não o fez seria muito prudente a Diretoria de Manutenção da MB negociar isso com BAE Systems

Everton Matheus

Se o cara quer arrumar defeitos, ele vai conseguir. As vezes afrontando a lógica e a coerência. Mas vamos ponderando.

Ozawa

Após saber disso a Armada Argentina vai abrir os tanques de lastro do que ainda flutua e afogar em Puerto Belgrano …

Saldanha da Gama

Arrisca quererem uma sociedade no PHM! abraços

Delfim Sobreira

E se enforcarem em pés de alfacinha ?
Kkkkkkkkkkkkkk !

Saldanha da Gama

Parabéns Marinha Brasileira!!!!Estou louco para ver o a140 recheado de helis, navais e veículos anfíbios, cercado das tamandarés, os subs convencionais e os nucs! st4

Top Gun Sea

Menos Saldanha! Menos!

Veneziano

Não tem nada de exagero, o que ele está falando ou está em operação, em construção ou em licitação.

Augusto

Excelente radar e uma grande notícia.

O que preocupa, entretanto, é realmente o que poderá acontecer se ocorrer alguma avaria. Se coisas muito mais simples não conseguem ser manutenidas pela Marinha (até hoje o Amazonas continua sem o 2D Scanter 4100 de busca aérea e de superfície), imagine um Artisan 3D!!!

Augusto

É por isso que eu disse que se um muito mais simples está até hoje avariado, imagine se um muito mais complexo e dispendioso avariar… é uma grande aquisição, vamos torcer para que funcione sem qualquer problema por muitos e muitos anos.

Fernando "Nunão" De Martini

Gente, até parece que é a primeira vez que a MB tem um radar pra manter… Casos pontuais, problemas eventuais de custos e contratos com algum radar específico não justificam essa celeuma toda em relação à manutenção deste.

Gilberto Rezende

O que deve acontecer é o governo não fornecer DINHEIRO para pagar o conserto de um radar de última geração…
Ou o que pode acontecer é a MB não ligar o Radar 3D em muitas situações para não desgastar prematuramente o equipamento…
É como o cara que compra um condicionador de ar split de 20.000 btus e não liga o bicho porque não tem dinheiro para pagar a conta de luz ou consertar o aparelho se ele der problema…

O problema no Brasil é SEMPRE a falta de dinheiro…

Fernando "Nunão" De Martini

Qual a sua solução, Gilberto? Deixar o radar de lado e instalar no lugar dele algum encostado de fragata ou corveta desativada? Sinceramente não entendo. Em diversas ocasiões, a MB introduziu radares no estado da arte em suas épocas, e superiores em vários aspectos aos operados pelas outras duas forças. Desde os que vieram nos cruzadores ex-USN no início dos anos 50, passando por radares da classe Niterói dos anos 70. Radar quebra? Claro que quebra, em qualquer lugar do mundo. Não vai manter o radar por medo de quebrar? Eu fico impressionado com a quantidade de “não problemas” que… Read more »

Overandout

Acho que a MB deveria largar de mão o uso de radares visto que ocorre o risco deles quebrarem. Aliás, qualquer coisa que ocorre o risco de quebrar e precisar manutenir a MB deveria largar de mão.

Ironia mode off

Augusto

Nunão, tanto justificam que, como eu disse acima, o radar da Amazonas está até hoje avariado. Todo radar de ponta que a Marinha venha a adquirir será necessariamente estrangeiro (na melhor das hipóteses, montado no Brasil, caso da Omnisys), portanto sujeito a ficar parado por avaria. A questão, entretanto, é outra: qual é o plano da Marinha para a resolução de uma situação de avaria? Ficar parada, como no caso da Amazonas, que teoricamente seria mais simples de resolver, ou ter um plano de contingência?

Fernando "Nunão" De Martini

Augusto, O caso de um radar com problemas não serve para a analogia com todos os demais radares em operação nos navios da MB, adquiridos novos ou vindos junto com navios usados. Qual o motivo de não terem consertado o radar do navio específico da classe Amazonas? Não sei. Mas quantos radares de navios da MB já passaram por algum problema e foram reparados? Dezenas e dezenas, desde os anos 40, quando um primeiro radar foi instalado em navio da MB. Me dá a impressão, pelos comentários, que é a primeira vez que a MB compra um navio com radar… Read more »

Delfim Sobreira

Eu tive um tio, falecido, que comprava as coisas e depois não usava porque “podia quebrar”.
Assim como vizinhos que quando arrumavam boa vaga pros seus carros não saíam mais com estes, porque “iam perder a vaga”.
Tem gente que é assim.

