Criticando a Marinha dos EUA por ter enviado dois navios de guerra, incluindo o cruzador USS Antietam visto aqui, para o Mar da China Meridional em uma missão de liberdade de navegação, a China reivindicou essas águas como um "Mar Territorial Chinês"

Criticando a Marinha dos EUA por ter enviado dois navios de guerra, incluindo o cruzador USS Antietam visto aqui, para o Mar da China Meridional em uma missão de liberdade de navegação, a China reivindicou essas águas como um “Mar Territorial Chinês”

PEQUIM – O Ministério da Defesa Nacional da China disse que a entrada de dois navios de guerra dos EUA nas águas territoriais da China em torno das Ilhas Xisha, no Mar da China Meridional, é uma séria violação à soberania da China.

Wu Qian, porta-voz do ministério, fez as declarações no domingo quando questionado sobre os comentários dos militares chineses sobre a provocação dos navios de guerra dos EUA.

Segundo Wu, dois navios de guerra americanos, Antietam, cruzador de mísseis guiados e o destróier Higgins entraram arbitrariamente em 27 de maio nas águas territoriais da China em torno das ilhas Xisha, sem permissão do governo chinês.

Militares chineses tomaram medidas imediatas despachando navios e aeronaves para realizar identificação e verificação legal dos navios de guerra americanos e alertá-los, disse Wu.

Wu disse que as ilhas Xisha no Mar da China Meridional são território inerente da China e, de acordo com a Lei da República Popular da China no Mar Territorial e na Zona Contígua, o governo chinês promulgou a linha de base do mar territorial das Ilhas Xisha em 1996.

A ação provocadora dos EUA, enviando mais uma vez navios de guerra para as águas territoriais da China em torno das Ilhas Xisha, violou a lei chinesa e o direito internacional relevante, infringiu seriamente a soberania da China, afirmou Wu.

O lado chinês opõe-se firmemente a tais ações provocativas e arbitrárias por parte dos EUA, que minaram a confiança mútua estratégica entre as duas forças armadas e danificaram a paz, a segurança e a boa ordem em águas relevantes, continuou Wu.

As forças armadas chinesas estão inabalavelmente determinadas a fortalecer sua prontidão naval e de combate aéreo, elevar o nível de defesa, salvaguardar a soberania e a segurança nacional e manter a paz e a estabilidade na região, disse o porta-voz explicitamente.

FONTE: Ministério da Defesa Nacional da China

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Stene Nilton

Aí eu pergunto… Qual a razão disso? Qual o efeito prático, além de acirrar os ânimos?

Mk48

A China ainda não tem condições de enfrentar militarmente os EUA, portanto só podem fazer o jogo de palavras.

Stene Nilton

Concordo, mas o que os EUA ganham com esta provocação, qual a estratégia?

Mk48

Nilton, creio que seria não dar espaço para a China, e mostrar a eles quem de fato manda. É só uma suposição .

Ádson

A provocação não é americana. A China declarou unilateralmente que águas internacionais longe de seu território lhe pertencem. Essas águas se fossem de algum país seriam ou das Filipinas ou do Vietnã. A China tenta se impor na região de maneira ameaçadora com o uso da força. Essas águas são ricas em petróleo e pescado. Um sexto do pescado mundial de água salgada sai de lá.

Stene Nilton

Então, neste caso, é a China que quer se impor e quem está mandando o recado são os Americanos…

uBurg

Adson exatamente o que esta acontecendo. Inclusive perderam o caso na WTO e continuam se impondo em cima do Vietna e Filipinas. Eles usam fatores historicos como argumento mas mesmo assim perderam na corte na mundial.

ODST

A questão é que nenhum dos dois países possui capacidade de se enfrentar achando que alguém sairá vitorioso. E o EUA sabe disso também, até por isso faz suas graças pela região. Se nem no Vietnam eles conquistaram seu objetivo, imagine contra uma poderosa China e em pleno século 21 (onde ninguém mais aguenta ou deseja guerras), na era digital (onde todos sabem sobre tudo e em tempo real) e da globalização.

Victor Filipe

Eles não só venceram o Vietnã como no final da guerra foi firmado o tratado de paz de Paris. era para o Vietnã sera algo como a coreia hoje, mas um ano após a saída americana na região o Vietnã do norte lançou uma ofensiva surpresa sobre o sul.

