Home Indústria Naval Bélgica e Holanda vão comprar 16 navios de guerra em conjunto

Bélgica e Holanda vão comprar 16 navios de guerra em conjunto

4802
4
Concepção da fragata que será adquirida em conjunto pela Bélgica e Holanda
Concepção da fragata que será adquirida em conjunto pela Bélgica e Holanda

A Bélgica e os Países Baixos concordaram em comprar 16 navios de guerra em conjunto por um custo estimado de cerca de € 4 bilhões (US$ 4,7 bilhões), informaram reportagens.

O ministro holandês da Defesa, Ank Bijleveld, e seu colega belga Steven Vandeput, em Bruxelas, para uma reunião da Otan, assinaram um memorando de entendimento para iniciar o procedimento de compra, disse a agência de notícias Belga, citando Vandeput.

O acordo prevê quatro fragatas, que seriam construídas na Holanda, e 12 caça-minas, com 16 navios a serem divididos igualmente entre os dois lados.

As propostas foram solicitadas ao construtor holandês Damen Schelde Naval Shipbuilding e à afiliada holandesa do grupo francês Thales, informou a agência de notícias holandesa ANP.

Para a Bélgica, “alguns candidatos já foram escolhidos … O objetivo é tomar uma decisão até o final do ano”, disse Laurence Mortier, porta-voz do ministro belga, à AFP.

Os novos navios devem ser entregues a partir de 2023, informou a Marinha Belga.

As marinhas dos países vizinhos colaboraram durante mais de meio século e cooperam estreitamente em questões de defesa.

4 COMMENTS

  1. Esta compra certamente é um reflexo da pressão feita pelo Trump aos países da Otan, para que aumentem sua participação na Aliança.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here