Johnnie

O pessoal da Marinha deve estar cortando os pulsos depois deste comentário extremamente úteis.

Johnnie

destes comentários

Diplomta92

Sempre me surpreendo com os Ingleses !
Muito bacana a Bandeira Do Brasil Hasteada em solo inglês,sei que em alguns lugares isso é uma mera cordialidade,mais que é bacana é.
Espero que mais negócios Com os ingleses sejam feitos,não só os de oportunidade!
Por que lá no fundo Essa Preferencia pela MB no Ocean ou atlântico pareça um sinal de
(Olha só estamos dando uma preferencia para vocês em varias ocasiões
Quando forem comprar brinquedos novos
lembrem de nós! Como Andam As suas Niterói ?) rs

Rafael

Tens razão, umas 6 fragatas Type 26 seriam muito bem vindas.

Lucas Duarte

Acho que o recado ta mais para: “Estamos praticamente dando pra vocês tudo que temos a preço de banana, se os hermanos se rebelarem novamente fique do nosso lado…” huASHUAHUsHUS

Valter M

Pode apostar que é esse o recado, e ainda uma cutucada: “olha seu amiguinho ganhou brinquedo, sabe pq vc nao ganha tbm?”

Fernando

Resta saber agora alguma coisa sobre os armamentos. Eu colocaria loga os sistemas xe uma das Niteroi que saira de serviço. Ou seja dois canhões Bofors Trinity e um Lançador Albatroz para Aspid na Proa, podia ainda complementar com dois lançadores Simbad retirados do SP. São sistemas novos e deixaria o Navio até mais protegido. Afinal é a nova Capitânia da Esquadra.

Gilberto Rezende

Não, é o Navio Capitânia de esquadra nova…

J.Neto

Qur redundância gratuita…

Augusto

Enfim… para a alegria ficar completa, falta ler que os Phalanx também virão.

Saldanha da Gama

Este infelizmente eu não acredito que venha! Os ngleses tem outro plano para os Phalanx! abraços st4

Rennany Gomes

O A140 Atlântico Tem tudo pra servir bem a nossa marinha como nau capitania por muito anos, e dessa vez parece que a marinha não se afobou e cobriu todas as pontas soltas.

Bardini

Não é fácil entender o “endeusamento” que fazem desse Radar…

Augusto

Há fortes alternativas de radares, mas é esse que virá e… para o padrão Brasil, isso é coisa de outro mundo!

Almeida

Eu também não entendo, está uma geração atrás do que se vende por aí atualmente!

Só pra listar alguns mais modernos (PESA/AESA) e de maior alcance: Smart-S Mk2, Herakles, Sea Fire e Kronos. E isso falando apenas dos europeus.

Particularmente torço pra que esse Artisan ultrapassado e caro fique de fora das Tamandarés.

Bardini

Sem dúvida nenhuma existe coisa melhor no mercado, coisa que pode ser oferecida a MB por alguns concorrentes do programa da Classe Tamandaré. Agora, esse radar aí não é ultrapassado…

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, sempre tem radar melhor ou pior no mercado, dependendo do navio em que será instalado, do custo-benefício etc. Mas dizer que o Artisan está ultrapassado, sendo que há poucos anos começou a ser instalado em navios da RN, é totalmente descabido.

Matéria de 2013, quando o radar passava por provas de mar na primeira Type 23 a receber o equipamento e testes eletromagnéticos (hoje 11 das 13 Type 23 estão com o radar):

http://www.naval.com.br/blog/2013/09/10/comecam-os-testes-de-integracao-do-radar-3d-para-os-novos-porta-avioes-britanicos/

Gilberto Rezende

Quando o Brasil construir um Nae ou Capitânia para chamar de seu pode comprar qualquer um melhor… Como tem nego chatinho… Quando se compra um Capitania de segunda mão da Royal Navy tem de se conformar com a escolha do melhor radar do final da década de 90 para a Royal Navy. Para um navio de 20 anos de serviço ter um radar só uma geração atrasado é um baita negócio de ocasião… SE o navio tivesse vindo sem o Artisan 3D qual o Radar e qual a verba que o ATUAL governo iria prover para o Atlântico meu camarada???… Read more »

