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Destróieres Type 45 da Royal Navy passaram a maior parte de 2017 no porto

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HMS Daring, destróier Type 45 britânico
HMS Daring, destróier Type 45 britânico

Metade da força de destróieres de defesa aérea Type 45 da Marinha Real Britânica (Royal Navy) esteve confinada ao porto durante a maior parte de 2017, segundo dados divulgados sob a Lei de Liberdade de Informação (FOI) do país em 12 de junho.

Os destróieres da classe “Daring” projetados e construídos pela BAE Systems foram afetados por problemas de disponibilidade ligados ao sistema de propulsão elétrica do navio de guerra, e um dos navios teve que retornar para casa após um desdobramento no Oriente Médio em 2017, após um problema técnico com um eixo de hélice.

De acordo com os dados da FOI para o número de dias gastos em seu porto de origem em Portsmouth, os seis Type 45s passaram progressivamente menos tempo no mar desde 2016.

Em março de 2018, Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou um contrato de £ 160 milhões com a BAE Systems para atualizar o sistema de geração de energia e propulsão instalado nos destróieres Type 45.

O Projeto de Melhoria de Energia (Power Improvement Project – PIP) aumentará a resiliência da classe Type 45, instalando fontes adicionais de geração de energia em cada navio. Entregue como um grande projeto de conversão, o PIP substituirá os dois geradores existentes por três unidades maiores capazes de fornecer a propulsão dos navios de forma adequada.

FONTE: Jane’s

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diego farias
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diego farias

Vende eles para o brasil kkkkk 😂.

Daniel Ricardo Alves
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Daniel Ricardo Alves

Você ficou louco? Teríamos que vender um pulmão para mante-los! Kkkkkk

Cidadão Bem Informado
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Os britânicos fizeram um Negoção ao dar a BAE praticamento um monopólio.
Algo me diz que as Type 26 não vão ser muita coisa melhor que isso não ….

Jr
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Jr

Não é por nada que os britânicos apelidaram a BAE de Big And Expensive

Mk48
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Mk48

Não é uma questão de dar a BAE o monopólio. O mercado de tecnologia é verticalizado. Na Inglaterra temos a BAE, nos EUA temos a Lookheed Martin. São duas gigantes de tecnologia e que absorveram ao longo do tempo empresas menores, para tornarem-se as potências que sao hoje.

Augusto
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Augusto

A Lockheed Martin não tem monopólio nos EUA. Na área naval também há a Bath Iron Works (da General Dynamics Marine Systems). E na área aeronáutica, a Lockheed Martin também compete com a Boeing. Em qualquer área de engenharia (naval, aeronáutica, etc) há ao menos 2 grandes atuantes.

Augusto
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Augusto

Raytheon, Northrop Gruman, Orbital ATK, Leidos, General Atomics, Harris, United Technologies, L3… se forçar a cachola, acho que no geral são umas 3, 4 ou 5 grandes por área de atuação.

Washington Menezes
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Washington Menezes

Agora vai, trocaram dois geradores menores por três maiores.

Vovozao
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Vovozao

Com tão pouco tempo, já apresentando problemas. Não se trata de atualizações.

Burgos
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Burgos

Erraram feio na parte de geração de energia.
Parecem que estão corrigindo e vai ficar bom agora.
Mas gastaram um monte pra construir essas types 45, se fosse a Marinha Real Britânica,eu botava na conta da bae systens

Mk48
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Mk48

Fico aqui imaginando se isto tivesse acontecido no Brasil, com a MB.

Os pitaqueiros de plantão já fazem aqui no Blog um escarcéu , escrevendo absurdos, detonando com a gestão da MB com argumentos muitas vezes pifios e ridiculos, por muito menos.

No fim das contas, cada qual com seus problemas, que no caso deles, já está identificado ( um erro crasso no projeto na parte de geração de energia), e com solução definida, faltando apenas implementar.

Luiz Floriano Alves
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Luiz Floriano Alves

O erro deste sistema de propulsão foi a fase de adaptação dos sistemas de recuperação de energia nas turbinas. Estas caracteristcs técnicas não estavam no projeto original destas turbinas a gas. Acontece que o desenvolvimento da realimentação com desvio de ar no estágio de compressão é um recurso tão impotante, na redução do consumo (30%) que resolveram adaptar nos equipamenroa existentes. No balanço de energia dos sistems de geração de força, nestas fragatas, preponderam as turbinas, com os grupos geradores a Diesel complementando necessidades de potencia nos motores eléricos de propulsão. Esses conjuntos foram ensaiados, e aprovados, no frio mar… Read more »

Mk48
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Mk48

Luis Floriano,

Ótimo comentário.

Eu tinha algumas dúvidas no assunto mas lendo sua explicação já foram sanadas.

Mercenário
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Mercenário

Há algumas semanas atrás foi noticiado que 4 das 6 Type 45 estavam navegando.

Esteves
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Esteves

Se o calor foi o responsável não foi o calor dos trópicos. Foi o calor do Mediterrâneo onde as temperaturas no verão passam fácil dos 30 graus. As Arleigh Burke usam o memo sistema, mas com 3 geradores X 2 geradores das Types 45. E não tiveram problemas sérios como o projeto inglês, navegando no Pacífico que no verão também tem temperaturas acima dos 30 graus. Mas não tem ar seco. Se foi o calor, aumentar a potência dos motores Wartsila exigiria redimensionar os intercoolers que funcionam melhor com mais. Mais potência na propulsão pode significar falha ou insuficiente potência… Read more »

Juscelino S. Noronha.
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Juscelino S. Noronha.

De repente quem sabe, só um comentário de um leigo. Já que a Marinha Brasileira tem todo este histórico e intercâmbio de longa data com a Marinha Real Britânica, a BAE poderia construir as Tamandaré, o que acham?

