No final do ano de 2009, pouco tempo após a assinatura do contrato do Porsub, o Poder Naval escreveu dois posts contando a história do programa do submarino nuclear brasileiro (SNB). Um programa que teve seus altos e baixos e que se arrastou por décadas. Como naquela época o site não estava aberto para comentários e como o tema tem despertado interesse dos leitores atuais, decidimos reeditá-los.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

Acho que com altos e baixos nosso sub vai sair, devemos sempre levar em conta os problemas políticos, a “”boa”” vontade dos nossos congressistas, os cortes de verbas, os nossos orçamentos aprovados nunca são reais, então entre assinatura é comissionamento levamos sempre mais de 10 anos, a tecnologia fica defasada. Infelizmente estamos no Brasil mar territorial é coisa.que se aprende nas escolas, mas, Brasília não pensa, o dia que pensar teremos realmente forças armadas.

Esteves

O Prosub e o Riachuelo ganharam destaque e carinho dos comentaristas porque provavelmente nenhum veículo no Brasil fez ou faz uma cobertura tão detalhada e tão aprofundada. São vídeos, fotos, depoimentos, informações, debates. O Poder Naval acertou em cheio. As postagens permitem olhar para dentro do país e para fora. É possível comparar o que temos e o que nos falta. Metalurgia, comércio exterior, gestão, defesa, estratégia, táticas, pensamentos, empresas, produtos, pesquisa, compras, vendas, desenvolvimento, resultado. Pouco tem faltado. É fundamental dominar a propriedade industrial e intelectual dos submarinos. Se importamos componentes, se a MB desenvolve fornecedores, se o custo… Read more »

Matheus Fonseca

Belíssimas palavras Esteves, em suma eu me senti representado por seu comentário. Abs

Mk48

Ótimo comentário Esteves.

Faço das suas as minhas palvras.

Twenty one Brazilian Republic

Grandes e verdadeiras palavras, sem políticos ou politicas; apenas brasileiros trabalhando honestamente para seu país e para sua família.

Marcelo Andrade

#Estevestocontigoenãoabro!!!!

JT8D

Nada mais a acrescentar. O que este país precisa é que as pessoas de bem não se deixem abater e deem exemplo de trabalho e patriotismo. Como a MB tem feito

Mk48

Estava lendo há pouco no UOL Economia que uma pesquisa revelou que em 10 anos as intervenções do BC no mercado do dólar custou R$ 25,2 Bilhões, ou seja , custou quase 2 PROSUB´s e meio no mesmo período………….

https://economia.uol.com.br/cotacoes/

Fernando "Nunão" De Martini

Mk48,
Até onde sei, para essas intervenções usa-se reservas internacionais, que servem para isso mesmo, e não dinheiro do tesouro, assim a comparação com investimentos no Prosub, teoricamente, não se justificaria. Mas posso estar errado, evidentemente. Pesquiso História Econômica, mas não necessariamente consigo ficar ligado em tudo que ocorre no tempo presente da economia…

Nilson

Apesar de off topic, mas para saciar a curiosidade, segue matéria bem explicativa: https://exame.abril.com.br/economia/intervencoes-do-bc-no-cambio-custaram-r252-bilhoes-em-10-anos/
.
O BC, em verdade, tem usado swaps cambiais para intervir no câmbio, preservando as reservas. O custo citado parece ser o prejuízo causado pelos swaps ao BC, devido ao sobe e desce da moeda.

Fernando "Nunão" De Martini

Grato.

Mk48

Nunão,

Minha modesta opinião é que independentemente do dinheiro gasto nas intervenções do BC , sendo do Tesouro ou não, é dinheiro do Governo Brasileiro.

Rafael_PP

Já que você se revoltou tanto com a política do Banco Central, com certeza deve ter conceitos melhores de gestão cambial e financeira. Por favor, nos apresente.

Indo por este caminho, obviamente você tem total certeza que seria melhor para a sociedade brasileira mais “dois PROSUBs” do que os resultados alcançados pelas ações tomadas pelo BC.

Vamos viver de Sol, amor e submarinos a partir de hoje…

Mk48

Prezado Rafael,

Eu acho que houve um problema de interpretação de texto, de sua parte.

Eu trouxe uma informação apenas para comparação : O custo do projeto x o custo das intervenções do BC, no mesmo tempo.

Poderia ter trazido o valor das importações de diesel em 10 anos ou talvez do custo de construção de um estádio de futebol.

Não há nenhuma revolta (?!) ou crítica com a política do BC.