Bardini

Mais um endeusando o radar…
.
Seria muuuuuito estranho eles não adotarem esse radar em seus navios. Pagaram um rio de dinheiro para desenvolve-lo, agora tem de justificar dando escala, colocando em tudo quanto é navio.
.
Ruim não deve ser… Mas na hora da verdade, em concorrência externa, enfrentando a concorrência, vender que é bom não vende.
.
Chile, na modernização das suas Type-23, escolheu TRS-4D e CAMM.
Nova Zelândia, escolheu Smart-SMKII e CAMM na modernização das ANZAC.

Fernando "Nunão" De Martini

“Quando se compra um Capitania de segunda mão da Royal Navy tem de se conformar com a escolha do melhor radar do final da década de 90 para a Royal Navy.”

Gilberto, o navio é do final da década de 90, mas o radar não.

Veja o link que postei há pouco: o Artisan estava terminando seu desenvolvimento e ainda em testes no primeiro navio em que foi instalado para provas de mar, em 2013 (uma Tipo 23) e, se não me engano, foi na modernização de 2014 que o HMS Ocean teve o seu radar anterior substituído pelo Artisan.

Gilberto Rezende

Se ele foi instalado recentemente Fernando MELHOR AINDA e não é questão de endeusar ou não o radar ARTISAN 3D chatinho…
É o radar que VEIO com o navio cristão…
Não tem dinheiro para comprar e muito mais fazer projeto de integração e instalar um radar que você ENDEUSARIA…
Cavalo dado (ou comprado de segunda mão) não se olha os dentes…
Já dizia o vovô…

Fernando "Nunão" De Martini

Gilberto, não é se ele foi, o radar foi instalado recentemente. O radar original do navio era outro.

Almeida

Nem deveria responder, afinal o Gilberto abandonou a argumentação e partiu pro AD HOMINEM.

Mas para ficar claro aqui para os demais colegas, em NENHUM momento eu reclamei da vinda do Ocean com o Artisan 3D, apenas disse que não quero eles nas TAMANDARÉ. O cara nem lê o comentário direito e já sai escrevendo resposta malcriada. Típico.

Top Gun Sea

Caramba! Estou aqui muito feliz com a notícia de que a RN resolveu deixar o radar Artisan 3D e tem nego reclamando! Se a matéria tivesse afirmando ao contrário, ou seja, que o radar Artisan não viria, estes mesmos estariam aqui lamentando o motivo que RN não deixaria o radar Artisan no Atlântico pois saberiam que a MB não iria dispor de ativos para comprar um radar como esse para o Atlântico de imediato. Vai entender!

Almeida

Leia novamente meu comentário colega. Ninguém aqui reclamou do Ocean vir com o Artisan.

Jr

Que você não simpatize com esse radar na MB ou tenha a preferência por outro é uma coisa, agora dizer que ele é ultrapassado não tem como engolir

Mercenário

Negativo, Almeida.

É de geração equivalente ao Smart-S e Herakles, citando alguns dos exemplos mencionados por você.

Bardini,

Uma concorrência nem sempre é vencida somente pelo quesito desempenho.

Bardini

É… Tem também o custo de vida, a qualidade do produto, o custo de vida e a logística, histórico do fornecedor, integração e por aí vai.

Almeida

Mercenário e Nunão, Afirmo que é ultrapassado por utilizar tecnologias já abandonadas pela concorrência, como antena rotativa analógica. Não é por que ele foi desenvolvido na mesma época que outros que é da mesma geração e capacidade. Eurofighter e Raptor foram desenvolvidos durante a mesma época e entraram em operação também na mesma época, mas todos aqui sabem que um é uma geração mais moderno que o outro. A RN só está usando o mesmo porque investiu muito nisso e não vai dar pra trás agora, seria um tiro no pé. E ela possui meia dúzia de destroyers AAW bem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Almeida, a menção ao míssil CAMM não tem nada a ver, a lógica é o contrário. Um míssil como o CAMM / Sea Ceptor (seu nome naval) trava em seu alvo só quando está no alcance de seu pequeno radar. Até que o míssil chegue à distância em que a potência relativamente pequena do diminuto radar em seu nariz é efetiva para adquirir o alvo, quem dá as coordenadas do alvo, que são atualizadas por datalink durante o voo do míssil, é o radar 3D. Nesse caso das fragatas Tipo 23 da RN e futuramente das Tipo 26, esse radar… Read more »