Camargoer
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Camargoer

Caro Juscelino. A escolha do estaleiro que construirá as Tamandaré será escolhido por uma licitação internacional que levará em conta vários critérios, inclusive a existência de um parceiro nacional e de compensações comerciais e tecnológicas (para equilibrar a balança comercial). Discutimos várias vezes aqui no blog sobre a necessidade ou da fabricação das corvetas ser feita no Brasil ou em outro lugar. Eu por exemplo, defendo que sejam feitas no Brasil por criar empregos aqui, impactar no PIB, impostos e por possibilitar que uma expressiva fração do projeto seja paga em reais. Outros colegas defendem que em um estaleiro estrangeiros… Read more »

Juscelino S. Noronha.
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Juscelino S. Noronha.

Obrigado pelo esclarecimento Camargoer, aprendo cada vez mais aqui no blog.

Ian L
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Ian L

BAE ltd is in trouble again this time with River batch2 HMS Forth has been returned to the builders for major remdial works and batch 1 River class ship HMS Tyne to be recommissioned in to the Royal Navy.
One big “Furball” developing over this in the UK.
Source UK Defence Journal website

Mk48
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Mk48

Yes , i read about it last night, but BAE will pay for the service.

Hard times for the Royal Navy.

By the Way : Congrats for the Queen Elizabeth. Beatiful and powerful Ship.

Mk48
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Mk48

*Beautiful

Juarez
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Juarez

Esteves, a função dos intercoolets e baixar a temperatura do ar aspirado pelo coletor de admissao, diminuindo sua densidade e aumentado o volume de ar na câmara de combustao, que por consequência gera uma mistura mais rica, maior explosão, e mais calor, por isto motores turbos, ou biturbos com intercoolers necessitam de trocadores de calor muito maiores.
Os americanos usam um conjunto mais simples,mais robusto, nas AB, com quatro LM 2500 em linha interligadas com uma redução planetária, sem alternadores, geradores ligadas a estas, ou seja menos calor gerado,Enos problemas.

Esteves
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Esteves

Sim. Em uso nos motores diesel turbo como a L200 há vários anos. Mais ar, menor temperatura, maior eficiência produtiva porque aumenta a captação que enriquece a mistura… Nada novo. Por que o ar é mais seco no Mediterrâneo quente, não funcionou? Ou o sistema eletrônico do navio requer mais potência e, a falência veio da falta de força projetada para o navio e não do resfriamento provocado pelos intercoolers? Não funcionou. O sistema das AL funciona. Um navio de guerra novinho sem energia no meio do oceano é um desastre. Vergonha. Não dá pra reprojetar um projeto que não… Read more »

Mauro Oliveira
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Mauro Oliveira

Cara, que aula. Aqui no naval o nível da discussão é outro

Ricardo
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Ricardo

Navio todo inacabado, faltou dinheiro e sobrou vontade. Royal Navy caiu ladeira abaixo!

Antonio Palhares
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Antonio Palhares

Luis Floriano Alves, Esteves e Juarez.
Comentários assim enriquecem o Blog.

Alex Barreto Cypriano
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Alex Barreto Cypriano

A maior conversa mole essa de que clima quente faz falhar turbinas a gás: o gás produzido na câmara de combustão deve chegar a muitas centenas de graus pra girar o eixo das turbinas, e cinqüenta graus a mais ou a menos no ar aspirado no inlet não fazem a menor diferença pra combustão, suponho. O intercooler é um recuperador de calor, não resfria nada, ele conduz algum calor do gás expelido de volta à câmara de combustão, o que reduz, pelo aporte energético, o consumo de combustível. Ora, o problema foi outro, novamente suponho, na arquitetura do sistema elétrico… Read more »

Esteves
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Esteves

Não entendo de construção naval nem de mecânica. Sei o que aprendo aqui. Como tudo na internet é superficial e raso. Totalmente líquido. Mas se faz sentido, tá bom. Quem usou ou usa pick-ups diesel antigas sem intercooler e compara com as intercooladas sabe que as com intercooler trabalham em 2 mil rpm com o ponteiro da temperatura lá em baixo. Não esquentam. As antigas ou as não intercooladas sabem de giro para 3 mil rpm com o ponteiro da temperatura no meio querendo subir. Isso a 100 km/h. O intercooler capta ar pela entrada da grade ou por outra… Read more »

Alex Barreto Cypriano
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Alex Barreto Cypriano

Os intercooler recuperators fazem parte das turbinas a gás WR-21…

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

Mas deixa eu me corrigir: não é o intercooler que recupera calor da exaustão pra recircular na câmara de combustão pra melhorar a eficiência da turbina, mas o recuperator. O intercooler realmente resfria o ar aspirado na entrada do compressor HP, o que melhora a eficiência do recuperator. Opino que uma redução na eficiência da turbina só seja decisiva porque, como disse, havia pouca margem em geração diesel e nenhuma fonte auxiliar de energia. Esse é o meu ponto.

Juarez
Visitante
Juarez

Alex, eu tenho a mesma impressão que você, eles sub dimensionaram a capacidade dos alternadores acoplados aos eixos da turbina, o que está obrigando a entrada full power dos grupos geradores diesel acoplados aos motores, e estes estão tendo que funcionar quase 100% do tempo em potência prime , o sistema de segurança está desarmando, caso contrário, vai sair uma biela pelo lateral do bloco, no calor dos trópicos, a coisa piora porque a temperatura do ar faz com menos volume deste seja admitido e os intercoolers tem que trabalhar mais ainda, e como é um sistema complexo com alternadores,… Read more »

Douglas Falcão
Visitante
Douglas Falcão

Projeto ruim e caríssimo não é monopólio brasileiro.