Leia mais atentamente os textos antes de fazer uma crítica, vai por mim.

Abs.

Rafael_PP

Se tivesse trazido a comparação com gastos em eventos esportivos; repasses para ‘ações’ culturais; etc, eu teria até apoiado. Mas antes de cobrar interpretação, faça ponderações coesas.

Você aglutinou dois temas que em absolutamente nada se comparam, como os demais comentaristas também apontaram.

Mk48

Prezado,

Você continua errado na forma e conteúdo de sua critica e agora procura respaldo em outros comentários.

Não quero nem preciso de seu “apoio”.

Escrevi e vou continuar a escrever o que acho pertinente.
Se você acha que o que escrevi está errado, critique de forma civilizada ou ignore.
Abs.

Control

Srs
Jovem Mk48
Apenas para informar:
O contrato do PROSUB com os franceses foi de 6,7 bilhões de euros, o que representa, a preço de hoje cerca de 30 bilhões de reais. Se considerarmos os aditivos para o estaleiro, o valor chega na faixa de 35 bilhões de reais. E este montante não envolve os custos com o reator e o sistema de propulsão do subnuc.
Sds

Mk48

Control,

Grato pela informação.

Nilson

Excelente resgate histórico. É fantástico o nível de gestão de conhecimento proporcionado pela internet, e muito bem manuseado pelo Poder Naval. . Interessante que, pelo que hoje se sabe, parece ter faltado, no planejamento inicial, um projeto: o que trataria das instalações nucleares necessárias à operação do SubNuc (o complexo radiológico da base naval). Talvez se tivesse existido tal projeto, o projeto do nosso complexo radiológico não precisasse ter sido contratado no âmbito do ProSub, reduzindo os seus custos e incertezas. Mas é perfeitamente compreensível: como se tratava de algo mais para o final do programa, e os recursos eram… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Agora, é esperar a “paulada” que vai ser o custo do complexo radiológico, que ainda está em projeto básico, podendo haver acréscimos no valor previsto.”

Nilson,

Em matéria anterior isso já foi abordado. Considerando o Prosub como um todo, a alteração para mais no custo total, em relação ao orçado inicialmente, foi de 15 a 20%, segundo informações prestadas pela Marinha em coletiva de imprensa à qual o Poder Naval estava presente:

http://www.naval.com.br/blog/2018/02/22/submarino-riachuelo-coletiva-de-imprensa-e-mais-detalhes-sobre-o-inicio-da-integracao/

Nilson

Nunão, estes acréscimos de 15 a 20 % são os já incorridos. Transcrevo a parte do relatório do Acórdão TCU nº 2952/2013 – Plenário que prevê ampliação de gastos no complexo radiológico: “268. … Ressaltamos, ainda com respeito ao projeto básico global recém concluído, que não há definição precisa dos custos de “equipamentos, obras e sistemas para o complexo radiológico”, estimado em R$ 897 milhões. Não se afasta, portanto, novos acréscimos ao custo global, dada a imprecisão dessa parte da obra”… . Esse projeto básico global foi o que gerou o acréscimo no custo do EBN. E segundo o TCU… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Nilson,
Um lado é a visão do TCU.
Outro lado é a visão da MB.
Só no futuro se vai saber qual chegará mais perto do real, mas o acréscimo de 15 a 20%, informado na coletiva de imprensa, é a posição da Marinha sobre o tema, levando em conta todos os custos.

Nilson

Aguardaremos ansiosamente, Poggio. O complexo radiológico é um item totalmente inovador para o Brasil, deve despertar grande curiosidade.

Agnelo

Acredito q um problema, e ao mesmo tempo vantagem, na demora do Sub estar concretizado é o desenvolvimento tecnologico q está muito rápido.
Quando algo nosso está quase pronto, se descobre ultrapassado e temos q continuar correndo.
Mas, a vantagem é q não lançamos algo já ultrapassado.

Nisso tudo temo a sorte de não termos ameaças tão perto e próximas de acontecer.

Pedro Tavares Nicodemos Filho

“Sem permissão para visualizar rascunhos.”, tanto no “O mais longo dos programas. 1” quanto no “O mais longo dos programas. 2”.

Pedro,
Experimente recarregar a página. Este problema ocorreu ontem mas já havíamos consertado.

GUPPY

Desculpem o off-topic em relação ao post mas não em relação a alguns comments:
Ontem, dia 14/06/18, o Banco Central injetou mais 5 bilhões de dolars para conter a alta do mesmo.