Bosco

Sem querer me meter na discussão de gente grande aí de cima, mas só no sentido de colaborar, a atualização intermitente provida pelo radar rotatório (30 RPM) Artisan ao míssil SeaCeptor é de mais de 20 vezes se formos levar em conta o maior alcance (25 km). A maior resistência às ECMs dos radares de varredura eletrônica (principalmente o tipo AESA) não é tão relevante no caso de ataque de mísseis tendo em vista que mísseis não implementam ECM, mas apenas se defendem da ECM inimigo implementando ECCMs. Radares de varredura eletrônica (phased array) banda X ou C (com antenas… Read more »

Mercenário

Em acréscimo, segundo dados dos fabricantes, o Artisan tem capacidade de acompanhar até 900 alvos, ao passo que o Herakles teria a capacidade de 400.

Almeida

Nunão, o Herakles é rotativo (assim como o Smart-S Mk2) porém é PESA e consegue, além da rotação, fazer a busca digital também com suas dezenas de transmissores e receptores destado sólido. É uma ordem de grandeza acima do que radares que não possuem escaneamento eletrônico (Artisan) conseguem fazer. Além disso, são muito mais difíceis de interceptar e jammear por conta de seus diversos feixes de busca, que podem usar frequências diferentes. O sistema de processamento de sinais do Artisan é digital, mas sua antena é analógica pois possui um único grande emissor e receptor ao invés de dezenas ou… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Ok, Almeida.
Não precisa começar a se exaltar.
Também sei a diferença de radares AESA e PESA para os ditos “convencionais”. E não é preciso me sugerir que vá estudar, faço isso de vontade própria e de bom grado.
De qualquer forma, grato pela sua explicação mais detalhada sobre o tema e sobre sua opinião.

Almeida

SMART-S Signaal Multibeam Acquisition Radar for Tracking, S band is a naval medium to long-range air and surface surveillance**multibeam** passive electronically scanned array 3D radar designed by Thales Nederlands. Herakles is a passive electronically scanned array multi-function radar manufactured by Thales Group. It has a track capacity of 400[2] air and surface targets and is **able to achieve automatic target detection, confirmation and track initiation in a single scan, while simultaneously providing mid-course guidance updates** to the MBDA Aster missiles launched from the ship. EMPAR (European Multifunction Phased Array Radar) is a PESA rotating C band multifunction passive electronically scanned… Read more »

Foxtrot

Os Ingleses me surpreenderam com isso viu!
Achei que o Atlântico viria “pelado”.
Mas aí fica a dúvida, com essa excelente capacidade que a MB terá com o Radar Artsan, será que melhorarão a capacidade de ataque aos alvos indicados pelo radar ?
Não seria melhor ao invés de dotar as CCT,s com esse radar, desenvolver uma versão naval do Saber-M200?
E sistemas de armas nacional para ataque aos alvos !

jodreski

Sim vc está certo, mas do jeito como a MB se reequipa seria literalmente jogar dinheiro no ralo. Desenvolver um radar naval para quantos serem efetivamente produzidos? Desenvolver só por desenvolver não tem cabimento. Com o dinheiro gasto no desenvolvimento e produção você compra algo ainda melhor no mercado, à pronta entrega e se bobear ainda mais barato. Muito leitores sempre batem nessa tecla, que podemos e devemos desenvolver um produto análogo nacional, amigos, se os militares vão as compras duas vezes por século como vcs esperam manter uma linha de produção aberta? Com sonhos e esperanças?

Mauricio R.

É manda a Bradar colocar o dinheiro dela, ou melhor o da Embraer, no desenvolvimento do Saber 200, se interessar, tiver preço competitivo e desempenho que preste, pode ser que a MB compre.
Agora pregar essa conta nas costas do contribuinte, pra posarem de bacanas, não.

