O Brasil está construindo atualmente quatro submarinos S-BR dentro do Programa Prosub

Visão em corte do submarino S-BR, Scorpène modificado para a Marinha do Brasil

Submarino Riachuelo fotografado na cerimônia de início da integração dos Submarinos da classe S-BR
Submarino Riachuelo fotografado na cerimônia de início da integração dos Submarinos da classe S-BR

por Guilherme Poggio

O programa de nacionalização do Prosub possui a finalidade de promover a nacionalização de equipamentos e sistemas para submarinos com alto teor tecnológico e com aplicação em outros setores industriais. Ele também visa o incremento da capacitação das empresas nacionais através da absorção de novas tecnologias e a ampliação e diversificação de suas bases comerciais.

O programa de nacionalização faz parte de uma lista de 21 operações de compensação financeira (“offset”) acordadas entre a Marinha do Brasil e a empresa DCNS (atualmente Naval Group). Os acordos de compensação são instrumentos legais que formalizam os compromissos e as obrigações do fornecedor estrangeiro para compensar as importações realizadas.

Inicialmente a Marinha definiu 89 projetos para o programa de nacionalização e elegeu cerca de meia centena deles como de caráter prioritário. Diversas empresas nacionais foram sondadas e muitas resultaram em acordos comerciais. Um grupo menor de projetos ainda permanece em fase de busca de candidatos.

O Poder Naval teve acesso a informações exclusivas sobre os desafios enfrentados diariamente pela equipe que gerencia o programa de construção de submarinos da Marinha do Brasil no que diz respeito ao programa de nacionalização. Numa série de três posts o Poder Naval abordará três diferentes histórias que exemplificam este árduo trabalho.

 

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
John Galt

Parabéns ao site! Sempre tive a curiosidade de compreender melhor como funciona a aplicação de offsets industriais em acordos como esse! Obrigado.

Willber rodrigues

Vendo a complexidade desse projeto, eu só posso imaginar o prejuízo que seria se não houver continuidade depois dos 4 subs “normais” e 1 nuclear.

Mk48

Willber, Cada um tem o seu modo de ver e imaginar as coisas. Eu já acho que mesmo que se concretize o pior cenário, onde não haja verba para se prosseguir além dos 4 SBR e do SubNuc, já tivemos um ganho imenso. Se você vem acompanhando as últimas matérias detalhando o Projeto, você vai ver claramente que todo o ToT e toda a expertise adquirida pela MB e pelas empresas que se credenciaram como fornecedoras do Projeto, coloca o Brasil pelo menos 30 a 40 anos na frente de qualquer outro país do Continente Americano. Perderíamos apenas para os… Read more »

Willber Rodrigues

Pelo contrário, eu lí as matérias anteriores. Da mesma maneira que eu lí sobre as reportagens sobre as corvetas Barroso e sobre os subs tupi. Em ambos os casos, foram gastos muito, pra se construírem aqui, com domínio de tecnologia, mas ficaram em apenas poucas unidades. Nunca critiquei o que foi gasto no PROSUB, pelo contrário, tenho um mínimo de idéia do quanto essa tecnologia é importante pro país como um todo. O que critiquei é a possibilidade ( possibilidade real, você há de concordar comigo ) de que, após isso, fique em apenas 5 submarinos ao todo, mesmo com… Read more »

Mk48

O cenário ideal, onde seriam construídas mais unidades, históricamente no Brasil não tem precedentes.

Vamos torcer para que isso mude, porém, o que estou querendo destacar, é que mesmo no pior cenário já haveriam ganhos enormes, e não prejuízo, como você disse no seu post inicial.

Só isso.

Abs.

Mk48

Penso que, para evitar a dependência estrangeira, pelo menos dois ítens dos SBR sejam absolutamente necessários que sejam produzidos localmente : As baterias e os torpedos.

Renato

Na condição de brasileiro e empresário, eu gostaria de saber para quais itens a MB procura um fornecedor. A lista destes itens é aberta aos cidadãos pagadores de impostos ou é confidencial e restrita ao seleto grupo que administra nossa defesa?

XO
Fernando "Nunão" De Martini

Renato, esse assunto já foi abordado em várias matérias, a Marinha fez chamamentos etc.

Abaixo, uma das matérias que trataram do assunto aqui no Poder Naval:
http://www.naval.com.br/blog/2014/12/21/fornecedores-nacionais-do-prosub/

E um link da Marinha dedicado ao tema:
https://www.marinha.mil.br/prosub/nacionalizacao

Bueno

Parabéns, naval! . obrigado por nos brindar com estas reportagens.
Estou degustando um pouco desta delicia e desenvolvimento.

Nonato

Eu não critico nada.
Mas vejo nas propagandas falando que o Brasil vai se tornar independente na produção de radioisótopos, etc.
Como o Brasil tem há décadas usinas nucleares, inclusive o pessoal da ONU veio e os equipamentos ficavam escondidos por uma lona, pensei que o Brasil já tinha conhecimento suficiente nessa área.