segundo destróier Type 055

segundo destróier Type 055

segundo destróier Type 055
segundo destróier Type 055

Imagens postadas em fóruns online chineses indicam que um segundo destróier Type 055 encomendado pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) foi lançado em 28 de abril no estaleiro Jiangnan Changxingdao em Xangai.

Enquanto o primeiro Type 055 foi lançado com considerável cobertura da mídia em junho de 2017, nenhuma confirmação oficial do lançamento do segundo foi feita.

O Type 055 é a maior classe de combatentes de superfície construídos para a PLAN. Ele tem 180 metros de comprimento e deve deslocar mais de 10.000 toneladas (11.023 toneladas), o que o torna comparável em tamanho aos cruzadores da classe Ticonderoga da Marinha dos EUA.

Seu principal armamento está centrado em 112 silos de mísseis de lançamento verticais que devem descarregar uma combinação de mísseis de cruzeiro, superfície-ar, superfície-superfície, torpedos, antissubmarinos e de ataque terrestre.

Os navios provavelmente serão um componente chave dos grupos de escolta da PLAN.

Lançamento do primeiro Type 055, em outubro de 2017

Dois estaleiros – Changxingdao e Dalian – estão construindo destróieres Type 055. Changxingdao tem sido o principal local de construção de destróieres para a PLAN desde 2008, quando o estaleiro de Jiangnan foi transferido do centro de Xangai para a ilha, na foz do rio Yangtze.

Quatro destróieres Tipo 052C e 10 destróieres Tipo 052D foram lançados em Changxingdao desde 2010. Sendo uma instalação completamente nova construída em um novo local, trabalhos de construção pré-lançamento foram realizados em um galpão coberto, com os cascos movidos para um shiplift para lançamento.

A construção do maior Type 055 foi realizada fora do galpão de montagem, em parte sob estruturas de andaimes cobertas, seguido de lançamento através do shiplift. As imagens de satélite de abril de 2018 parecem mostrar um número crescente de estruturas ad hoc de andaimes para proteger os cascos em construção, com trabalhos em pelo menos um e possivelmente dois destróieres Type 052D sendo realizados fora do galpão principal de construção.

Type 055 design
As características do Type 055. Clique no gráfico para ampliar

VLS do Type 055

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tomcat3.7

Não estão pra brincadeira os chineses viu, que máquina,mais uma !!!

Ricardo Bigliazzi

Sem cobertura aérea não passa de um alvo

Ricardo Bigliazzi

Desde 1941 uma frota de superfície sem superioridade aérea não passa de um grande e suculento alvo (basta perguntar aos Japoneses o que aconteceu de 1944 em diante).

Não é a toa que os Submarinos ganharam outro status para a absoluta maioria dos países que necessitem de projeção no mar (vide o esforço da Russia nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 na construção de submarinos).

ANTONIO CARLOS

Um alvo com grande capacidade de defesa e ataque, diga-se de passagem.

Gonçalo Jr.

Ainda assim uma alvo muito mais desprotegido sem defesa aérea pois um Su-30 indiano pode lançar uma míssil anti-navio Brahmos a 400 km de distância, por exemplo. O Brahmos tem alcance de 450 km e é capaz de levar uma ogiva de 300 kg, convencional… ou nuclear.

Artur Castro Brasil

Estão fazendo jus às suas pretensões no mar do sul da China. Com duas dessas monstruosidades sendo lançadas ao mar em tão curto espaço de tempo, não demorará 5 anos para que a China já seja uma ameaça à altura dos EUA naquela região.

Daqui para lá, pelo menos uma dezena dessas máquinas já vão ter sido comissionadas. Aliás, não se sabe sequer quantas estão em fase de construção.

Pablo

E o Brasil… nem é bom falar.

Artur Castro Brasil

Essas fragatas, combinadas com os sistemas anti-navios e antiaéreos instalados nas ilhas, combinados também com as bases aéreas instaladas, são uma ameaça de peso.

Airacobra

Fragatas?

Burgos

Na verdade pelo comprimento e tonelagem, essa classe tá mais pra Cruzador do que um destroyer.
Mas já que eles querem que seja um destroyer, que assim seja então !!!

Ricardo Bigliazzi

Como o Zunwalt

Marcos

Quantos anos será que ficarão operacionais esses equipamentos em relação aos seus homônimos ocidentais?

Não sei no quesito militar, mas quem vive em meio a projetos na indústria e volta e meia se depara com maquinários chineses sabe como é a qualidade das coisas que vem de lá… quem sabe eles sejam honestos e obedeçam a alguma certificação no âmbito militar.

Gustavo

imagina o Brasil com 2 desse, 8 FREMM, 14 Tamandaré, os tais 11 submarinos… nossa, hora de acordar. hahaha

No mais, que navio! Parabéns aos Chineses!

Luiz Trindade

Os chineses vieram para dizer: Chegamos na área!!!

JagderBand44

Na minha humilde opinião o 055 é um cruzador.
Belas linhas, clássicas por sinal.

Daglian

Depende da sua nomenclatura. Alguns chamam de cruzador um navio deste porte e reservam “destróier” para navios de porte menor, mas ainda mais capazes que uma fragata; outros chamam de Destróier e pronto. Isso, apesar de ser uma discussão interessante, pouco altera nas capacidades do navio. O type 055 vem claramente para competir com os Arleigh Burke americanos e outros cruzadores AEGIS de marinhas aliadas (como a própria imagem ilustra). Imagino que sua principal função será, sem surpresas, defender as forças tarefas centradas em porta-aviões que os chineses estão construindo. Ou seja, enquanto os chineses desenvolvem equipamentos para tentar atacar… Read more »

sub-urbano

112 tubos VLS…

Tem mais poder de fogo que todas as Fragatas e Corvetas da MB juntas.

Cristian Nunes Mendes

Tem mais poder do que todas as marinhas juntas da America Latina Central e México kkkkkkkkk e pode por na conta ae as Marinhas Africanas também rsrsrsrs

Flavio

No ocidente esse navio não seria um cruzador?

Oplita

“Quatro destróieres Tipo 052C e 10 destróieres Tipo 052D foram lançados em Changxingdao desde 2010”.
Quatorze destróieres em oito anos em apenas um estaleiro…
Realmente impressionante!

Luiz Floriano Alves

Oplita
Os Chinas não brincam es serviço. Corrupto leva bala. Nós bem que ficariamos bem servidos, naa MB, com umas dessas 054.