Humberto

Foxtrot 27 de Abril de 2018 at 12:43 Resposta de um leigo. Não, não será melhorado a capacidade de ataque. Não tem sentido em desenvolver uma versão naval se já existe algo no mercado que tende a ser melhor e mais barato, temos que levar em conta que neste momento seria somente para um navio. Quanto a ataques de alvo, o Ocean ou Atlântico ou Pernambuco (que parece não será mesmo) não foi desenvolvido pensando nisto. Rennany Gomes 27 de Abril de 2018 at 12:36 Sabe, tinha a mesma opinião que a sua, sobre a afobação MAS conversando com algumas… Read more »

Rennany Gomes

Sim era, me referia ao PA São Paulo, que independente das razões demonstrou-se no final ser uma má escolha, mas são águas passadas o importante é que a marinha demonstra ter apreendido com essa lição.

Rennany Gomes

aprendido

Gilberto Rezende

Rennany o PA São Paulo não foi uma má escolha, pelo simples fato que naquela época era a ÚNICA escolha disponível. O GRANDE erro da MB foi não fazer o que as marinhas da Índia e da China fizeram que era aproveitar o casco e fazer um novo PA aprendendo com isso como construir uma unidade deste tipo. A MB por já ter tido o Minas Gerais queria continuidade de operação… SE a MB não se desfizer do casco do São Paulo (e há um laudo atestando que o casco do navio está em excelente condição) com a aquisição do… Read more »

Bardini

E se essa modernização do NAe custasse coisa na faixa dos U$ 1,5 bilhão, com o risco de ser uma fracasso, como o PMG do Ceará? Qual a lógica desse investimento essa altura do campeoanto? Cumpanheirada business?
.
Isso aí é dinheiro que poderia comprar navio novo, que duraria 50 anos na MB.

Gilberto Rezende

Na MB tinha um ditado tosco mas verdadeiro.. Nego de bumbum estreito não faz trato com nego de pênis grosso… Era em termos mais rudes, mas amenizei substantivos e adjetivos para não melindrar muito a audiência mas dá para pescar o sentido. Se tens medo de prejuízo e fracasso nem tenta… Ou você quer fazer algo tens de pagar OS PREÇOS da sua empreitada… Este é um dos principais defeitos dos EMPRESÁRIOS, ELITE E POLÍTICOS BRASILEIROS querem lucro, poder ou sucesso com risco ZERO o que não existe. É o mesmo caso da transferência de tecnologia, o transferidor NUNCA vai… Read more »

Flamenguista

Deve ser um excelente radar mesmo, uma vez que, sera instalado no NAe deles, em detrimento do Sampson dos Type 45!!

SRN

Almeida

No caso a escolha foi pelo custo e não pela capacidade.

SRN!

Bueno

Parabéns Marinha do Brasil!! Este ano 2018 só noticias boas … Que este barlavento de 2018 guie as Tamandaré

João Silva

A FAB tem radar que supera esse???

Bosco

Que isso Galante??
Dizer que o Exército e a Marinha não tem radar que supera o Artisan eu concordo plenamente, agora…. a FAB?
E o TPS-B34 com capacidade 3D e alcance de 500 km?

Bosco

E é até anti-stealth (banda L).

Elden

Como a MB tem parceria de muitos anos com a Royal Navy, pode ter certeza que estão estudando uma parceria no futuro para ou comprarem o Artisan para escoltas novas produzidas aqui ou quem sabe (não custa nada sonhar) a planta dos novíssimos Nae recém lançados para a construção local….Mas isso só a longo prazo, claro.

Gilberto Rezende

Existe um rascunho de parceria industrial entre a Bae (fabricante do Artisan) e da Embraer (através da BRADAR) para trocar figurinhas e ou fazer um Frankenstein MIX entre o Saber-200 e o Artisan 3D ou simplesmente fabricar uma versão brazuca do Artisan 3D para colocar em futuros navios da MB construídos no Brasil.
Mas isso era projeto de governos anteriores.
Mas além de ser um papo preliminar, acho que deu uma pausa pela situação política, pelo menos até ser eleito um novo governo para o ano vindouro…

Carlos Eduardo Maciel

A minha pergunta é a seguinte …
A BOEING vai permitir a BRADAR produzir no Brasil o Artisan 3D ???
E o governo americano vai permitir ???
Explico …
A BRADAR e a NEIVA foram incorporadas a Embraer.
Sendo assim estão dentro do pacote da entrega.
E aí ???? Como faz ???
BRADAR e NEIVA sairam da EDS.
Como ficam os produtos militares que eles fornecem ???