Edmilson da Silva sanches

Sera que o vídeo deles abandonado o Vietnã as pressas e jogando helicópteros na água para caber mais gente nos navios é fake?

Jefferson Ferreira

Então não venceu… Vencer uma guerra é dominar e sobrepujar a sua vontade sobre o lado perdedor vide (iraque, coreia, libia…) bem diferente do que acontece no vietna

Bosco

Edmilson, Às vezes nossos olhos podem nos enganar . A visão da retirada estabanada de Saigon, apesar de emblemática, não demonstra a derrota americana. Os “Acordos de Paz de Paris”, assinados em 27 de janeiro de 1973 entra o Vietnã do Sul, os vietcongues e os EUA , foi o acordo que pôs fim à participação militar americana e à retirada de todo o efetivo americano no Vietnã. A Queda de Saigon se deu em 30 de abril de 1975, portanto, dois anos depois dos EUA terem retirados suas tropas. O que se viu na Queda de Saigon foi uma… Read more »

sub-urbano

Agora os USA venceram a guerra do Vietnã. O fanatismo do pessoal não tem limites.

Rafael

O fetiche pueril pelos EUA por alguns é risível. Realmente, eles venceram o conflito no Vietnã. Me poupe…

Dalton

Não é “fetiche pueril”…cresci lendo livros que apenas davam uma versão para o fim da guerra que seria a “derrota”, mas, com o tempo li também outros livros que se não falavam em vitória, também clarificavam sobre o verdadeiro derrotado que foi o Vietnã do Sul. . Na prática não ocorreu o que os EUA tanto temiam…o “efeito dominó” e isso pode muito bem ser visto como uma “vitória” já que os comunistas perderam muito tempo e recursos enquanto os EUA estavam ativamente engajados na guerra. . Não houve “bandeira branca” e os EUA conseguiram forçar o Vietnã do Norte… Read more »

marcus

Essas ilhas de acordo com o google earth estão a 610 quilômetros da costa chinesa.
Não demora muito os Chineses vão reivindicar Fernando de Noronha.
O jeito de amansar o Dragão é parar de comprar produtos chineses.

Lucio Pinheiro

Edmimson silva Sanches, o video não e fake e nem representa nada a não ser a retirada de helicópteros do conves de um porta aviões para recebimento de um oficial vietnamita sua familia. Fake é a lenda construida ideologicamente de que os Estados Unidos perderam no Vietnam. Isso eu te garanto que é totalmemte fake. Militarmente ganharam e bem.
Os EUA perderam a guerra em casa por causa dos malditos democratas.

Bosco

A rigor não tinha como os EUA vencer no Vietnã sem destruir o comunismo na China e na URSS. Os americanos não propunham invadir o Vietnã do Norte, nem destruir completamente o país. A proposta americana era defender seu aliado Vietnã do Sul. Aliás, no processo, ficou 12 anos segurando as pontas, perdeu 60 mil cidadãos, mais 100 mil ficaram com sequelas graves e 10 mil aeronaves foram pro saco. Infelizmente (ou felizmente) a opinião pública americana não permitiu que os EUA ficassem mais tempo e se envolvessem mais e os “falcões” não puderão implementar suas táticas para derrotar os… Read more »

Tony

Discordo contigo….a marinha chinesa pode nn ser tão avançada mais…eles têm muitos navios e uma guerra marítima entre esses dois países nn interessa nem um e nem outro…a China só vai reclamar soberania sobre os territórios q pertencem a eles.

MGNVS

Tony
Perfeito.
Tbm analiso a situacao dessa maneira.

Augusto L

Stene, ” freedom of Navegation”, essa é a estrategia.
A China acha que o Mar do Sul da China é dela, o que a China clama vai além das leis internacionais sobre fronteiras marítimas.

Stene Nilton

Entendi. Valeu! Obrigado! Abraço ae!

Eduardo

No direito internacional quando uma reivindicação territorial não é contestada ela se torna definitiva.

Um exemplo são as Flaklands que só não são reconhecida por todas as nações como definitivamente inglesas porque a Argentina fica toda hora colocando a boca no mundo.

O efeito prático da presença militar norte americana é não tornar a reivindicação Chinesa incontestada, só isso.

MGNVS

Eduardo
Comentario perfeito.
Ilustrou bem a situacao.

