Nesta quinta-feira (05), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo presidiu, acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, a cerimônia alusiva aos 212 anos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras, na Fortaleza de São José, no Centro do Rio de Janeiro.

O Corpo de Fuzileiros Navais, parcela integrante da Marinha do Brasil, é formado exclusivamente por militares profissionais. Conforme preconizado na Estratégia Nacional de Defesa, é uma força estratégica, de pronto emprego e de caráter expedicionário. Teve atuação destacada nas operações de paz, como no Haiti (2004-2017); nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e na segurança dos Jogos Olímpicos Rio-2016, dentre muitas outras.

Mais recentemente, os Fuzileiros Navais atuaram na Operação Verde Brasil, combatendo as queimadas e o desmatamento na Amazônia Verde; na Operação Amazônia Azul, combatendo as consequências do crime ambiental causado pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro; na Operação Regresso, realizando a descontaminação do pessoal e material envolvidos no resgate e na quarentena dos brasileiros repatriados da China; e na Operação Mandacaru, GLO no Ceará.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

ADSUMUS!

João Adaime

“Quando se houverem acabado os soldados do mundo – quando reinar a paz absoluta -, que fiquem pelo menos os fuzileiros, como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram.”
Rachel de Queiroz

Andrei

Existem diversos grupamentos pelo Brasil…

Osvaldo Marcilio Junior

ADSUMUS, sempre!!!

Cosmo

Nem melhor, nem pior, apenas diferentes, únicos e eternos, adorados pelas crianças, invejados pelos homens e amados pelas mulheres. Muitos querem, poucos podem, alguns conseguem, esses somos nós e Aqui Estamos, a praga verde da Marinha – quer você goste ou não! A morte nos acompanha, mas não nos pega, quem é sabe – sem mistério!
ADSUMUS! E não pise na grama!
II/96.

Fabio Jeffer

Respeito e admiro nossos fuzileiros, mas tal qual a Marinha do Brasil não saem do Rio de Janeiro

Bardini

Ahhh vai te deita!!

Anderson Pimenta de Lima

Falta de conhecimento seu sobre o CFN. GPTFNB/CADEST I/91

Antonio Palhares

Fabio.
Quando eu era Fuzileiro, viajava pelo Brasil inteiro e sempre tinha e tem, um GPTFN

Tiger 777

Nossa melhor tropa, deveria ter seu efetivo aumentado para 10.000 fuzileiros.
O exercito deveria adotar este modelo (concurso e engajamento por 5 anos) para os paraquedistas e outras unidades de pronto emprego. É meu sonho…

Charlie Runkle

O efetivo do CFN é de 16.490 fuzileiros navais na ativa!

Tiger 777

Grato pela informação.

Space jockey

90.000

Antonio Renato Arantes Cançado

Fardamento e equipamentos da época da invasão de Granada…

André Souza

Antonio.
Novos uniformes já estão em estado de implantação na tropa e o Corpo de Fuzileiros Navais emprega o que há de mais moderno em equipamento no mundo, queirs você ou não.
ADSUMUS!

Antonio Renato Arantes Cançado

Na boa, você realmente acredita nisso? Olha o M-16A2 do fuzileiro na foto, sem qualquer equipamento de pontaria moderno, sem trilho Picattiny, etc. É como eu disse, essa foto poderia ter sido tirada ma invasão de Granada, que ninguém diria que não foi…

Fabio Araujo

212 anos de bons serviços!

André Souza

Só faltou dizer também sobre o emprego dos Fuzileiros na formação de tropas na Namíbia e em Cabo Verde e também a atuação do CFN na missão da ONU no Líbano (UNIFIL), e também sendo garantidor da segurança nas embaixadas Brasileiras no exterior.
ADSUMUS!