Bardini

Isso aí é viagem, mas se a neura persistir é fácil resolver: Compra um radar da Thales, via Omnisys.

Carlos Eduardo Maciel

Não Bardini, não é viagem.
Essa é uma questão técnica.
A EDS não faz parte do pacote de venda da Embraer.
Semana passada a Bradar e Neiva sairam da EDS e passaram a ser Embraer, ou seja,está dentro do pacote de ativos negociaveis com a Boeing.
Por isso fiz a pergunta.

Wellington Góes

Não acredito que esta jogada se dê certo. Se a Boeing levar será somente a aviação comercial. E se insistir muito, a coisa pode azedar de vez e o GF pode acabar melando tudo, especialmente por pressão dos militares (leia-se, que não quer ver o sistema SISFRON sob ordens dos EUA).

Carlos Eduardo Maciel

Não sai Wellington.
Noto alguns alinhamentos.
Na verdade nada claro e explícito, mas pequenas movimentações que somadas mostram aproximações calculadas.
Algo tipo … “Apoie aqui que colaboramos lá !”

Gilberto Rezende

Pelo que entendi as empresas não vão se fundir, a Boeing vai formar uma terceira empresa só para a aviação comercial e executiva…

A Embraer que continuará a existir poderá produzir o que quiser sem mando direto da Boeing ou o Governo dos EUA…

Desde que o “radar inglês” da Bae não tenha componentes ou tecnologias americanas licenciadas…

O que tenho dúvidas… Mas ninguém até aqui falou nada dos ingleses pedirem permissão aos americanos para ceder o radar ao Brasil… Portanto….

JagderBand44

Bom, pensando em ter Porta Helis, ao invés de PA´s e considerando a área de atuação/influência, seria interessante a MB adquirir outro Porta Helis equivalente ao A140.

Gilberto Rezende

A MB queria um PA mas não há opção disponível no mercado de usados militares…
O Atlântico era a MELHOR opção para o que tinha disponível hoje…

Ronaldo de souza gonçalves

Acontece que o ocean vai vir com o artisan,isto é que é importante,o resto são especulação,e vamos nos famiriarizando com que há de moderno nele,se as Tamandaré contemplarem eles melhor pois já estariam a par do seu funcionamento.O Brasil não é de trocar esse tipo de informação com outros países os ingleses sabem disto é confiam.Porque os srs não levantam questão do albion,e seu irmão se o Brasil não interessar os chilenos arrematam os dois. É pelo estado do navio gostaria de ver pelo menos um dos dois navegando com nossa bandeira.Albion,junto aõ ocean,eo Banhia daria aõ Brasil por pouco… Read more »

Jr

Se a MB tiver dinheiro e resolver passar na Inglaterra ano que vem para comprar outro navio, você pode ter certeza que esse outro navio será um dos classe Wave e não um dos Albion

Burgos

Olhei todos os comentários e não vi a pergunta que não quer se calar !!!
Pois foi até noticiado aqui que o Atlântico poderia vir sem o Artisan.
Afinal, ele vem ou não vem junto com o Atlântico ?!

Fernando "Nunão" De Martini

Burgos, você leu só os comentários ou leu também a matéria?

Burgos

Boa noite Nunão; Pelo que entendi a matéria tá um pouco vaga. Ela fala mais do radar e não tá dizendo que o P-140 virá ou não com o Artisan 3D. A alguns dias atrás vcs noticiaram que ele poderia vir sem o Artisan 3D por questões de transferência de tecnologia (os Ingleses tavam alegando que tecnologia muito avançada para nós). E era um equipamento considerado vital para segurança nacional inglesa e etc e tal bla,bla. Bla. Eu até tinha comentado nessa matéria que se quisesse que tirassem o tal Artisan, pois nos temos o nosso bom e velho Siconta.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Burgos, Na minha visão, o texto está claro: “A BAE Systems Maritime divulgou que militares brasileiros visitaram na sede da empresa em Cowes na Inglaterra para aprender sobre o radar Artisan 3D que equipa o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico – A140.” Aqui, o texto original divulgado pela BAE Systems: “Flying the flag for the Brazilian Navy, who were at Cowes to learn about our ARTISAN 3D radar on board HMS Ocean which will soon be heading to‪ Brazil.‬” Pra mim, está mais do que claro. Por que outro motivo gente da Marinha está lá aprendendo sobre o radar instalado a… Read more »

Rennany Gomes

O radar é de última geração, tá entre os melhores, agora tem gente que prefere radar A ou B e tem lá seus motivos, mas tal discussão será mais oportuna quando a MB for escolher o radar das Tamandarés.