Ivan BC

O mar não é da China, a China é expansionista, basta ver o mapa de ocupação do mar da China, desde a demarcação impositiva até as ilhas artificiais militarizadas.
Da mesma forma que o Atlântico SUL não é do Brasil, o mar da China não é do Estado francês.
Nada é em vão, Coréia do sul e Japão próximas, Taiwan buscando aumentar alianças e renovar armamentos, Austrália se armando, Vietnã se aproximando dos EUA, assim como India…todos sentem o movimento militarista chinês.

Ivan BC

Na quinta linha eu quis dizer: Estado chinês, NÃO francês*

Benjamim

Não dá pra explicar melhor, não os EUA que estão provocando mas sim a China que construiu ilhas artificiais no meio de uma zona altamente contestada (alegadamente sem fins militares) que agora abrigam toda uma infraestrutura militar. A China vai ficar só reclamando, vai fazer o que? Atacar primeiro e ver todo o mundo (exceto Russia e Coreá do Norte) se voltar contra ela?

Alex Barreto Cypriano

E desde quando a América tem de respeitar lei chinesa que se concede direitos especiais ao arrepio do direito marítimo internacional? Vão levar FONOP na orelha.

Walfrido Strobel

Estas ilhas Xicha pertenciam desde 1932 a Indochina e desde 1974 são ocupadas pela China e são administradas pela província de Hainan, agora em 2017 Hainan está promovendo o turismo nas ilhas com protesto do Vietnam que se declara o dono das ilhas.

Bardini

A China vem implementando cada vez mais sua capacidade Anti-Access. No momento, eles não podem impedir a Us Navy de acessar esse mar. Daqui alguns anos, será bastante complicado para americanos e aliados adentrarem aquele mar. . Os mares da china e a geografia do seu entorno, favorecem a prática do Anti-Access e consequentemente, fortalecem e muito a prática do Area Denial. . Ainda mais no Futuro, creio que veremos os Chineses tentado penetrar zonas protegidas pela US Navy e aliados. A situação tende a se inverter, com o crescimento do poder chinês… . Fazendo um paralelo com o Atlântico… Read more »

MGNVS

Bardini 29 de Maio de 2018 at 14:44

Excelente analise Bardini!
Tem comentarios aqui que dao gosto de se ler.
Em compensacao comentarios ideologicos da torcidinha EUA x Todo Mundo sao totalmente irrelevantes e chatos.

Ozawa

A China, ao menos neste episódio específico, opta pela interdição verbal à interdição naval.

As palavras de Estado ora assumem caráter defensivo, quando retiradas da reserva diplomática comum a qualquer nação, ora assumem caráter ofensivo, quando retiradas do arsenal estratégico restrito às potências militares . . .

Victor Filipe

Os países que se encontram no mar da china e seu entorno só não perderam seu total acesso a esse mar devido a essas visitas americanas… Nem de longe o “Uncle Sam” faz isso por pura bondade, mas ele sozinho não vai ter poder pra segurar a china no pacifico, com seus novos porta Helicópteros a Coreia do Sul busca uma marinha mais ofensiva, o fortalecimento militar de outros países da região somado a Frota do pacifico pode ser suficiente pra fazer a china recuar…

José Carlos David

Quem diria…a China peitando os Estados Unidos! Mais uns anos e passarão das palavras para a ação!

Robert Smith

Como é o nome do mar em questão? não é Mar da China? então tão discutindo o que… ora pois pois o mar É DA CHINA!

:o)

Leonardo

Da mesma forma que o Canal da Mancha é o English Channel? 🙂

Robert Smith

Espero que os leitores tenham entendido que meu comentário acima foi “cômico” … porém reflete a posição que a China está tentando convencer/impor ao resto do mundo… A “United Nation Convention of The Law of The Seas” da qual a China é signatária, define o limite das águas territoriais , sobre a qual as nações têm total soberania, como se terra fosse, o limite de 12 milhas a partir da costa! Além disso existe a possibilidade de uma soberania Econômica, como fez o Brasil na faixa de até 300 milhas, onde temos os direitos exclusivos de controle e exploração dos… Read more »

Antonio Palhares

Walfrido e Bardini. É isto aí.
Conhecimento baseado no dominio histórico e pragmático do fato.
É quintal Chinês.

Luiz Floriano Alves

Isso não é correto. Não podemos considerar que existindo o mar da China, pressupõe que todas as terras banhadas por ele sejam propriedade da China. O mesmo valeria para o Golfo Pérsico, e todas as terras banhadas por ele seriam da Pérsia, atual Irã. O México iria reinvindicar tb, as terras banhadas pelo Golfo do México. E por aí vai. Estas ilhas estão na zona econômica do Veietname. Basta olhar o mapa.

Aldo Ghisolfi

Lucio Pinheiro, os USA foram surrados no Vietnan; tem gente que ainda hoje comenta que o holocausto é invencionice dos americanos, que mentem que foram à Lua!

Bosco

Aldo,
Não sei se você é adepto de alguma teoria de supremacia racial mas se 58000 americanos mortos no Vietnã contra 850.000 de vietcongues mortos representar que os americanos foram “surrados” então cada americano deve valer por pelo menos 15 vietcongues.

Humberto

Bosco, normalmente concordo com voce, mas nem sempre (ainda bem né?). Conhecendo um pouco os americanos, sim, eles perderam a guerra. Para eles não existe segundo lugar ou quase conseguir, tente explicar para um gringo porque é possível um jogo de futebol terminar em empate. Não conseguiram curvar o Vietnam do norte. Tentar explicar com a ofensiva do Tet, militarmente sem dúvida alguma os americanos derrotaram o VC, por sinal, depois da ofensiva, os VC não eram mais considerados uma força de respeito, existe a lenda que eles foram propositalmente usados como bucha de canhão, para diminuir o seu poder.… Read more »

Dalton

Não se pode esquecer que a União Soviética mais que triplicou à ajuda ao Vietnã do Norte depois que os EUA saíram enquanto o Vietnã do Sul teve
que se virar com pouca ajuda depois…isso explica a relativa facilidade com
que o Vietnã do Norte derrotou o sul em 1975.

MGNVS

Humberto 30 de Maio de 2018 at 12:19

Humberto… analisando os fatos por este ponto de vista entao seu comentario é bastante coerente com a situacao ocorrida.

Sendo imparcial vc demonstrou que na verdade nenhum dos dois lados ganhou nada.

As perdas humanas para o Vietnam foram imensas e para os EUA restaram tbm as perdas materiais e a sensaçao de “aqui nao vai dar” obrigando a uma retirada estrategica antes que a situacao piorasse ainda mais frente a propria opiniao publica americana.

MGNVS

Nesta questao os dois lados estao errados. A China nao pode afirmar que o mar em questao é de uso exclusivo dela violando os direitos de navegacao dos paises limitrofes e outros, e os EUA muito menos ainda tem o direito de serem os “xerifes do mundo”. O EUA nao tem qualquer tipo de procuracao assinada em branco pelo resto do mundo para simplesmente agirem da forma que quiserem em relacao a outros países. Esse papel cabe a ONU. Agora se a ONU nao é respeitada em suas decisoes entao esta na hora de mudar de atitude e se impor… Read more »

Claudio Luiz

rsrsrs…

Augusto L

Eu sei que é off topic, masss como a discussão ta boa.
https://youtu.be/7hqYGHZCJwk

Alessandro

A china está fazendo pelo mar, oq a Alemanha do Hitler fez em terra, antes do início da segunda guerra mundial, oq me impressiona é a cara de pau desses chineses em dizer que todo o mar meridional é deles.

Burgos

Classe Ticonderoga !!!
Bela nave !!!
Entrei a bordo quando essa (Ticonderoga) ainda na ativa.
Falo com todas as letras !!!
São navios feitos pra “brigar” mesmo.
Já imaginaram !!!
2 dessas no Brasil !!!
Bota respeito viu !!! ?

Hammer

A América faz o correto em cercear o expansionismo e a agressividade da ditadura comunista de Pequim contra paisrs mais fracos como o Vietnan, philipinas e Formosa.

jose luiz esposito

Vitor Felipe , nasceste quando ? Os EUA levaram um Pau no Viet Nam , não deves ter vivido o dia a dia do conflito, então veja o filme Boinas Verdes com John Waine , claramente se vê que os EUA não podiam caminhar pelo solo entre suas Bases cercadas , o deslocamento somente se fazia por helicopteros !