Mk48

Para quem estiver interessado em saber mais detalhes sobre o ARTISAN, segue abaixo o link :

https://www.baesystems.com/en/product/artisan-3d-medium-range-radar-type-997

Abs.

Mahan

Acho que precisamos de alguns hermanos lá pata reforçamos nuestros laços latino-americanos…

Diogo araujo

Para que serve um super radar se o navio vira sem sistema de defesa é o Brasil não conta com helicópteros de ataque de respeito?

Fernando "Nunão" De Martini

Diogo, Não tem nada de “super” nesse radar. É um bom radar, moderno e adequado ao tipo de navio, assim como para fragatas e corvetas. Sistema de defesa antiaérea temos do desativado NAe São Paulo para instalar nele, e também é adequado a esse tipo de navio para defesa de ponto (por exemplo, é o mesmo que a França utiliza na sua classe Mistral). E também temos em estoque canhões de 40mm de duplo emprego (superfície e antiaéreo/antimissil) ainda eficientes, de corvetas desativadas. Helicópteros de ataque, se a Marinha ou outra força (na França, são helicópteros de ataque do Exército… Read more »

Diogo araujo

Obrigado fernando

Almeida

O radar não é super, mas é 3D e multimodo, o que permite que o PHM 140 possa gerenciar o espaço aéreo próximo de si, algo de suma importância para um porta-helicópteros. Pense em controlador aéreo embarcado.

diogo araujo

Obrigado almeida

Sequim

Parabéns à trilogia pelas excelentes reportagens. Dá gosto entrar aqui todo dia e ter sempre algo interessante para ler. , para se aprender!

Alex Nogueira

O tamanho físico do radar impressiona! Aparenta ser um bom radar e só de acrescentar tecnologia nova para a MB já é um ganho e tanto.

Em minha opnião o Atlântico bem que merecia 3 reparos do Bofors 40mm Mk4 xD! Além de reparos SIMBAD RF para os mísseis Mistral.

Ozawa

“(…) Ele [Artisan] pode acompanhar mais de 900 alvos ao mesmo tempo e adquirir objetos do tamanho de bolas de tênis deslocando-se até três vezes a velocidade do som.”

Talvez por isso não pode acompanhar inesperadas críticas a sua vinda, do tamanho de bolas de gude e em velocidade de dobra . . .

Wellington Góes

Que a MB use o Atlântico como plataforma de testes para o SABER M200 naval, como usou o São Paulo no caso do SICONTA MK4. Aliás, seria uma boa usar esse navio para integrar os dois sistemas.

Minha opinião.

Mk48

Em terra de cego quem tem olho é Rei. Não interessa se o Artisan não vende, não é o mais moderno, blá blá blá. O que interessa mesmo é que no nosso TO ninguém tem nada em se tratando de radar que se assemelhe ao Artisan. Ponto.

JT8D

Os hermanos tem até uma expressão para a mania de reclamar de tudo: gataflorismo (se querem saber de onde veio o nome pesquisem no google). Em matéria de reclamação nós não estamos devendo nada pra eles

Nonato

Esperem aí.
Da matéria não consta que o radar vem.
Já anunciaram a vinda?
A matéria é bem clara. Visitaram a bae.
“Aprender” em inglês é saber sobre, ter informações. Não necessariamente é ter aula ou fazer curso.
Ou seja, visitaram e a empresa fez um tour, falou sobre o radar.

JT8D

Será que tudo não passa de uma incrível coincidência? Será que a MB tem tanta verba que manda seus oficiais aprenderem sobre coisas aleatórias, sem qualquer relação com suas necessidades imediatas?

Nonato

Já noticiaram a vinda do radar? De repente, estou por fora. Apenas disse que não consta isso da matéria. Esse pessoal não é o que foi buscar o navio?