Helio Eduardo

Até isso dá discussão? Aff… Bom, vamos lá, então Taiwan, Vietnam, Filipinas, EUA, Japão, etc…, etc… estão todos errados, certos estão os chineses, inclusive construindo ilhas artificiais que, fora a cara de pau, são um tremendo atentado ao meio ambiente…. Basta um pouco de pesquisa histórica para entender o atual contexto e saber que, com razoável dose de certeza, é lá que vai estourar a próxima grande guerra… EUA levaram pau no Vietnam?? Sei…. galera anda vendo muito filme de Hollywood…. O Pentágono levou pau foi dentro de casa, em uma época que a sociedade americana estava cansada de guerras… Read more »

Jagdverband#44

Comentando sobre a foto do post:
sou muito fã das linhas do Ticonderoga, me lembra um pouco o saudoso Spruance.

sub-urbano

Mar Territorial Chinês = Oceano Pacífico.

Aceita que dói menos kkkk

BMIKE

Penso que em breve os EUA afundem 1 ou 2 type 54 para os chineses voltarem para suas 12 milhas, é só isso que eles entendem. Se reclamarem na próxima afunda 4, se continuarem a reclamação manda 8 para de baixo daqua e assim por diante. Os amarelos não são dessa cor a toa…

MGNVS

E no seu ponto de vista, os EUA afundam navios de guerra chineses e ponto final? Simples assim?
A China vai ficar quietinha chorando no cantinho da sala igual uma criança de castigo???
Ate parece que a geopolitica internacional com dois players nucleares envolvidos se faz assim.

Ricardo Bigliazzi

Aos chineses não pode faltar demonstrações que Eles estão longe de poder fazer o que quiser.

No “terreiro de casa” cantam como perigosos galos de briga e se comportam como galinhas quando alguém chega perto.

Recomendo a China enviar cruzadores para Guan ou para o Havaí. Recomendo que levem botes salva vidas para todos os tripulantes.

Juvenal Santos

O imperialismo chinês é simplesmente ridículo, querem todo o mar que está na frente dos outros países e concede a estes apenas as 12 Mn, o resto é deles, seria como o Brasil querer todo o Atlântico Sul até as Falklands, a Argentina e o Uruguai ficariam restritos às 12 Mn de suas costas, o resto seria nosso, simpesmente ridículo, alguém tem que colocar um freio nessas bestas-feras comedores de cachorros, e somente os EUA tem esse poder, graças a Deus, quando os chinos tiverem comprado todo o Brasil as pessoas vão ver o que esse império do mal é… Read more »

Favaratti

A China é tão imperialista como os EUA, Rússia…….nada de anormal.

MGNVS

Nesta questao os dois lados estao errados. A China nao pode afirmar que o mar em questao é de uso exclusivo dela violando os direitos de navegacao dos paises limitrofes e outros, e os EUA muito menos ainda tem o direito de serem os “xerifes do mundo”. O EUA nao tem qualquer tipo de procuracao assinada em branco pelo resto do mundo para simplesmente agirem da forma que quiserem em relacao a outros países. Esse papel cabe a ONU. Agora se a ONU nao é respeitada em suas decisoes entao esta na hora de mudar de atitude e se impor… Read more »

Bosco

MGNVS, Existe um mundo idealizado, utópico, que cada indivíduo pode criar na sua cabecinha cor de rosa. E existe o mundo real. Os EUA se aventura a ser xerife do mundo no mundo real e esse não tem nada de cor de rosa. Nesse mundo real, cinza, vizinhos não se entendem. Pessoas de bem se matam por gasolina. Uma pessoa mata outra por conta de música alta. A desonestidade impera e impera a mais pura lei da selva entre os ditos humanos civilizados. Não me surpreenda que dentro desse contexto sombrio pessoas criem seu mundo cor de rosa e se… Read more »

Mk48

Bosco………

Disse tudo em poucas palavras.

MGNVS

Bosco
Admiro muito seus comentarios tecnicos e eu tbm rio muito qndo vc nao concorda com uma opiniao diferente da sua.

Tenho que admitir que vc tem um excelente senso de humor.

Rindo muito aqui… hahahahaha

Ja pensou em seguir carreira no humorismo?

Ja tem ate titulo para o seu stand-up:
Bosco e seu Besteirol Americano.

Ou entao…
Bosco em: “Corra… que os EUA vem ae.”

hahahahahahaha…

Vai fazer muito sucesso.

Em cartaz: todos os dias aqui na Trilogia.
E o melhor… totalmente de graça.

Bosco

Fico feliz que goste!!