Fernando "Nunão" De Martini

Nonato, então esse pessoal foi aprender sobre o radar que equipa o navio por qual motivo? Porque vai cair no ENEM?

JT8D

Boa

Nonato

Não dizem que um radar só enxerga na linha do horizonte, uns 30 km?
Como esse aí tem alcance de 200 km?

JT8D

Será que é porque não há restrição da linha do horizonte para alvos em grandes altitudes?

Roberto Bozzo
Nonato

Ah, entendi. Então se o avião vier bastante alto, meio que dizendo, olhem estou aqui, ele detecta.
No caso, dizem que ele é bom porque consegue identificar até bola de gude? Isto é, alvos muito pequenos e consegue acompanhar vários alvos?
Esse alcance dele também é acima da média?

JT8D

É por isso que para atacar um navio desses é preciso fazer como os argentinos nas Malvinas: se aproximar voando razante, quase tocando as ondas

Bosco

JT&D, Além de se manter abaixo do horizonte radar a maior parte do voo e portanto, sem serem detectados pelos radares dos navios, o voo a muito baixa altitude ainda tinha a vantagem de após os caças “surgirem” no horizonte ainda se tornavam indetectáveis por conta de terem o mar como fundo. Naquela época os radares doppler ainda não tinham bom desempenho e só tardiamente, quando os caças já estavam a poucos segundos do navio, é que eram detectados e dado o alarme, não dando tempo de reação à defesa. Hoje, os radares estão aptos a detectarem mísseis sea-skimming tão… Read more »

JT8D

Obrigado Bosco, aprendi mais um pouco : )

Bosco

JT8D,
E o pior é que essa fragilidade do radar contra um caça ou míssil “sea-skimming” não existia em relação ao radar do míssil. O radar do míssil conseguia ver a “massa” do navio e distinguir do ruído de fundo provocado pelo mar.
Ou seja, o pequeno e pouco complexo radar de um míssil tinha vantagem sobre sofisticados radares de navios.
Um abraço.

elton

e um porta helicopteros não um escolta antiaerea .não prescisa de um radar super avançado para controlar o espaço aereo ao redor ELE NAO VAO FAZER DEFESA AEREA DE AREA E NEM VETORAR CAÇAS PARA INTERCEPTAÇÃO NO MAR

Nonato

Mas para sua própria defesa, se o radar enxerga mais longe melhor..

Alex Barreto Cypriano

O radar Artisan é capaz de detectar e rastrear a mesma quantidade de objetos que (todos os 4 elementos de) um radar SPY-1 do sistema de combate Aegis. Um SPY tem um scan rate (de 12 em volume (1 no horizonte) e o Artisan, tem (até?) 30 RPM (giro mecânico). E a tal bola de tênis supersônica é detectável (e discriminavel?) em um alcance de até até 25 quilômetros. A bola demoraria, em Mach 3 menos de 25 segundos pra chegar no navio… Se vier, tá bom, eu aceito. Melhor, só se viesse junto com a Emily Blunt ou a… Read more »

JT8D

Não daria tempo nem de buscar a raquete …

Burgos

Obrigado Nunão !!!
Da parte do Siconta eu sei !!!
Precisaria de outro radar e alguns sistemas complementares no COC Pra funcionar !!!
Agora te falo com todas as Letras que essa tecnologia não vai ser passada totalmente é só algo em 1º escalão e algumas de 2º no que tange a mamuntenção desse esquipamento.
A transferência se dará por completa se os Ingleses venderem para posterior instalação nas CCTs .

Nunão

Evidentemente, Burgos. Tem um grupo de trabalho na Inglaterra recebendo as informações, documentação etc visando operar e manter o navio. Mas transferência de tecnologia é outra coisa, nem escrevi nada sobre isso.

Rodrigo

Pessoal , incrível as capacidades deste radar, eu arrisco dizer sem medo de errar que a compra deste Navio foi a melhor coisa em, termos de navio de superfície, que MB fez desde o program das Fragatas Níterói , alem das capacidades do Navio que irão incrementar em muito as operações da MB e as informações que dão conta do ótimo estado do navio em sim e a cereja do bolo é o radar praticamente no estado da Arte. parabéns a MB, aos responsáveis por essa compra que não deixaram a oportunidade passar e pra completar escolhem o melhor nome… Read more »